Clarice Neffa Gobbi

Pós-doutoranda pelo Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências -Tecnologia dos Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ - EQ/UFRJ, Especialista (MBA) em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências - Tecnologia dos Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ - EQ/UFRJ. Possui experiência em consultoria na área de meio ambiente para o setor privado e elaboração/ execução de projetos ambientais com equipe multidisciplinar na área acadêmica. Possui interesse e experiência nas áreas de: auditoria e sistemas de gestão ambiental, licenciamento ambiental, banco de dados e sistema de informações geográficas, sequestro de carbono e mitigação de gases de efeito estufa, gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, mudanças climáticas e sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 16/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2010 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA GESTÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS EM PORTOS BRASILEIROS, SEGUNDO A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Maria José de Oliveira C. Guimarães. Coorientador: Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: RESIDUOS SOLIDOS PORTUARIOS; POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS); RESÍDUOS PLÁSTICOS; ANALISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA).Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: CULTIVO DE DUNALIELLA SALINA: IMPACTO DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS,Ano de Obtenção: 2006
Orientador: Maria Alice Zarur Coelho , Ofélia de Queiroz Fernandes Araúj
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dunaliella salina; microalgas; cultivo.

Especialização em Gestão Ambiental

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gestão Ambiental

Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia

2000 - 2004

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo sobre a indução de resistência fenotípica a multi-drogas em Streptococcus pyogenes cultivados em alta densidade populacional
Orientador: Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Outros, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Infra-Estrutura de Transportes / Especialidade: Portos e Vias Navegáveis; Projeto e Construção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM ArcGIS DESK. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COM ArcGIS DESKTOP 10 ? MÓDULO II.. (Carga horária: 24h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em FERRAMENTAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS. (Carga horária: 52h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em FORMAÇÃO DE AUDITOR LÍDER EM CONAMA 306/2002. (Carga horária: 40h). , DE MARTINI AMBIENTAL, DE MARTINI, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em FORMAÇÃO DE AUDITOR LÍDER DE SISTEMA DE GESTÃO AMB. (Carga horária: 40h). , HGB Consultoria e Gestão, HGB, Brasil.

2010 - 2010

FERRAMENTAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (ARCGIS 10). (Carga horária: 52h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2010

MBA em Gestão Ambiental. (Carga Horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Palavras-chave: residuos solidos; RSCC; gestão ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: mudanças climáticas.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Sistemas de Gestão Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Microbiologia Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. DIAGNÓSTICO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTOS BRASILEIROS. 2015. (Congresso).

Green Port Congress. A web based system in Brazilian Ports. 2014. (Congresso).

27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Gestão de Resíduos Plásticos Provenientes de Embarcações no Porto do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

ISWA World Congress. Diagnosis of Solid Waste Generation in the Port of Rio de Janeiro - Brazil. 2013. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Microbiologia. Cultivo da Microalga Dunaliella salina em Diferentes Meios de Cultura: Maximização da Capacidade de Seqüestro de CO2. 2007. (Congresso).

XXIX Jornada de Iniciação Cientifica.Avaliação do Crescimento de Microalgas em Diferentes Meios de Cultura; Avaliação da Concentração de CO2 no cultivo de Dunaliella salina em Fotobiorreator. 2007. (Encontro).

XIº Congresso Brasileiro de Ficologia. Efeitos da Luz e da Salinidade na Indução da Carotenogênese em Dunaliella salina (Chlorophyta).. 2006. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Produção de Carotenos por Dunaliella salina em Fotobiorreator.. 2006. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Emprego de perfluorobenzeno no crescimento da microalga Dunaliella salina. 2005. (Congresso).

IX Semana de Microbiologia & Imunologia.Detecção de um clone de Staphylococcus aureus resistente à meticilina, gentamicina-sensível, no Rio de Janeiro, apresentando resistência heterogênea.. 2003. (Outra).

IX Semana de Microbiologia & Imunologia.Estudo da resistência a antimicrobianos em células de Streptococcus pyogenes crescidas em alta densidade populacional. 2003. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Detecção de um clone de Staphylococcus aureus resistente à meticilina, gentamicina-sensível, no Rio de Janeiro, apresentando resistência heterogênea. 2003. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Resistência a antimicrobianos em células de Streptococcus pyogenes crescidas em alta densidade populacional.. 2003. (Congresso).

XXV Jornada de Iniciação Científica.Resistência a antimicrobianos em células de Streptococcus pyogenes crescidas em alta densidade populacional. 2003. (Outra).

XXV Jornada de Iniciação Científica.Detecção de um clone de Staphylococcus aureus resistente à meticilina, gentamicina-sensível, no Rio de Janeiro, apresentando resistência heterogênea. 2003. (Outra).

VIII Semana de Microbiologia & Imunologia.Risco de colonização, disseminação e clonalidade de cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA), isolados de pacientes comunitários admitidos em um Home Care.. 2002. (Outra).

XXIII Jornada de Iniciação Científica.Jornada de Iniciação Científica e Cultural. 2002. (Encontro).

XXIV Jornada de Iniciação Científica.Risco de colonização, disseminação e clonalidade de cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA), isolados de pacientes comunitários admitidos em um Home Care.. 2002. (Outra).

VII Semana de Microbiologia e Imunologia.Semana de Microbiologia e Imunologia. 2001. (Encontro).

XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2001. (Congresso).

VI Semana de Microbiologia e Imunologia.Semana de Microbiologia e Imunologia. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Caroline Maria Freire de Morais

GOBBI, C. N.. Prospecção Tecnológica em Redução de Emissões de CO2. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA ELIZABETH FERREIRA GARCIA

FREIRE, E.; COSTA, H. M.; ROSA, R. A.; CAMPOS, J. C.;GARCIA, M. E. F.. Avaliação do Desempenho da Gestão de Resíduos Plásticos em Portos Brasileiros, Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2015. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - UFRJ/Escola de Química.

MARIA ELIZABETH FERREIRA GARCIA

COSTA, H. M.; CAMPOS, J. C.;GARCIA, M. E. F.. Análise da Cadeia Produtiva de Rejeitos Plásticos Recicláveis do Porto do Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Qúimica) - UFRJ/Escola de Química.

Mauricio Tavares de Macedo Cruz

COSTA, H. M.; CAMPOS, J. C.; GARCIA, M. E. F.;CRUZ, M. T. M.. Análise da Cadeia Produtiva de Rejeitos Plásticos Recicláveis do Porto do Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Process) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Márcia Monteiro Machado Gonçalves

CHALOUB, R. M.; SERVULO, E. F. C.;GONÇALVES, M. M. M.. Cultivo de Dunaliella salina: Impacto das Condições Operacionais. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE QUÍMICA.

Eliana Flavia Camporese Servulo

CHALOUB, R. M.; GONCALVES, M. M. M.;SERVULO, E. F. C.. Cultivo de Dunaliella Salina: Impacto das Condições Operacionais. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Agnes Marie Sá Figueiredo

FIGUEIREDO, A.M.. Estudo sobre a indução de resistência fenotípica a multi-drogas em Streptococcus pyogenes cultivados em alta densidade populacional.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ivi Cristina Menezes de Oliveira

FIGUEIREDO, Agnes Marie Sá; TEIXEIRA, Lenise; CELESTE, Maria;OLIVEIRA, I. C. M.. Estudo da resistência a antimicrobianos em células de Streptococcus pyogenes crescidas em alta densidade populacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juacyara Carbonelli Campos

GUIMARÃES, Maria José O C; FREITAS, M. A.; GARCIA, M. E. F.; ROSA, R. A.; COSTA, H. M.; FREIRE, E.;Campos, J. C.. Avaliação do desempenho da gestão de resíduos plásticos em portos brasileiros segundo a política nacional de resíduos sólidos. 2015. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juacyara Carbonelli Campos

GUIMARÃES, Maria José O C; GARCIA, M. E. F.;CAMPOS, Juacyara Carbonelli; COSTA, H. M.. Análise da Cadeia Produtiva de Rejeitos Plásticos Recicláveis do Porto do Rio. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Celeste Nunes de Melo

MELO, M. C. N.. Estudo sobre a indução da resistência fenotípica a multi-drogas expressa pelos Streptococcus pyogenes em alta densidade populacional.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Helson Moreira da Costa

ROSA, R. A.;H. M. da Costa; GARCIA, M. E. F.; CAMPOS, J. C.; Estevão Freire; GUIMARAES, M. J. O. C.; FREITAS, M. A. V.. Avaliação do desempenho da gestão de resíduos plásticos em portos brasileiros, segundo a política nacional de resíduos sólidos. 2015. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Helson Moreira da Costa

GUIMARAES, M. J. O. C.; ALMEIDA, J. R.; CAMPOS, J. C.; GARCIA, M. E. F.; CRUZ, M. T. M.;H. M. da Costa. Análise da cadeia produtiva de rejeitos plásticos recicláveis no porto do Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Alice Zarur Coelho

Influência das Variáveis Operacionais no Crescimento de Dunaliella salina; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Alice Zarur Coelho;

Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho

Estudo sobre a indução da resistência fenotípica a multi-drogas expressa pelos Streptococcus pyogenes em alta densidade populacional; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho;

Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho

Estudo sobre a indução da resistência fenotípica a multi-drogas expressa pelos Streptococcus pyogenes em alta densidade populacional; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia) - Instituto de Microbiologia prof; Paulo de Góes / UFRJ, UFRJ/CNPq; Orientador: Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho;

Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho

Pesquisa de MRSA em pacientes atendidos em um homecare e nos profissionais de saude a ele ligados; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia) - Instituto de Microbiologia prof; Paulo de Góes / UFRJ, UFRJ/CNPq; Orientador: Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho;

Elvira Maria Saraiva Chequer Bou Habib

Interação leishmania-macrófago; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Elvira Maria Saraiva Chequer Bou Habib;

Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas

Avaliação do Desempenho da Gestão de Resíduos Plásticos em Portos Brasileiros, segundo a Politica Nacional de Resíduos Sólidos; 2015; Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas;

Maria José de Oliveira Cavalcanti Guimarães

Avaliação do Desempenho da Gestão de resíduos Plásticos em Portos Brasileiros Segundo a política Nacional de resíduos Sólidos; 2015; Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria José de Oliveira Cavalcanti Guimaraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NEFFA GOBBI, CLARICE ; LOURENÇO SANCHES, VÂNIA MARIA ; ACORDI VASQUES PACHECO, ELEN BEATRIZ ; DE OLIVEIRA CAVALCANTI GUIMARÃES, MARIA JOSÉ ; VASCONCELOS DE FREITAS, MARCOS AURÉLIO . Management of plastic wastes at Brazilian ports and diagnosis of their generation. MARINE POLLUTION BULLETIN , v. 124, p. 67-73, 2017.

  • Clarice N. Gobbi ; Mota, T. D. ; Filho, C. R. B. A. ; GUIMARAES, M. J. O. C. ; FREITAS, M. A. V. . Solid Waste Management web-based database system in brazilian seaports. Espacios (Caracas) , v. 36, p. 4, 2015.

  • BAHE, J. M. C. F. ; CLARICE N. GOBBI ; LINS, G. A. ; ALMEIDA, J. R. . Tratamento de efluentes da \industria de Bebidas em Reator Anaeróbio de Circulação Interna(IC). Revista Internacional de Ciências , v. 3, p. 21-42, 2013.

  • REZENDE, W. S. ; GOBBI, C. N. ; GOBBI, C. N. ; SILVA, C. E. . Recuperação de Voçorocas na Zona Rural do Município de Mineiros (GO): financeiramente viável e ambientalmente sustentável. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais , v. 2, p. 64-81, 2011.

  • AGUIAR, S. H. N. ; Clarice N. Gobbi ; RODRIGUES, M. G. ; CUNHA, R. R. R. S. B. . Indicadores de Sustentabilidade em Empreendimentos de Mineração. Revista Internacional de Ciências , v. 1, p. 1, 2011.

  • Araujo, O.Q.F ; GOBBI, C. N. ; Chaloub, R.M ; Coelho, M.A.Z . Assessment of the Impact of Salinity and Irradiance on the Combined Carbon Dioxide Sequestration and Carotenoids Production by Dunaliella salina: A Mathematical Model. BIOTECHNOLOGY AND BIOENGINEERING , v. 102, p. 425-435, 2008.

  • ROZENBAUM, R. ; SILVA'CARVALHO, M. C. ; SOUZA, R. R. ; MELO, M. C. N. ; GOBBI, C. N. ; COELHO, L. R. ; FERREIRA, R. L. ; FERREIRA'CARVALHO, B. T. ; SCHUENCK, A. L. ; NEVES, F. M. C. S. ; SILVA, L. R. P. O. F. ; FIGUEIREDO, A. M. S. . Molecular Characterization of Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus Disseminated in a Home Care System --. Infection Control and Hospital Epidemiology , v. 27, p. 1041-1050, 2006.

  • Melo MCN ; Silva Carvalho MC ; FERREIRA, R. L. ; COELHO, L. R. ; Souza RR ; GOBBI, C. N. ; Rozenbaum R ; Solari, C.A ; FERREIRA-CARVALHO, B. T. ; FIGUEIREDO, A. M. S. . Detection and molecular characterization of a gentamicin-susceptible, methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) clone in Rio de Janeiro that resembles the New York/Japanese clone. JOURNAL OF HOSPITAL INFECTION , v. 58, p. 276-285, 2004.

  • FREITAS, M. A. V. ; BUFONI, A. L. ; GOBBI, C. N. ; STILPEN, D. ; FARIA, G. V. ; OLIVEIRA, L. B. ; OLIVEIRA, L. G. S. ; BARRETO, R. C. ; RIBAS, R. P. ; NEFFA GOBBI, CLARICE . Modelagem setorial de opções de baixo carbono para o setor de gestão de resíduos /organizador Régis Rathmann. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ONU Meio Ambiente, 2017. 1. ed. Brasilia: MCTI, 2017. v. 1. 278p .

  • Freitas, Suely P. ; Arruda, Neusa P. ; Gobbi, Clarice N. ; De Resende, Cláudia M. . Avocado (Persea Americana Mill.) Oil. Handbook of Fruit and Vegetable Flavors. 1ed.: John Wiley & Sons, Inc., 2010, v. , p. 729-740.

  • Clarice N. Gobbi ; SANCHES, V. M. L. ; GUIMARAES, M. J. O. C. ; FREITAS, M. A. V. . DIAGNÓSTICO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTOS BRASILEIROS. In: 28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.

  • CARMO, T. F. ; GOBBI, C. N. ; SANCHES, V. M. L. ; CASIMIRO, P. H. ; MORAES, M. N. ; FREITAS, M. A. V. . ANALYSIS OF WASTE MANAGEMENT IN THE BRAZILIAN PORT SECTOR. In: ISWA Solid Waste World Congress, 2014, São Paulo. ISWA Solid Waste World Congress 2014, 2014.

  • GOBBI, C. N. ; Mota, T. D. ; Filho, C. R. B. A. ; CASIMIRO, P. H. ; SANCHES, V. M. L. ; FREITAS, M. A. V. . WASTE MANAGEMENT IN THE CRUISE PORT ? A WEB-BASED SYSTEM IN BRAZILIAN PORTS. In: Green Port Congress, 2014, Barcelona. Green Port Congress 2014, 2014.

  • BELLEZONI, R. A. ; MENDES, P. H. ; CARMO, T. F. ; GOBBI, C. N. ; CASIMIRO, P. H. ; GOULART, G. P. ; SANCHES, V. M. L. ; MORAES, M. N. ; FREITAS, M. A. V. . PRELIMINARY ASSESSMENT OF SOLID WASTE GENERATION IN BRAZILIAN PORTS. In: ISWA Solid Waste World Congress, 2014, São Paulo. ISWA Solid Waste World Congress 2014, 2014.

  • GOBBI, C. N. ; MACHADO, G. C. A. ; SANCHES, V. M. L. ; GUIMARAES, M. J. O. C. ; FREITAS, M. A. V. . GESTÃO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS PROVENIENTES DE EMBARCAÇÕES NO PORTO DO RIO DE JANEIRO. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiania. 27 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013.

  • BARRETO, R. C. ; GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. . DIAGNOSIS OF WASTE GENERATION OF VESSELS IN THE PORT OF RIO DE JANEIRO ? BRAZIL. In: 14th International Waste Management, 2013, Sardinia. Symposium proceedings, 2013.

  • GOBBI, C. N. ; MACHADO, G. C. A. ; SANCHES, V. M. L. ; GUIMARAES, M. J. O. C. ; FREITAS, M. A. V. . DIAGNOSIS OF SOLID WASTE GENERATION IN THE PORT OF RIO DE JANEIRO ? BRAZIL. In: ISWA Solid Waste World Congress, 2013, Austria. ISWA World Congress 2013, 2013.

  • GOBBI, C. N. ; COELHO, L. R. ; FERREIRA, R. L. ; FIGUEIREDO, A. M. S. ; FERREIRA-CARVALHO, B. T. . Atenuação do sistema de regulação global (Agr) de S. aureus em cepas do Clone epidêmico brasileiro.. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica, 2002, Rio de Janeiro, 2002.

  • GOBBI, C. N. ; COELHO, L. R. ; FERREIRA, R. L. ; FIGUEIREDO, A. M. S. ; FERREIRA-CARVALHO, B. T. . Atenuação do sistema de regulação global (Agr) de S. aureus em cepas do Clone epidêmico brasileiro.. In: VII Semana de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

  • GOBBI, C. N. ; SANCHES, V. M. L. ; PACHECO, E. B. A. V. ; GUIMARAES, M. J. O. C. ; FREITAS, M. A. V. . Efficiency in the environmental management of plastic wastes at Brazilian ports based on data envelopment analysis. MARINE POLLUTION BULLETIN , 2019.

  • Clarice N. Gobbi ; SANCHES, V. M. L. ; GUIMARAES, M. J. O. C. ; FREITAS, M. A. V. . DIAGNÓSTICO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PORTOS BRASILEIROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Suape. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Vila do Conde. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Vitória. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Cabedelo. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Aratu-Candeias. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Natal. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Paranaguá. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Recife. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto do Rio de Grande. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Salvador. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de São Sebastião. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Fortaleza. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Imbituba. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Maceió. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Itajaí. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Itaguaí. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Ilhéus. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de São Francisco do Sul. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Belém. RIO DE JANEIRO: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Guia de boas práticas portuárias. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

  • GOBBI, C. N. ; FREITAS, M. A. V. ; et al . Manual de boas práticas portuárias do Porto de Itaqui. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2014 (Relatório Técnico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOBBI, C. N. . Assessoria à Gerência de Sustentabilidade do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos 2016, Rio de Janeiro, RJ. 2012.

GOBBI, C. N. . Consultor Técnico de Meio Ambiente - Interpretação da Resolução nº420/2004 da ANTT para Atendimento ao Transporte Rodoviário de Produtos Químicos Perigosos no trecho operado pela Concessionária CRT na BR-116. 2010.

GOBBI, C. N. . Consultor Técnico de Meio Ambiente - Reformulação do Plano de Ação de Emergência para Atendimento a Acidentes com Produtos Perigosos na Rodovia Rio x Teresópolis BR-116/RJ. 2010.

GOBBI, C. N. . Auditoria de Conformidade Legal segundo a norma DZ056-R2 realizada na TRANSPETRO, Terminal Campos Elíseos, Duque de Caxias - RJ (5 dias). 2010.

GOBBI, C. N. . Auditoria de Conformidade Legal segundo a norma DZ056-R2 realizada na base Parque de Tubos ? PETROBRAS, Macaé - RJ. 2010.

FREITAS, M. A. V. ; Clarice N. Gobbi ; FERNANDES, L. C. ; CHANG, M. ; PEREIRA, M. G. ; MORAES, M. N. ; BARRETO, R. C. ; WANICK, R. C. . Documento Síntese do Estado da Arte dos Sistemas de Monitoramento de Impacto das Mudanças Climáticas em Países Selecionados. 2013.

FREITAS, M. A. V. ; Clarice N. Gobbi ; FERNANDES, L. C. ; CHANG, M. ; PEREIRA, M. G. ; MORAES, M. N. ; BARRETO, R. C. ; WANICK, R. C. . Subsídios para a Implantação de Sistema de Observação e Monitoramento de Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil. 2013.

Clarice N. Gobbi . Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO E AÇÕES ESTRATÉGICAS DE APOIO À FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE RURAL BRASILEIRA, ENTRE 15 E 29 ANOS, Descrição: RELATÓRIO SOBRE OS DADOS E INFORMAÇÕES LEVANTADOS ACERCA DA JUVENTUDE RURAL BRASILEIRA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Clarice Neffa Gobbi - Integrante / VASCONCELOS DE FREITAS, MARCOS AURÉLIO - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    a Criação do Observatório de Boas Práticas de Agricultura Resiliente e Governança Fundiária no Brasil., Descrição: Propor, por meio da realização de um estudo de base, discussões técnicas e ações demonstrativas, a criação do Observatório de Boas Práticas de Agricultura Resiliente e Governança Fundiária no Brasil, no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário ? PNCF e das ações do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária ? PCTRF.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Clarice Neffa Gobbi - Integrante / VASCONCELOS DE FREITAS, MARCOS AURÉLIO - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Opções de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Setores-Chaves no Brasil- Setor Gestão de Resíduos, Descrição: O projeto tem o objetivo de ajudar o governo brasileiro a reforçar a sua capacidade técnica de apoiar a implementação de ações de mitigação de emissões de GEE nos principais setores da economia (indústria, energia, transporte, residencial e serviços, LULUCF, gestão de resíduos e alternativas intersetoriais) no Brasil (incluindo custos), de acordo com a Política e com o Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Serão estimados os potenciais e custos de abatimento para o segmento de resíduos no período 2010-2050.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarice Neffa Gobbi - Integrante / Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas - Coordenador / Renata da Costa Barreto - Integrante / Daniel Stilpen - Integrante / Luciano Basto de Oliveira - Integrante / Luiz Gustavo Silva de Oliveira - Integrante / Glaucio Vinicius Faria - Integrante., Financiador(es): PNUMA Brasil - Cooperação - Cooperação.

  • 2011 - Atual

    Implantação do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos nos Portos Marítimos Brasileiros, Descrição: Implantação e desenvolvimento do Programa de Conformidade do Gerenciamento Ambiental de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos visando diagnosticar a situação atual de geração e tratamento dos resíduos sólidos e efluentes líquidos e da fauna sinantrópica em 22 Portos Marítimos Brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Clarice Neffa Gobbi - Integrante / Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas - Coordenador / et al - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

Menção Honrosa, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Goes.

2002

Menção Honrosa, CNPq.

2001

Menção Honrosa, Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2009

    Associaçäo Educacional Dom Bosco

    Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Módulo de Avaliação de Impactos Ambientais (20h) para a Pós-Graduação em Gestão Sustentável do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Resende ? RJ. Dezembro de 2009.

  • 2011 - 2013

    Ares - Consultoria Ambiental e Geoespacial

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Execução do Programa Ambiental para o Monitoramento e Controle de Vetores da Ilha da Pombeba, Rio de Janeiro ? RJ conforme condicionante da Licença de Instalação (LI) para a Dragagem do Porto do Rio de Janeiro e Disposição de Sedimento Contaminado em GEOTUBE ? PND I ? Programa Nacional de Dragagem do Governo Federal. RCA/PCA ? Relatório de Controle Ambiental e Plano de Controle Ambiental de Ampliação do Porto de Santarém ? Construção de Ponte de Acesso e Novo Píer no Porto de Santarém - Diagnóstico do Meio Biótico Fevereiro de 2014.

  • 2010 - 2011

    Escritorio Tecnico H Lisboa da Cunha

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Interpretação da Resolução nº420/2004 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para Atendimento ao Transporte Rodoviário de Produtos Químicos Perigosos no trecho operado pela Concessionária CRT na BR-116 para subsidiar a duplicação rodoviáriado trecho Reformulação do Plano de Ação de Emergência para Atendimento a Acidentes com Produtos Perigosos na Rodovia Rio x Teresópolis BR-116/RJ ? Definição de Riscos e Respostas ? (Trecho Além Paraíba-Teresópolis - Entroncamento da BR-040)

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador no IVIG/COPPE/UFRJ/BR, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto: Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos nos Portos Marítimos Brasileiros, desenvolvido no âmbito das obras relacionadas ao PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal ? Fase II), cujo objetivo é o estabelecimento de diretrizes sustentáveis para o setor portuário no país ? Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR). ? Levantamento e diagnóstico da geração e gestão de resíduos sólidos em 22 portos marítimos brasileiros; ? Elaboração de Manuais de Boas Práticas Portuárias - Detalhamento das Especificações e Procedimentos para o Correto Manejo dos resíduos sólidos em Áreas Portuárias; ? Definição de ações e proposições necessárias para a adequação das normas e otimização da gestão de resíduos portuários ? Adequação à Legislação ambiental Federal, Estadual e Municipal existentes; ? Elaboração de instrumentos de controle ambiental nos portos brasileiros ? Detalhamento e Especificação dos Procedimentos de Controle Ambiental para a gestão de resíduos em áreas portuárias. ? Direcionamento ambiental de obras de infraestrutura Portuária relacionadas às adequações para a gestão de resíduos portuários de forma a atender a Legislação vigente e as boas práticas sustentáveis.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora convidada ? Módulos de Meio Ambiente e Recursos Naturais; Ciclos Biogeoquímicos; Litosfera e Resíduos Sólidos Urbanos na disciplina Engenharia do Meio Ambiente (EEH-210) para o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Módulo de Solos e Resíduos Sólidos Urbanos, nas disciplinas Sistema de Gestão Ambiental (EEW-200) e Engenharia do Meio Ambiente (EEH-210) para o curso de Bacharelado em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Dissertação de Mestrado intitulada: CULTIVO DE DUNALIELLA SALINA: IMPACTOS DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS. Objetivo: Investigar o cultivo de microalgas visando a captura de de gases de efeito estufa (CO2) e produção de carotenóides.

  • 2000 - 2004

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 45

    Atividades

    • 02/2012 - 04/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , IVIG - Instituto VIrtual de Mudanças Globais, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2001 - 03/2004

      Estágios , Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Médica.,Estágio realizado, Laboratório de Biologia Molecular de Bactérias.

    • 03/2001 - 01/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Microbiologia Médica.,Linhas de pesquisa

    • 07/2000 - 03/2001

      Estágios , Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes, Departamento de Imunologia.,Estágio realizado, Laboratório de Imunobiologia das Leishmanioses.