Allan Max Alves de Carvalho

Possui Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e graduação como Bacharel em Química com Orientação Tecnológica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2003). Tem experiência na área de Química, com ênfase em otimização e automação de processos laboratoriais.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Química Analítica

2006 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ELETROLIXIVIAÇÃO DE CONVERSORES CATALÍTICOS AUTOMOTIVOS EXAUSTOS COM RECUPERAÇÃO ELETROLÍTICA SIMULTÂNEA DE PALÁDIO, PLATINA E RÓDIO,Ano de Obtenção: 2009
Julio Carlos Afonso.Coorientador: Luis Gonzaga Santos Sobral. Palavras-chave: Química; LIMS; Automação de processos laboratoriais; Tratamento de resíduos; eletrolixiviação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: QUIMIOMETRIA. Grande Área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Sistemas de Automação / Especialidade: LIMS.

Graduação em Bacharel em Química com Orientação Tecnológica

2000 - 2003

fundação técnico educacional souza marques
Título: Determinação de Mg+2 e Ca+2 por Espectrometria de Absorção Atômica e suas Aplicações em Águas Minerais"
Orientador: Emerson Allevato

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

1994 - 1998

Escola Técnica Rezende-Rammel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Produção e Certificação de Materiais de Referência. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2006 - 2006

Cromatografia Aplicada à Química Ambiental - Teóri. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2003 - 2003

Implantação da Norma ABNT ISO/IEC 17025. (Carga horária: 24h). , Evidência Consultoria e Treinamento S/C Ltda, ECT, Brasil.

2003 - 2003

Estimativa da Incerteza de Medições. (Carga horária: 24h). , Intituto de Qualidade e Metrologia, IQM, Brasil.

2002 - 2002

Fundamentos de Radioproteção e Noções de Emergênci. , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD/CNEN, Brasil.

2002 - 2002

Espectrometria de Absorção Atômica. (Carga horária: 20h). , Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Sistemas de Automação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: QUIMIOMETRIA.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

FEIRA INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE PROTEINA ANIMAL. 2015. (Feira).

LACC3 - Latin American Cereal Conference - Brazil 2015. 2015. (Congresso).

VII Encontro de Organismo de Avaliação da Conformidade. 2015. (Encontro).

I Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luis Gonzaga Santos Sobral

Eletrolixiviação de Conversores Catalíticos Automotivos Exaustos com Recuperação Eletrolítica Simultânea de Paládio, Platina e Ródio; 2006; Dissertação (Mestrado em Processos Inorgânicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Luis Gonzaga Santos Sobral;

Julio Carlos Afonso

Eletrolixiviação de Conversores Catalíticos Automotivos Exaustos com Recuperação Eletrolítica Simultânea dePaládio, Platina e Ródio; 2009; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Julio Carlos Afonso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, A. M. A. . Metrologia como ferramenta estratégica para promover a inovação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, A. M. A. ; CARVALHO, A. M. A. . Marketing Laboratorial. 2016; Tema: Estratégias de marketing voltado ao mercado de laboratórios. (Rede social).

CARVALHO, A. M. A. . Gestão da Qualidade em laboratórios de ensaios com base nos requisitos da NBR ISO IEC 17025. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    SENAI - Departamento Regional do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA TÉCNICO SENIOR, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultor green belt no Programa de Certificação de Consultores do Departamento Nacional do SENAI atuando como facilitador no desenvolvimento de ações estratégicas para a estruturação da Rede de Laboratórios do SENAI-PR. Análise de informações sobre tendências, concorrência e mercado, a fim de contribuir na elaboração de planos de ação e na busca das melhores oportunidades de negócio alinhado a estratégia de STI. Levantamento e análise de requisitos para especificação do projeto de software LIMS para os laboratórios da rede do SENAI no Paraná. Mapeamento e análise do negócio com vistas à maximização dos resultados e minimizando custos operacionais. Reestruturação de fluxos operacionais, processos e controles internos. Elaboração de documentação técnica de especificação de requisitos de software e realização de status report na gestão do projeto. Realização de auditorias internas e treinamento baseados nos requisitos da Norma NBR ISO IEC 17025.

  • 2012 - 2015

    Sociedade Educacional de Santa Catarina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Ministrar aulas de Química Geral e Inorgânica, Química Analítica e Estatística Aplicada, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais das áreas de Tecnologia em Polímeros, Processos Químicos e Engenharias Química e de Produção. Planejar atividades relativas a cursos e pesquisas em projetos de integração multidisciplinar. Realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional. Avaliar o trabalho acadêmico científico. Produzir material de trabalho através de plataformas de ensino via web e acompanhamento extraclasse. Prestar atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal). Participar de atividades administrativas, atualizar-se na área e comunicar-se oralmente e por escrito.

  • 2010 - 2012

    Chronion Análises Químicas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Laboratório, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação no estabelecimento de processos administrativos, do sistema da qualidade e implantação de metodologias analíticas com foco na diminuição de custos operacionais. Compra de materiais para o laboratório e venda interna de serviços e externa com realização de visitas técnicas. Avaliação, elaboração e ajuste dos procedimentos operacionais ligados a cadeia de negócios do laboratório como base para a implantação do sistema da qualidade. Implantação de novos métodos analíticos instrumentais (ICPAES, ICP-MS) em análises de amostras ambientais e melhorias nos métodos préexistentes objetivando aumento da performance operacional.

  • 2010 - Atual

    LabIntech Soluções em Software

    Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Owner Product

    Outras informações:
    A LabIntech ? Soluções em Software é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas de software para a otimização e qualidade nos processos em laboratórios de ensaios químicos, microbiológicos (prestadores de serviço ou laboratórios industriais nos diversos ramos da química) e laboratórios de análises clínicas.

  • 2008 - 2010

    Automa Consultora & Informática Ltda

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor LIMS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2005

    Instituto Nacional de Tecnologia

    Vínculo: Bolsista DTI, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolvimento de metodologia para remoção de proteínas alergênicas em artefatos de látex de borracha natural com base em quantificações por HPLC/UV. Manutenção e suporte ao sistema da qualidade ISO 17025, e na análise crítica das não-conformidades. Atuação em ensaios de controle da qualidade de preservativos masculinos em ensaios físicos e mecânicos para certificação compulsória e inspeções de embalagens em conformidade com as normas da ANVISA RDC n.º 03/2002.

  • 2002 - 2004

    Tecma Tecnologia em Meio Ambiente

    Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Analista de Laboratório, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Realização de ensaios físico-químicos pelos métodos titulométricos, gravimétricos, potenciométricos e colorimétricos por espectrofotometria de absorção molecular em UV/Visível e na análise de metais por Espectrometria de Absorção Atômica pelo método de ionização em chama, geração de vapor a frio e pelo método de geração de hidretos aplicadas a amostras ambientais. Participação e atuação como instrutor em treinamentos sobre procedimentos gerais da qualidade, na montagem de marchas analíticas e nas traduções de metodologia normalizadas do Standard Methods The Examination of Water and Wastewater e ASTM. Participação na elaboração e aplicação de documentos que compõem o sistema da qualidade segundo ABNT ISO/IEC 17025, tais como: Validação de Métodos, Controle Estatísticos para Qualidade dos Ensaios, Rastreabilidade das Medições, Política para Implementação da Incerteza de Medições e Auditoria Interna. Suporte a área de comercial quanto às especificações de análise e condições para o recebimento de amostras pelo laboratório. Atuação junto à coordenação do Setor de Laboratórios na avaliação dos resultados dos ensaios de proficiência e na aplicabilidade de metodologias na determinação de diversos parâmetros segundo os níveis máximos de aceitação estabelecidos pelas legislações vigentes. Atuação junto a Coordenação da Qualidade no estabelecimento de critérios para o credenciamento dentro do escopo de trabalho dos laboratórios de Microbiologia, Físico-Químico e Instrumental, segundo as normas da ANVISA, ISO 17025 e os princípios das Boas Práticas de Laboratório ? BPL.

  • 2001 - 2002

    Instituto de Radioproteção E Dosimetria

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista PIC, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Elaboração de planilhas de controle laboratorial e planos de amostragens na coleta de amostras para o laboratório. Análises fisico-químicas de elementos das séries naturais em amostras ambientais para avaliação de impacto radiológico ambiental relacionado à operação de instalações de mineração e beneficiamento de minérios nas reservas de Urânio no país e nas circunvizinhanças destas instalações com o objetivo de verificar os programas executados pelos operadores. Participação nos work-shops da instituição sobre a implementação da qualidade em laboratórios segundo ISO Guia 25.

  • 2000 - 2001

    Eletromatrix Indústria Galvânica Ltda

    Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Analista de controle de qualidade, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Orientação das atividades nas linhas de produção atuando no controle de materiais do almoxarifado. Atuação no laboratório de controle de qualidade analisando matérias-primas para a produção. Monitoramento do processo produtivo através de análises físico-químicas e da interpretação de dados obtidos a partir da célula de Hull e na inspeção de produtos acabados. Atendimento a clientes no recebimento de especificações técnicas para o beneficiamento de peças.

  • 1999 - 2000

    Química Industrial União Ltda

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário técnico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    estágio no Laboratório de Controle de Qualidade analisando matérias-primas e dando apoio ao lay-out, às atividades laboratoriais e na organização dos documentos da qualidade para a implantação da Norma ISO 9001. Estágio no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento auxiliando na determinação de constantes físicas e radiológicas para a formulação e fabricação de tintas.