Teresa Beatriz Bueno Nunes

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2017). Atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGEC/UESC). De 2014 a 2016 desenvolveu projetos voltados para educação no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID. Atuou como Monitora também no do Pibid atendendo alunos portadores de necessidades educacionais especiais bem como alunos de ensino regular. Tem interesse na área de Ensino de Ciências e Biologia, ensino por investigação e alfabetização científica.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação em Ciências

2019 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: Sequência de Ensino Investigativo e a construção da liberdade intelectual nas aulas de Ciências,Orientador:
Luciana Sedano de Souza.

Especialização interrompida em 2019 em Especialização em Ensino de Ciências

2018 - Atual

Instituto Federal do Maranhão
Ano de interrupção: 2019

Graduação em Ciências Biológicas

2013 - 2017

Universidade Federal do Piauí
Título: Conhecimentos Sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1) entre Adolescentes de Escolas Públicas do Município de Floriano, Piauí
Orientador: Profa. Dra. Érika de Araújo Abi-chacra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Fórum Municipal de Educação e da 3ª Conferência Municipal de Educação. (Carga horária: 40h). , Freitas Consultoria Pedagógica, FCP, Brasil.

2017 - 2017

Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Semana Pedagógica "Dificuldades de Aprendizagem". (Carga horária: 40h). , Freitas Consultoria Pedagógica, FCP, Brasil.

2016 - 2016

Visitas Técnicas. Parque Nacional Serra da Capivara e Museu do Homem Americ. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2014 - 2014

Libras e Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 40h). , Freitas Consultoria Pedagógica, FCP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NUNES, T. B. B. . 2ª Feira de Paleontologia da UFPI. 2016. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro de Egressos e Alunos dos Mestrados Profissionais em Educação da Bahia. 2019. (Encontro).

IV Simpósio de Pedagogia ? Simped.Ensino por Investigação, Argumentação e Alfabetização Científica: perspectivas para o ensino de Ciências. 2019. (Simpósio).

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências I. 2019. (Seminário).

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências II. 2019. (Seminário).

IV Encontro de Iniciação à Docência da UFPI "O PIBID na formação de professores e na transformação da escola: um compromisso ético".. 2017. (Encontro).

Semana Pedagógica "A música e a dança na arte de ensinar". 2017. (Encontro).

Dia do Paleontólogo. 2016. (Exposição).

Dia do Paleontólogo - UFPI/CAFS. 2016. (Oficina).

III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE FLORIANO ? PI. 2016. (Congresso).

III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INTERVENÇÕES DO PIBID BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FLORIANO ? PI. 2016. (Congresso).

III Simpósio de Biologia Animal. 2016. (Simpósio).

Reunião Anual Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia.A PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA LÚDICA E PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE PASTOS BONS, MARANHÃO. 2016. (Encontro).

Semana Pedagógica "recreação, Educação Física e Gestão de Sala de Aula. 2016. (Encontro).

I Ciclo de Palestras 'Politicas Públicas da Juvantude'. 2015. (Encontro).

Semana Pedagógica "Construindo Conhecimentos". 2015. (Encontro).

III Encontro de Iniciação Á Docência da UFPI.O papel do Pibid na Elaboração de Novas Metodologias o Ensino de Biologia: dados preliminares. 2014. (Encontro).

III FIB-FÓRUM INTERDISCIPLINAR BIOLÓGICO. 2014. (Outra).

Seminário de Libras. 2014. (Encontro).

II Fórum de Biologia "O papel do Biológo no Século XXI". 2013. (Oficina).

II Seminário de Formação para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wedson de Medeiros Silva Souto

ABI-CHACRA, E. A.; COSTA, M. F.;SOUTO, W. M. S.. Conhecimento sobre o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1) entre adolescentes de escolas públicas do município de Floriano, Piauí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Marcones Ferreira Costa

Abi-chacra, E.A; Souto, W.M.S;COSTA, MARCONES FERREIRA. CONHECIMENTO SOBRE O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV-I) ENTRE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICIPÍO DE FLORIANO-PIAUÍ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciana Sedano de Souza

Sequência de Ensino Investigativo e a construção da liberdade intelectual nas aulas de Ciências; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz; (Orientador);

ÉRIKA DE ARAÚJO ABI-CHACRA

Conhecimentos sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV-1) entre Adolescentes de Escolas Públicas do Município de Floriano, Piauí; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Érika de Araújo Abi-chacra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    A PALEONTOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA LÚDICA E PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE PASTOS BONS, MARANHÃO, Descrição: Diante de aulas de ciências nas quais os conteúdos são apresentados aos discentes de forma pouco interessante, o uso de metodologias do ensino que fujam do livro didático e da explanação por parte do professor, podem despertar no aluno o interesse por uma área e a consolidação e aprendizagem de conteúdos mais complexos. Esta metodologia que foge do modo tradicional (quadro e livro didático) é de extrema importância em uma área como a Paleontologia, que é ofertada para as crianças do Ensino Fundamental nos livros de ciência ou geografia de forma vaga e superficial. O presente trabalho foi realizado na cidade de Pastos Bons, MA, onde um questionário foi aplicado em 41 alunos do 7 e 8 ano do Ensino Fundamental, com a faixa etária de 12 a 17 anos, com questões sobre: conceitos de paleontologia, conhecimento sobre fósseis, e se os mesmos tinham conhecimento sobre os fósseis do município. Os resultados apontam que 57% dos entrevistados afirmam saber o que é fóssil, 56% alegam ter conhecimento de que no município há fosseis, porém usam de concepções alternativas para responder as questões, ou até mesmo respondem-nas somente para não deixar em branco. Com os resultados apontados se faz necessário uma intervenção escolar, através de uma oficina, sobre este tema tão importante que é a Paleontologia, para ser mais bem explicada, além de empoderar os alunos com um conhecimento mais amplo e aprofundado que poderá ser utilizado no Ensino Médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Teresa Beatriz Bueno Nunes - Integrante / Ana Emilia Quezado de Figueiredo - Coordenador / Francejane Machado de Souza - Integrante / Crisllayne Silva Santos Lima - Integrante.

  • 2014 - 2014

    A PERCEPÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE FLORIANO (PI): ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL., Descrição: Descrição: No mundo contemporâneo, grandes impactos ambientais estão acontecendo, cujo um dos motivos causadores é o crescente processo de urbanização diante do consumismo exagerado da população atual, que ocorre pela crescente procura por uma melhoria da qualidade de vida, em detrimento de uma melhor preservação ambiental. A maior parte das atitudes da população em geral, tem causado, além de sérios impactos ambientais, uma crescente desigualdade social, que vem a cada dia, aumentando as diferenças entre as classes socioeconômicas. O presente trabalho resultou de uma preocupação relacionada à maneira de como essas diferenças sociais estão aumentando a degradação do meio ambiente. Além do fato, de que na cidade de Floriano, onde o trabalho foi realizado, existe uma grande deficiência de dados relacionados à preservação do meio ambiente, correlacionada com a situação socioeconômica dos habitantes da cidade em questão. Devido a isso, o trabalho delimitou seus estudos e pesquisas aos jovens e adolescentes, pois é preciso começar o trabalho de sensibilização por eles, pois os seus hábitos, valores e atitudes relacionados ao meio ambiente ainda podem ser resinificados e alterados.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Teresa Beatriz Bueno Nunes - Integrante / Breno Fernando Cunha de Sousa - Integrante / Minela Cristina Paraguai Lima - Integrante / Pedro Luis de Moraes - Integrante / Mario Barbosa da Silva Junior - Integrante / Rogério Nora Lima - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibid, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Unidade Escolar Bucar Neto

2014 - 2016

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibid - CAPES, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo