Elvis Aguilar dos Santos

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade La Salle - Unilasalle (2015) e Mestrando em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2017). Investiga os seguintes temas: Macroeconomia do desenvolvimento com ênfase em crescimento econômico, inflação, salários, distribuição da renda, desigualdade econômica e assuntos relativos a democracia e sindicalismo.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Economia do Desenvolvimento

2017 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A parcela salarial da renda e sua relação com o sindicalismo.,Orientador: Adalmir Antônio Marquetti
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Democracia; Sindicalismo; Desigualdade Econômica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Democracia e Desenvolvimento Econômico.

Graduação em Ciências Econômicas

2009 - 2015

Universidade La Salle
Título: Estudo da distribuição de renda no Brasil: Uma análise das variáveis inflação e salário mínimo de 1990 a 2010
Orientador: Moisés Waismann

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em II Escola de Estudos sobre Teoria Keynesiana. (Carga horária: 15h). , Associação Keynesiana Brasileira, AKB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Mudança Técnica e Crescimento: Teoria do crescimento e ciclos de Goodwin. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2017 - 2017

Avaliação de Impacto Experimental - Teoria e Prática.. (Carga horária: 7h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Método em Organização Industrial - Teoria e Aplicação. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Lê Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Macroeconomia do desenvolvimento.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teorias de Desenvolvimento Econômico e Distribuição de Renda.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia: Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Democracia e Desenvolvimento Econômico.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9º ENCONTRO DE ECONOMIA GAÚCHA.9º ENCONTRO DE ECONOMIA GAÚCHA. 2018. (Encontro).

VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. Planejamento Financeiro Coletivo: Uma prática de educação popular na ótica da economia sustentável.. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Judite Sanson de Bem

BEM, Judite Sanson de; AVILA, Róber I.;WAISMANN, Moisés. ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS INFLAÇÃO E SALÁRIO MÍNIMO DE 1990 A 2010. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade La Salle - Canoas.

Moisés Waismann

WAISMANN, Moisés; BEM, J. S.; Avila, Róbert Iturriet. Estudo da distribuição de renda no Brasil: Uma análise das variáveis inflação e salário mínimo de 1990 a 2010.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade La Salle - Canoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Moisés Waismann

Estudo da distribuição de renda no Brasil: Uma análise das variáveis inflação e salário mínimo de 1990 a 2010; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Moisés Waismann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, E. A. ; Maraschin, Rosangela V. ; MORAES, G. I. . As consequências da extinção da Lei Kandir - Um estudo em Equilíbrio Geral Computável para a economia do Rio Grande do Sul.. In: 9º Encontro de Economia Gaúcha, 2018, Porto Alegre. 9º ENCONTRO DE ECONOMIA GAÚCHA, 2018.

  • SCHOLZ, R. H. ; SANTOS, E. A. . Planejamento Financeiro Coletivo: Uma prática de educação popular na ótica da economia sustentável.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Estudo das Transformações na Gestão, no Trabalho e na Renda dos Associados nos Empreendimentos Cooperativos de Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos: O Caso do Município de Canoas RS, Descrição: O presente projeto, fundamentado nos conceitos de teoria econômica sobre meio ambiente, procura analisar a importância da gestão nas cooperativas de reciclagem do município de Canoas localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre além, de os resultados dessas cooperativas no sentido de proporcionar um aumento de bem-estar aos trabalhadores. A problemática da geração de resíduos sólidos urbanos é antiga, pois o homem sempre produziu lixo sem se preocupar com o seu manejo e destinação, impondo uma variedade de impactos negativos que seu trato registra no planeta, sejam ambientais, sócio-culturais, econômicos, legais e de saúde pública. Tais impactos, associados a um aumento significativo na taxa de geração de resíduos e sua concentração espacial, realçam as dificuldades envolvidas e a necessidade de controle da produção e destinação de resíduos, para garantir a qualidade ambiental e ainda para oferecer a oportunidade de indivíduos retirarem de sua coleta uma fonte de renda que de outra forma não obteriam. Assim, este trabalho, procura verificar, mediante uma pesquisa de campo realizada em duas etapas, nos quatro galpões de reciclagem do município de Canoas, se a atividade de reciclagem trouxe um aumento de bem estar econômico e social aos trabalhadores envolvidos, bem como a relação das políticas públicas com a gestão dos empreendimentos solidários. Palavras-chave: Economia do meio ambiente, Gestão, Políticas Públicas, Bem estar, Empreendimentos solidários; Município de Canoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elvis Aguilar dos Santos - Integrante / Judite Sanson de Bem - Coordenador / Nelci Maria Richter Giacomini - Integrante / Moisés Waismann - Integrante / Márcio Santos Fischer - Integrante / Bruno Hass dos Santos - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental dos Bairros Fátima e Rio Branco., Descrição: Caracterização social, econômica e ambiental de uma amostra populacional dos Bairros Fátima e Rio Branco, em Canoas/RS. com vistas a detectar as condições desra população e as demandas relativas a canalização da Vala Eng. Irineu de Carvalho Braga.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Elvis Aguilar dos Santos - Integrante / Judite Sanson de Bem - Coordenador / Nelci Maria Richter Giacomini - Integrante / Moisés Waismann - Integrante / Márcio Santos Fischer - Integrante / Bruno Hass dos Santos - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

IX Torneio de Economia e Conhecimento. (1º Lugar), Conselho de Economia do Estado do Rio Grande do Sul..

2012

II Gincana Nacional de Economia. (5º Lugar), Conselho Federal de Economia..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Universidade La Salle - Canoas

    Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estagiario de Pesquisas Socioeconômicas, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Analisar o mercado e viabilidade econômica dos campos de atuação dos empreendimentos incubados. Desenvolver metodologias, técnicas e oficinas financeiras e econômicas aos cooperados dos empreendimentos. Realizar um estudo de indicadores socioeconômicos dos cooperados dos empreendimentos e seus impactos na sociedade. Contribuir com raciocínio crítico frente às demandas socioeconômicas dos empreendimentos de economia solidaria, potencializando-os.

    Atividades

    • 01/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão., .,Cargo ou função, Membro Discente eleito pelos pares. (2013 - 2014).

  • 2008 - 2010

    Makro Central de Aviamentos Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Escritório, Carga horária: 48

    Outras informações:
    Execução de atividades gerais que envolvem a área de contas a receber, contas a pagar (planejamento, agendamento e pagamento), conciliação bancária, fluxo de caixa, contato e intermediação com assessoria contábil, elaboração de planilhas e relatórios controlar os limites de créditos estabelecidos aos clientes e representantes. Experiência em contas a pagar, receber e cobrança.

  • 2015 - 2017

    Vonpar Refrescos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Financeiro Jr, Carga horária: 40

    Outras informações:
    * Atividades na área de Finanças e Banking: Alimentar os índices financeiros utilizados para atualização de todas as operações financeiras através de registro em planilha eletrônica no sistema financeiro Gesplan. Intermediação junto aos bancos contratados de toda documentação necessária para atualização das contas, cadastro de diretores, procuradores, preenchimento de Suitability e eventuais questionários de natureza socioambiental. * Atividades na área de aplicações e gestão de fundos de investimentos: Prover extratos de aplicações em bancos para controle e análise da controladoria. Elaborar gráficos e análise de rentabilidade de fundos de investimentos. Cotações junto a bancos comerciais de aplicações CDBs, Compromissadas com lastro e sem lastros e demais produtos financeiros. Realizar conciliação das contas de aplicação por meio dos extratos. * Atividades na área de Importação e Exportação: Controlar, providenciar e arquivar processos de câmbios financeiros e contratos de serviços prestados, empréstimos, movimentação de capitais, exportações e importações. Elaboração, contratação e negociação de operações de Finimp e 4131. * Atividades na área de Gestão de Riscos: Controlar, providenciar e arquivar contratos de Hedge de açúcar, dólar e cacau. * Atividades na área de Análise Econômica: Atualização das projeções Macroeconômicas - Relatório FOCUS ? Banco Central. Atualização das projeções Macroeconômicas dos bancos contratados (Itaú, Bradesco, Santander, Votorantim, J.P. Morgan, Credit Suisse, Safra, ABC). Análises de politica Macroeconômica e projeções futuras. * Atividades na área de Captações: Captação, Elaboração e Prestação de contas de financiamentos junto ao BNDES e BRDE. * Atividades na área de Compliance e Contratos Financeiros: Análise de contratos bancários de financiamentos e operações financeiras diversas que nec