Bárbara Rupp Medeiros

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Trabalhou como estagiária de Serviço Social na Segunda Vara da Infância e Juventude da Capital do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE. Atualmente, atua como assistente social na Prefeitura da Cidade de Olinda/PE.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Serviço Social

2013 - 2017

Universidade Federal de Pernambuco
Título: As várias faces da adoção: um estudo sobre o perfil das famílias adotantes e sua relação com as motivações que as levam a buscar as distintas modalidades de adoção.
Orientador: Valeria Nepomuceno Teles de Mendonça

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio e Curso Menino Jesus

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Inglês - Nível Básico 1. (Carga horária: 60h). , Núcleo de Línguas e Culturas - Universidade Federal de Pernambuco, NLC - UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Curso Lutas Sociais e Operárias em Pernambuco no Século XX.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2008 - 2008

Curso Profissionalizante de Operador Profissional - Word, Excel, PowerPoint. (Carga horária: 120h). , T&T Informática, T&T, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso de Serviço Social do IMIP - VI Jornada de Serviço Social do IMIP.. Adoção e o processo saúde-doença em crianças e adolescentes habilitados.. 2017. (Congresso).

15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS. A atuação do Serviço Social nos Núcleos de Adoção da Segunda Vara da Infância e Juventude do Recife / A trajetória da Política de Assistência Social no contexto brasileiro: Abismo entre a Legislação e sua Implementação.. 2016. (Congresso).

Simpósio - Movimento de Reconceituação: 50 Anos de história, memória e impactos nas políticas públicas.. 2016. (Simpósio).

II Congresso de Serviço Social do IMIP- VI Jornada do Serviço Social do IMIP.. A contrarreforma na saúde e seus impactos na prática profissional do assistente social / Os desafios postos ao exercício profissional do/a assistente social na saúde frente ás expressões da questão social na contemporaneidade.. 2015. (Congresso).

Seminário Nacional - Nas Trilhas da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes.. 2015. (Seminário).

19ª OFICINA DO CONHECIMENTO - Planejamento do controle externo: Integração Quali-Quantitativativa. 2013. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Lúcia Augusto Chaves

Monitoria na disciplina Política Social 2 em 2016; 2; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Lúcia Augusto Chaves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. S. ; MEDEIROS, B. R. ; SIQUEIRA, B. S. . A trajetória da Política de Assistência Social no contexto brasileiro: Abismo entre a Legislação e sua Implementação.. In: 15° Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS, 2016, Olinda/PE. 80 anos do Serviço Social no Brasil - "A certeza na frente e a história na mão", 2016., 2016.

  • MEDEIROS, B. R. ; LIMA, D.M. ; SILVA, M.S. ; SOUZA, T.A.S. . A atuação do Serviço Social nos Núcleos de Adoção da Segunda Vara da Infância e Juventude do Recife. In: 15° Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais - CBAS, 2016, Olinda/PE. 80 anos do Serviço Social no Brasil -"A certeza na frente e a história na mão", 2016., 2016.

  • LIMA, D.M. ; MEDEIROS, B. R. ; SANTOS, A. F. ; SOUZA, T.A.S. . Adoção e o processo saúde-doença em crianças e adolescentes habilitados.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M.S. ; MEDEIROS, B. R. ; SIQUEIRA, B. S. . A Trajetória da Política de Assistência Social no contexto brasileiro: Abismo entre a Legislação e sua implementação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, B. R. ; LIMA, D.M. ; SILVA, M.S. ; SOUZA, T.A.S. . A atuação do serviço social nos núcleos de adoção da Segunda Vara da Infância e Juventude do Recife. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M.S. ; MEDEIROS, B. R. ; SIQUEIRA, B. S. . Os desafios postos ao exercício profissional do/a assistente social na saúde frente às expressões da questão social na contemporaneidade.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, B. R. ; SIQUEIRA, B. S. ; SILVA, M.S. . A contrarreforma na saúde e seus impactos na prática profissional do assistente social.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIQUEIRA, B. S. ; MEDEIROS, B. R. ; SILVA, M.S. . O uso da entrevista social no trabalho do/a assistente social na Política de Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Menção honrosa pelo trabalho: " O uso da entrevista social no trabalho do/a assistente social na política de saúde"., Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira - IMIP..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio obrigatório, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio obrigatório em Serviço Social na Segunda Vara da Infância e da Juventude da Capital (Núcleo de Adoção e Estudos da Família - NAEF).

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Política Social 2, sob a orientação da Profª Drª Helena Lúcia Augusto Chaves (Departamento de Serviço Social - UFPE).

    Atividades

    • 02/2016 - 02/2016

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.,Atividade realizada, Monitoria no evento EXPO-PIBID 2015 - Exposição de Trabalhos do Programa de Iniciação a Docência da UFPE, realizada em 29 de fevereiro de 2016 na Universidade Federal de Pernambuco, com carga horária de 8 horas..

  • 2017 - Atual

    MUNICÍPIO DA CIDADE DE OLINDA

    Vínculo: ASSISTENTE SOCIAL, Enquadramento Funcional: CONTRATADA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assistente Social com experiência profissional referente ao cadastramento, visita domiciliar e elaboração de relatório e parecer social dos beneficiários, do Município de Olinda/PE, cadastrados no Auxílio-Moradia da Defesa Civil do Município; integrante da equipe social responsável pelo Trabalho Técnico Social (TTS) e elaboração de relatórios para a Caixa Econômica Federal referente ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Secretaria de Obras do Município de Olinda.