Maria José Gugelmin de Camargo

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Tuiuti do Paraná (1989), e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002). Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná e tutora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Atenção Hospitalar do Hospital de Clínicas / UFPR. Área de atuação: psicomotricidade e contextos hospitalares

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2000 - 2002

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: A prática pedagógica do professor-supervisor de estágio: um estudo com professores-supervisores de 4º ano dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia,Ano de Obtenção: 2002
Dorothy Rocha.Palavras-chave: Professor Supervisor de Estágio; Terapia Ocupacional; supervisão de estágio.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Setores de atividade: Educação; Educação Superior.

Especialização em Terapia Ocupacional

1996 - 1997

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Terapia Ocupacional para Crianças com Disgrafia Motriz
Orientador: Isis Maria Roriz

Aperfeiçoamento em TANATOLOGIA

2010 - 2011

Universidade Santa Cecilia
Título: xxxxx. Ano de finalização: 2011

Graduação em Terapia Ocupacional

1986 - 1989

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Terapia Ocupacional para Crianças com Atraso Psicomotor
Orientador: Leila Regina de Carvalho

Graduação em Ciências Biológicas

1971 - 1974

Universidade Federal do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Técnicas de reuniões eficazes. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2010 - 2011

TANATOLOGIA. (Carga horária: 180h). , Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.

2007 - 2007

CAPACITAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INTER. (Carga horária: 20h). , FACULDADE MEDICINA DA USP, FMUSP, Brasil.

2006 - 2006

ENSINO SEMI-PRESENCIAL. (Carga horária: 60h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.

2003 - 2004

Assessoria Familiar na Visão Sistêmica. (Carga horária: 215h). , INSTITUTO DE TERAPIA E CENTRO DE ESTUDOS DA FAMILIA, INTERCEF, Brasil.

1995 - 1998

Ciínica Psicopedagógica. (Carga horária: 360h). , CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGOGICOS DE CURITIBA-BUENOS AIRES, CEP, Brasil.

1990 - 1992

Socio-psicomotricidade Ramain-Thiers. (Carga horária: 560h). , sociedade brasileira de psicomotricidade, SBP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Outros / Área: Bioética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAMARGO, M. J. G. ; FABRI, Aline Ferrari ; MACHADO PINTO, Lauren ; Rita Bernardes ; PALM, Rosibeth . II JORNADA PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES. 2011. (Outro).

CAMARGO, M. J. G. . IV CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL. 2010. (Congresso).

CAMARGO, M. J. G. ; FABRI, Aline Ferrari ; KARPASIAN, Marina ; OMAIRI, C. ; FEDEFER, Andrea ; DALAGASSA, A. H. . XII ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL. 2010. (Outro).

CAMARGO, M. J. G. ; FABRI, Aline Ferrari ; OMAIRI, C. ; Rita Bernardes ; KARPASIAN, Marina . UFPR: CURSOS E PROFISSÕES UMA FEIRA DE IDEIAS PARA SEU FUTURO. 2009. (Exposição).

CAMARGO, M. J. G. ; CONCEIÇÃO, Maria da Graça . IV ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOMOTRICIDADE. 2005. (Outro).

CAMARGO, M. J. G. ; SCHRUBER, Jordane . XIII ENCONTRO E FEIRA DE TERAPIA OCUPACIONAL. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10 Congresso Internacional da Rede Unida; 3 Fórum Internacional de Educação na saúde; 2 Fórum Internacional de Gestores e Trabalhadores da Atenção Básica;. Drogadição e acolhimento institucional: uma intervenção multidisciplinar. 2012. (Congresso).

Grupo de Trabalho Nacional de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares. 2012. (Encontro).

Imagem Corporal: aspectos conceituais e clínicos. 2012. (Simpósio).

V Congresso paranaense de Terapia Ocupacional. Abordagem multidisciplinar em uma unidade de internação de ginecologia. 2012. (Congresso).

V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional. Relato de caso: atuação da Terapia Ocupacional com gestantes com sequelas de Poliomielite. 2012. (Congresso).

V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional. Ações de Terapia Ocupacional com puérperas no Alojamento Conjunto de um hospital universitário. 2012. (Congresso).

V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional. A parentalidade como facilitadora na atenção às mães de crianças internadas com doenças graves na enfermaria pediátrica do HC/UFPR. 2012. (Congresso).

V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional. 2012. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino-americano de Terapia Ocupacional. ~Prática em contextos hospitalares na área de Saúde da mulher: relato de um caso. 2012. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino-americano de Terapia Ocupacional. Relato de experiência: a parentalidade como facilitadora na atenção às mães de crianças internadas com doenças graves na enfermaria pediátrica do HC/UFPR. 2012. (Congresso).

10 encontro de extensão e cultura da semana integrada de ensino, pesquisa e extensão/ UFPR.Grupo de atividades como recurso de acolhimento de acompanhantes de crianças hospitalizadas. 2011. (Encontro).

enquadramento teórico para Terapia Ocupacional. 2011. (Outra).

II Jornada Paranaense de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares.Ações de humanização. 2011. (Outra).

I Jornada Científica da Unidade da Mulher e do Recém-nascidop.Intervenção da Terapia Ocupacional na saúde da Mulher. 2011. (Outra).

I Jornada Interdisciplinar de Humanização da Aliança Saúde.Maternidade e saúde da mulher: um espaço para implantação de ações de humanização pela Terapia Ocupacional. 2011. (Outra).

Projeto pedagógico do curso de Terapia Ocupacional. 2011. (Outra).

V Jornada de Sociologia da Saúde.Modificação da rotina hospitalar: ações humanizadas da Terapia Ocupacional com gestantes de alto risco. 2011. (Outra).

V Jornada de Sociologia da Saúde.Abordagem terapêutica ocupacional com gestantes de alto risco que vivenciam processo de hospitalização. 2011. (Outra).

V Jornada de Sociologia da Saúde.Terapia Ocupacional no atendimento às mães de bebês internados na UTI neonatal do Hospital de Clínicas / UFPR. 2011. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino-americano de Terapia Ocupacional. Atividades do terapeuta ocupacional no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar. 2011. (Congresso).

I JORNADA DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES.HUMANIZAÇÃO EM CONTEXTOS HOSPITALARES: ações, diálogos e perspectivas. 2010. (Outra).

I JORNADA PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES.O TERAPEUTA OCUPACIONAL EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS. 2010. (Outra).

IV Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional e I Jornada Paranaense de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares. Humanização Hospitalar: ações, diálogos e perspectivas. 2010. (Congresso).

IV CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL E I JORNADA PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES. RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM TERAPIA OCUPACIONAL. 2010. (Congresso).

XII ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL.ESTRUTURA PARA APRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL, AOTA, 2008, 2 ED. TRADUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE JUSTIFICAM SUA UTILIZAÇÃO NA DOCÊNCIA.. 2010. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Elucidação do documento: quadro de referência domínio e processo, AOTA 2 ed, 2008. 2009. (Congresso).

EVENTO COMEMORATIVO AOS 50 ANOS DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ.CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL: atividades e serviços. 2008. (Outra).

II CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL.PSICOMOTRICIDADE RAMAIN. 2008. (Oficina).

III CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL. TERAPÍA OCUPACIONAL EM SAÚDE COLETIVA. 2008. (Congresso).

SEMANA DE PROMOÇÃO HUMANA.OFICINA DA MEMÓRIA. 2008. (Outra).

UFPr: CURSOS E PROFISSÕES: UMA FEIRA DE IDÉIAS PARA SEU FUTURO." colaboradora". 2008. (Outra).

XVI SEMANA CIENTÍFICA DE TERAPIA OCUPACIONAL.PSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS. 2008. (Oficina).

ESTUDOS DE CASOS DA TERAPIA OCUPACIONAL.a dificuldade para coisas que nos parexcem simples, e a terapia ocupacional como facilitadora por meio da tecnologia assistiva. 2006. (Outra).

O TERAPEUTA OCUPACIONAL E SUA PRATICA.O TERAPEUTA OCUPACIONAL E SUA PRATICA. 2006. (Encontro).

SEMANA PEDAGÓGICA.DIARIO DE CLASSE PASSO A PASSO. 2006. (Outra).

X SEMINARIO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ.O PAPEL DO GRUPO DE APOIO COMO MINIMIZADOR DOS SINTOMAS DE ESTRESSE EM CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA. 2006. (Seminário).

CONGRESSO DA CRIANÇA 2005. grupo de pais com crianças portadoras de necessidades especiais. 2005. (Congresso).

DIA NACIONAL DA LIVRE INICIATIVA.O LUGAR DOS FAZERES NA SAUDE E QUALIDADE DE VIDA DA MULHER GESTANTE. 2005. (Encontro).

ESTUDOS DE CASOS DA TERAPIA OCUPACIONAL.ESTUDOS DE CASOS CLINICOS. 2005. (Outra).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS. MODIFICAÇÃO DA ROTINA DE VIDA E ALIMENTAR EM FAMILIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS. 2005. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS. terapias complementares. 2005. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS. crinaça no contexto atual: terapia ocupacional e abordagem na rotina da cirnaça hospitalizada. 2005. (Congresso).

II SEMANA ACADÊMICA DE TERAPIA OCUPACIONAL.RECICLAGEM DE PAPEL. 2005. (Oficina).

IX SEMINARIO DE MONOGRAFIAS DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL.intervenção da terapia ocupacional junto a mulheres hospitalizadas no periodo pos-parto no hospital e maternidade N>. S. da Luz dos Pinhais. 2005. (Seminário).

IX SEMINARIO DE MONOGRAFIAS DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL.estimulação de aspectos psicomototres em crianças com sindrome de down de 0 a 2 anos. 2005. (Seminário).

I forum de coordenadores e docentes de terapia ocupacional.o compromisso do terapeuta ocupacional no parana. 2003. (Outra).

I forum de terapia ocupacional.psicomotriciadade Ramain. 2003. (Oficina).

I mostra curitibana de promoção de saúde e ambientes saudáveis.intervenção da terapia ocupacional junto a responsaveis por crianças portadoras de necessidades especiais. 2003. (Outra).

I move parana- dia internacional do idoso.manutenção da memória. 2003. (Oficina).

I oficina de integração para erradicação da desnutrição no vale do ribeira.desenvolvimento neuropsicomotor e as implicações da desnutrição. 2003. (Oficina).

jornada de psicomotricidade e educação.as contribuições da psicomotricidade para a aqisição do grafismo. 2003. (Outra).

jornada de psicomotricidade e educação.as contribuições da psicomotricidade no processo de aquisição do grafismo da escrita. 2003. (Outra).

leite das crianças.pesquisa desenvolvimento infantil do vale da ribeira. 2003. (Outra).

VIII Congresso brasileiro de terapia ocupacional e V congresso latini americano de terapia ocupacional.Reeducação do grafismo da escrita: uma questão para terapeutas ocupacionais. 2003. (Oficina).

VIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e V Congresso latini americano de Terapia Ocupacional. A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL JUNTO AOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - relato de experiência. 2003. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e V Congresso Latini Americano de Terapia Ocupacional. A CRIANÇA HOSPITALIZADA - a intervenção da terapia ocupacional. 2003. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e V Congresso Latini Americano de Terapia Ocupacional. A CRIANÇA HOSPITALIZADA - a intervenção da terapia ocupacional. 2003. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e V Congresso latino Americano de Terapia Ocupacional.DO LIXO À ATIVIDADE PRODUTIVA. 2003. (Oficina).

4 jornada de neurologia pediatrica.transtornos especificos de aprendizagem. 2002. (Outra).

I Fórum "Ciência e Cidadania".A SITUAÇÃO DOS CURSOS DE TERAPIA OCUPACIONAL NO PARANÁ. 2002. (Outra).

i SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL.A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO. 2002. (Seminário).

IV Jornada Paranaense de Neurologia Pediátrica.DISGRAFIAS. 2002. (Outra).

VI seminario de pesquisa da universidade tuiuti do parana.estagio supervisionado nos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Élida Julliane Twerdochilib

CASTANHARO, R. C. T.;CAMARGO, M. J. G.; TOMAZI, A. R.. O desempenho ocupacional de adolescentes gestantes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Tatiana Lima Rodrigues

RODRIGUES, A.C.;CAMARGO, M. J. G.. Tradução e adaptação cultural do Developmental Coordination Disorder Questionnaire 3-5 para crianças brasileiras: resultados preliminares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carem Daiana Marques Fagundes

Carem Daiana Fagundes;CAMARGO, M. J. G.. A intervenção terapêutica ocupacional com idosos sob a ótica dos diferentes modelos de intervençaõ: atenção à saúde e filosóficos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Andressa Weiss F

CAMARGO, M. J. G.; Andressa weiss de Oliveira. de Oliveira.Terapia Ocupacional Escolar: acompanhamento de crianças com Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade entre 7 e 12 anos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Francieli Cristina Dal santo

Francieli cristina dal Santo;CAMARGO, M. J. G.. O cuidador do idoso com Doença de alzheimer como foco de atenção do terapeuta ocupacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Nicholle Zabotini Venjenski

Nicholle Zabotini Venjenski;CAMARGO, M. J. G.. A Integração sensorial como recurso terapêutico ocupacional para a criança com Síndrome de Down: revisão sistemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ana Lúcia Araújo Garcia

SCHRUBER, Jordane;CAMARGO, M. J. G.; Ana Lúcia Araújo Garcia. Terapia Ocupacional como Consultoria para Inclusão de Crianças com Deficiência em Escolas Regulares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Vanessa Francielly Viudes

VIUDES, V. F.;CAMARGO, M. J. G.; Rita Bernardes. A criança hospitalizada e o atendimento de Terapia Ocupacional: discutindo a produção brasileira de 2000-2008. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Renata Lacerda

CAMARGO, M. J. G.; Renata Lacerda. Terapia Ocupacional e temas de emergência social: mulheres vpitimas de violência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: ligia leal sillotto

CAMARGO, M. J. G.; Rita Bernardes. terapia ocupacional na atencao primaria ao bebe em situacao de risco social. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: daniel alegretti

CAMARGO, M. J. G.. a atividade do malabarismo como recurso terapeutico ocupacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná.

CAMARGO, M. J. G.; CARMO, M. A.; Souza, A.M.; MEDEIROS, J. M.; PIVATO, L.F.;CAMARGO, M. J. G.. Banca de seleção de residentes para o programa de residência integrada multiprofissional em atenção hospitalar/ saúde da mulher. 2013. Hospital de Clínicas de Curitiba/UFPR.

CAMARGO, M. J. G.; PIVATO, L.F.; CARMO, M. A.;CAMARGO, M. J. G.. Banca de seleção de residentes para o programa de residência integrada multiprofissional em atenção hospitalar/ saúde da mulher. 2012. Hospital de Clínicas de Curitiba/UFPR.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Herivelto Moreira

MOREIRA, Herivelto; ROCHA, Dorothy; CORTELAZZO, I. B. C.. A prática pedagógica do professor-supervisor de estágio de 4º ano dos cursos de reabilitação da Universidade Tuiuti do Paraná. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

ROCHA, D.; MOREIRA, H.;CORTELAZZO, Iolanda B. C.. A Prática Pedagógica do Professor Supervisor de Estágio de 4o. Ano dos Cursos de Reabilitação da Universidade Tuiuti do PAraná. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alcione Batista Leite

Impacto no desempenho dos papéis ocupacionais e na rotina de adolescentes primigestas: uma visão da Terapia Ocupacional no Alojamento Conjunto do HC/UFPR; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Integrada Multiprofissional) - Hospital de Clínicas de Curitiba/UFPR; (Orientador);

Vanessa Vargas Bober

Processo de Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar: um estudo de campo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Integrada Multiprofissional) - Hospital de Clínicas de Curitiba/UFPR; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Márcia Regina Motta

O processo de criação de pacientes internados para tratamento quimioterápico: uma visão a partir de Winnicott; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Integrada Multiprofissional) - Hospital de Clínicas de Curitiba/UFPR; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Lais Abdalla Martins

O significado das atividades de Terapia Ocupacional no contexto de internamento: gestantes de alto risco; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PRIMAH) - Hospital de Clínicas de Curitiba/UFPR; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Bruna Rendaki Ulson

Grupos de Atividades com mães acompanhantes de crianças hospitalizadas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Carolina Lannes Machado de Melo

A atuação do terapeuta ocupacional em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal junto ao neonato de risco e sua família; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Cristina de Oliveira Mariano

A atuação do terapeuta ocupacional no Método Mãe Canguru; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Morgana Bardemaker LÇoureiro

A utilização do brincar como recurso terapêutico ocupacional junto a pacientes onco-pediátricos de 2 a 10 anos hospitalizados para tratamento do câncer; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Juliana Mello de Moura Brito

Considerações Teóricas Sobre a Atuação da Terapia Ocupacional no Lar Bom Caminho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Isabele Alberini

Terapia Ocupacional na Inclusão de Criança Portadora de Mielomeningocele em Classe Regular: estudo de um caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

LUCIANE CAMARGO BUENO

INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO A MULHRES HOSPITALIZADAS NO PERIODO PÓS PARTO NO H; N; S; DA LUZ DOS PINHAIS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

norma dall"igna

a ciencia ou o desejo: um estudo comparativo entre os objetivos de tratamento de terapia ocupacional pediatrica, deterrminado pelos estagiarios e as prioridades da pratica baseada no cliente; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

maria carolina pellanda

o brincar no processo terapeutico ocupacional; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Michellen Cantelmo Ramos

A criança hospitalizada: uma intervençào da Terapia Ocupacional; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Renata Duck

A atuação do terapeuta ocupacional junto aos responsáveis por crianças portadoras de necessidades especiais: relato de experiência; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Ana Paula Burigo

Terapia Ocupacional no orfanato: agente organizador de cuidados e rotinas no atendimento dos bebês para adoção; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Elizane Frreumuller

Terapia ocupacional na creche: estudo de um caso; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Carla Lúcia Celli

A intervenção terapêutica ocupacional para crianças disgráficas; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Antonio Altino ramos

Preparo do portador de deficiência mental na clínica de terapia ocupacional para sua inserção no mercado de trabalho; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Fabiana Scorsato

Terapia ocupacional como agente facilitador de alunos portadores de deficiência física no ensino regular fundamental; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Marie Taminato

Dança Sênior como recurso terapêutico ocupacional: promovendo qualidade de vida da 3a; idade; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Tatiana telles

Dança como recurso terapêutico para crianças com Síndrome de Down; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Carmem Lago

Recreação como Atividade Terapêutica; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Cintia Ortiz

Atividades REcreativas na Empresa; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria José Gugelmin de Camargo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dorothy Rocha

A Prática pedagógica do Professor Supervisor de Estágio de 4o; ano dos cursos de reabilitação da universidade Tuiuti do Paraná; 2002; Dissertação - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Dorothy Rocha;

Simone Reksua

A intervenção do terapeuta ocupacional junto às pessoas hospitalizadas: adotando a abordagem dos Cuidados Paliativos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Simone Reksua;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZIMMERMANN, ANA BEATRIZ ; MOREIRA, ADRIANA BELMONTE ; SILVA, DERIVAN BRITO DA ; JORGE, IRANISE MORO PEREIRA ; CAMARGO, MARIA JOSE GUGELMIN DE ; MARIOTTI, MILTON CARLOS ; CASTANHARO, REGINA CELIA TITOTTO ; PEREIRA, RITA APARECIDA BERNARDI . Reformulação curricular dos cursos de Terapia Ocupacional: resultados e desafios de um percurso. Interface (Botucatu. Online) , v. 23, p. 16-32, 2019.

  • CARDOSO, EMANUELLE COMPARIM ; CAMARGO, MARIA JOSÉ GUGELMIN DE . Terapia Ocupacional em Saúde da Mulher: Impacto dos sintomas do climatério na atividade profissional. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA , v. 11, p. 153, 2017.

  • KICHILESKI, D. F. ; CAMARGO, M. J. G. . O uso de estratégias de coping de pacientes adultos submetidos ao transpalnte de células tronco hematopoéticas. Revista Ocupación Humana , v. 17, p. 20, 2017.

  • KAWAMURA, ALINE COSTA DE SOUZA ; DE CAMARGO, MARIA JOSÉ GUGELMIN . A visão da mulher sobre a paternidade e as atividades de cuidado desempenhadas pelo homem. REVISTA FAMÍLIA, CICLOS DE VIDA E SAÚDE NO CONTEXTO SOCIAL , v. 4, p. 185, 2016.

  • CARDOSO, MICHELLE RODRIGUES ; CAMARGO, MARIA JOSÉ GUGELMIN DE . Percepções sobre as mudanças nas atividades cotidianas e nos papéis ocupacionais de mulheres no climatério. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar , v. 23, p. 553-569, 2015.

  • MOTTA, MARCIA REGINA ; DE CAMARGO, MARIA JOSÉ GUGELMIN ; PINHEIRO, NADJA NARA BARBOSA . O processo criativo de pacientes internados para tratamento quimioterápico: uma contribuição a partir do pensamento de D. W. Winnicott. REVISTA DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO , v. 24, p. 141-148, 2014.

  • MARTINS, LAÍS ABDALA ; CAMARGO, MARIA JOSÉ GUGELMIN DE . O significado das atividades de Terapia Ocupacional no contexto de internamento de gestantes de alto risco. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar , v. 22, p. 361-371, 2014.

  • CAMARGO, M. J. G. . Disgrafia de etiologia pedagógica: uma reflexão. Revista Mosaico , Curitiba, v. 1, p. 8-11, 2000.

  • BERNARDO, L. D. ; RAYMUNDO, T. M. ; CAMARGO, M. J. G. . Terapia Ocupacional e Gerontologia. 1. ed. Curitiba: Appis Editora, 2018. v. 100. 461p .

  • CAMARGO, M. J. G. . ANÁLISE DE ATIVIDADES: ESTUDO DIRIGIDO PARA ESTUDANTES E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS. CURITIBA: TECNOCOPIAS, 2007. v. 500. 79p .

  • CAMARGO, M. J. G. . quando a letra feia é um problema?. Quando aletra feia é um problema?, São Paulo, 13 jun. 2009.

  • CAMARGO, M. J. G. ; Karina Amadori ; mariana Silva ; Rita Bernardes . Para a Terapia Ocupacional brincar é coisa séria. Jornal O COMÉRCIO, Porto União/ União da Vitória, p. 19 - 19, 01 nov. 2002.

  • OMAIRI, C. ; CAMARGO, M. J. G. . Elucidação do Documento Q@uadro de Referência da Prática de Terapia Ocupacional: domínio e processo, 2 ed. Proposto pela AOTA. In: XI Congresso brasileiro de TErapia Ocupacional, 2009, Fortaleza. XI Congresso brasileiro de TErapia Ocupacional. O cotidiano da significação à ação. São paulo: USP, 2009.

  • CAMARGO, M. J. G. . a prática pedagógica na supervisão de estágio. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL, 2007, GOIANIA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL. GOIANIA, 2007. v. 1.

  • CAMARGO, M. J. G. . ABORDAGEM DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ROTINA DA CRIANÇA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS, 2005, CURITIBA. CONFERENCIAS: equipamentos utilizados na reabilitacao de crianças com necessidades especiais. SAO PAULO: TV MED, 2005. v. 03673.

  • CAMARGO, M. J. G. . grupos de pais com criancas portadoras de necessidades especiais. In: II congresso internacional de especialidades pediatricas, 2005, curitiba. crianca2005. sao paulo: tvmed, 2005. v. 03673.

  • CAMARGO, M. J. G. . gupo de pais com crainças portadoras de necessidades especiais. In: CONGRESSO DA CRIANÇA 2005, 2005, curitiba. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS. CURITIBA: ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE PROTEÇÃO A INFANCIA DR RAUL CARNEIRO, 2005. v. UNICO.

  • CAMARGO, M. J. G. . as contribuições da psicomotricidade no processo de aquisição do grafismo. In: jornada de psicomotricidade e educação, 2003, Curitiba. cd room jornada de psicomotricidade e educação, 2003. v. 01.

  • LEITE, A. B. ; BOBER, V. V. ; MARTINS, L. A. ; CAMARGO, M. J. G. ; CAMARGO, M. J. G. . Terapia Ocupacional no atendimento às mães de bebês internados na UTI neonatal do Hospital de Clínicas / UFPR. In: V Jornada de Sociologia da Saúde: saúde, cultura e política, 2012, Curitiba. V Jornada de Sociologia da Saúde: saúde, cultura e política, 2012.

  • MARTINS, L. A. ; LEITE, A. B. ; BOBER, V. V. ; CAMARGO, M. J. G. . Modificação da rotina hospitalar: ações humanizadas da Terapia Ocupacional com gestantes de alto risco. In: V Jornada de Sociologia da Saúde: saúde, cultura e política, 2012, Curitiba. V Jornada de Sociologia da Saúde: saúde, cultura e política, 2012.

  • CAMARGO, M. J. G. . Atividades lúdicas como ações de humanização na enfermaria de oncopediatria do HC/UFPR. In: XII Congresso Brasileiro e IX Congresso Latina Americano de Terapia Ocupacional, 2011, Saõ Paulo. Anais do XII Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional. Saõ Carlos: UFSCAR, 2011.

  • Melo, C.L. ; Twerdochilib, E. J. ; ALVES, E. L. ; CAMARGO, M. J. G. . relato de experiência: a parentalidade como facilitadora na atenção às mães de crianças internadas com doenças graves na enfermaria pediátrica do HC/UFPR. In: XII congresso brasileiro de Terapia Ocupacional e IX congresso latino-americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. XII congresso brasileiro e IX congresso latino americano de Terapia Ocupacional, 2011.

  • BOBER, V. V. ; LEITE, A. B. ; MARTINS, L. A. ; CAMARGO, M. J. G. . atividades do terapeuta ocupacional no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar. In: XII congresso brasileiro de Terapia Ocupacional e IX congresso latino-americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. XII congresso brasileiro e IX congresso latino americano de Terapia Ocupacional, 2011.

  • ABDALA, Lais ; CAMARGO, M. J. G. . experiência de um terapeuta ocupacional com gestantes de alto risco em processo de internamento. In: XII congresso brasileiro de Terapia Ocupacional e IX congresso latino-americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. XII congresso brasileiro e IX congresso latino americano de Terapia Ocupacional, 2011.

  • ABDALA, Lais ; MACHADO PINTO, Lauren ; FABRI, Aline Ferrari ; CAMARGO, M. J. G. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO HOSPITALAR. In: I JORNADA PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL EM CONTEXTOS HOSPITALARES, 2010, CURITIBA. ANAIS DO IV CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL, 2010.

  • CAMARGO, M. J. G. ; HUBENER, Luana Jansen ; SILVA DE SOUZA, Mariana Muniz ; LOUREIRO, Morgana ; SILVEIRA, Nicolle . INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL JUNTO À ACOMPANHANTES DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS NA ENFERMARIA DE HEMATOONCOPEDIATRIA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS/UFPR. In: IV CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL, 2010, CURITIBA. ANAIS DO IV CONGRESSO PARANAENSE DE TERAPIA OCUPACIONAL. CURITIBA, 2010.

  • CAMARGO, M. J. G. ; FEDEFER, Andrea ; OMAIRI, C. . ESTRUTURA PARA A PRÁTICA DA TERAPIA OCUPACIONAL, AOTA, 2008, 2 ED: TRADUÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ASPECTOS TEÓRICOS E METODOL´[OGICOS QUE JUSTIFICAM SUA UTILIZAÇÃO NA DOCÊNCIA. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL, 2010, CURITIBA. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, 2010. São Carlos- SP, 2010. v. 18.

  • CAMARGO, M. J. G. . Terapia Ocupacional em Saúde Coletiva. In: II Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional, 2008, Curitiba. II COngresso paranaense de Terapia Ocupacional - Ocupação humana um caminho para a saúde., 2008. v. 1.

  • CAMARGO, M. J. G. ; BUENO, LUCIANE . O LUGAR DOS FAZERES NA SAÚDE DA MULHAR GESTANTE. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL, 2007, GOIANIA. X CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL. GOIANIA, 2007.

  • CAMARGO, M. J. G. ; SCHRUBER, Jordane . O PAPEL DO GRUPO DE APOIO COMO IMNIMIZADOR DOS SINTOMAS DE ESTRESSE EM CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEFICIENTES. In: X SEMINARIO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, 2006, curitiba. X SEMINARIO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANA. CURITIBA, 2006.

  • CAMARGO, M. J. G. . ABORDAGEM DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ROTINA DA CRIANÇA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPECIALIDADES PEDIÁTRICAS, 2005, CURITIBA. CD HPP205- CRIANCA 2005. CURITIBA: NOVODISCMIDIADIGITAL LTDA, 2005.

  • CAMARGO, M. J. G. . TERAPIAS COMPLEMENTARES - PSICOMOTRICIDADE. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESPECIALIDADES PEDIATRICAS, 2005, CURITIBA. CD/ CRIANCA 2005; VHS TERAPIAS COMPLEMENTARES- PSICOMOTRICIDADE. SAO PAULO: TVMED, 2005. v. 03673.

  • CAMARGO, M. J. G. . o lugar dos fazeres na saude e qualidade de vida da mulher gestante. In: dia nacional da livre iniciativa, 2005, curitiba. o lugar dos fazeres na saude da mulher gestante, 2005.

  • CAMARGO, M. J. G. . a prática pedagógica do professor-supervoisor de estágio dos cursos de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. In: VI Seminário de pesquisa da UTP, 2002, Curitiba. Vi Semináriode pesquisa da UTP. Curitiba: site da UTP, 2002.

  • CAMARGO, M. J. G. . a prática pedagógica do professor-supervoisor de estágio dos cursos de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. In: VI Seminário de pesquisa da UTP, 2002, Curitiba. Vi Semináriode pesquisa da UTP. Curitiba: site da UTP, 2002.

  • CAMARGO, M. J. G. . Brinquedo como recurso terapêutico. In: Semana da Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná, 2001, Curitiba. Anais da Semana da Saúde da Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba: Editora da UTP, 2001. v. 1. p. 24-24.

  • CAMARGO, M. J. G. . Oficina de atividades psicomotoras Ramain. In: II Semana de Saúda de Universidade Tuiuti do Paraná, 2000, Curitiba. II Semana de Saúde. Curitiba: Editora da UTP, 2000. v. 1. p. 35-36.

  • CAMARGO, M. J. G. . ESTÁGIO SUPERVISIONADA EM FISIOTERAPIA E TEPAPIA OCUPACIONAL. Reabilitar (São Paulo) , 2007.

  • CAMARGO, M. J. G. . Humanização hospitalar: ações, diálogos e perspectivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMARGO, M. J. G. . O terapeuta ocupacional em Programas de Residência Multiprofissional em Hospitais Universitários: Programa saúde da Mulher. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMARGO, M. J. G. ; OMAIRI, C. . Elucidação do documento: quadro de referência da prática da Terapia Ocupacional- domínio e processo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMARGO, M. J. G. . TERAPIA OCUPACIONAL EM SAÚDE COLETIVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, M. J. G. ; SCHRUBER, Jordane . O PAPEL DO GRUPO DE APOIO COMO MINIMIZADOR DOS SINTOMAS DE ESTRESSE EM CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMARGO, M. J. G. . SPCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMARGO, M. J. G. . ABORDAGEM DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ROTINA DA CRIANÇA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, M. J. G. . GRUPOS DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, M. J. G. ; BUENO, LUCIANE . O LUGAR DOS FAZERES NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA MULHER GESTANTE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMARGO, M. J. G. . INTELIGÊNCIA NA TEORIA DE JEAN PIAGET. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMARGO, M. J. G. . TERAPIAS COMPLEMENTARES - PSICOMOTRICIDADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, M. J. G. . PSICOMOTRICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS PROCESSOS DE ESCRITA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMARGO, M. J. G. . AQUISIÇÃO DO GRAFISMO DA ESCRITA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMARGO, M. J. G. ; Duch, Renata . A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL JUNTO AOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMARGO, M. J. G. . A prática pegagógica do professor supervisor de estágio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAMARGO, M. J. G. . Disgrafia Motriz 2010 (artigos).

  • CAMARGO, M. J. G. . o lugar dos fazeres na saude e qualidade de vida da mulher gestante. utp/curitba: utp, 2005 (resumo).

  • CAMARGO, M. J. G. . disgrafia 2003 (resumo).

  • CAMARGO, M. J. G. . estagio supervisionado nos cursos de fisioterapia e terapia ocupacional 2003 (resumo).

  • CAMARGO, M. J. G. . variados 2003 (artigos).

  • CAMARGO, M. J. G. . a prática pedagógica do professor supervisor de estágio: um estudo com professores-supervisores de 4o ano dos cursos de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia 2002 (dissertação de mestrado).

  • CAMARGO, M. J. G. . Terapia Ocupacional para crianças com disgrafia motriz 1997 (monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Lago, Carmem ; CAMARGO, M. J. G. . Revisão dos Projetos de Lei: Promoção da Saúde Funcional nas Escolas e Inserção do Terapeuta Ocupacional no SESMET (Seviço Especializado em Engenharia de segurança e em Medicina do Trabalho). 2008.

CAMARGO, M. J. G. . prototipos para treino de avds - vestuario. 2005.

CAMARGO, M. J. G. . terapia ocupacional hospitalar. 2005.

BARRICHELO, Janete ; RIBAS, Maria Letícia ; CARNEIRO, Tereza ; CAMARGO, M. J. G. . FOLDER DE ORIENTAÇÃO AOS PAIS E ACOMPANHANTES - ENFERMARIA DE HEMATOPEDIATRIA E CLÍNICA PEDIÁTRICA- HC/UFPR. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educacional e informativa).

CAMARGO, M. J. G. ; BARRICHELO, Janete . PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO -POP- CGE- NO. 002. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educacional e informativa).

CAMARGO, M. J. G. ; BARRICHELO, Janete . PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP- CGE- no. 016. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educacional e informativa).

CAMARGO, M. J. G. . Promoção da Saúde Funcional nas escolas e Inserção do terapeuta Ocupacional no SESMT. 2008. (revisão).

CAMARGO, M. J. G. . Terapia Ocupacional Hospítalar. 2007. (Palestra).

CAMARGO, M. J. G. ; Rita Bernardes . MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE TCC. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DIDATICO-PEDAGÓGICA).

CAMARGO, M. J. G. . ANÁLISE DE ATIVIDADES. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PEDAGÓGICA).

CAMARGO, M. J. G. ; SCHRUBER, Jordane . o papel do grupo de4 apoio como minimizador dos sintomas de estresse em ciodadores de crianças e adolescentes deficientes. 2006. (Relatório de pesquisa).

CAMARGO, M. J. G. . Terapia Ocupacional Hospitalar. 2006. (Palestra).

CAMARGO, M. J. G. . Terapia Ocupaciona Hospitalar. 2006. (Palestra).

CAMARGO, M. J. G. . curso introdutorio de capacitacao docente em terapia ocupacional. 2005. .

CAMARGO, M. J. G. . inteligencia na teoria de Jean Piaget. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMARGO, M. J. G. . O LUGAR DOS FAZERES NA QUALIDADE DE VIDA DA GESTANTE. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCATIVA).

CAMARGO, M. J. G. ; Duch, Renata . GRUPOS DE PAIS COM CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. 2005. (CONFERÊNCIA).

CAMARGO, M. J. G. . MODIFICAÇÃO DE ROTINA DE VIDA E ALIMENTAR NA FAMILIA DE CRAINÇAS E ADOLESCENTES OBESOS. 2005. (MODERADORA MESA REDONDA).

CAMARGO, M. J. G. . TERAPIAS COMPLEMENTARES. 2005. (Palestra).

CAMARGO, M. J. G. . SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS. 2005. (OFICINA).

CAMARGO, M. J. G. . ABORDAGEM DA TERAPIA OCUPACIONAL NA ROTINA DA CRIANÇA HOSPITALIZADA. 2005. (Palestra).

CAMARGO, M. J. G. . MÉTODO RAMAIN. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMARGO, M. J. G. . PRÁTICAS FACILITADORAS DA ROTINA PARA PESSOAS COM QUEIXAS DE ESQUECIMENTO. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - educacional e informativa).

CAMARGO, M. J. G. ; Duch, Renata . a intervenção do terapeuta ocupacional junto aos responsáveis por criancas portadoras de necessidades especiais. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

CAMARGO, M. J. G. . Psicomotricidade Ramain para Adultos. 2003. (palestra).

CAMARGO, M. J. G. . Participação na organização e orientação de alunos em atividades na comunidade na II Feira do Envelhecimento Saudável. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMARGO, M. J. G. . Participação na organização e orientação de alunos em atividades na comunidade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMARGO, M. J. G. . Formação de educadores. 2002. (Palestra).

CAMARGO, M. J. G. . disgrafias. 2002. (palestra).

CAMARGO, M. J. G. . Abertura desordenada dos cursos de terapia ocupacional e a situação no Paraná. 2002. (palestra).

CAMARGO, M. J. G. . Participação na organização e orientação de alunos em atividades na comunidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMARGO, M. J. G. . Terapia ocupacional e sua prática. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMARGO, M. J. G. . Ciclo de educação para pais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMARGO, M. J. G. . EFEITO - Encontro e feira de terapia ocupacional. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMARGO, M. J. G. . Desenvolvimento do Grafismo. 2001. (Palestra).

CAMARGO, M. J. G. . Professores pra que?. 2001. (Palestra).

CAMARGO, M. J. G. . Desenvolvimento da criança de 0-6 anos. 2000. .

CAMARGO, M. J. G. . Desenvolvimento grafomotor necessário para escrita. 2000. .

CAMARGO, M. J. G. . Grafomotricidade. 2000. .

CAMARGO, M. J. G. . Oficina de atividades psicomotoras Ramain. 2000. .

CAMARGO, M. J. G. . COLUNISTA DO PORTAL DO SITE DO CREFITO 8. 2003 (PRODUÇÃO DE ARTIGOS) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Relato de história oral de uma família de imigrantes haitianos residente em Curitiba/Pr. Comparativo entre os aspectos cotidianos atuais e anteriores ao processo de imigração, Descrição: estudo comparativo das ocupações e atividades cotidianos de uma família de imigrantes haitianos, inclui modos de vida, hábitos, rotina, crenças e o exercício de papéis ocupacionais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria José Gugelmin de Camargo - Coordenador / lLetícia Caroline Teles dos Santos - Integrante.

  • 2017 - Atual

    A ansiedade e internação hospitalar: a relevância do terapeuta ocupacional no Complexo do Hospital de Clínicas do Paraná, Descrição: Verificar se e como atividade de terapia ocupacional suavizam os sintomas de ansiedade de mulheres internadas há mais de 3 dias na unidade da mulher e do recém nascido \. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria José Gugelmin de Camargo - Coordenador / Luana Stroebel - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Consequências da privação do sono dos acadêmicos de Terapia Ocupacional do período noturno, Descrição: Busca avaliar a interfer6encia das horas de sono no desempenho acadêmico comparando acadêmicos que trabalham durante o dia e os que não trabalham,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria José Gugelmin de Camargo - Coordenador / Kelly Prado - Integrante / Ana Paula Quintana de Medeiros - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A sobrecarga do cuidador de pacientes submetidos ao transplante de células tronco-hematopoéticas, Descrição: Visa avaliar a sobrecarga de estresse de cuidadores de pacientes submetidos a transplante de células tronco hematopoéticas, e comparar o nível de estresse de cuidadores de crianças e adultos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria José Gugelmin de Camargo - Coordenador / Francelaine Lopes Roberto - Integrante / Graciano Alcides Lolatto - Integrante / Dayane Regina dos Santos - Integrante.

  • 2016 - Atual

    O uso de estratégias de coping de pacientes adultos submetidos ao transplante de células tronco hematopoéticas: estudo relacionado à doença, internação prolongada e situações estressoras., Descrição: Este estudo visa determinar as estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes em diferentes estágios do transplante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria José Gugelmin de Camargo - Coordenador / Graciano Alcides Lolatto - Integrante / Dayane Regina dos Santos - Integrante / Danielle de Fátima Kichileski - Integrante.

  • 2015 - 2015

    A visão da mulher sobre a Paternidade e as atividades de cuidado com os filhos exercidas pelo homem, Descrição: Buscou analisar o ponto de vista das mulheres sobre as atividades paternas nos cuidados diários e educaçào dos filhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria José Gugelmin de Camargo - Coordenador / Aline Kawamura - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Perfil das mães acompanhantes na hospitalização de crianças gravemente enfermas, internadas na enfermaria pediátrica do 14 andar do Hospital de Clínicas/ UFPR, Descrição: Levantamento do perfil das mães que permanecem no hospital com seus filhos durante todo o tempo de internação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria José Gugelmin de Camargo - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    o papel do grupo de apoio como minimizador dos sintomas de estresse em cuidadores de crianças deficientes, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria José Gugelmin de Camargo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Professora Homenageada, Universidade Federal do Paraná/ Curso Terapia Ocupacional, turma 2012.

2010

Paraninfa da Turma de Terapia Ocupacional 2009, UNiversidade Tuiuti do Paraná.

2009

Paraninfa da Turma de Terapia Ocupacional ano 2008, Universidade Tuiuti do Paraná.

2009

Homenagem 10 anos de Mestrado em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná.

2007

Paraninfada Turma de 2006 do Curso de Terapia Ocupacional - UTP, Universidade Tuiuti do paraná.

2005

PATRONESSE, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL- UTP.

2004

PATRONESSE, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UTP.

2003

PROFESSORA HOMENAGEADA, CUROS DE TERAPIA OCUPACIONAL - UTP.

2002

PATRONESSE, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UTP.

2001

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UTP.

2000

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL -UTP.

1999

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UTP.

1997

TITULAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE com registro nº 135 dso Livro 02 fls. 09, Rio de Janeiro., Sociedade Brasileira de Psicomotricidade..

1997

PARANINFA, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UTP.

1995

NOME DE TURMA, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UTP.

1994

PROFESSORA HOMENAGEADA, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UTP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional. , Rua Prefeito Lothario Meissner , 3400, Jardim Botânico, 80210-170 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33613747, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Hospital de Clínicas de Curitiba/UFPR

    Vínculo: professor da UFPR, Enquadramento Funcional: Tutora da Residência Integrada Multiprofissio, Carga horária: 6

    Outras informações:
    professora responsável pela disciplina de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares I e II do Programa Saúde da Mulher

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Supervisão de Estágio em Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional Hospitalar, atuando na comunidade US Parigot de Souza e US S. João Del Rey e no Hospital de Clínicas. Responsável pela disciplina de Processos em Terapia Ocupacional.

    Atividades

    • 08/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Terapia Ocupacional, .,Linhas de pesquisa

  • 1990 - 2009

    Universidade Tuiuti do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 37

    Outras informações:
    PROFESSORA CORPO DOCENTE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE Professora do Cursos de Terapia Ocupacional das disciplinas: Terapia Ocupacionao Pediátrica I, II, III, IV e V Análise de Atividades I e II Atividades e Recursos Terapêuticos IV Supervisora de Estágio na Clínica Pediátrica e Oficina de Pré-profissionalização. Professora do Curso de Biomedicina, Farmácia e Nutrição da disciplina de Saúde Coletiva. Professora do Cursos de Tecnólogo em Biotecnologia e Bioprocessos da disciplina de Bioética Professora do Curso de Ciências Biológicas da disciplina de Bioética Professora do Curso de Estética e Imagem Pessoal da disciplina de Ética e Cidadania professora do Curso de Educação Física da disciplina de Saúde Coletiva

  • 1990 - 2009

    Universidade Tuiuti do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2007

      Ensino, psicomotricidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, diferentes recursos e abordagens- Método Ramain-Thiers

    • 07/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pós Graduação pesquisa e extenção, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2006

      Estágios , clínica de terapia ocupacional da universidade Tuiuti do Paraná, .,Estágio realizado, OFICINA PRE-PROFISSIONALIZANTE P/ ADOLESCENTES A JOVENS ADULTOS.

    • 07/2005

      Ensino, educação inclusiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, deficiência física

    • 03/2003

      Direção e administração, CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL, .,Cargo ou função, REPRESENTANTE DOCENTE DO COLEGIADO DO CURSO.

    • 03/1991

      Estágios , clínica de terapia ocupacional da universidade Tuiuti do Paraná, .,Estágio realizado, professora-supervisora de esta'gio na clínica. ärea de atuaÇão Terapia Ocupacional Pediátrica.

    • 02/1990

      Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS DE TERAPIA OCUPACIONAL, análise de atividades/ teorias do desenvolvimento/ distúrbios do desenvolvimento infantil/TO aplicada aos disúrbios do desenvolvimento

    • 10/2000 - 12/2005

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Terapia Ocupacional.,Atividade de extensão realizada, Organização e acompanhamento de um Grupo de Pais para pais e/ou cuidadores de crianças com necessidades espoeciais.

    • 03/2004 - 12/2004

      Estágios , hospital N. S. da Luz dos Pinhais, .,Estágio realizado, supervisão de estágio de terapia ocupacional hospitalar em pediatria e obstetrícia.