Raquel Dias

Pesquisador independente, Economista, Doutora em Ciências na área de Engenharia Mecânica na área de Gestão da produção e Economia da Inovação Tecnológica pelo ITA (2016), Doutora em Ciência da Informação na área de avaliação de sistemas de informação, pela UNB (1999), Mestre em Ciências na área de Informática- Inteligência Artificial-Sistemas especialistas pelo ITA (1991), Pós-Graduada em Inteligência Competitiva (UFRJ), Análise de Sistemas (PUC/DF), Informática (PUC/DF), Gerência Empresarial (ICAT), Engenharia Econômica (ICAT). Possui cerca de quinze anos de experiência em magistério superior (Pós-Graduação) e pesquisa científica nas áreas de Auditoria de sistemas, informática e Informação, bem como em desenvolvimento de recursos humanos no contexto empresarial, tendo atuado na Universidade de Brasília, ICAT Possui 28 anos de experiência profissional em empresa, dos quais 26 anos na Caixa Econômica Federal tendo trabalhado no Departamento de Estudos Econômicos da Matriz realizando estudos diagnósticos de programas empreendidos pela Caixa, como Pis, FAS, Loterias e elaborando estudos e modelos econométricos para previsão de receitas e despesas da Caixa., bem como ministrando cursos na área de Tecnologia da Informação. Grande parte de sua atuação na Caixa Econômica foi dedicada à área de sistemas, em atividades de assessoria técnica para a Superintendência de Tecnologia, elaborando e avaliando soluções tecnológicas corporativas para a Caixa, e prestando assessoramento técnico multidisciplinar à área , inclusive sobre custos e previsões orçamentárias, bem como colaborando com a área de recursos humanos ministrando cursos técnicos. Desenvolveu trabalhos de consultoria técnica à ONU através do PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Elaborando o modelo lógico para a automação do processo de despacho presidencial de documentos. Nos últimos 6 anos, em colaboração com o Prof. Arnoldo. S. Cabral, atuou como professor colaborador compartilhando aulas de Economia da Inovação e Gestão Tecnológica, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA, ministrando aulas para a graduação e pós graduação stricto Senso, nas áreas de Análise econômica, Economia da inovação e gestão tecnológica, e Gestão de recursos financeiros. Atua como professor consultor na UNIP Universidade Paulista e como consultor ad-hoc para avaliação de projetos de inovação tecnológica junto a FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica

2011 - 2016

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Título: Modelo Lógico de sistema gerador de indicadores de inovação.
Arnoldo Souza Cabral. Coorientador: Takashi Yoneyama. Palavras-chave: Indicadores de inovaçao; grau de inovação; Economia da inovação; sistemas especialistas.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica.

Doutorado em Ciências da Informação

1993 - 1999

Universidade de Brasília, UnB
Título: Modelo Simplificado para Avaliação de Utilização de Sistemas de Informação
Orientador: Tânia Mara Guedes Botelho
Palavras-chave: Sistemas de informação; Gerenciamento de sistemas de informação; Sistema especialista.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação

1988 - 1991

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Título: PATHO - SISTEMA ESPECIALISTA PARA APOIO AO DIAGNOSTICO EM SARCOMAS OSSEOS,Ano de Obtenção: 1991
Celso de Renna e Souza.Bolsista do(a): Caixa Econômica Federal, CAIXA, Brasil. Palavras-chave: Sistema especialista; sarcomas osseos; Inteligencia artificial.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Especialização em Inteligência Competitiva

1999 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Especialização em Gerência Empresarial

1986 - 1987

Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da AEUDF

Especialização em Análise de Sistemas

1985 - 1985

Faculdades Integradas da Catolica de Brasilia Faculdade Catolica de Tecnolo
Título: SISTEMA PARA ARRECADACAO DE ITBI

Especialização em Engenharia Econômica

1984 - 1984

Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da AEUDF

Graduação em Ciências Econômicas

1976 - 1980

Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal
Título: MODELO ECONOMETRICO PARA PREVISAO DE RECEITAS E DESPESAS DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL
Orientador: ISMAEL RODRIGUIES PEREIRA

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em ANÁLISE DE DECISÃO. (Carga horária: 60h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em GESTÃO DAS COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO. (Carga horária: 60h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em ANÁLISE ECONÔMICA. (Carga horária: 60h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em ECONOMIA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. (Carga horária: 60h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em GERÊNCIA DE PROJETOS E PROGRAMAS. (Carga horária: 60h). , Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

2000 - 2000

Implementação de Datawarehousing. (Carga horária: 16h). , Microsoft, MICROSOFT, Brasil.

1998 - 1998

Qualidade de Software. (Carga horária: 40h). , Centro Internacional de Tecnologia de Software, CITS, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Gestao da Qualidade de Software. (Carga horária: 20h). , Centro Internacional de Tecnologia de Software, CITS, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Qualidade de Software. (Carga horária: 40h). , Centro Internacional de Tecnologia de Software, CITS, Brasil.

1997 - 1997

Cmm Capability Maturity Model. (Carga horária: 16h). , Centro Internacional de Tecnologia de Software, CITS, Brasil.

1997 - 1997

Confiabilidade de Software. (Carga horária: 16h). , Centro Internacional de Tecnologia de Software, CITS, Brasil.

1997 - 1997

Analise de Pontos de Função. (Carga horária: 14h). , Unisys, UNISYS, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Sistema Especialista E Engenharia do Conhecimento. (Carga horária: 30h). , Instituto de Fomento E Coordenacao Industria do Centro Tecnico Aeroespacial, IFI-CTA, Brasil.

1986 - 1986

Custos Bancarios. (Carga horária: 24h). , Centro Brasileiro de Estudos Economicos Financeiros, CEBEFI, Brasil.

1985 - 1985

Logica de Construcao de Programas. (Carga horária: 60h). , Datamec Sistemas E Processamento de Dados Sa, DTAMEC, Brasil.

1985 - 1985

Analise Comparativa de Metodos Estruturados. (Carga horária: 40h). , Datamec Sistemas E Processamento de Dados Sa, DTAMEC, Brasil.

1982 - 1982

Extensão universitária em Estatistica Economica. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1982 - 1982

Extensão universitária em Metodo de Analise Em Estatistica. (Carga horária: 50h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

1980 - 1980

Extensão universitária em Mercado de Capitais Para Fundações de Seguridade. (Carga horária: 174h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Gestao de Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Auditoria de Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Inteligencia Artificial Sistemas Especialistas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Planejamento Estratégico.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão da Inovação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Gestão de Projetos.

Participação em eventos

ALTEC 2013: XV CONGRESSO DE GESTAO DE TECNOLOGIA LATINO-IBEROAMERICANO - ALTEC 2013. O plano Real como uma inovação e suas consequencias.. 2013. (Congresso).

ALTEC2013 - xv CONGRESSO DE GESTAO DE TECNOLOGIA LATINO-IBEROAMERICANO-. sistema especialista gerador de indicadors de inovação.. 2013. (Congresso).

ALTEC 2013 - XV CONGRESSO DE GESTAO DE TECNOLOGIA LATINO-IBEROAMERICANO. A inovação e o desempenho sob a ótica da visao baseada em recursos: Um estudo comparativo de sete empresas statups.. 2013. (Congresso).

ALTEC 2013 - XV CONGRESSO DE GESTAO DE TECNOLOGIA LATINO-IBEROAMERICANO. O direcionamento da inovação em mercado competitivo e consumista.. 2013. (Congresso).

ECCI XII Proceedings: The ultimate experience in collaboration. Mapeamento cognitivo como Ferramenta colaborativa para apoio à Engenharia de requisitos. 2011. (Congresso).

Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Aplicação do Método de Alinhamento dos Objetivos Estratégicos com as Necessidades dos Clientes Utilizando a Ferramenta QFD para o Desenvolvimento de Produto. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional de Criatividade e Inovação 2008. Arranjos Produtivos Locais e clusters favorecendo a inclusão das empresas de pequeno e médio porte no processo de criação de conhecimento e geração de inovações.. 2008. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Arnoldo Souza Cabral

DIAS, L. V.;YONEYAMA, T.Cabral, Arnoldo Souza. Proposta de modelo para avaliação de ambiente de inovação de empresas.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Sérgio Paulo Maravilhas Lopes

MARAVILHAS, S.; URBINA, L.; CABRAL, A.; YONEYAMA, T.; MELO, F.; DAMIANI, J.; JUNIOR, M.; BAMBACE, L.; VASQUEZ, R.. PROPOSTA DE MODELO PARA A AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO, E DE IMPACTOS ECONÔMICOS, NA FIRMA. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Ligia Maria Soto Urbina

URBINA, L. M. S.; YONEYAMA, T.; CABRAL, A. S.; CHAGAS JUNIOR, M. F.; MELO, F. C. L.. PROPOSTA DE MODELO PARA A AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO, E DE IMPACTOS ECONÔMICOS, NA FIRMA. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Milton de Freitas Chagas Junior

Cabral, A.S.; YONEYAMA, T.; MELO, F. C. L.; URBINA, L. M. S.;Chagas Jr., Milton de Freitas; VASQUES, R. P.. Proposta de modelo para a avaliação do ambiente de inovação e de impactos econômicos na firma. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Wedencley Alves Santana

ALVES, Wedencley. Transformações nos anúncios publicitários entre 1930 e 2000. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Salgado de Oliveira.

Roberto Pires Vasques

URBINA, L. M. S.; CABRAL, A. S.; YONEYAMA, T.; MELO, F. C. L.; CHAGAS JUNIOR, M. F.;VASQUES, R. P.. Proposta de modelo para a avaliação do ambiente de inovação e de impactos econômicos na Firma. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Orientou

emilio vinhadelli papadopolis

SISTEMA MILENIO UMA ABOIRDAGEM SOBRE A QUALIDADE DO SOFTWARE FRENTE AOS ANSIOS DA SOCIEDADE LOCAL; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria Interna e Externa) - Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Aeudf; Orientador: Raquel Dias;

Maria Helena Bretas de Almeida

modelo de apoio ao processo de seleção de ferramentas para auditoria de sistemas de informação; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria Interna e Externa) - Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Aeudf; Orientador: Raquel Dias;

blandina zimermann

avaliação do processo de licitação de terras indigenas com recurso ewxternos; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria Interna e Externa) - Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Aeudf; Orientador: Raquel Dias;

elibio estrela

terceirização dos serviços de informatica uma questao de estrategia; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria Interna e Externa) - Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Aeudf; Orientador: Raquel Dias;

ailton tiscate

auditoria na especificação e homologação de sistemas corporativos: uma tecnica assistida por computador; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria Interna e Externa) - Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Aeudf; Orientador: Raquel Dias;

thais nunes araujo

auditoria da qualidade; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria Interna e Externa) - Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Aeudf; Orientador: Raquel Dias;

Adilson

Fragilidade no Faturamento e na Cobrança do Serviço de Correspondencia Agrupada - SERCA - CORREIO; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria Interna e Externa) - Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Aeudf; Orientador: Raquel Dias;

Lindemberg paraguassu tome

sistemas de informação no auxilio do processo decisorio; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidades Integradas Sociais; Orientador: Raquel Dias;

Ligia M

S; Urbina; cOMPARAÇÃO DE MODELOS DE PREVISÃO DE FALÊNCIA; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Aeronáutica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Orientador: Raquel Dias;

Foi orientado por

Arnoldo Souza Cabral

Elaboração de um Modelo para gestão e avaliação de indicadores de C&T; Início: 2012; Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica; (Orientador);

Ana Cristina de Sousa

Petrobras, Patrimônio Cultural e Educação; 2014; Orientação de outra natureza - Instituto Federal da Bahia, PROGRAMA PETROBRAS DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; Orientador: Ana Cristina de Sousa;

Takashi Yoneyama

Proposta de Modelo para a Avaliação do Ambiente de Inovação e de Impactos Econômicos na Firma; 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica,; Coorientador: Takashi Yoneyama;

Eliel Americo Santana da Silva

Complexo Religioso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília - FAU/UnB; Orientador: Eliel Americo Santana da Silva;

Produções bibliográficas

  • Dias, Raquel ; CABRAL, ARNOLDO SOUZA ; LOPEZ, BRENDA ; BELDERRAIN, MISCHEL CARMEN NEYRA . The Use of Cognitive Maps for Requirements Elicitation in Product Development. Journal of Aerospace Technology and Management (Online) , v. 8, p. 178-192, 2016.

  • DIAS, Raquel ; CABRAL, A. S. . MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E PARA O PROCESSO DE INOVAÇÃO. Revista FATESF , v. 4, p. 255-264, 2014.

  • Flávia Caçapava Lorenzi ; SILVA, J. C. M. ; CABRAL, A. S. ; DIAS, R. . Desdobramento dos objetivos estratégicos para nível operacional em uma empresa aeronáutica. Revista FATESF , v. 2, p. 85/3-92, 2012.

  • DIAS, R. . O consumidor de informações. RESI. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação , www.presidentekennedy.br/RESI, v. 02, n.02, 2003.

  • DIAS, R. . Análise por pontos de função: uma Técnica para Dimensionamento de Sistemas de Informações. RESI. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação , v. II, p. 1/3-1, 2003.

  • DIAS, R. . metricas para avaliação de sistemas de informação. RESI. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação , www.presidentekenedy.br/RESI, v. 01, n.01, 2002.

  • DIAS, R. . Inteligencia Artificial: Sistemas Especialistas no Gerenciamento da Informação. Revista Ciencia da Informação, brasilia, v. 26, n.1, p. 39-45, 1997.

  • DIAS, Raquel ; CABRAL, A. S. . Competency mapping as a tool to aid organizational learning, and innovation process. In: 8th International Conference on Industrial Engineering and Ind Manangement, 2014, MALAGA. THE GLOBAL REACH OF INDUSTRIAL ENGINEERING. ENHANCING SYNERGIES IN A COLLABORATIVE ENVIRONMENT. Málaga: Andalucia Tech, 2014. v. 1. p. 404-411.

  • OLIVEIRA, C. H. B. ; CORREIA, A. R. ; CABRAL, A. S. ; Dias, Raquel . A inovação e o desempenho sob a otica da visao baseada em recursos: Um estudo comparativo de sete empresas starups.. In: ALTEC XV CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANA DE GESTAO DE TECNOLOGIA, 2013, PORTO. ALTEC 2013 POLITICAS E GESTAO DE CIENCIA E TECNOLOGIA NOS ESPAÇOS LATINO-IIBEROAMERICANOS.. Lisboa: centro de estudos em inovacao, tencologia e politicas de desenvolv. Inst Sup tecnico, 2013. v. 1. p. 1-8229.

  • Dias, Raquel ; CABRAL, A. S. ; SCHWABE, M. G. A. . O direcionamento da Inovação em mercado competitivo e consumista.. In: ALTEC 2013 XV CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANA DE GESTAO DE TECNOLOGIA, 2013, PORTO. ALTEC 2013 :POLÍTICAS E GESTAO DE CIENCIA E TECNOLOGIA NOS ESPAÇOS LATINO-IBEROAMERICANO. LISBOA: CENTRO ESTUDOS EM INOVAÇAO, TECNOL E POLITICAS DE DESENVOLVIMENTO DO INST SUP TECNICO, 2013. v. 1. p. www.alte2013.or-8229.

  • DIETRICH, E. ; CABRAL, A. S. ; Dias, Raquel . A gestão do processo de aquisições como fator de sucesso na execução de projetos de inovação. In: ALTEC2013 XV CONGRESSO LATINO-IBEROAMERICANA DE GESTAO DE TECNOLOGIA, 2013, Porto. ALTEC2013. Politicas e gestao de ciencia e tecnologia nos espaços latino-iberoamericana. Lisboa: Centro de estudos em inovação, tecnol e politicas de desenvolv. do Inst Superior tecnico, 2013. v. 1. p. 1-8229.

  • Dias, Raquel ; CABRAL, A. S. ; YONEYAMA, T. . Sistema Especialista Gerador de INdicadores de Inovação.. In: ALTEC2013 XV CONGRESSO LATINO IBEROAMERICANA DE GESTAO DE TECNOLOGIA, 2013, PORTO. ALTEC 2013 -POLITICAS E GESTAO DE CIENCIA E TECNOLOGIA NOS ESPAÇOS LATINO-IBEROAMERICANA.. Lisboa: Centro de Estudos em inovação, tecnol e politicas de desenvolvimento do Inst Superior tecnico, 2013. v. 1. p. 1-8229.

  • Braz Jr, Odilson Gomes ; CABRAL, A. S. ; Dias, Raquel . O Plano Real como uma inovação e suas consequências. In: ALTEC XV Congresso Latino-Iberoamericana de Gestão de Tecnologia. 2013, 2013, Porto. Politicas e Gestao de ciencia e tecnologia nos espaços Latino-Iberoamericanos- ALTEWC 2013. LISBOA: CENTRO DE ESTUDOS EM INOVACAO, TECNOLOGIA E POLITICAS DE DESENVOLVIMENTO DO INSTITUTO SUPERIOR TECNI, 2013. p. 1-8229.

  • DIAS, R. ; Lopez, B. ; Belderrain,M.C.N. . Mapeamento cognitive como ferramenta colaborativa para apoio à engenharia de requisitos. In: ECCI XII - 12th EUROPEAN CONFERENCE ON CREATIVITY AND INNOVATION, 2011, Faro. PROCEEDINGS if the 12th EUROPEAN CONFERENCE ON CREATIVITY AND INNOVATION. Loulé.: Apgico, 2011. v. 1. p. 1-682.

  • DIAS, R. ; Serpa, M.J.J. ; Silva Jr., A.C. ; Oliveira, C.E. ; Damiani, J..H.S. . Arranjos Produtivos Locais e clusters favorecendo a inclusão das empresas de pequeno e médio porte no processo de criação de conhecimento e geração de inovações.. Loulé: Apgico, 2008 (Artigo).

  • DIAS, R. ; Serpa, M.J.J. ; Silva Jr., A.C. ; Oliveira, C.E. ; Damiani, J..H.S. . Gestão Estratégica da Inovação: Aplicação do Método de Alinhamento dos Objetivos Estratégicos com as Necessidades dos Clientes Utilizando a Ferramenta QFD para o Desenvolvimento de Produto. LOULÉ: APGICO, 2008 (Artigo).

Outras produções

DIAS, Raquel . Projeto de automação do processo de despacho presidencial de documentosa. 2001.

DIAS, R. . Modelo de custos para a area de sistemas. 1998.

DIAS, R. . sistema especialista para diagnostico medico. 1991.

DIAS, R. . Ferramenta para avaliação de desempnho de base de conhecimento de sistemas especialistas. 1991.

DIAS, R. . projeto de automaçao do processo de despacho presidencial de documentos. 2001.

DIAS, R. ; GROUP, G. . modelo de custos para o sistema seguro desemprego. 2000.

DIAS, R. . metricas. 1999.

DIAS, R. ; GROUP, G. . Benchmarkig produçao de sistemas. 1998.

DIAS, R. . projeto para implantação de analise de pontos de função. 1997.

DIAS, R. . modelo para avaliação de propostas tecnicas para o projeto Loteria on-line. 1994.

DIAS, R. . implantação de ambiente gráfico na Caixa. 1992.

DIAS, R. . sistema para diagnostico de sarcomas osseos. 1991.

DIAS, R. . sistema para avaliação de desempenho de sistemas especialistas. 1990.

DIAS, R. . Auditoria de sistemas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, R. . auditoria de sistemas. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, R. . Segurança da informação e Auditoria de Sistemas. 1999. .

DIAS, R. . Auditoria de Sistemas. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, R. . Auditoria de sistemas. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, R. . Segurança de Dados. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, R. . Auditoria de Sistemas. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DIAS, R. . capacitação em educação Ambiental. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, R. . Microinformática e informatica documentaria-Graduacao. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Diagnóstico dos processos organizacionais de empresas do setor aeronáutico e aeroespacial, Descrição: Trata-se de um Modelo de Avaliação Modular de Organizações desenvolvido pela empresa souzAraújo Consultoria Empresarial Ltda. em conjunto com o ITA, para diagnóstico de Organizações. Esta ferramenta fornece apoio à elaboração de diagnóstico dos processos organizacionais com foco nos requisitos e necessidades das organizações. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel Dias - Integrante / Marcelo F Araujo - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

fundação de Amparo à pesquisa do Estado do amazonas

Vínculo: CONSULTOR AD HOC, Enquadramento Funcional: CONSULTOR AD HOC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

souzaraujo treinamento e consultoria empresarial ltda

Vínculo: Outro (BOLSISTA SET 6B), Enquadramento Funcional: BOLSISTA SET 6B, Carga horária: 20

2009 - 2014

Fundação dos Economiarios Federais

Vínculo: CONSELHEIRA ADMINISTRATIVA, Enquadramento Funcional: conselheira suplente s/ vinculo empregaticio, Carga horária: 0

Outras informações:
CADASTRADA NO BANCO DE HABILITADOS DA FUNCEF COMO SUPLENTE DO REPRESENTANTE DA FUNCEF (ACIONISTA) NO CONSELHO ADMINISTRATIVO DAS EMPRESAS DO GRUPO SERRO AZUL. SEM REMUNIERAÇÃO MENSAL E SEM VINCULO EMPREGATICIO SOMENTE SERÁ REMUNERADA ATRAVES DE JETON SE PARTICIPAR DE REUNIOES NO CASO DE AUSENCIA DO TITULAR. AINDA NAO PARTICIPOU DE REUNIOES DESDE QUE FOI CADASTRADA EM 2009.

2009 - Atual

Universidade Paulista

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 10

2001 - 2001

Progrma das Nações Unidas Para O Desenvolvimento

Vínculo: CONTRATADO, Enquadramento Funcional: CONSULTOR AUTONOMO, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2001 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Organização das Naçoes Unidas, Brasilia.,Cargo ou função, CONSULTOR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

1999 - 1999

Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agrnomia do Sistrito Federal

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 15

Atividades

  • 10/1999 - 10/1999

    Ensino, Auditoria e Segurança de Sistemas de Informação, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, auditoria e segurança de dados

1995 - 1995

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/1995 - 12/1995

    Ensino, Ciencia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, informática documentária, microinformática, informação ambiental

1992 - 2008

Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da AEUDF

Vínculo: cadastrado no banco de prof, Enquadramento Funcional: CADASTRADO NO BANCO DE PROF AUTONOMOS., Carga horária: 0

Outras informações:
O ICAT TERMINOU SUA ATUAÇÃO NO MERCADO EM 2008 QUANDO A AEUDF FOI VENDIDA PARA O GRUPO CRUZEIRO DO SUL, TORNANDO-SE UNIDF.

Atividades

  • 03/1992

    Ensino, Auditoria Interna e Externa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, auditoria de sistemas de informação

1975 - 2001

Caixa Econômica Federal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, Carga horária: 40

Outras informações:
Funções desempenhadas na área de Sistemas da Caixa Econômica Federal: ? Gerente de Núcleo ( faturamento e orçamento e custos) ? Gerente de Projetos ( Gerência custo e orçamento) ? Assessor Técnico ? Analista de Sistemas I ? Analista de Sistemas II ? Analista CEF ? Assistente Executivo II (técnico) ? Especialista em TI (consultor técnico)

Atividades

  • 01/1992 - 06/2001

    Serviços técnicos especializados , Caixa Economica Federal Superintendencia de Tecnologia, Superintendencia de Tecnologia.,Serviço realizado, ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS CORPORATIVOS.

  • 01/1991 - 06/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Caixa Economica Federal Superintendencia de Tecnologia, Superintendencia de Tecnologia.,Cargo ou função, ESPECIALISTA EM TI.

  • 01/1984 - 06/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Caixa Economica Federal Superintendencia de Tecnologia, Superintendencia de Tecnologia.,Linhas de pesquisa

  • 01/1999 - 01/2000

    Treinamentos ministrados , Caixa Economica Federal Superintendencia de Tecnologia, Superintendencia de Tecnologia.,Treinamentos ministrados, ANALISE DE PNTOS DE FUNÇAO

  • 01/1998 - 01/2000

    Ensino, Analise de Pontos de Função, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, METRICAS DE SOFTWARE