Cleriston de Oliveira Costa

Graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) em 2009 e em Letras (habilitação Língua Portuguesa), em 2012, ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Literatura e Internculturalidade em 2016, também pela UEPB. Atuando desde 2010 como pesquisador histórias em quadrinhos, literatura e psicanálise.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Literatura e Interculturalidade

2014 - 2016

Universidade Estadual da Paraíba
Título: O caleidoscópio narrativo: reflexões sobre literatura, existência e narrativa em Sandman: Fim dos Mundos,Ano de Obtenção: 2016
Rosângela Maria Soares de Queiroz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sandman; Narrativa em abismo; Histórias em quadrinhos.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

2009 - 2012

Universidade Estadual da Paraíba
Título: MAIOR DO QUE O HOMEM: ASPECTOS PSICANALÍTICOS E SEMIÓTICOS EM CRISE DE IDENTIDADE
Orientador: Rosângela Maria Soares de Queiroz

Graduação em Comunicação Social

2002 - 2009

Universidade Estadual da Paraíba
Título: HQ Made in PB: Um Registro da História dos Quadrinhos Paraibanos
Orientador: Rômulo Azevedo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. As Baladas de Corto Maltese: estudo comparativo entre o livro e a história em quadrinhos. 2013. (Congresso).

2º Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop. Blacksad: identidade e antropomorfismo social na anti-fábula. 2012. (Congresso).

I Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop. Terrível Simetria: visão psicanalítica da identidade em Watchmen. 2011. (Congresso).

I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Do Inferno: visão psicanalítica das motivações inconscientes de Jack, o Estripador, na narrativa de Alan Moore. 2011. (Congresso).

XV Semana de Letras. Artimanhas do Sujeito-Autor: discutindo a reescrita e o vocabulário. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

COSTA, C. O.. ENEM 2015. 2015. Universidade de Brasília.

COSTA, C. O.. ENEM 2014. 2014. Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Romulo Ferreira de Azevedo Filho

AZEVEDO FILHO, R. F.. HQ made in PB: Um registro da história dos quadrinhos paraibanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Carlos Alberto Farias de Azevêdo Filho

AZEVÊDO FILHO, C. A. F.. HQ Made in PB: um registro da história dos quadrinhos paraibanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba.

Rosângela Maria Soares de Queiroz

QUEIROZ, R.; MAGALHAES, H. P.; JUSTINO, Luciano B. O CALEIDOSCÓPIO NARRATIVO: REFLEXÕES SOBRE LITERATURA, EXISTÊNCIA E NARRATIVA EM SANDMAN ? FIM DOS MUNDOS. 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE) - Universidade Estadual da Paraíba.

Rosângela Maria Soares de Queiroz

QUEIROZ, R.; JUSTINO, Luciano B; SILVA, Ricardo Soares. Maior do que o homem: aspectos psicanalíticos e semióticos em Crise De Identidade, de Brad Meltzer. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba.

Henrique Paiva de Magalhães

MAGALHÃES, Henrique. O caleidoscópio narrativo: reflexões sobre literatura e narrativa em Sandman: Fim dos mundos. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Romulo Ferreira de Azevedo Filho

HQ made in PB: Um registro da história dos quadrinhos paraibanos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Romulo Ferreira de Azevedo Filho;

Rosângela Maria Soares de Queiroz

SANDMAN E DECAMERON: INTERTEXTUALIDADES; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em PPGLI - UEPB)) - Universidade Estadual da Paraíba; (Orientador);

Rosângela Maria Soares de Queiroz

Maior do que o homem: aspectos psicanalíticos e semióticos em Crise De Identidade, de Brad Meltzer; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Rosângela Maria Soares de Queiroz;

Rosângela Maria Soares de Queiroz

Posição e crise de identidade em quadrinhos para adultos á luz da psicanálise e da semiótica; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosângela Maria Soares de Queiroz;

Rosângela Maria Soares de Queiroz

LITERATURA & LINGUAGEM: Orientando A Leitura Do Texto Literário Para A Percepção Da Interface Metalinguística; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosângela Maria Soares de Queiroz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, C. O. . Uma leitura de Até o dia em que o cão morreu e Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera. In: Antonio de Pádua Dias da Silva. (Org.). https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjp1ty11vTOAhWEjJAKHcZuCE8QFggcMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.uepb.edu.br%2Fdownload%2Febooks%2FO-Conto-e-o-Romance-Contemporaneos.pdf&usg=AFQjCNGwmiXTWPKB-00pFQCcNYcG03. 1ed.Campina Grande: Eduepb, 2016, v. 1, p. 169-182.

  • COSTA, C. O. . Visão psicanalítica das motivações inconscientes de Jack, o Estripador, em Do inferno, de Alan Moore. In: Rosângela Maria Soares de Queiroz; Roberta Soares Paiva. (Org.). O texto multifacetado: diálogos em língua e literatura. 1ed.Campina Grande: Bagagem Editorial, 2015, v. 1, p. 331-341.

  • COSTA, C. O. . A fria armadilha dos imortais - A Trilogia Nikopol. Revista Imaginário!, João Pessoa (PB), p. 162 - 166, 27 dez. 2012.

  • COSTA, C. O. . BLACKSAD: IDENTIDADE E ANTROPOMORFISMO SOCIAL NA ANTI-FÁBULA. In: 2º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS SOBRE QUADRINHOS E CULTURA POP, 2012, Recife - PE. ANAIS COMPLETOS DO 2º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS SOBRE QUADRINHOS E CULTURA POP, 2012. v. 1. p. 333-340.

  • COSTA, C. O. . DO INFERNO: VISÃO PSICANALÍTICA DAS MOTIVAÇÕES INCONSCIENTES DE JACK, O ESTRIPADOR, NA NARRATIVA DE ALAN MOORE. In: I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011, São Paulo. I Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011.

  • COSTA, C. O. . TERRÍVEL SIMETRIA: VISÃO PSICANALÍTICA DA IDENTIDADE EM WATCHMEN. In: I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS SOBRE QUADRINHOS E CULTURA POP, 2011, Recife. Anais Completos do I ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS SOBRE QUADRINHOS E CULTURA POP, 2011. p. 248-262.

  • COSTA, C. O. ; BARROS, I. F. . ARTIMANHAS DO SUJEITO-AUTOR: DISCUTINDO A REESCRITURA E O VOCABULÁRIO. In: XV Semana de Letras, 2010, Campina Grande. XV Semana de Letras: nas tessituras do texto - desafios para o ensino de língua e literatura, 2010.

  • COSTA, C. O. . AS BALADAS DE CORTO MALTESE: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O LIVRO E A HISTÓRIA EM QUADRINHOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. O. . BLACKSAD: ANTROPOMORFISMO SOCIAL NA ANTI-FÁBULA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. O. . TERRÍVEL SIMETRIA: VISÃO PSICANALÍTICA DA IDENTIDADE EM WATCHMEN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. O. . DO INFERNO: VISÃO PSICANALÍTICA DAS MOTIVAÇÕES INCONSCIENTES DE JACK, O ESTRIPADOR, NA NARRATIVA DE ALAN MOORE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, C. O. ; BARROS, I. F. . ARTIMANHAS DO SUJEITO-AUTOR: DISCUTINDO A REESCRITURA E O VOCABULÁRIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    MAL ESTAR NA CULTURA: CRISE DE IDENTIDADE E POSIÇÃO NOS QUADRINHOS PARA ADULTOS À LUZ DA PSICANÁLISE E DA SEMIÓTICA, Descrição: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica e qualitativa, consiste na reunião de procedimentos técnico-metodológicos baseados na coleta e na análise de dados que comprovem a recorrência da crise de identidade nas histórias em quadrinhos feitas para adultos. Consistindo numa das facetas do mal-estar cultural, este afeto do ego será estudado em relação ao conceito psicanalítico de posição, definido como o estatuto do indivíduo no âmbito da relação objetal por ele entretida com a sociedade, com os outros e consigo próprio. Pretende-se, para tanto, uma interação entre os postulados teóricos da Psicanálise, dos Estudos Culturais em Literatura e da Semiótica. A este objetivo de caráter mais amplo juntam-se outros de caráter mais específico, tais como: caracterizar, em suas linhas gerais, a natureza do mal-estar que acomete as personagens das histórias em quadrinhos; demonstrar psicanaliticamente o desenvolvimento do processo de tomada de posição das personagens das histórias em quadrinhas selecionadas, no que concerne à crise identitária por elas experimentada; apontar o papel dos mecanismos de defesa do ego, como possíveis instrumentos para a acomodação, caracterizando-a, desta forma, como elemento de repressão ou de retardamento ao doloroso e inevitável processo de (re) constituição da identidade pelo qual as personagens devem passar; apontar o papel da memória como instrumento de aquisição da integridade do ego; observar como os quadrinhos representam/mimetizam, na interface palavra x imagem, o mal-estar cultural que se encontra na raiz da crise de identidade vivida pelas personagens das histórias; destacar as possíveis interações ou interpenetrações que a palavra e a imagem permitem enquanto intersemioses identificadas a processos de significação correlatos, embora distintos, como a narrativa literária e a linguagem visual dos quadrinhos. O que torna esta pesquisa relevante e oportuna não é unicamente a sua característica de compromisso crítico controlado cientificame.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleriston de Oliveira Costa - Integrante / Rosângela Maria Soarez de Queiroz - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2011

Universidade Estadual da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.