Laura Carvalho Herculés

Possui graduação pelo Curso Superior do Audiovisual da Universidade de São Paulo (2009) e é mestre pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cor no cinema, cor nas artes visuais, direção de arte, cinema e pintura, estética cinematográfica. Sua pesquisa de caráter interdisciplinar relaciona cor, cinema e artes visuais, com foco especial no cinema europeu, na arte moderna e contemporânea.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Sob o domínio da cor - Análise dos filmes Pierrot le Fou e Le Bonheur,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Esther Império Hamburger
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: cor no cinema; cinema e pintura; Estética cinematográfica; Teoria das cores.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Pintura. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Estética cinematográfica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Teoria das cores.

Graduação em Curso Superior do Audiovisual

2004 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: Inclusão e políticas das representações no cinema e na televisão
Orientador: Esther Império Hamburger
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, PRP USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Teoria das cores.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Direção de arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Estética cinematográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

AIC 2015 Annual Meeting. Contemporary Art and the Undoldings of Colour. 2015. (Congresso).

Mostra 55 Anos da Nouvelle Vague.55 Anos da Nouvelle Vague. 2013. (Encontro).

III Encuentro de Narrativas Audiovisuales/ I Congreso Internacional de la Red Iberoamericana de Narrativas Audiovisuales ana. A cor na análise fílmica: um olhar sobre o moderno cinema francês. 2012. (Congresso).

Move Cine Arte - I Festival Internacional de Filmes sobre Arte do Brasil.Apresentação dos filmes A Maleta Mexicana, A Arca do Éden e Sobre as suas Cidades, a Grama Crescerá. 2012. (Outra).

I SOCINE Estadual São Paulo. Sob o domínio da cor: cinema e pintura no cinema francês dos anos 60. 2011. (Congresso).

II Jornada Discente PPGMPA ECA/USP.A cinécriture vardaniana: cor, pintura e teoria feminista em Le bonheur (1965). 2011. (Encontro).

Projeto Educativo Telabrasil.Os incompreendidos, de François Truffaut. 2011. (Outra).

Impure Cinema: Interdisciplinary and Intercultural Approaches to World Cinema. Macunaíma, Joaquim Pedro de Andrade (Brazil, 1969): Cinema and Painting in their anthropophagic connections. 2010. (Congresso).

I Jornada Discente PPGMPA ECA/USP.O discurso das cores em Le bonheur e Pierrot le fou (1965). 2010. (Encontro).

The Colour and the Moving Image Conference. Godard and Matisse: The modern way of colors. 2009. (Congresso).

XIII Encontro SOCINE. Políticas da representação: Apropriações do cinema e da TV em dois contextos da periferia de São Paulo. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rubens Luis Ribeiro Machado Junior

Machado Junior, Rubens.; HAMBURGER, Esther.; HAMBURGER, Vera. Godard e Matisse: O gesto moderno da Cor.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

Esther Império Hamburger

HAMBURGER, E. I.; XAVIER, I.; SALZSTEIN, S.. Sob o Domínio da Cor: Análise dos Filmes Pierrot le Fou e Bonheur. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Aud) - Escola de Comunicações e Artes, ECA USP.

Esther Império Hamburger

Hamburger Vera;HAMBURGER, E. I.; M JUNIOR, Rubens Luis Ribeiro. Godard e Matisse. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior em Audiovisual) - Escola de comunicação e Artes.

Sonia Salzstein Goldberg

HAMBURGER, E.; VIEIRA, J. L.;SALZSTEIN, Sônia. "Sob o domínio da cor: análise dos filmes 'Pierrot Le Fou' e 'Le Bonheur' ". 2013. Dissertação (Mestrado em Prog. Pós-Grad. em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Vera Império Hamburger

Rubens Machado; Hamburger, E.I.;HAMBURGER, V. I.. Sob o domínio da cor: cinema e pintura no cinema francês dos anos 60. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rubens Luis Ribeiro Machado Junior

Godard e Matisse: O gesto moderno da Cor; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema Tv e Rádio) - Escola de Comunicações e Artes da Usp; Orientador: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior;

Esther Império Hamburger

Sob o Domínio da Cor: Análise dos Filmes Pierrot le Fou e Bonheur; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Aud) - Escola de Comunicações e Artes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Esther Império Hamburger;

Esther Império Hamburger

O Discurso das Cores; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior do Audiovisual) - Escola de Comunicações e Artes, ECA USP; Orientador: Esther Império Hamburger;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2012 HÉRCULES, L. C. ; A cinécriture vardaniana: cor, pintura e teoria feminista em Le bonheur (1965). Revista Movimento , v. 01, p. 01-17, 2012.

  • 2012 HÉRCULES, L. C. ; A cor na análise fílmica: um olhar sobre o moderno cinema francês. Comunicacíon - Revista Internacional de Comunicacíon Audiovisual, Publicidad y Literatura , v. 1, p. 1309-1322, 2012.

  • 2012 HÉRCULES, L. C. ; Pierrot le Fou ou o caminho moderno da cor no cinema. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online) , v. XIX, p. 11-55, 2012.

  • 2011 HÉRCULES, L. C. ; Sob o Domínio Da Cor: cinema e pintura em Le Bonheur (1965), de Agnès Varda. O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes , v. 6, p. 67-77, 2011.

  • HÉRCULES, L. C. ; HAMBURGER, E. I. ; STÜCKER, Ananda ; RAMOS, Miguel . Cinema contemporâneo e políticas da representação da e na urbe contemporânea. In: KOWARICK, Lúcio; MARQUES, Eduardo. (Org.). São Paulo: novos percursos e atores - Sociedade, cultura e política. 01ed.São Paulo: Editora 34, 2011, v. 01, p. 279-299.

  • HÉRCULES, L. C. ; Entre cores e política: Uma criatura dócil, de Robert Bresson. Robert Bresson - Coleção CINUSP. 01ed.São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, 2011, v. 01, p. 154-158.

  • HÉRCULES, L. C. ; Itinerários da Cor na Arte Contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HÉRCULES, L. C. ; BORGES, C. S. ; MELLO, C. A. . Dossiê A Cor no Cinema. São Paulo: Revista Laika, 2013 (Editor).

  • HÉRCULES, L. C. ; A Maleta Mexicana 2012 (Resenha fílmica).

  • HÉRCULES, L. C. ; Danse la Danse, Nacho Duato 2012 (Resenha fílmica).

  • HÉRCULES, L. C. ; Sobre suas Cidades, a Grama Crescerá 2012 (Resenha fílmica).

  • HÉRCULES, L. C. ; Picasso Cria através da Lente de David Douglas Duncan 2012 (Resenha fílmica).

  • HÉRCULES, L. C. ; Vida em Movimento 2012 (Resenha fílmica).

  • HÉRCULES, L. C. ; Meu Playground 2012 (Resenha fílmica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HÉRCULES, L. C. ; Itinerários da Cor: A Experiência da Cor nas Imagens. 2015. .

HÉRCULES, L. C. ; Direção de arte: a construção visual no cinema. 2014. .

HÉRCULES, L. C. ; Cinema e Artes Visuais. 2014. .

HÉRCULES, L. C. ; A experiência da cor nas imagens: do cinema às artes visuais. 2014. .

HÉRCULES, L. C. ; Cinema e Artes Visuais. 2013. .

HÉRCULES, L. C. ; Cinema e Artes Visuais. 2013. .

HÉRCULES, L. C. ; História da Arte. 2013. .

HÉRCULES, L. C. ; Direção de arte: a construção visual no cinema. 2013. .

HÉRCULES, L. C. ; Cinema e Pintura. 2012. .

HÉRCULES, L. C. ; Direção de arte. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HÉRCULES, L. C. ; Cinema e Pintura - Diálogos. 2011. .

HÉRCULES, L. C. ; Direção de Arte. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HÉRCULES, L. C. ; O Cinema brasileiro em questão: Abordagens e aproximações. 2010. .

HÉRCULES, L. C. ; Cinema e Pintura. 2010. .

HÉRCULES, L. C. ; Políticas de Representação no Cinema Brasileiro. 2010. .

HÉRCULES, L. C. ; Filmworks Academia Internacional de Cinema. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

HÉRCULES, L. C. ; Introdução à linguagem cinematográfica. 2009. .

HÉRCULES, L. C. ; NASCIMENTO, F. G. . Curso Introdutório de História e Teoria do Cinema. 2006. .

BERGER, C. D. A. ; HÉRCULES, L. C. . Awakening Lícia. 2015. Performance.

HÉRCULES, L. C. ; FEDELI, E. . O Mundo Mágico de Pety. 2014. Animação.

HÉRCULES, L. C. ; Videoclipe Fiu Fiu. 2014. Vídeo.

HÉRCULES, L. C. ; BERGER, C. D. A. . Indomissão. 2014. Performance.

HÉRCULES, L. C. ; BERGER, C. D. A. . Lícia na Orla das Maravilhas. 2014. Performance.

HÉRCULES, L. C. ; CHICOLET, F. ; BALADEZ, C. . Colostro. 2013. Filme.

HÉRCULES, L. C. ; FERREIRA, V. . O Dia de Jerusa. 2013. Filme.

HÉRCULES, L. C. ; BALADEZ, C. ; CHICOLET, F. . AnimaDor. 2012. Filme.

HÉRCULES, L. C. ; Anahí Silva Borges . Pety Pode Tudo. 2011. Filme.

HÉRCULES, L. C. ; LIMA, R. C. . Jennifer. 2010. Filme.

HÉRCULES, L. C. ; VENTURI, T. . Estamos Juntos. 2009. Filme.

HÉRCULES, L. C. ; AMBERG, L. . Meninos de Kichute. 2008. Filme.

HÉRCULES, L. C. ; DHALIA, H. . À Deriva. 2008. Filme.

HÉRCULES, L. C. ; WATANABE, F. . Danças. 2007. Filme.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA), Descrição: O LAICA agrega e potencializa pesquisas teóricas, históricas e críticas na área do audiovisual. Temos uma oficina de crítica em andamento, reunindo professores e alunos de graduação. Os membros do grupo promovem e/ou participam de seminários como recente evento em torno do livro "Cineastas e Imagens do Povo" no CCBB-SP. Projetos de pesquisa recém-concluídos inspiram publicações como Hamburger, E., Stucker, A, Hercules, L e Ramos, Miguel Cinema Contemporâneo e Políticas da Representação da e na Urbe Paulistana aceito para coletânea sobre a cidade de são paulo organizada por Lúcio Kowarick e Eduardo Marques para a Flacso no prelo prevista para 2011 entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Laura Carvalho Hércules - Integrante / Esther I. Hamburger - Integrante / Cristian S. Borges - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.

  • 2008 - 2009

    Inclusão e políticas das representações no cinema e na televisão, Descrição: Projeto de pesquisa sobre a recepção de filmes brasileiros contemporâneos exibidos na periferia de São Paulo durante os anos de 2008 e 2009.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Laura Carvalho Hércules - Integrante / Esther I. Hamburger - Coordenador / Renato Candido de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora