Arlan Alves Lourenço

Mestre pela Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí no ano de 2017/1. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia no ano de 2015/1. Participante do programa Ciência Sem Fronteiras. Através do programa morei nos Estados Unidos, no estado de Washington. Estudei na Washington State University de 25 de Março de 2014 a 13 de Fevereiro de 2015. Durante a graduação bolsista VIC por dois anos para execução de atividades relacionadas a análise de Matéria Orgânica no solo. Além disso, execusão de projetos de VCU de soja e amendoim. Também, execusão de pesquisas que geraram monografias e resumos expandidos na área de plantas daninhas na pastagem, ILFPF e testes de influência de herbicidas na germinação de espécies nativas. Estágio Obrigatório realizado na empresa Agrobrasil Produtos Agropecuários, sendo cumpridos 345 horas de estágio, onde foram desenvolvidas atividades de venda de insumos, acompanhamento de Insiminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), casqueamento de bovinos, aplicação de herbicidas na pastagem, montagem de cerca elétrica e acompanhamento de vacinação.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)

2015 - 2017

Universidade Federal de Goiás
Título: Interferência de Plantas Daninhas no Estabelecimento de Urochloa ruziziensis,Ano de Obtenção: 2018
Sidnei Roberto de Marchi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Renovação de Pastagens; Matocompetição; Morfogênese; Dióxido de Carbono; Metano.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em Agronomia

2010 - 2015

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Uso de Ácidos Inorgânicos para Abertura de Solo para Análise Matéria Orgânica
Orientador: Adriano Buzutti de Siqueira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

PNL Aplicada a Vendas. (Carga horária: 16h). , Instituto Você, INSTITUTO VOCÊ, Brasil.

2014 - 2014

INGLÊS. , Washington State University, WSU, Estados Unidos.

2010 - 2013

INGLÊS. (Carga horária: 336h). , FISK CENTRO DE ENSINO, FISK, Brasil.

2012 - 2012

Contexto Histórico cultural de Mato Grosso. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2012 - 2012

Métodos cromatográfos na análise de fármacos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2011 - 2011

Geoprocessamento. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Principios de Química para a Agronomia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Principios de Química para a Agronomia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Produção de Açúcar e Álcool. (Carga horária: 48h). , Prepara cursos profissionalizantes, PREPARA, Brasil.

2010 - 2010

Semana Oficial da Eng., Arquitetura e Agronomia. , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso, CREA/MT, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em agronomia. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em agronomia. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2006 - 2007

Hardware. (Carga horária: 40h). , S.O.S Informatica, S.O.S, Brasil.

2005 - 2005

Manutenção e Configuração de Microcomputadores. (Carga horária: 60h). , SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso, SENAI/DR/MT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende PoucoLê Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Plantas Daninhas na Pastagem.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Matéria Orgânica no solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio Sobre Nutrição de Plantas Cultivadas na Região do Cerrado Cerrado. 2016. (Simpósio).

XXX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Morfogênese de capim Ruziziensis submetido a diferentes períodos de convivência com plantas daninhas. 2016. (Congresso).

64º SIMPAS. 2013. (Outra).

64º SIMPAS. 2013. (Outra).

VI Encontro dos Usuários das Técnicas Termoanalíticas.Avaliação do Uso de Ácido Nítrico e Súlfurico na Abertura de Amostra de Solo para Análise de Matéria Orgânica. 2013. (Encontro).

XXI Seminário de Iniciação Científica.Análise de Matéria Orgânica no Solo com Uso de TG-DSC. 2013. (Seminário).

II JORNADA DE QUÍMICA DO ARAGUAIA.AVALIAÇÃO DE TRATAMENTO DE SOLO COM ÁGUA E ÁCIDO CLORÍDRICO CONCENTRADO NA ANÁLISE DE MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO POR TG-DSC. 2012. (Outra).

II Semana Científica do Campus do Araguia.Uso de Água e Ácido Clorídrico Concentrado na Análise de Matéria Orgânica no Solo por TG-DSC, Walkley- Black Modificado e Gravimetria. 2012. (Outra).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA. EFEITO DA PROXIMIDADE DE PLANTIO SOBRE A NODULAÇÃO E EFICIÊNCIA FOTOSSINTÉTICA DA SOJA CULTIVADA EM SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-FLORESTA. 2012. (Congresso).

VIII CBRATEC. ESTUDO TERMOANALÍTICO DE COMPOSTOS DE Co (II) COM ÁCIDO TÂNICO. 2012. (Congresso).

VIII CBRATEC. OTIMIZAÇÃO DAS TÉCNICAS TERMOANALÍTICAS NA DETERMINAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO. 2012. (Congresso).

VIII CBRATEC. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE FE(II) COM ÁCIDO TÂNICO NO ESTADO SÓLIDO. 2012. (Congresso).

XX Seminário de Iniciação Científica.Uso de Ácidos para Abertura de Solo para Análise de Matério Orgânica no solo. 2012. (Seminário).

XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS. ACÚMULO DE MATÉRIA SECA DE CAPIM-BRAQUIARÃO EM FUNÇÃO DA CONVIVÊNCIA COM PLANTAS DANINHAS EM ÁREA DE MANUTENÇÃO. 2012. (Congresso).

III Simpósio Internacional Amazônico Sobre Plantas Daninhas. 2011. (Simpósio).

I Semana Científica do Campus do Araguia.Otimização das Técnicas Termoanalíticas na Determinação de Matéria Orgânica no Solo. 2011. (Outra).

67ª SOEAA. 2010. (Outra).

IV Amostra de Cursos do CUA. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Cesar Timossi

Marchii, S.R.;TIMOSSI, P. C.; COSTA, C. H. M.. Influencia das plantas daninhas sobre Urochloa ruziziensis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ.

Adriano Buzutti de Siqueira

Siqueira, A. B.; MARCH, S. R.; MORAES, M. F.. AVALIAÇÃO DO USO DE ÁCIDOS MINERAIS NA ANÁLISE DE MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Sidnei Roberto de Marchi

MARCHI, Sidnei Roberto de; TIMOSSI, P. C.; MARCHI, P. G. F.. Interferência de plantas daninhas no estabelecimento de Urochloa ruziziensis. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agricultura) - Universidade Federal de Goiás.

Sidnei Roberto de Marchi

Sidnei Roberto de Marchi; TIMOSSI, P. C.; COSTA, C. H. M.. Influência das plantas daninhas sobre Urochloa ruziziensis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Agricultura) - Universidade Federal de Goiás.

Sidnei Roberto de Marchi

BUZUTTI, A. A.;MARCHI, S.R.; MORAES, M. F.. Avaliação do uso de ácidos inorgânicos na análise de matéria seca no solo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Milton Ferreira de Moraes

SIQUEIRA, Adriano Buzutti de;MORAES, Milton Ferreira; MARCHI, Sidnei Roberto de. Avaliação do uso de ácidos inorgânicos na análise de matéria orgânica no solo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Claudio Hideo Martins da Costa

MARCHI, S. R.; TIMOSSI, P. C.;COSTA, C. H. M.. INFLUÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS SOBRE Urochloa ruziziensis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal de Goiás.

Patricia Gelli Feres de Marchi

MARCHI, S. R.; TIMOSSI, P. C.;MARCHI, PATRÍCIA. Interferência de plantas daninhas no estabelecimento de Urochloa ruziziensis. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adriano Buzutti de Siqueira

AVALIAÇÃO DO USO DE ÁCIDOS MINERAIS NA ANÁLISE DE MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriano Buzutti de Siqueira;

Adriano Buzutti de Siqueira

AVALIAÇÃO DO USO DE ÁCIDOS INORGÂNICOS NA ANÁLISE DE MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriano Buzutti de Siqueira;

Adriano Buzutti de Siqueira

APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS TERMOANALÍTICAS NA DETERMINAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Adriano Buzutti de Siqueira;

Sidnei Roberto de Marchi

Influência das plantas daninhas sobre Urochola ruziziensis; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agricultura) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sidnei Roberto de Marchi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOURENÇO, A. A. ; MOTA, R. V ; SANCHES, J. L. ; Marques, R. F. ; MARCHI, S.R . Interferência de Plantas Daninhas no Estabelecimento de Urochloa ruziziensis. PLANTA DANINHA , 2018.

  • LOURENÇO, A. A. ; MOTA, R. V ; SANCHES, J. L. ; Meurer, E. ; MARCHI, S.R . Morfogênese de capim Ruziziensis submetido a diferentes períodos de convivência com plantas dainhas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, A. A. ; MOTA, R. V ; SANCHES, J. L. ; Meurer, E. ; MARCHI, S.R . Análise de Prolina para estudo das relações de interferência entre capim-ruziziensis e plantas daninhas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Sousa, A. C. ; SANCHES, J. L. ; LOURENÇO, A. A. ; MOTA, R. V ; MARCHI, S.R . Teor de prolina em folhas de capim humidícola em convivência com plantas daninhas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOTA, R. V ; LOURENÇO, A. A. ; Marques, R. F. ; Meurer, E. ; MARCHI, S.R . Morfogênese de capim Massai submetido a diferentes períodos de conivência com plantas dainhas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marques, A. S. ; SANCHES, J. L. ; LOURENÇO, A. A. ; MOTA, R. V ; MARCHI, S.R . Variação do teor de prolina em folhas de capim Marandu em convivência com gramíneas invasoras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, A. A. ; BRITO, C. C. S. M. ; CORTES, D.L ; SIQUEIRA, A. B. . Avaliação de tratamento de solo com água e ácido clorídrico concentrado na análise de matéria orgânica no solo por TG-DSC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, A. A. ; MARCHI, S.R ; SOUSA NETO ; OLIVEIRA, D.A . Acumulo de Matéria Seca de Capim-Braquiarão em Função da convivencia com Plantas Daninhas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, A. A. . Análise de Matéria Orgânica no Solo por TG-DSC, Walkley-Black Modificado (EMBRAPA) e Gravimetria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, C. C. S. M. ; LOURENÇO, A. A. ; CORTES, D.L ; OLIVEIRA, R. B. M. ; SIQUEIRA, A. B. . ESTUDO TERMOANALÍTICO DE COMPOSTOS DE CO (II) COM ÁCIDO TÂNICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORTES, D.L ; BRITO, C. C. S. M. ; LOURENÇO, A. A. ; RODRIGUES, A. V. ; SIQUEIRA, A. B. . 'SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE FE(II) COM ÁCIDO TÂNICO NO ESTADO SÓLIDO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOURENÇO, A. A. ; SIQUEIRA, A. B. . Otimização das técnicas termoanalíticas na determinação de matéria orgânica no solo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2013

    Uso de Ácidos Inorgânicos para Abertura de Solo para Análise de Matéria Orgânica no Solo, Descrição: Pesquisa na busca de melhorias nas técnicas de análise de Matéria Orgânica no solo. Foi projeto de Iniciação Científica Voluntária (VIC). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Arlan Alves Lourenço - Integrante / Adriano Buzutt de Siqueira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Quinto colocado na apresentação de Posters da II Jornada de Química do Araguia, UFMT.

2011

Terceiro colocado na apresentação Oral na Primeira Semana Cientifica do Araguaia, UFMT.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso, ICET-CUA. , Av. Governador Júlio Campos, Setor Industrial, 78600000 - Barra do Garças, MT - Brasil, Telefone: (66) 34021110, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2013

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - 2018

    Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Desenvolvimento de Produtos Mas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuava no Desenvolvimento de sementes de soja e milho na região de Sorriso-MT

  • 2018 - 2018

    Corteva AgriScience, Divisão Agrícola DowDupont

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Seeds Field Agronomist, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuava como Agrônomo de Campo na Região do Parecis no MT, RO, AC e RR. Fazia o posicionamento final dos híbridos de milho e cultivares de soja. Ministrava treinamentos para equipe comercial e Revendas.

  • 2015 - 2015

    AgroBrasil Produtos Agropecuários

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estágio Supervisionado Obrigatório.