Rayssa Maluf de Souza

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em psicologia pelo PPG-Psi UFJF (2016- Orientador Prof. Dr. Saulo de Freitas Araújo). Aluna de doutorado (PPG-Psi UFJF ) sob orientação do Prof. Dr. Richard Theisen Simanke. Integrante do Núcleo de História e Filosofia da Psicologia (NUHFIP) do Departamento de Psicologia (UFJF). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia

2017 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A análise da linguagem psicológica científica no positivismo lógico de Carl Hempel,
Richard Theisen Simanke. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.

Mestrado em Psicologia

2014 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: O problema da linguagem psicológica no pensamento de William James,Ano de Obtenção: 2016
Saulo de Freitas Araujo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Linguagem; William James; História da psicologia.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Psicologia

2009 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Introspecção como método de investigação psicológica no pensamento inicial de William James
Orientador: Saulo de Freitas Araujo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, R. M. . XVIII Encontro Regional da ABRAPSO Minas. 2012. (Outro).

SOUZA, R. M. . III Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e VII ENJUPSI. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio de História e Filosofia da Psicologia,. 2019. (Simpósio).

Experimentos mentais em filosofia. 2013. (Simpósio).

I CONGRESSO INTERNACIONAL, V CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA ZONA DA MATA E VERTENTES E IX ENCONTRO JUIZFORANO DE PSICOLOGIA. 2012. (Congresso).

Psicologia, gênero e sexualidade. 2012. (Simpósio).

V Simpósio de Psicologia e Desenvolvimento Humano - IV Encontro de História e Filosofia da Psicologia - III Colóquio de Psicologia Social e Políticas Públicas.. 2012. (Outra).

I Semana da diversidade sexual e seminário de enceramento do projeto educação sem homofobia. 2010. (Outra).

Simpósio Internacional Explorando as Fronteiras da Relação Mente-Cérebro. 2010. (Simpósio).

Conhecendo e discutindo o que fazem historiadores da psicologia. 2009. (Outra).

II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e VI Encontro Juizforano de Psicologia. 2009. (Congresso).

II Simpósio em Psicologia e Desenvolvimento Humano e I Encontro de História e Filosofia da Psicologia da UFJF. 2009. (Simpósio).

Psicologia Juridica. 2009. (Outra).

Registros Documentais: um modelo em construção na Psicologia. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Saulo de Freitas Araújo

ARAUJO, S. F.; Caropreso, F. S.; LOPES, C. E.. O Problema da Linguagem Psicológica no Pensamento de William James. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Saulo de Freitas Araújo

ARAUJO, S. F.CAROPRESO, FÁTIMA SIQUEIRA; LOPES, C. E.. O Problema da Linguagem Psicológica no Pensamento de William James. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Saulo de Freitas Araújo

ARAUJO, S. F.; Caropreso, F. S.;JUSTI, F. R. R.. A Introspecção Como Método de Investigação Psicológica no Pensamento Inicial de William James. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Fátima Siqueira Caropreso

CAROPRESO, F.; LOPES, C. E.; ARAUJO, S. F.. O problema da linguagem psicológica no pensamento de William James. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Fátima Siqueira Caropreso

CAROPRESO, F.; ARAUJO, S. F.; JUSTI, F.. A introspecção como método de investigação psicológica no pensamento inicial de William James. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Richard Theisen Simanke

SIMANKE, R. T.; ARAÚJO, S. F.; PESSOA Jr, O. F.. A linguagem científica da psicologia no empirismo lógico: uma análise das possibilidades, limitações e mudanças nas obras de Rudolf Carnap e Carl Hempel. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Saulo de Freitas Araújo

O Problema da Linguagem Psicológica no Pensamento de William James; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Saulo de Freitas Araujo;

Saulo de Freitas Araújo

A Introspecção Como Método de Investigação Psicológica no Pensamento de William James: Uma Análise Histórico-Filosófica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Saulo de Freitas Araujo;

Richard Theisen Simanke

A análise da linguagem da psicologia científica no positivismo lógico de Carl Hempel; Início: 2017; Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, S. D. F. ; DE SOUZA, R. M. . '... to rely on first and foremost and always': Revisiting the role of introspection in William Jamess early psychological work. Theory & Psychology , v. 26, p. 96-111, 2015.

  • CARBOGIM, C. S. ; SOUZA, R. M. ; ARAUJO, S. F. . Introspecção no Pensamento de William James ? Uma Análise das Obras 'Principles of Psychology' e 'Psychology: Briefer Course'.. In: XI Encontro Clio-Psiqué, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Clio-Psiqué., 2014. p. 33-34.

  • CARBOGIM, C. S. ; ARAUJO, S. F. ; SOUZA, R. M. . O problema metodológico da introspecção no pensamento inicial de William James.. In: VII Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e XI Encontro Juizforano de Psicologia, 2014, Juiz de Fora. Anais 2014, 2014.

  • PERUCCHI, J. ; SOUZA, R. M. ; BRANDAO, B. C. ; BERTO, C. M. G. . Educação Sem Homofobia: a experiência de um projeto de formação de educadores em Juiz de Fora - MG. In: XVI Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2012, Recife. Anais do XVI Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011.

  • SOUZA, R. M. ; ARAUJO, S. F. . O problema da linguagem psicológica e o fluxo de cosnciência no pensamento de William James. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. M. ; BRANDAO, B. C. . A promoção de habilidades sociais na escola: relato de experiência de estágio na educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRANDAO, B. C. ; BERTO, C. M. G. ; SOUZA, R. M. ; TEIXEIRA, R. A. C. . A formação do Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (MUDD*Se): a articulação entre academia e militância fomentada a partir da homofobia institucional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, R. M. ; BRANDO, J. O. S. . Noções Básica da Psicologia Cognitiva. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, R. M. . Consciência, introspecção e linguagem em William James: o fluxo de consciência no The Principles of Psychology (1980) e os fenômenos da consciência mística na obra The Varieties of Religious Experience (1902).. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    A Introspecção Como Método de Investigação Psicológica no Pensamento de William James: Uma Análise Histórico-Filosófica, Descrição: A psicologia, definida como a ciência dos fenômenos mentais, enfrenta de imediato o problema de determinar o método mais adequado para a investigação do seu objeto. O debate em torno do tema apontou diversas propostas metodológicas, tendo dentre elas o método introspectivo. Por diversos séculos a introspecção foi tema de debates acerca de sua eficiência e confiabilidade. Tendo em vista a importância histórica da introspecção, esse trabalho analisou o papel do método introspectivo na psicologia proposta por William James. Para o autor, esse método é essencial para o estudo da vida mental, mas possui diversas dificuldades e por isso deve ser utilizado de maneira crítica para não gerar equívocos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rayssa Maluf de Souza - Integrante / Saulo de Freitas Araujo - Coordenador / Camila Soares Carbogim - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Pra aprender a gostar de homem! A heteronormatividade como dispositivo de legitimação da violência intra-familiar contra jovens lésbicas., Descrição: Pesquisa realizada com apoio do CNPq (Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA Nº 020/2010), tem como objetivo analisar os aspectos psicossociais dos processos de ruptura do vínculo familiar por parte de jovens lésbicas mineiras, compreendendo os impactos de tais processos na saúde dessas jovens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rayssa Maluf de Souza - Integrante / Juliana Perucchi - Coordenador / Cláudio Magno Gomes Berto - Integrante / Brune Coelho Brandão - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. , Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário, São Pedro, 36036-900 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (032) 32170064

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG), Carga horária: 20

2012 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (BIC/UFJF), Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2018 - 12/2018

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio decência na disciplina de Fundamentos Epistemológicos da Psicologia II.

  • 03/2018 - 07/2018

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, estágio docência na disciplina de Filosofia da Ciência.

  • 02/2015 - 07/2015

    Estágios , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Estágio Docência na disciplina História da Psicologia.

2017 - Atual

Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente de Suporte Acadêmico, Carga horária: 20