Hugo André Soares de Araújo

Mestrando no programa de Engenharia Hidráulica e Saneamento oferecido pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento pertencente a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolve projeto de pesquisa intitulado: A Utilização de Esferas de Quitosana como Biodsorvente de Metais em Leito Fixo. Anteriormente, realizou estágio no Laboratório de Resíduos Químicos (LQR-USP/São Carlos) onde atuou na recuperação de solventes orgânicos e tratamento de amostras com alta DQO. Tem certa experiência na área de adsorção de metais por materiais inconsolidados (solos), atuando principalmente com avaliação de retenção de metais por ensaio de equilíbrio em lote. Durante a graduação em Engenharia Ambiental (EESC/USP), desenvolveu projeto de Iniciação Científica (IC) no Departamento de Geotecnia (EESC/USP) e Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (Portugal) com tema Adsorção de Metais por Material Inconsolidado, ambos com bolsa FAPESP.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Hidráulica e Saneamento

2016 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: A utilização da quitosana na adsorção de metais em filtros de baixa taxa,Orientador:
Juliano José Corbi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biorremediação; Adsorção de metais; Testes de toxicidade.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecotoxicologia. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ciências Ambientais.

Graduação em Engenharia Ambiental

2011 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Estudo da Adsorção de Pb, Zn e Cd por Material Inconsolidado Transportado da Região do Vale Ribeira (SP)
Orientador: Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Oswaldo Cruz (COC)

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2017

Inglês - Upper Intermediate 1 & 2. (Carga horária: 120h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

2015 - 2015

AutoCAD 2016. (Carga horária: 30h). , MapData - Autodesk (Authorized Training Center), MPD, Brasil.

2012 - 2014

Inglês - Até Nível Avançado. (Carga horária: 240h). , CNA - Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.

2011 - 2011

Princípios do Sensoriamento Remoto. (Carga horária: 16h). , Escola de Engenharia de São Carlos, EESC/USP, Brasil.

2011 - 2011

Captação de Água de Chuva. (Carga horária: 3h). , Escola de Engenharia de São Carlos, EESC/USP, Brasil.

2011 - 2011

Áreas de proteção ambiental. (Carga horária: 6h). , Escola de Engenharia de São Carlos, EESC/USP, Brasil.

2011 - 2011

A engenharia da restauração ecológica. (Carga horária: 6h). , Escola de Engenharia de São Carlos, EESC/USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geotecnia Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Adsorção de metais, ensaio de equilíbrio em lote, isotermas de adsorção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

GEOSUDESTE 2015.AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CHUMBO POR MATERIAL INCONSOLIDADO TRANSPORTADO A PARTIR DE ENSAIOS DE EQUILÍBRIO EM LOTE. 2015. (Simpósio).

X Congresso Ibérico de Geoquímica/XVIII Semana de Geoquímica. CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA/MINERALÓGICA E GEOTÉCNICA DE MATERIAIS INCONSOLIDADOS PARA SEREM EMPREGADOS COMO BARREIRAS SELANTES. 2015. (Congresso).

X Semana da Engenharia Ambiental (SEA) - Escola de Engenharia de São Carlos. 2013. (Simpósio).

IX Semana da Engenharia Ambiental (SEA) - Escola de Engenharia de São Carlos.. 2012. (Simpósio).

VIII Semana da Engenharia Ambiental (SEA) - Escola de Engenharia de São Carlos. 2. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Paulo Campana Filho

CORBI, J. J.; BARUD, H. S.;SERGIO PAULO CAMPANA-FILHO. A utilização de pérolas de quitosana para adsorção de cromo hexavalente em coluna de leito fixo. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos.

Hernane da Silva Barud

CORBI, J. J.; CAMPANA FILHO, S. P.;BARUD, HERNANE DA SILVA. A utilização de pérolas de quitosana para adsorção de cromo hexavalente em coluna de leito fixo. 2018.

Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues

GUIMARÃES, V.; MENEZES, D. B.;PEJON, O. J.. Estudo da adsorção de Pb, Zn e Cd por material inconsolidado transportado da região do Vale do Ribeira (SP). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos.

Davi Gasparini Fernandes Cunha

CORBI, Juliano José; PAZ, Lyda Patricia Sabogal;CUNHA, Davi Gasparini Fernandes. A utilização de esferas de quitosana para adsorção de metais potencialmente tóxicos em coluna de leito fixo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo.

Osni José Pejon

Rodrigues, V.G.SPejon, O.J.; MENEZES, D. B.. Estudo da adsorção de Pb, Zn, e Cd por material inconsolidado transportado da região do Vale do Ribeira (SP). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

Juliano José Corbi

CORBI, J.J.; CAMPANA-FILHO, P. S.; BARUD, H.. A utilização de pérolas de quitosana para adsorção de cromo hexavalente em coluna de leito fixo. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Juliano José Corbi

CORBI, J.J.; PAZ, L. P. S.; CUNHA, D. G. F.. A utilização de esferas de Quitosana para a adsorção de metais potencialmente tóxicos em coluna de leito fixo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

Lyda Patricia Sabogal Paz

CORBI, J. J.;SABOGAL PAZ, L. P; CUNHA, D. G. F.. A utilização de esferas de quitosana para adsorção de metais potencialmente tóxicos em coluna de leito fixo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica) - Escola de Engenharia de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues

Estudo da adsorção de Pb, Zn e Cd por material inconsolidado transportado da região do Vale do Ribeira (SP); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Carlos; Orientador: Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues;

Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues

Estudo da adsorção de metais potencialmente tóxicos por solos transportados e residuais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de São Cralos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues;

Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues

Adsorção de chumbo (Pb) e zinco (Zn) por materiais inconsolidados - Bolsa BEPE FAPESP; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Geociências) - Universidade de Aveiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues;

Juliano José Corbi

A utilização da quitosana na adsorção de metais em filtros lentos (a definir!); 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliano José Corbi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, H. A. S. ; MARQUES, J. P. ; RODRIGUES, V. G. S. ; FERREIRA DA SILVA, E.A ; DIAS, A. C. M. ; PATINHA, C. A. F. . CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA/MINERALÓGICA E GEOTÉCNICA DE MATERIAIS INCONSOLIDADOS PARA SEREM EMPREGADOS COMO BARREIRAS SELANTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, H. A. S. ; RODRIGUES, V. G. S. ; FERREIRA DA SILVA, E.A . AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE CHUMBO POR MATERIAL INCONSOLIDADO TRANSPORTADO A PARTIR DE ENSAIOS DE EQUILÍBRIO EM LOTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento Hidráulica e Saneamento. , Avenida Trabalhador Sancarlense, Parque Arnold Schimidt, 13566590 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33739571

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista na categoria Bolsa no País - Regular - Iniciação Científica com projeto de pesquisa intitulado: Estudo da adsorção de metais potencialmente tóxicos por solos transportados e residuais. Orientação: Profa. Dra. Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues. Departamente de Geotecnia - Escola de Engenharia de São Carlos - USP.

  • 2014 - 2015

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista BEPE (Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior) - Vinculado a Iniciação científica, com projeto de pesquisa intitulado: Adsorção de chumbo (Pb) e zinco (Zn) por materiais inconsolidados. Orientação no exterior: Prof. Dr. Eduardo Anselmo Ferreira da Silva; e no país de origem, orientadora Profª Drª. Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues. Departamento de Geociências, Universidade de Aveiro (Aveiro/Portugal).

  • 2015 - 2015

    Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) - USP/São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio realizado no Laboratório de Resíduos Químicos. USP (São Carlos). As atividades desenvolvidas foram relacionadas com os processos de tratamento de resíduos químicos no LQR, tais como: precipitação de metais tóxicos em solução, recuperação de solventes orgânicos por meio da destilação fracionada e armazenamento temporário em um entreposto e encaminhamento para incineração