Miguel de Ávila Duarte

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Integrou as atividades do Centre for Musical Research da Bath Spa University, Reino Unido (2015). Pesquisador e autor do Estudo Crítico na reedicão do periódico modernista Leite Criôlo (Instituto Amilcar Martins, 2012). Co-autor do livro Imagens de Minas: Patrimônio Cultural Imaterial (ADP, 2012). Atua no coletivo-editora 4e25. Sob o nome artístico Miguel Javaral publicou os livros-obra 100 perguntas difáceis ou triângulo amoroso (2015), Formas Totalitárias (2015) e Factuais (2018). Sob o mesmo pseudônimo compôs as trilhas sonoras dos filmes longa-metragem Vertigem Branca (2013), A mulher que amou o vento (2014), O tempo não existe no lugar em que estamos (2015), Planeta Escarlate (2016) e Navios de Terra (2017). Trabalha especialmente com as interseções entre literatura, música e artes plásticas, assim como aquelas entre tais artes e o conjunto da cultura, partindo, via de regra, de um ponto de vista histórico-genealógico. Dentre os temas de interesse se destacam: o modernismo brasileiro; o periódico modernista leite criôlo; neovanguardas dos anos 1960 e 1970; John Cage; Hélio Oiticica; relações entre escrita e notação musical; história da escrita, do livro e da leitura; arte, música e poesia conceituais; poesia visual e sonora; apropriação cultural; pixo.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários

2013 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Nocagions: relações entre escrita e notação em John Cage e Hélio Oiticica
Orientador: em Bath Spa University ( James Saunders)
com Wander Melo Miranda. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: texto-partitura; Cânone Literário; John Cage; Hélio Oiticica; música experimental.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.

Mestrado em Estudos Literários

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Leite Criôlo: da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo,Ano de Obtenção: 2011
Reinaldo Martiniano Marques.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cânone Literário; Modernismo Brasileiro; Periódicos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Educação.

Graduação em História

2004 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Se perdendo neste mundo que é o Brasil:
Orientador: Eliana Regina de Freitas Dutra
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Panorâmica das poéticas musicais e linguagem na música contemporânea. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1997 - 2003

Curso Livre de Música. (Carga horária: 300h). , Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.

2001 - 2001

Vanguarda e oralidade no século XX - Experimentos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2000 - 2000

Música Popular. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2000 - 2000

Análise Musical e orquestração. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1999 - 1999

Música Popular - módulo II - Harmonia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DUARTE, M. Á. ; CESAR, F. ; FRANKIW, C. . Não Onda - Novas con(dis)torções musicais. 2011. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1ª Jornada de Memórias Textuais, Memórias Críticas e suas Interfaces da FALE/UFMG.Escrita-(fora)-de-si : a inscrição do agora na memória monumental de John Cage e Hélio Oiticica. 2013. (Outra).

1º Congresso Internacional de Letras Artes e Cultura da UFJS. Texto-partitura: o diálogo entre escrita, notação musical e visualidade de Mallarmé a John Cage e Hélio Oiticica. 2013. (Congresso).

Segundo encontro de pesquisa em História da UFMG.Entre a obra aberta e a memória monumental: para a compreensão histórica das vanguardas dos anos 1960. 2013. (Encontro).

Congresso Internacional "Theoria Aesthetica". 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eliana Regina de Freitas Dutra

DUTRA, Eliana de Freitas; CHACHAM, V.. Se Perdendo neste mundo que é o Brasil: Leite Criôlo e a rede modernista nacional.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Wander Melo Miranda

MIRANDA, Wander MeloSOUZA, E. M.; RIBEIRO, G. S.; COELHO, F. O.; COSTA, V. F.. NOCAGIONS: relação entre escrita e notação em John Cage e Helio Oiticica. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Wander Melo Miranda

SOUZA, E. M.MIRANDA, Wander Melo; RIBERIRO, G. S.. Textos-partituras: o não-lugar da literatura em John Cage e Hélio Oiticica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Faculdade de Letras da UFMG.

HAYDEE RIBEIRO COELHO

COELHO, Haydée Ribeiro. "leite criôlo": da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Reinaldo Martiniano Marques

MARQUES, R.; DUARTE, Eduardo de Assis; MORAES, E. J.. leite criôlo: da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Gustavo Silveira Ribeiro

MIRANDA, Wander Melo; SOUZA, Eneida Maria;RIBEIRO, G. S.. Helio Oiticica, John Cage e o não-lugar da literatura na contemporaneidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Vera Chacham

CHACHAM, V.. "Se perdendo neste mundo que é o Brasil: LEITE CRIÔLO e a rede modernista nacional". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

María Angélica Melendi de Biasizzo

MIRANDA, W. M.; FIGUEIREDO, E. O.; RIBEIRO, G. S.; COELHO, F. O.; COSTA, V. F.; MACIEL, E. R.;MELENDI, Maria Angélica. Nocagions: Relação entre escrita e notação em John Cage e Helio Oiticica. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

María Angélica Melendi de Biasizzo

MELENDI, Maria Angélica; MIRANDA, W. M.; SOUZA, E. M.; RIBEIRO, G. S.. Texto-partitura: O não lugar da literatura em John Cage e Helio Oiticica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, E. A.. 'leite criôlo': da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eneida Maria de Souza

SOUZA, E. M.MIRANDA, Wander Melo; RIBEIRO, G.; COSTA, V.F.; COELHO, F.. Nocagions: Relação entre escrita e notação em John Cage e Hélio Oiticica. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eneida Maria de Souza

MIRANDA, Wander Melo; RIBEIRO, G.;SOUZA, E. M.. John Cage e Hélio Oiticica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eliana Regina de Freitas Dutra

Se perdendo neste mundo que é o Brasil: leite criôlo e a rede modernista; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eliana Regina de Freitas Dutra;

Wander Melo Miranda

Nocagions: relações entre escrita e notação em John Cage e Helio Oiticica; 2017; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras da UFMG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wander Melo Miranda;

Reinaldo Martiniano Marques

leite criôlo: da rede modernista nacional à memória monumental do modernismo; 2011; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Reinaldo Martiniano Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUARTE, M. Á. . Texto-partitura: a arqueologia musical de certas práticas artísticas contemporâneas. ARTE CONTEXTO , v. 5, p. 1, 2017.

  • DUARTE, M. Á. . Criolismo, antropofagismo à mineira. REVISTA DO ARQUIVO PUBLICO MINEIRO , v. LI, p. 48-67, 2015.

  • AVILA, C. (Org.) ; DUARTE, M. Á. (Org.) . A evolução da sociedade brasileira contada através da propaganda. 1. ed. Belo Horizonte: ADP, 2013. v. 1. 200p .

  • DUARTE, M. Á. ; CABRAL, C. A. ; DIAS, F. C. ; MARTINS FILHO, Amilcar Vianna . 1929 Leite Criôlo Bello horizonte. 1. ed. Belo Horizonte: Instituto Cultural Amilcar Martins, 2012. v. 1. 152p .

  • DUARTE, M. Á. ; AVILA, C. . Imagens de Minas - Patrimônio Cultural Imaterial. 1. ed. Belo Horizonte: ADP, 2012. 153p .

  • DUARTE, M. Á. . O Pixo e a invenção da escrita. In: Gustavo Silveira Ribeiro; Tiago Guilherme Pinheiro; Eduardo Horta Nassif Veras. (Org.). Poesia Contemporânea: Reconfigurações do sensível. 1ed.Belo Horizonte: Quixote + Do Editoras Associadas, 2018, v. , p. 215-234.

  • DUARTE, M. Á. . Entre a obra aberta e a memória monumental: revisitando as vanguardas de meados do séc. XX. In: Elisa Maria Amorim Viera. (Org.). Sobre imagens, memórias e esquecimentos.. 1ed.Belo Horizonte: Viva Voz, 2014, v. 1, p. 9-21.

  • DUARTE, M. Á. . Periódicos literários e cânone: leite criôlo e a memória monumental do modernismo. In: SILEL - Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística, 2009, Uberlândia. Anais do SILEL 2009. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2009. v. 1. p. sem página.

  • DUARTE, M. Á. . O rasurado não está ausente: a questão da autonomia em relação à política na trajetória do suplemento modernista. In: XVI Encontro Rgional da ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG - Anais Eletrônicos, 2008.

  • DUARTE, M. Á. . Entre sujeito e objeto: Representações do negro no suplemento modernista. In: VI Semana de eventos da Faculdade de Letras (FALE)-UFMG, 2006, Belo Horizonte. VI SEVFALE - ANAIS, 2006.

  • DUARTE, M. Á. . O rasurado não está ausente: a questão da autonomia em relação à política na trajetória do suplemento modernista. In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG, 2008, Belo Horizonte. XVI Encontro Regional de História da ANPUH-MG - Programação e Caderno de Resumos, 2008. p. 495-495.

  • DUARTE, M. Á. . Leite Criôlo, uma publicação literária na rede modernista brasileira dos anos 20. In: Vida Literária, 2008, Belo Horizonte. Simpósio Vida Literária - Programação e resumos. Belo Horizonte: Núcleo Mescla, 2008. v. 1. p. 7-8.

  • DUARTE, M. Á. . A obra de: Cânone, diáspora e aquestão do nome na Odisséia Vácuo de Renato Negrão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Ideia/texto/ação: fronteiras do literário nos escritos de John Cage e Hélio Oiticica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, M. Á. . A enésima potência: apropriações de apropriações em Paulo Nazareth. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Palavras que desencadeiam processos: o texto-partitura na confluência entre música, literatura, artes plásticas e performance. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . O pixo e a invenção da escrita: notas Sobre poéticas contemporâneas de muro, página e tela em Belo Horizonte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Entre a obra aberta e a memória monumental: para a compreensão histórica das vanguardas dos anos 1960. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Texto-partitura: o diálogo entre escrita, notação musical e visualidade de Mallarmé a John Cage e Hélio Oiticica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Escrita-(fora)-de-si : a inscrição do agora na memória monumental de John Cage e Hélio Oiticica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . A contribuição milionária de alguns erros: leite criôlo e as ambigüidades do primitivismo modernista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Documento e violência - Notas sobre a reedição do periódico modernista leite criôlo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Periódicos e cânone literário: leite criôlo e a memória monumental do modernismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . O rasurado não está ausente: a questão da autonomia em relação à política na trajetória do suplemento modernista "leite criôlo". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Leite Criôlo, uma publicação literária na rede modernista brasileira dos anos 20. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . "Leite Criôlo" na encruzilhada da "democracia racial": campo intelectual e discursos raciais no Brasil dos anos 1920-1930. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. . Entre sujeito e objeto: Representações do negro no suplemento modernista Leite Criôlo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, M. Á. ; DUTRA, E. . Estética, política e pensamento racial no suplemento modernista leite criôlo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, M. Á. . Esses seios fartos de vida e estragados de sensibilidade: assimilação, branqueamento e folclorização no disurso raial do suplemento "Leite Criôlo". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DUARTE, M. Á. ; VELLOSO, M. P. . Modernismo revisitado. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DUARTE, M. Á. ; MATHEUS, P. . Textualidade da Matéria: Tecendo palavras alheias. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MATHEUS, P. ; DUARTE, M. Á. . Textualidade da Matéria: Tecendo palavras alheias. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DUARTE, M. Á. . Navios de Terra. 2017. Trilha Sonora.

DUARTE, M. Á. ; DOLL, J. . Planeta Escarlate. 2016. Trilha Sonora.

DUARTE, M. Á. . O tempo não existe no lugar em que estamos. 2015. Trilha Sonora.

DUARTE, M. Á. . Mas o que estávamos dizendo era.... 2015. Composição (estréia).

DUARTE, M. Á. . A mulher que amou o vento. 2014. Trilha Sonora.

DUARTE, M. Á. . Vertigem Branca. 2013. Trilha Sonora.

DUARTE, M. Á. ; LACERDA, C. ; MATHEUS, P. . 100 perguntas difáceis ou o triângulo amoroso. 2015. Livro de Artista.

DUARTE, M. Á. . Formas totalitárias. 2015. Livro de Artista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Coleção Brasiliana. Escritos e Leituras da Nação - Leite Criôlo, Descrição: O projeto Coleção Brasiliana: escritos e leituras da Nação (1931-1941) foi criado em 2002, coordenado pela profa. Eliana Dutra e que integra os profs. Carla Anastasia, Kátia Gerab Baggio, Regina Horta Duarte, Eduardo França Paiva e José Carlos Reis, o que gera ainda uma profícua comunicação entre as três linhas do programa, pois congrega professores de todas elas. Possui como objetivo geral desenvolver estudos sobre autores e obras editados pela Coleção Brasiliana nos seus dez primeiros anos de edição (1931 a 1941).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Miguel de Ávila Duarte - Coordenador / Eliana Regina de Freitas Dutra - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

1o Lugar em Concurso Público para Professor Substituto, Universidade Federal de Ouro Preto.

2017

Louvor por tese defendida, Poslit UFMG.

2015

Prêmio do júri jovem - 18a Mostra de Cinema de Tiradentes pelo filme O tempo não existe no lugar em que estamos, de Dellani Lima, Mostra de cinema de Tiradentes.

2012

Louvor e distinção por dissertação defendida, Poslit UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio docência.

  • 2012 - 2012

    Centro Universitário Newton Paiva

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Curso de especialização.

  • 2017 - 2018

    Editora 4 e 25

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Produção e vendas, projeto editorial.

  • 2015 - Atual

    MICRO EMPRESARIO INDIVIDUAL

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Pesquisa histórica, produção musical, design sonoro, organização de eventos, projetos artísticos.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor de Literatura comparada, teoria da literatura e literatura portuguesa no Departamento de Letras/ICHS

  • 2018 - Atual

    SQN Biblioteca

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor

    Outras informações:
    Parceria com o artista Preto Matheus. Micro-Editora especializada em livros-obras, livros-objeto e escrita experimental.