Leandro Possadagua

Graduado em História (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Enquanto aluno de graduação obtive bolsas do Programa de Incentivo à Licenciatura (PROLICEN), sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Dari Ramos (2009); Iniciação Científica (CNPq) na área de etnohistória e história indígena, sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira (2010); Iniciação Científica (CNPq) na área de história indígena, sob orientação do Prof. Dr. Thiago Leandro Vieira Cavalcante (2015-2016); Iniciação Científica (Fundect) na área de Ensino de História, sob a orientação da Profa. Dra. Adriana Aparecida Pinto (2017). Graduação em História (interrompida) na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/UNIFESP). Neste período fui estagiário do Centro de Arqueologia de São Paulo, ligado ao Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo (CeArq/PMSP | 2011-2012).

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Abi - História

2014 - 2018

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Sobre desconstruir arrogâncias, aprender e comunicar conhecimento .
Orientador: Dra. Graciela Chamorro e Dra. Adriana Aparecida Pinto

Graduação interrompida em 2013 em História

2010 - Interrompido

Universidade Federal de São Paulo
Ano de interrupção: 2013

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 -

Extensão universitária em Arqueologia Brasileira. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 -

Biologia Evolutiva. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Os antropólogos e a situação dos povos in. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Sociologia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

A Eleição de Israel. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CHAMORRO, Graciela ; POSSADAGUA, Leandro . Exposição Culturas Indígenas. 2017. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Extensão universitária em Colóquio.História em Reflexão: Metodologias, Font. (Carga horária: 60h).. 2009. (Simpósio).

Semana da Consciência Negra. 2009. (Simpósio).

Seminário Racismo e Anti-Racismo dos mecanismos Jurídicos às Ações Afirmativas.. 2008. (Seminário. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Dari Ramos

ENEM: Estudo do desempenho dos alunos de escolas públicas de Dourados, MS nas provas de História de 2004 a 2007; 2008; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Antonio Dari Ramos;

Thiago Leandro Vieira Cavalcante

A influência dos PIC de Iguatemi e Sete Quedas na colonização do extremo sul de Mato Grosso do Sul; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Thiago Leandro Vieira Cavalcante;

Astolfo Gomes de Mello Araújo

ANÁLISE DE MICROARTEFATOS: DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS E AVALIAÇÃO DE SEU POTENCIAL NA DETECÇÃO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS; ; 2010; Iniciação Científica - Museu de Arqueologia e Etnologia - USP; Orientador: Astolfo Gomes de Mello Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • POSSADAGUA, Leandro . Um caminho de liberdade. Revista Kalango, São Paulo/SP, , v. 2, p. 22 - 22, 29 jul. 2013.

  • POSSADAGUA, Leandro ; GONGALVES, Carlos barros . Missão Evangélica Caiuá: 82 anos de uma história de ?mão dupla? entre os Guarani. Revista Índio (Ministério da Cultura - Programa Cultura e Pensamento), São Paulo/SP, , v. 2, p. 49 - 51, 15 jun. 2013.

  • POSSADAGUA, Leandro . Evangelismo e civilização: comentários sobre a Missão Evangélica Caiuá em Dourados, Mato Grosso do Sul.. Revista Kalango, São Paulo, , v. Ano 3, p. 79 - 83, 06 dez. 2012.

  • POSSADAGUA, Leandro . A Missão Caiuá nos jornais protestantes O Puritano, O Brasil Presbiteriano, O Expositor Cristão e O Estandarte: índice temático comentado. In: XIII Missões Jesuíticas: Jornadas Internacionais, 2010, Dourados/MS. A Missão Caiuá nos jornais protestantes O Puritano, O Brasil Presbiteriano, O Expositor Cristão e O Estandarte: índice temático comentado, 2010.

  • POSSADAGUA, Leandro . A história e o protagonismo do negro no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINTO, Adriana Aparecida ; POSSADAGUA, Leandro . Aprendizagem, ensino e diversidade: lugares e possibilidades de ação educativa, a partir do Estágio Supervisionado em ensino de história. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • POSSADAGUA, Leandro . Rosinha, a Solteira., 2009. (Tradução/Outra).

  • POSSADAGUA, Leandro . O existencialismo e o mendigo. São Bernardo do Campo - S.P 2007 (site).

  • POSSADAGUA, Leandro . O barquinho. São Bernardo do Campo - S.P 2007 (Blog).

  • POSSADAGUA, Leandro . O totalitarismo cristão. São Paulo: Missão Portas Abertas: Servindo cristão perseguidos, 2004 (site).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUTIERREZ, Kleber ; POSSADAGUA, Leandro . Diário do Comércio: Cacos de história na cidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

POSSADAGUA, Leandro . Transcrição de entrevistas. 2014. (Produção).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Memórias e história da educação no sul de Mato Grosso: Um estudo dos Programas e Currículos Escolares para o ensino de história (1970-1990), Descrição: A proposta deste plano de trabalho incide sobre o levantamento, organização, seleção e análise de documentação/fontes que evidenciam organização do ensino de história, no que concerne as formulações que emanam do poder público. Busca-se, no diálogo com esta documentação - Propostas Curriculares, Programas de Ensino, Legislação de Ensino, diários de classe e documentação oficial pertinente ao contexto pedagógico-escolar - apreender a organização do ensino, em aspectos gerais e, sobretudo, em relação ao ensino da disciplina de História, no esforço de compreender sua configuração no interior das prerrogativas da documentação oficial e propostas para o ensino vigentes no Estado naquele espaço temporal entre a década de 1970, quando ainda Mato Grosso, até os anos de 1990, já como unidade federativa de Mato Grosso do Sul, apresentaram reflexos para a organização de conteúdos e propostas de ensino de História. Ancora-se na proposição de pesquisas históricas no campo educacional, vinculadas ao projeto de pesquisa: Ensino de história e educação: formação de professores e a escrita da história das instituições escolares da Grande Dourados, que visa fomentar estudos e pesquisas acerca do ensino de história, das instituições educativas - escolares ou não - nas quais esse ensino ocorre, com base em fontes documentais distintas, contribuindo com a formação inicial e continuada de profissionais que atuam ou venham a atuar no exercício da docência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Possadagua - Coordenador / Adriana Aparecida Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Conflitos de territorialidades: Projetos Integrados de Colonização em terras indígenas guarani e kaiowá no sul de Mato Grosso do Sul, Descrição: Este plano de trabalho propõe uma pesquisa no acervo documental do Centro de Documentação Regional da UFGD visando localizar informações que possibilitem uma análise sobre a real extensão da influência dos Projetos Integrados de Colonização (PIC) de Sete Quedas e de Iguatemi na colonização e consequente emancipação dos municípios que foram diretamente afetados por esses projetos, tais como: Iguatemi, Sete Quedas, Japorã, Mundo Novo e Eldorado. Visa ainda identificar se essa documentação apresenta dados sobre as possíveis relações estabelecidas entre indígenas que ocupavam a região, colonos e os agentes estatais responsáveis pela concepção e implantação dos projetos. Nessa fase da pesquisa serão privilegiados os acervos da antiga Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste ? SUDECO, bem como documentos do IBGE sobre os municípios da região e material bibliográfico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leandro Possadagua - Integrante / Thiago Leandro Vieira Cavalcante - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Experiência humana da morte nos povos Guarani., Descrição: O tema da ?Experiência Humana da Morte? é um capítulo do projeto de pesquisa [Etnografia histórica dos povos guarani: Aporte lingüístico para os estudos histórico-antropológicos a partir dos léxicos de Antonio Ruiz de Montoya], ao qual o professor orientador está vinculado como colaborador. A experiência humana da morte a ser estudada nesta pesquisa está profundamente ligada à experiência da conquista e colonização dos povos indígenas. A extinção e dizimação das populações índias onde quer que chegavam os europeus mostra que a conquista, também a espiritual, interferiu profundamente na forma de se viver a morte nas comunidades indígenas. A pesquisa desse fenômeno nas cartas e crônicas jesuíticas, nos principais estudos históricos e antropológicos dedicados ao tema, nas fontes imaginárias da missionação nos séculos XVI e XVII, assim como nas aldeias de indígenas guarani falantes, poderá proporcionar informações relevantes sobre os grupos indígenas estudados. Poderá revelar também aspectos significativos para a demografia e a avaliação do impacto das missões na vida e na morte dos povos considerados pagãos. Nesse sentido, um sumário inicial aponta para os seguintes tópicos: Atitudes dos missionários e povos indígenas diante da morte, Antropofagia, Formas de morrer e de matar, o Suicídio, Enterro e outros Rituais, Causa Mortis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Possadagua - Integrante / Jorge Eremites de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    ENEM: Estudo do desempenho dos alunos de escolas públicas de Dourados, MS nas provas de História de 2004 a 2007. Início: 2008. Sob orientação do Dr. Antonio Dari Ramos., Descrição: O projeto pretende dar conta de analisar as habilidades e competências exigidas nos instrumentos nacionais de avaliação (ENEM), na prova que envolve conhecimentos históricos e o desempenho dos estudantes de Dourados, MS em tais avaliações. A intenção é realizar uma ponte entre o que é avaliado pelo Sistema Nacional de Avaliação, analisando as estratégias do curso de História para responder às demandas provenientes das Diretrizes Curriculares Nacionais a partir de necessidades regionais específicas demonstradas pelo desempenho dos estudantes douradenses. Supõe-se que os resultados das avaliações sofram atravessamentos de variáveis ligadas à cognição, isto é, aos processos de aprendizagem, mas também à cultura, fator que tanto pode aproximar quanto distanciar os alunos dos critérios utilizados pelos instrumentos acessados por eles.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Possadagua - Integrante / Antonio Dari Ramos - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2008

    Secretaria de Educação (São Paulo)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professor de Filosofia para o Ensino Médio (Regular e EJA) na Escola Estadual Francisco D'Amico, junto ao Governo do Estado de São Paulo, Diretoria de Ensino Taboão da Serra/SP.

  • 2006 - 2007

    Secretaria de Educação (São Paulo)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de Filosofia para o Ensino Médio (Regular) na Escola Estadual Adenilson dos Santos Franco, junto ao Governo do Estado de São Paulo, Diretoria de Ensino Taboão da Serra/SP.

  • 2011 - 2012

    Prefeitura do Município de São Paulo (Departamento de Patrimônio Histórico)

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ., Carga horária: 20

  • 2010 - 2010

    Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

  • 2010 - 2010

    Museu de Arqueologia e etnologia

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio voluntário junto ao projeto "Paleoíndios em São Paulo: Uma Abordagem Goearqueológica?, sob a orientação do Prof. Dr. Astolfo Mello Gomes de Araújo.

    Atividades

    • 10/2010 - 10/2010

      Estágios , MAE/USP, .,Estágio realizado, Etapa no sítio arqueológico Alice Boer, entre os dias 07 e 09 de outubro de 2010, no município de Rio Claro, São Paulo..

    • 08/2010 - 08/2010

      Estágios , MAE/USP, .,Estágio realizado, Etapa de levantamento arqueológico, entre os dias 15 e 29 de agosto de 2010, no município de Rio Claro, São Paulo, dentro do projeto "Paleoíndios em São Paulo: uma abordagem Geoarqueológica"..

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal da Grande Dourados

    Vínculo: Bolsista - PROLICEN, Enquadramento Funcional: Pesquisa