Nathalia Márcia Goulart Pinheiro

Doutorado em Engenharia Mecânica em andamento na Universidade Estadual de Campinas (Início em Agosto de 2017). Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná (2016). Especialista em Gestão da Qualidade de Produtos e Processos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015). Engenheira de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Desde janeiro de 2014 atua como docente no Grupo Educacional Opet, em cursos técnicos, tecnólogo e superior. Experiência em instalações elétricas, comissionamento, testes de aceitação de produtos, treinamentos de produtos, sistemas e certificações de qualidade (ISO 9001, CE - Conformidade Europeia), projetos de iniciação científica, projetos de desenvolvimento e avaliação de desempenho de sistemas. Áreas de interesse: Gestão da produção, planejamento e controle da produção, gestão da qualidade, avaliação de desempenho de sistemas, marketing e desenvolvimento de produtos.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia Mecânica

2018 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Franco Giuseppe Dedini. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Metodologia de Projeto.Grande área: Engenharias

Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

2014 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA PRODUÇÃO PUXADA, EMPURRADA E HÍBRIDA ATRAVÉS DE MODELO DE SIMULAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM INDÚSTRIA GRÁFICA,Ano de Obtenção: 2016
Marcelo G. Cleto.Palavras-chave: Programação da Produção; Empurrada e Puxada; Desempenho de Sistemas; Simulação.Grande área: Engenharias

Especialização em Gestão da Qualidade em Produtos e Processos

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A RELEVÂNCIA DA ?MARCAÇÃO CE? PARA A EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS DESTINADOS AO SETOR ELÉTRICO: UM ESTUDO DE CASO
Orientador: Carla Gonçalves Machado

Graduação em Engenharia de controle e automação

2005 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Processo de Avaliação da Certificação CE - Conformidade Europeia - dos Equipamentos Reason
Orientador: Abelardo Alves de Queiroz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Automação e sistemas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PINHEIRO, N. M. G. . Visita Técnica à Planta da Natura Cajamar. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Controle e Automação. 2006. (Encontro).

XVI Seminário de Iniciação Científica da UFSC.Comparativo de Métodos de Cálculo da Dinâmica de Robôs Paralelos. 2006. (Seminário).

Curso de Automação Predial. 2005. (Oficina).

Encontro Nacional de Estudantes de Controle e Automação. 2005. (Encontro).

Encontro Nacional de Estudantes de Controle e Automação. 2004. (Encontro).

Curso de Iniciação: Estratificação de Ambientes. 2003. (Oficina).

Visita Técnica: Minerações Brasileiras Reunidas - MBR. 2002. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flávio Ferreira

PINHEIRO, N. M. G.. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES NÍVEIS DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS E ABASTECIMENTO DE MATERIAIS E SEU IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E SEUS INDICADORES: UMA COMPARAÇÃO INTERNACIONAL. 2014 - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Diogo Santos, Franciele Souza e Verônica Mattos

PINHEIRO, N. M. G.. PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS E TERCEIRIZADOS DO SEBRAE PARANÁ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda.

Aluno: Graciara E

PINHEIRO, N. M. G.. dos Santos e Valéria M. da Silva.PROPOSTA PARA MELHORIA DO PROCESSO DE RECOLHIMENTO DE DOCUMENTOS NA EMPRESA GVT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda.

Aluno: Anabel M

PINHEIRO, N. M. G.. da Silva, Rafela C. Gralha e Renan S. de Oliveira.DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ICMS NA EMPRESA PARANÁ EQUIPAMENTOS S.A.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda.

Aluno: Ana Paula Almeida, Hellen Mello e Mayara Izabela dos Santos

PINHEIRO, N. M. G.. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E MELHORIAS NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DA EMPRESA GERADORES DE ENERGIA S/A. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda.

Aluno: Carolina Bortoni, Isabela Almeida, Jaqueline Santos e Rosean

PINHEIRO, N. M. G.. PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTA DE RETENÇÃO DE CLIENTES NA LOJA VIRTUAL DA EMPRESA SNOOK SHOP NO BRASIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda.

PINHEIRO, N. M. G.. K., D. M., I. O., J. P., L. M. e V. F..PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE INTERNO NA EMPRESA KARAMELADA BUFFET INFANTIL. 2015.

PINHEIRO, N. M. G.. B., B. R., C. B., D. C., G. M., V.P..PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO SETOR DE VENDAS NA EMPRESA MÁRIO BENATTO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. 2015.

Aluno: Hamikton Junior, Luiz Gasparin, Max Menon, Roberto Neto

PINHEIRO, N. M. G.. PROPOSTA DE MELHORIA NA GESTÃO FINANCEIRA DA EMPRESA PH CONFECÇÕES & PRESENTES. 2015.

Aluno: Daniela Reis, Eliane Rosa, Milena Resnaur e Taiane Elias

PINHEIRO, N. M. G.. ANÁLISE DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA DIVULGAÇÃO DA APOLAR IMÓVEIS FRANQUIA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ. 2015.

Aluno: André Marfut, André Neto, Mirian E

PINHEIRO, N. M. G.. , Samuel L. e Vanessa S..MELHORIA DO LAYOUT DO SETOR DE ESTOQUES DA EMPRESA CRANIUM WALK. 2015.

Aluno: Lucas O

PINHEIRO, N. M. G.. , Marcos F., Sânsio M., Tayla F. e Thayne G..PROPOSTA DE MELHORIA NO CONTROLE E ARMAZENAMENTO DE SUPRIMENTOS DE UMA EMPRESA DO SETOR QUÍMICO. 2015.

Aluno: Dayandra Oenning, Jennifer Campos, Mayara Conti e Viviana J

PINHEIRO, N. M. G.. .PROPOSTA DE MELHORIA NO CONTROLE DE ACURACIDADE EM UMA EMPRESA AUTOMOTIVA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cassius Tadeu Scarpin

CLETO, M. G.; ZATTAR, I. C.;SCARPIN, C. T.; DESCHAMPS, F.. Proposta demodelo matemático para o planejamento e controle da produção puxada através de simulação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Fernando Deschamps

CLETO, M. G.; ZATTAR, I. C.; GAMA MULLER, S. I. M.;DESCHAMPS, F.. Avaliação de desempenho nos ambientes da produção puxada e empurrada através do modelo de simulação: um estudo de caso na indústria gráfica. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Fernando Deschamps

CLETO, M. G.; ZATTAR, I. C.; SCARPIN, C. T.;DESCHAMPS, F.. Proposta de modelo matemático para o planejamento e controle da produção puxada através de simulação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Marcelo Gechele Cleto

CLETO, M. G.ZATTAR, I. C.; MULLER, S. I. M. G.; DESCHAMPS, F.. Avaliação de desempenho nos ambientes da produção puxada e empurrada através do modelo de simulação: um estudo de caso na indústria gráfica. 2016. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Marcelo Gechele Cleto

SCARPIN, C. T.; DESCHAMPS, F.;ZATTAR, I. C.CLETO, M. G.. Proposta de modelo matemático para o planejamento e controle da produção puxada através de simulação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Izabel Cristina Zattar

CLETO, M. G.;ZATTAR, IZABEL C.MULLER, S. I. M. G.; DESCHAMPS, F.. Avaliação de desempenho nos ambientes de produção puxada e empurrada através do modelo de simulação: um estudo de caso na industria gráfica. 2016. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

João Carlos Espíndola Ferreira

BRUCIAPAGLIA, A. H.; DUTRA, C. A.; QUEIROZ, A. A.;FERREIRA, J. C. E.; LEMES, A. G.; MARIAN JR., M. A. L.. Processo de Avaliação da Certificação CE - Conformidade Europeia - dos Equipamentos Reason. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bárbara K

Honório, Fábila Rogoski e Priscila N; Gardin; PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO MECÂNICA DOS CAMINHÕES NA EMPRESA NÓRDICA VEÍCULOS S/A; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda; (Orientador);

Cassio Santos, Kelser Teixeira, Odair Bueno, Rodrigo Loures

PROPOSTA DE MELHORIA DO LAYOUT DO PROCESSO DE ESMALTAÇÃO EM INDÚSTRIA DE PORCELANATOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda; Orientador: Nathalia Marcia Goulart Pinheiro;

Adriel Cordeiro e Gabriel Mantovani

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM INDÚSTRIA QUÍMICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda; Orientador: Nathalia Marcia Goulart Pinheiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Alberto Dutra

Processo de Avaliação da Certificação CE - Conformidade Europeia - dos Equipamentos Reason; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação Industrial) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Carla Gonçalves Machado

A relevância da; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade em Produtos e Processos) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Carla Gonçalves Machado;

Daniel Martins

Comparativo de métodos de cálculo da dinâmica de robôs paralelos; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniel Martins;

FRANCO GIUSEPPE DEDINI

Desenvolvimento de mecanismo para posicionamento de Pneus em bancada de teses; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Marcelo Gechele Cleto

Avaliação de desempenho nos ambientes da produção puxada e empurrada através do modelo de simulação: um estudo de caso na indústria gráfica; 2016; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Marcelo Gechele Cleto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PINHEIRO, N. M. G. ; Cleto M. G. ; Seleme, R. . LOGÍSTICA DA IMPLANTAÇÃO AO DESCOMISSIONAMENTO DE PLATAFORMAS DE PETRÓLEO OFFSHORE. Revista Produção em Foco , v. 6, p. 1-10, 2016.

  • PINHEIRO, N. M. G. ; SANTOS, A. P. L. ; Cleto M. G. . PROPOSTA DE MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS FOCADA NA METODOLOGIA DE CERTIFICAÇÃO CE. Revista Produção Online , v. 15, p. 972-979, 2015.

  • Cleto M. G. ; Ferreira, F. ; Teixeira, E. R. ; PINHEIRO, N. M. G. . Processes Automation and Materials Feeding in Tooling: an International Comparison. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, N. M. G. ; Cleto M. G. . SUPERAÇÃO DE BERREIRAS TÉCNICAS DA UNIÃO EUROPEIA À EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS DO SETOR ELÉTRICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, N. M. G. ; Cleto M. G. . MODELO DE SIMULAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO PUXADA DA PRODUÇÃO EM AMBIENTE COM ALTA VARIEDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PINHEIRO, N. M. G. . O Professor em uma Instituição de Ensino Privada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, N. M. G. ; SANTOS, A. P. L. . PROPOSTA DE MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS FOCADA NA METODOLOGIA DE CERTIFICAÇÃO CE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PINHEIRO, N. M. G. . O Professor em uma Faculdade ou Universidade Privada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PINHEIRO, N. M. G. . Logística da implantação ao descomissionamento de plataformas de petróleo offshore. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Método para a Cinemática e a Dinâmica de Mecanismos Robóticos, Descrição: O objetivo principal do projeto foi desenvolver uma metodologia para realizar mecanismos paralelos do ponto de vista de cinemática e dinâmica, atividades úteis tanto para o projeto de controladores mais sofisticados quanto para calcular quais atuadores são adequados para trabalhar com determinadas velocidades e características básicas. O modelo teórico do algoritmo foi implementado em programa de simulação numérica, como C++ e depois avaliado comparativamente com resultados de simulações em programas como ADANS ou Pró-Engineer. Os resultados validados são úteis para projetos futuros envolvendo a construção de robôs paralelos e seriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nathalia Marcia Goulart Pinheiro - Coordenador / Raul Guenter - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica. , Rua Mendeleyev, 200, Cidade Universitária, 13083860 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35213226

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente ensino técnico e superior, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Cursos superiores Tecnólogo em Gestão da Produção e Bacharelado em Administração. Cursos técnicos em Logística, Eletrotécnica, Automação Industrial, Mecatrônica e Programação de Jogos Digitais; Disciplinas Lecionadas: Administração da Produção e Operações (2015-1, 2016-1); Sistemas de Produção Enxuta (2015-2, 2016-1); Administração Estratégica (2016-1); Depósitos, Armazéns e Centros de Distribuição (2015-2); Gestão de Qualidade (2015-2); Cadeia de Suprimentos e Canais de Distribuição (2015-1, 2015-2); Pesquisa de Marketing (2015-1); Materiais e Medição (2015-1); Logística Industrial (2015-1); Roteiros e Narrativas de Jogos (2014-2, 2015-1); Produção de Manuais Técnicos (2014-1, 2015-1); Controle Automático de Processos (2014-2); Medidas de Circuitos Elétricos (2014-1, 2014-2); Máquinas e Automação Elétricas (2014-1, 2014-2); Automação de Sistemas (2014-1);

  • 2011 - 2013

    Reason Tecnologia

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Aplicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Principal responsável pelos treinamentos presenciais e ensino a distância, oferecidos pela empresa para instalação, operação e manutenção de equipamentos de oscilografia, sincronismo temporal e qualidade de energia; Principal responsável pela produção de documentos técnicos para os equipamentos ? criação e atualização de manuais de instruções (idiomas inglês, português e espanhol). Responsável pela criação e atualização de datasheets e relatórios de ensaios dos equipamentos; Realização de testes de aceitação em fábrica, ensaios para validação funcional e comissionamentos de equipamentos de oscilografia e sincronismo temporal instalados em subestações, usinas e indústrias do setor elétrico brasileiro; Realização de ensaios de aplicação de novos equipamentos.

  • 2009 - 2011

    Reason Tecnologia

    Vínculo: Estágio registrado pelo Siare, Enquadramento Funcional: Estagiária de Desenvolvimento, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagiária de Desenvolvimento na empresa Reason Tenologia. Funções desempenhadas: Participação direta na avaliação e no processo de certificação dos equipamentos da empresa em relação à Conformidade Europeia ? CE; Produção de documentos técnicos para os equipamentos ? criação e atualização de manuais de instruções, datasheets, relatórios de testes; Participação em ensaios de desempenho de equipamentos (registradores de perturbação e referências temporais para rede elétrica); avaliação de desempenho de produção - verificação de indicadores de desempenho; desenvolvimento gráfico de produtos e componentes ? grafismos, serigrafias, etiquetas de produto. Projeto de Fim de Curso intitulado "Processo de Avaliação da Certificação CE - Conformidade Europeia - dos Equipamentos Reason", realizado durante o estágio na empresa.

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal de Lavras

    Vínculo: Estagio voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Estágio voluntário na area de manejo sustentável, no projeto Candeias, da Universidade Federal de Lavras - MG; Departamento de ciências florestais. Primeiro período de 2003.