Fabiana Pires

Graduanda no curso de História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em História

2011 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estimoarte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leandro Castro Oltramari

NASCIMENTO, Deise;OLTRAMARI, L. C.. A BRUNXA MÁ: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL ADS MADRASTAS DENTRO DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Camila Serafim Daminelli

AREND, S. M. F.; CARDOSO, L. R.;DAMINELLI, C. S.. Memórias da ditadura: narrativas dos/as filhos/as de militantes de esquerda na Comissão da Verdade Rubens Paiva (Brasil, 1964 - 1988). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Caroline Jaques Cubas

AREND, S. M. F.; CARDOSO, L. R.; DAMINELLI, C. S.;CUBAS, Caroline Jaques. "Memórias da ditadura: narrativa dos/as filhos/as de militantes de esquerda na Comissão da Verdade Rubens Paiva (Brasil, 1964-1988)".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvia Maria Favero Arend

Memórias da ditadura: narrativas dos/as filhos/as de militantes de esquerda na Comissão da Verdade Rubens Paiva (Brasil, 1964-1988); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Silvia Maria Favero Arend;

Cláudia Mortari

Projeto de Extensão: História da África e das Populações de Origem Africana na Diáspora; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Claudia Mortari;

Mariana Joffily

A repressão rememorada: filhos de militantes e violência política; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, PROBIC/UDESC; Orientador: Mariana Rangel Joffily;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    MAPEAMENTO DO APARELHO REPRESSIVO Perfis e trajetórias profissionais de agentes acusados de tortura durante a ditadura militar brasileira (1964-1985)., Descrição: Descrição: Este projeto propõe a realização de um mapeamento da repressão política no Brasil tendo por base algumas listas de ex-agentes repressivos acusados de praticar torturas durante a ditadura militar. Três delas foram publicadas entre junho de 1978 e maio de 1979 no jornal alternativo Em Tempo. A quarta foi divulgada em novembro de 1985, pela equipe do projeto Brasil: Nunca Mais, sob os auspícios da Arquidiocese de São Paulo. A esses quatro arrolamentos, soma-se um quinto, realizado já no período democrático, pelo site internacional de defesa dos direitos humanos desaparecidos.org. Utilizando como ponto de partida um banco de dados constituído pelo conjunto desses levantamentos, pretende-se investigar o universo dos indivíduos responsáveis pela da violência política no país no período de 1964 a 1985. Cruzadas com os Almanaques das forças armadas, fichas individuais da Academia Militar das Agulhas Negras, artigos e livros sobre integrantes da comunidade de informações , essas fontes nos permitem responder a duas questões: 1. havia um critério específico de recrutamento para atuar nos órgãos de informação e segurança?; 2. há particularidades na trajetória desses agentes? Pretende-se portanto investigar o perfil dos indivíduos designados para participar da repressão. O objetivo é contribuir para o estabelecimento de um quadro amplo da atuação de agentes repressivos no país, através do estudo da composição, em termos humanos, dos órgãos e instituições que se dedicaram à coerção dos opositores políticos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fabiana Pires - Coordenador / Kauê Pisetta Garcia - Integrante / Mariana Joffily - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade do Estado de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.