Märcia Maria Nóbrega de Oliveira

possui graduação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2006) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminese (2010). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Antropologia atuando principalmente nas seguintes frentes: movimentos sociais, parentesco, antropologia afroindígena, teoria antropológica.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Antropologia Social

2014 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: A correnteza das águas e o que elas carregam: Vivos, mortos e o espaço na Ilha do Massangano, Rio São Francisco.,
Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Antropologia

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: "O samba é fogo": Fluxos corporais e a noção de existência na Ilha do Massangano,Ano de Obtenção: 2010
Ovídio de Abreu Filho.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: noção de pessoa; parentesco; música; corpo.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Antropologia

2001 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: Peça pra falar, palco pra ocupar: diálogos entre o MST e o teatro.
Orientador: José Jorge de Carvalho

Graduação interrompida em 2003 em Relações Internacionais

2001 - Interrompido

Universidade de Brasília, UnB
Ano de interrupção: 2003

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria ; Carneiro, Ana ; Dainese, Graziele . Casa, Corpo e Políticas da Terra. 2018. (Outro).

Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria ; Carneiro, Ana ; Dainese, Graziele . Casa, Corpo e Gênero. 2018. (Outro).

Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Seminário Universidade e Preconceitos. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CURSO NACIONAL DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CAMPONESA.As ocupações dos sertões do Rio São Francisco: territorialidades, relações e resistências. 2019. (Encontro).

ABA. Para onde corre a corrente dos caboclos? O caso da (pouca) correnteza do rio São Francisco na Ilha do Massangano. 2018. (Congresso).

Seminário Casa, Corpo e Gênero.Terra anda, alma come: a que rezam as Alimentadeiras de Almas da Ilha do Massangano. 2018. (Seminário).

Seminário Casa, Corpo e Políticas da Terra.Na beira da terra e na corrente das águas: o trabalho de gênero na (des)articulação entre a "terra" e os "mundos" presentes na Ilha do Massangano. 2018. (Seminário).

ANPOCS. Entre a Lança e a Flecha, uma guerra de caboclos: o caso da festa da cabocla Joana Darc numa ilha no rio São Francisco. 2017. (Congresso).

Krisis Convida.O caminho e os cosminhos: considerações sobre tempo e movimento na Ilha do Massangano. 2017. (Encontro).

Lançamento do Livro ?O Samba é Fogo?.Lançamento de livro. 2017. (Outra).

I SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA SOCIAL E AMBIENTAL PETROLINA/JUAZEIRO. 2014. (Seminário).

IV SEMINÁRIO ITINERANTE FRANCO-BRASILEIRO CIDADES E RIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL: Rio São Francisco. 2014. (Seminário).

II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora. 2006. (Outra).

Jornada de Gênero. Papel de mulher, mulher de papel: estereótipos femininos no romance brasileiro contemporâneo.Sexualidade e corpo: uma abordagem a partir da auto-representação das mulheres nos romances brasileiros contemporâneos. 2006. (Encontro).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.Sexualidade e corpo: uma abordagem a partir da auto-representação das mulheres nos romances brasileiros contemporâneos. 2006. (Seminário).

XII Congresso de Iniciação Científica. Representação do romance brasileiro contemporâneo: uma análise a partir da escritura de autoras mulheres. 2006. (Congresso).

XI Congresso de Iniciação Científica. Sexualidade e corpo: uma abordagem a partir da autorepresentação das mulheres nos romances brasileiros contemporâneos. 2005. (Congresso).

XII Foro Estudantil Latinoamericano de Antropología y Arqueología.A escritura feminina : a autorepresentação das mulheres por elas mesmas na novíssima literatura brasileira. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jucilene Moreira da Paz

Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria; VILLAS BOAS, R. L.; Pereira, Kelci Anne. Teatro do Oprimido: uma análise das contribuições mediadoras do Curinga para a educadora na prática educativo-pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luis Ferreira Makl

CARVALHO, José Jorge de;FERREIRA, Luis.. Peça pra falar, palco pra ocupar:encontros entre o MST e o teatro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade de Brasília.

Ovídio de Abreu Filho

ABREU FILHO, O.; Cruz da Silva, Ana Claudia; CASRTRO, M. L. C. V.; Bitter, Daniel. "O Samba é Fogo": Fluxos corporais e a noção de existência na Ilha de Massangano. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)) - Universidade Federal Fluminense.

Ovídio de Abreu Filho

ABREU FILHO, O.; GOLDMAN, M.; LIMA, T. S.. Banca de Defesa de Projeto "SAMBA DE VÉIO DA ILHA DE MASSANGANO: A TERRA DA CULTURA OU O RIO DA TRANSFORMAÇÃO?". 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)) - Universidade Federal Fluminense.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; Loera, Nashieli R.; GUERREIRO, A.. O Fio do Mundo: a terra, o povo e suas variações numa Ilha do Rio São Francisco. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Nashieli Cecilia Rangel Loera

GODOI, E. P.;LOERA, N. R.; Guerreiro, J. Antonio. A terra, o povo e suas variações numa ilha do Rio São Francisco. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Jorge de Carvalho

Peça pra Falar, Palco pra Ocupar; Encontros entre o MST e o Teatro; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Jose Jorge de Carvalho;

Ovídio de Abreu Filho

"O Samba é Fogo": Fluxos corporais e a noção de existência na Ilha de Massangano; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ovidio de Abreu Filho;

Rogério Silva Pereira

Personagens do Romance Brasileiro Contemporâneo: mapeamento a partir de escritoras mulheres; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Antropologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogério Silva Pereira;

Regina Dalcastagne

Personagens do romance brasileiro contemporâneo; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Regina Dalcastagnè;

Ana Claudia Cruz da Silva

O samba é fogo: Fluxos corporais e a noção de existência na Ilha do Massangano; 2010; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Ana Claudia Cruz da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Entre ?almas? e ?caboclos?, um povo só: diferença e unidade numa ilha do Rio São Francisco. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , v. 9, p. 109-122, 2017.

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . O Samba é fogo: O povo e aforça do Samba de Véio da Ilha do Massangano. 1. ed. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2017. v. 1. 164p .

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . 'Homem sai, mulher fica': o trabalho da terra nos fins de mundo em uma ilha do Rio São Francisco. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Na beira da terra e na corrente das águas: o trabalho de gênero na (des)articulação entre a 'terra' e os 'mundos' presentes na Ilha do Massangano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria ; Amoroso, Daniela . Poéticas no chão: relações entre a dança e seus traçados nas terras onde pisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . A guerra de caboclos: o caso da festa da cabocla Joana Darc numa ilha no rio São Francisco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . O caminho e os cosminhos: Considerações sobre tempo e movimento na Ilha do Massangano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Sobre livusias e suas variações na Ilha do Massangano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . A BARRAGEM E A CORRENTEZA: VIVOS, ALMAS E ?CABOCLOS? NUMA ILHA NO RIO SÃO FRANCISCO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . A mãe em movimento: tempo, espaço e corpos em uma ilha no Rio São Francisco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Entre a encruzilhada e a correnteza: as relações entre ?almas?, ?caboclos? e pessoas numa ilha no rio São Francisco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria ; RIBEIRO, R. ; AMOEDO, D. . ?Entre terras e desterrados: territorialidades em conflito. Três etnografias/experiências no LATA?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . A correnteza das águas e o que elas carregam: Vivos, mortos e o espaço na Ilha do Massangano, Rio São Francisco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Música é Carne. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Samba de Véio da Ilha do Massangano: terra da cultura ou rio da transformação?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Peça pra falar, palco pra escutar: diálogos entre o teatro e o MST 2017 (Publicação de monografia de final de curso em blog específico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Parecer técnico para revista Àltera Revista de Antropologia. 2017.

Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Parecer para artigo submetido à revista Cadernos de Campo (USP). 2015.

Nóbrega de Oliveira, Márcia Maria . Teatro do Oprimido. 2003 (Teatro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Bolsa Nota 10, FAPERJ.

2006

Menção Honrosa, Seminário Internacional Fazendo Gênero 8.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - 2006

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Llivre, Enquadramento Funcional: Bolsista de PIBIC

  • 2001 - 2002

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão

    Outras informações:
    Ministrei oficina de Teatro do Oprimido do Curso em Educação e Técnico Profissionalizante em Agropecuária na Escola Agrícola Juvêncio Martins em Unaí ? MG - e 30 assentamentos da Reforma Agrária, localizados na região do D.F. e Entorno (SR28- INCRA)

    Atividades

    • 08/2004 - 08/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2005

    Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador Júnior, Carga horária: 20

    Outras informações:
    contratada para realização da pesquisa para o Inventário Nacional de Referencias Culturais (INRC), destinada às Feiras do Distrito Federal, cuja metodologia foi desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

    Atividades

    • 03/2005 - 05/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Social, .,Linhas de pesquisa