Mariana Motta Campinho Cardoso

Graduada em Letras, Português/Literaturas, e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi bolsista do Programa de Intercâmbio Institucional da mesma Universidade, por meio do qual estudou por um período de 6 meses na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. Cursa, atualmente, Letras, Português/ Francês. Também foi bolsista do CNPq no mestrado.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA

2017 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: As representações culturais no romance O alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane,Ano de Obtenção: 2019
Renata Flavia da Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Literatura moçambicana; Pós-colonialismo; Autoria Feminina; Representação cultural.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em andamento em Letras - Francês

2016 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Letras

2010 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2015

Extensão universitária em Português - Literaturas. (Carga horária: 180h). , Universidade de Coimbra, UC, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, R. F. ; JORGE, S. R. ; CARDOSO, M. M. C. . I Colóquio Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Transições. 2018. (Outro).

SILVA, R. F. ; SILVA, S. C. D. ; SABOYA, F. ; CARDOSO, M. M. C. ; CAVALCANTE, A. ; MARTINS, D. ; BARRETO, E. O. ; CABALA, F. ; OLIVEIRA, G. ; MAURICIO, J. ; SANTOS, M. N. ; CASSEB, M. . IX Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Transições.Representações da mulher e do homem moçambicano em O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane. 2018. (Simpósio).

III Seminário do LITESCOLA.Literaturas Africanas: a leitura aproximando culturas no espaço escolar. 2018. (Seminário).

IX Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF.REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ DE PAULINA CHIZIANE. 2018. (Seminário).

O Papel da Universidade na Luta contra o Racismo e Defesa das Políticas Afirmativas (Conferência com o professor Dr. Kabengele Munanga. 2018. (Outra).

XV Semana de Letras e II Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.Literaturas africanas: leitura e formação. 2018. (Simpósio).

IV Seminário de Crítica Textual do Labec-UFF, Autoras, Autores e livros: Gênese e Transmissão Textuais.O direito à Literatura: uma reflexão sobre o papel da literatura nos nossos dias. 2017. (Seminário).

VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras ? UFF: ?Tempos de crise: o que dizem as letras??.História e memória: a colonialidade do ser e do gênero em "O alegre canto da perdiz". 2017. (Seminário).

Encontro com o escritor Pepetela: Angola, ficção, história. 2016. (Encontro).

II Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade em Angra dos Reis. Uma leitura de "A última tragédia" de Abdulai Sila. 2016. (Congresso).

II MOSTRA DE CINEMA AFRICANO NA FACULDADE DE LETRAS - UFRJ. 2016. (Outra).

I Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis - UFF. 2015. (Congresso).

IV Pensando Áfricas e suas Diásporas - Africanidades e Culturas Indígenas: histórias que importam. A escrita da mulher e a mulher escrita: história de poligamia. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renata Flavia da Silva

SILVA, R. F.; TEIXEIRA, V. R.; Jorge, S. R.. As representações culturais no romance O alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Literatura) - Instituto de Letras / UFF.

Renata Flavia da Silva

SILVA, R. F.; TEIXEIRA, V. R.; Jorge, S. R.. Corpo e terra: representações do indivíduo moçambicano em o alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Literatura) - Instituto de Letras / UFF.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ceila Maria Ferreira Batista

Edição crítica e Comentada de Papéis Avulsos de Machado de Assis; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal Fluminense, PROAES-UFF; Orientador: Ceila Maria Ferreira Batista;

Renata Flavia da Silva

As representações culturais no romance O alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Literatura) - Instituto de Letras / UFF, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Renata Flavia da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, M. M. C. . REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ DE PAULINA CHIZIANE. In: IX Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2018, Niterói. Anais do IX Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2018.

  • CARDOSO, M. M. C. . HISTÓRIA E MEMÓRIA: A COLONIALIDADE DO SER E DO GÊNERO EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ DE PAULINA CHIZIANE. In: VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF, 2017, Niterói. Anais do VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF - Estudos de Literatura, 2017. v. 1. p. 548-557.

  • CARDOSO, M. M. C. . A DUPLA DOMINAÇÃO DA MULHER MOÇAMBICANA EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ DE PAULINA CHIZIANE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, M. M. C. . A escrita da mulher e a mulher escrita: história de poligamia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Edição Crítica e Comentada de Papéis Avulsos de Machado de Assis: segunda parte dos trabalhos de edição, Descrição: Dando continuidade ao projeto que foi premiado na última Semana de Desenvolvimento Acadêmico em Linguística, Letras e Artes, nesta etapa, vamos concluir os índices remissivos e a revisão dos aparatos de variantes e de comentários. Além disso, a coordenadora do projeto vai concluir a redação da InTrodução da edição e vai precisar que os bolsistas pesquisem dados para a redação dessa InTrodução. Eles também levantarão dados para a escritura dos comentários explicativos e/ou exegéticos. Depois, nos ajudarão na revisão das provas do livro. Além disso, os alunos lerão textos sobre o conceito de conto. Eles lerão também artigos, livros e verbetes na área da Crítica Textual, da Literatura, dos Estudos de Literatura e da História. Dessa forma, pretendemos contribuir para a formação desses alunos e para que eles permaneçam na universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Motta Campinho Cardoso - Integrante / CEILA MARIA FERREIRA BATISTA - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional