Carlos Cleiton Evangelista Gonçalves

Mestre em Artes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2018). Especialista em Metodologia do Ensino Interdisciplinar em História e Artes pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2015). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental, Médio e Superior pelo Instituto de Educação Superior de Cajazeiras (ISEC - 2011). Graduado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Professor de História e Artes na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Adriano de Andrade (2004 - atual) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino José Batista (2007 - atual), ambas no município de Triunfo - Paraíba.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Artes

2016 - 2018

Universidade Federal da Paraíba
Título: Xaxado e criação artística: Um estudo sobre ressignificações do popular no ambiente escolar formal,Ano de Obtenção: 2018
Carolina Dias Laranjeira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

Especialização em Metodologia do Ensino

2010 - 2011

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CAJAZEIRAS
Título: Educação de Jovens e Adultos: Um olhar sobre as práticas educativas em Triunfo - Paraíba
Orientador: José Wanderley Alves de Sousa

Graduação

2005 - 2009

Universidade Federal de Campina Grande
Título: Vida, morte e vida de Barra do Juá
Orientador: José Antonio de Albuquerque

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Processo de Formação de Consciência Cultural. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

História e Cotidiano em Michel Certeau. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2008 - 2008

Educação e Cultura na sociedade contemporânea. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2007 - 2007

Cultura e Identidade no Brasil Colonial. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2007 - 2007

O Projeto de Pesquisa em História. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2007 - 2007

Cultura Nordestina. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2006 - 2006

O Ensino de História: Cultura Afro-Brasileira e Af. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas.Arte, Educação e Cultura: aspectos pedagógico-metodológicos sobre o trabalho com dança popular no nível educacional básico. 2017. (Encontro).

V Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação. Literatura, História e Arte: Os miseráveis, de Victor Hugo, em um projeto didático-pedagógico no ensino médio. 2016. (Congresso).

VII Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas. Xaxado e criação artística: Um estudo sobre ressignificações do popular no ambiente escolar formal. 2016. (Congresso).

XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Contextualização histórica: multifaces de ensino e aprendizagem na educação básica. 2016. (Congresso).

III Semana Cultural de Triunfo/PB.A Consciência cultural na era pós moderna. 2011. (Encontro).

II Colóquio Internacional de História: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação.Educação Libertadora em Paulo Freire. 2010. (Outra).

II Semana Cultural de Triunfo/PB.Cultura, Folclore e Tradições Populares. 2010. (Encontro).

XIV Encontro Estadual de História.Viagens Filosóficas e Botânicas. 2010. (Encontro).

I Colóquio Internaional de História: Sociedade Natureza e Cultura.Minorias e sistema de cotas: Os avanços e retrocessos da inclusão social na América Latina. 2008. (Outra).

Seminário Sertanejo de Cultura Popular.A Identidade cultural na pós modernidade. 2008. (Seminário).

VII Semana de Estudos Históricos do CERES.A Escola dos Annales na História da Educação. 2007. (Encontro).

XII Encontro Estadual de História. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carolina Dias Laranjeira

LARANJEIRA, C. D.MORAIS, Líria de Araújo; OLIVEIRA, V. H. N.. Xaxado e criação artística: um estudo sobre ressignificações da cultura popular no ambiente escolar formal. 2018. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Victor Hugo Neves de Oliveira

OLIVEIRA, V. H. N.. Xaxado e Criação Artística: Um estudo sobre ressignificações da cultura popular no ambiente escolar formal. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFARTES) - Universidade Federal da Paraíba.

Líria de Araújo Morais

LARANJEIRA, C. D.; OLIVEIRA, V. H. N.;MORAIS, Líria A.. Xaxado e criação artística: um estudo sobre ressignificações da cultura popular no ambiente escolar formal. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes Cênicas) - ProfArtes - UFPB.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carolina Dias Laranjeira

Xaxado e criação artística: um estudo sobre ressignificações da cultura popular no ambiente escolar formal; 2018; Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Carolina Dias Laranjeira

O Xaxado paraibano uma perspectiva histórica em um contexto educacional; 2016; Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista . Ressignificações da cultura popular na escola formal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista . Ressignificações da cultura popular na escola formal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista . Arte, Educação e Cultura: Aspectos pedagógico-metodológicos sobre o trabalho com dança popular no nível educacional básico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista . Literatura, História e Arte: Os Miseráveis, de Victor Hugo, em um projeto didático-pedagógico no Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista . Xaxado e criação artística: um estudo sobre ressignificações do popular no ambiente educativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, Carlos Cleiton Evangelista . Contextualização histórica: multifaces de ensino e aprendizagem na educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    Xaxado e criação artística: Um estudo sobre ressignificações do popular no ambiente escolar formal, Descrição: A atividade com danças populares na escola formal requer uma atenção especial. O trabalho escolar com aquilo que advém do universo de produção artística no âmbito da cultura popular necessita de abordagens pedagógicas contextualizadas ao mundo vivido dos alunos. Em sala de aula, torna-se necessário proporcionar uma experiência que vá além da reprodução silenciada, que seja também um processo de ensino e aprendizagem pautado na reflexão, na crítica e na percepção do corpo no espaço social e cultural em que ele se movimenta. Este trabalho, fruto de pesquisa pelo Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES/UFPB), na linha de pesquisa sobre processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, refere-se a busca por possibilidades de ressignificação da cultura popular no ambiente escolar formal. Na prática, delimita-se na transformação do xaxado, enquanto dança popular espetacularmente produzida e difundida no Alto Sertão Paraibano, onde está localizada a escola em que a pesquisa acontece, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino José Batista, no município de Triunfo. Dessa forma, os alunos foram envolvidos num processo em que são convidados a vivenciarem uma série de atividades, conduzidas sob a prática de exercícios de improvisação e por uma abordagem somática em dança, para a construção lúdica de novos padrões de movimentos, obtidos a partir dos parâmetros do xaxado. A dissertação levanta a discussão sobre a ideia de tradição em confronto com as possibilidades de reelaboração dessa dança. Investiga-se como é possível proporcionar uma nova leitura de uma dança popular com alunos da educação básica sem que aconteça centrada no estereótipo de normas e estéticas fechadas dos festivais, que contribuem para uma ideia de padrão. Como resultado, houve uma elaboração de uma abordagem pedagógica e criativa, que resultou numa apresentação e na continuidade do processo na escola. Houve também uma alteração nos modos de pensar as tradições, de praticar a dança e de perceber o corpo em cena, conduzindo a novas possibilidades de manifestar as próprias individualidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Carlos Cleiton Evangelista Gonçalves - Integrante / Carolina Dias Laranjeira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Prêmio Mestres da Educação, Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.

2015

Prêmio Mestres da Educação, Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.

2014

Prêmio Mestres da Educação, Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional