Evaldo Ribeiro de Andrade

Possui graduação em LETRAS- PORTUGUÊS pela Universidade Estadual do Piauí (2009). Especialista em Linguística, teoria dos gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2012). Mestre em Letras através do Mestrado Profissional - Profletras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2018). Trabalhou como professor e coordenador de Língua Portuguesa pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (SEMEC). Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura - Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI e Seduc-MA). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: seminário, gênero, ensino e oralidade.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Letras

2016 - 2018

Universidade Estadual do Piauí
Título: O Gênero seminário como prática de oralidade em sala de aula, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Bárbara Olímpia Ramos de Melo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Linguística, Teoria G. Textuais e Ens. L. Portugue

2010 - 2012

Universidade Estadual do Piauí
Título: Coesão Sequencial: uma análise em textos de alunos do ensino médio
Orientador: Zeneide Resende de Sousa Carvalho

Graduação em LETRAS- PORTUGUÊS

2006 - 2009

Universidade Estadual do Piauí
Título: A CONSTRUÇÃO DA COESÃO SEQUENCIAL EM TEXTOS DISSERTATIVOS DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Orientador: VILMA LAGES LOPES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2018 ?. (Carga horária: 93h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2017 - 2017

Quadrinhos em sala de aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2016 - 2016

Programa de Atualização e Qualif. de Avaliadores das Redações do Enem 2015. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Atualização e Qualif. de Avaliadores das Redações do Enem 2015. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do Enem 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso de Form. Cont. Aval. das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso de Form. Cont. Aval. das Redações do ENEM. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Abralin 50 - Linguística na Contemporaneidade: Desafios, Debates e Propostas. 2019. (Simpósio).

Abralin 50 - Linguística na Contemporaneidade: Desafios, Debates e Propostas.As estratégias de progressão temática na exposição do gênero seminário em uma turma de 9º ano,. 2019. (Simpósio).

1ª Mostra de Pesquisa Strictu Sensu dos Profissionais da Educação do do Piauí. A oralidade em sala de aula: uma experiência com o gênero seminário. 2018. (Congresso).

ABRALIN EM CENA PIAUÍ, Linguística de texto: Interfaces e perspectivas,. ORGANIZAÇÃO TÓPICA NA EXPOSIÇÃO DO GÊNERO SEMINÁRIO: UMA ANÁLISE EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Congresso).

I ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROFLETRAS: linguagens e letramentos.O GÊNERO SEMINÁRIO COMO PRÁTICA DE ORALIDADE EM SALA DE AULA. 2018. (Encontro).

I ENCONTRO DOS ALUNOS DO PROFLETRAS: linguagens e letramentos. 2018. (Encontro).

VI Cogite - Colóquio sobre Gêneros & Textos.AS PRÁTICAS DE ORALIDADE NA ESCOLA: DISCUTINDO O GÊNERO SEMINÁRIO. 2018. (Simpósio).

II Congresso Nacional do Profletras. O GÊNERO SEMINÁRIO COMO PRÁTICA ORAL EM SALA DE AULA.. 2017. (Congresso).

II Encontro Nacional de Letras e II Seminário Científico do Profletras. 2017. (Seminário).

II Encontro Acadêmico de Letras - ENAL.O EFEITO ERÓTICO NA POESIA DE HILDA HILST. 2009. (Encontro).

I Colóquio de Extensão sobre Estado, Educação e Movimentos Sociais. 2008. (Simpósio).

III EnMel. 2008. (Encontro).

I Encontro Acadêmico de Letras - ENAL. 2007. (Encontro).

I Encontro de Linguística e Literatura do curso de Letras. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nara Neide Lucas dos Santos

SANTOS, N. N. L.. A CONSTRUÇÃO DA COESÃO SEQUENCIAL EM TEXTOS ARGUMENTATIVOS DE ALUNOS DO 3ºANO DO ENSINO MÉDIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí.

Iveuta de Abreu Lopes

LOPES, I. A.; Brito, S. M. V. L.; MELO, B. O. R.. As práticas de oralidade no 9º ano do ensino fundamental: o gênero seminário em discussão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

Stela Maria Viana Lima Brito

MELO, B. O. R.; RODRIGUES, B. G.;BRITO, S. M. V. L.. O GÊNERO SEMINÁRIO COMO PRÁTICA DE ORALIDADE EM SALA DE AULA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Pofissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

Bárbara Olimpia Ramos de Melo

MELO, B.O.R; RODRIGUES, B. G.; BRITO, S. M. V. L.. O GÊNERO SEMINÁRIO COMO PRÁTICA ORAL EM SALA DE AULA. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

Bárbara Olimpia Ramos de Melo

MELO, B.O.R; LOPES, I.A; BRITO, S. M. V. L.. AS PRÁTICAS DE ORALIDADE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: o gênero seminário em discussão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí.

Shirlei Marly Alves

CARVALHO, Zeneide Resende de Sousa;ALVES, S. M.; RIBEIRO, Valber José Coêlho. Coesão sequencial: uma análise em textos de alunos do Ensino Médio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria dos Gêneros Textuais e o Ensino da Língua) - Universidade Estadual do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vilma Lages Lopes da Silva

A construção da coesão sequencial em textos argumentativos de alunos do 3º ano do ensino médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras/Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Vilma Lages Lopes da Silva;

Zeneide Resende de Sousa Carvalho

Coesão Sequencial: Uma Análise em Textos de Alunos do Ensino Médio; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em TEORIA DOS GÊNEROS TEXT; E ENS; DA L; PORTUGUESA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Zeneide Resende de Sousa Carvalho;

Bárbara Olimpia Ramos de Melo

O GÊNERO SEMINÁRIO COMO PRÁTICA ORAL EM SALA DE AULA; 2018; Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bárbara Olímpia Ramos de Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, E. R. ; MELO, B. O. R. . O seminário no contexto escolar: análise do gênero em uma turma do 9° ano do ensino fundamental. In: Maria Suely de Oliveira Lopes; Lucirene da Silva Carvalho; Shirlei Marly Alves. (Org.). Jogando com as linguagens: práticas de pesquisa no Profletras. 1ed.São Paulo: Pá de Palavra, 2019, v. 1, p. 57-81.

  • ANDRADE, E. R. ; BRITO, Stela M. V. L. ; CARVALHO, R. A. . Cenas do cordel no cinema: diálogos entre a tradição e a modernidade no contexto de sala de aula. In: Israel A. C. Noletto; Margareth Torres de Alencar Costa; Stela Maria Viana Lima de Brito.. (Org.). Essays on Literature and Other Arts: A Polyglot Collection. 1ed.TERESINA: Edufpi, 2018, v. 1, p. 30-49.

  • ANDRADE, E. R. . AS PRÁTICAS DE ORALIDADE NA ESCOLA: DISCUTINDO O GÊNERO SEMINÁRIO. In: VI COGITE ? COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS & TEXTOS, 2018, TERESINA. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. TERESINA, 2018.

  • ANDRADE, E. R. . As práticas de oralidade na escola: discutindo o gênero seminário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, E. R. . ORGANIZAÇÃO TÓPICA NA EXPOSIÇÃO DO GÊNERO SEMINÁRIO: UMA ANÁLISE EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, E. R. . A oralidade em sala de aula: uma experiência com o gênero seminário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, E. R. . O GÊNERO SEMINÁRIO COMO PRÁTICA DE ORALIDADE EM SALA DE AULA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, E. R. . A oralidade em sala de aula: uma experiência com o gênero seminário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, E. R. . O gênero seminário como prática oral em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, E. R. . O gênero seminário em discussão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, E. R. . O EFEITO ERÓTICO NA POESIA DE HILDA HILST. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANDRADE, E. R. . O GÊNERO SEMINÁRIO COMO PRÁTICA DE ORALIDADE EM SALA DE AULA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional