Anderson Ulisses dos Santos Nascimento

Graduado em Língua Portuguesa- Literaturas de Língua Portuguesa, pela UFRJ, em 1999, Mestre em Língua Portuguesa com a Dissertação "Descrição da oração sem sujeito em língua portuguesa: função, caracterização e uso", pela UERJ, em 2011, Doutor em Língua Portuguesa, pela UERJ, em 2015, com a pesquisa "A expressão da futuridade verbal no espaço da lusofonia: Brasil, Portugal e Moçambique". Tem como ponto de atuação mais destacado a descrição da língua portuguesa, em perspectiva pancrônica, no plano morfossintático principalmente, e o estudo por comparativismo gramatical e áreas afins. Atualmente é professor efetivo no Colégio Pedro II, campus Centro.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2011 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A expressão da futuridade verbal no espaço da lusofonia: Brasil, Portugal e Moçambique
André Crim Valente. Palavras-chave: Futuro; Futuridade; Tempus; modalização; mudança linguística; Gramaticalização. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Gramática Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Mestrado em Letras

2009 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Descrição da oração sem sujeito em língua portuguesa: função, caracterização e uso,Ano de Obtenção: 2011
José Carlos Santos de Azeredo.Palavras-chave: oração sem sujeito; verbos fenomenológicos; verbos impessoalizados; construções pessoais; construções ergativizadas.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação interrompida em 1999 em Abi - Letras - Português - Grego

1995 - Interrompido

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Aspectos míticos em Ilíada
Orientador: Nely Maria Pessanha
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 1999

Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa

1993 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1995 - 1995

Extensão universitária em Literatura e Cinema. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Letras da UFRJ, FL- UFRJ, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Artes Plásticas entre os séculos XV e XIX. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Letras da UFRJ, FL- UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Grego

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Descrição linguística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística histórica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Gramaticalização.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Mudança linguística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Gramática Comparada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. ; VIEIRA, H. R. S. . I Mostra de Lusofonia: moçambique. 2016. (Outro).

NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Mito e mitologia gregos. 1996. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Jornada de Estudos da Linguagem. 2012. (Outra).

XI Fórum de Estudos Linguísticos.Futuridade e futuro: descrição das relações de futuridade semântica e gramaticalização verbal de futuro. 2012. (Outra).

VI Jornada de Estudos da Linguagem (JEL).Uma proposta de descrição para as orações sem sujeito em língua portuguesa, a partir da variedade brasileira. 2010. (Outra).

VI Seminário Interno de Pesquisa (SIP).Ter e Haver existenciais. 2010. (Seminário).

X Fórum de Estudos Linguísticos (FELIN).Identificação de casos de impessoalidade verbal em língua portuguesa. 2009. (Outra).

Jornada de Iniciação Científica.Aspectos míticos em Ilíada. 1998. (Encontro).

I CONED (Congresso Nacional de Educação). 1996. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Mito e mitologia gregos. 1996. (Encontro).

I Seminário de Literaturas das Américas. 1993. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Carlos Santos de Azeredo

AZEREDO, J. C. S.; MENEZES, Humberto Peixoto; VALENTE, André Crim. Descrição da oração sem sujeito em língua portuguesa: função, caracterização e uso. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

André Crim Valente

VALENTE, A. C.; AZEREDO, J. C. S.; MENEZES, H. P.. Descrição da oração sem sujeito em Língua Portuguesa: função, caracterização e uso. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Stavola Cavaliere

CAVALIERE, RICARDO; AZEREDO, José Carlos de; VALENTE, A. C.; HENRIQUES, Claudio Cesar; BARBOSA, Afranio.. A expressão da futuridadeverbal no espaço da lusofonia. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Carlos Santos de Azeredo

Descrição da oração sem sujeito em língua portuguesa: função, caracterização e uso; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: José Carlos Santos de Azeredo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Sobre a produtividade das orações sem sujeito no português brasileiro. Via Litterae , v. 2, p. 5-29, 2010.

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Identificação de casos de impessoalidade verbal em língua portuguesa. In: Fórum de Estudos Linguísticos, 2011, Rio de Janeiro. Língua Portuguesa, produção e ensino: diálogos. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2010. v. 410. p. 138-146.

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Uma proposta de descrição para as orações sem sujeito em língua portuguesa, a partir da variedade brasileira. In: VI Jornada de Estudos Linguísticos, 2011, Rio de Janeiro. VI Jornada de Estudos Linguísticos da UERJ, 2010.

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Futuro e futuridade: descrição das relações de futuridade semântica e gramaticalização verbal de futuro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Futuridade e futuro: descrição das relações de futuridade semântica e gramaticalização verbal de futuro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Uma proposta de descrição para as orações sem sujeito em língua portuguesa, a partir da variedade brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Identificação de casos de impessoalidade verbal em língua portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Ter e Haver existenciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Uma proposta de descrição para as orações sem sujeito em língua portuguesa, a partir da variedade brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Ter e Haver existenciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Identificação de casos de impessoalidade verbal em língua portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Aspectos míticos em Ilíada. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NASCIMENTO, Anderson Ulisses S. . Aspectos míticos em Ilíada. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Grupo de Pesquisa em Filosofia e Linguagem, Descrição: Grupo interdisciplinar que tem como objetivo pesquisar as relações entre textos filosóficos e linguagens diversas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anderson Ulisses dos Santos Nascimento - Coordenador / Ana Carolina Rigoni Carmo - Integrante / Carlos Bezerra Cavalcante - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Viver em português: vasculhando e descobrindo a cultura lusófona, Descrição: Projeto de pesquisa que visa à investigação da língua portuguesa em aspectos culturais diversos, com especial atenção aos usos linguísticos. Em seu enfoque atual, temos privilegiado o português moçambicano como objeto de estudo. Este projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa em Filosofia e Linguagem do Colégio Pedro II.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anderson Ulisses dos Santos Nascimento - Coordenador / Julia Machado Bomfim de Faria - Integrante / Juliana Barbosa de Azevedo Menchão de Oliveira - Integrante / Hugo Richard de Souza Vieira - Integrante.

  • 1993 - Atual

    Descrição e ensino de língua: pressupostos e práticas, Descrição: Aperfeiçoamento do currículo do Mestrado e do Doutorado. 11 edições do Fórum de Estudos Linguísticos (1996 a 2012). Na 6ª edição, o evento assumiu estatuto internacional. Realização de Seminários Integrados de Pesquisas (SIP) nos anos em que não há Fórum. Há 14 livros publicados. Consolidação da Especialização, com ementas vinculadas ao mestrado e ao doutorado. Reformulação e atualização dos programas de Língua Portuguesa da graduação. Cursos de Produção Textual e de atualização em Língua Portuguesa. Atuação de Evanildo Bechara como membro da Academia Brasileira de Letras e José Carlos de Azeredo na Comissão de Língua Portuguesa (COLIP), portaria 4056, do MEC. Criação de uma nova linha de pesquisa. Convênios com duas universidades estrangeiras em andamento. Preparação do 12º Fórum de Estudos Linguísticos. Inserção com interação de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras. Atuação de pesquisadores em cargos relevantes para o ensino. Realização do Minter com a UEMA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Anderson Ulisses dos Santos Nascimento - Coordenador / Maria Teresa Gonçalves Pereira - Integrante / Claudio Cezar Henriques - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Professor homenageado, Estudantes formandos da Escola Municipal Estácio de Sá.

2010

Professor homenageado, Estudantes formandos da Escola Municipal Estácio de Sá.

2009

Professor homenageado, Estudantes formandos do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral.

2008

Professor homenageado, Estudantes formandos do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral.

2007

Professor homenageado, Estudantes formandos da Escola Municipal Estácio de Sá.

2005

Professor homenageado, Estudantes formandos da Escola Municipal Estácio de Sá.

2004

Professor homenageado, Estudantes formandos da Escola Municipal Estácio de Sá.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Colégio Pedro II

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor regente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2006

Colégio Pedro II

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Regente Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação no Ensino Médio, 2º e 3º anos.

2013 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Celetista

Outras informações:
Ministrando disciplinas nas graduações de Letras , no Instituto de Letras da UERJ e de e de Comunicação, na Faculdade de Comunicação Social.

2011 - 2013

Colégio de Aplicação da UFRJ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Regente Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação no Ensino Médio, 2º e 3º anos.

2001 - 2013

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 16

Outras informações:
Escola Municipal Estácio de Sá

2013 - 2013

Fund. Centro Est. de Estatísticas, Pesquisas e Form. de Serv. Púb. do RJ

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor regente, Carga horária: 6

Outras informações:
Aulas de pós-graduação lato sensu, disciplina de Língua Portuguesa.

2012 - 2013

Colégio QI

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação no Ensino Médio, 2º e 3º anos.

2005 - 2012

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 16

2010 - 2011

Sistema Elite de Ensino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Regente, Carga horária: 12

2000 - 2001

Instituto Integrar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto educacional da Confederação Nacional dos Metalúrgicos- CUT