Matheus Geolar Knebel

Matheus Geolar Knebel. Mestrando em Design e Tecnologia pela UFRGS. Graduação em Jogos Digitais pela Unisinos. Desenvolve pesquisas em experiência e interface do usuário pelo Laboratório de Artefatos Digitais (LAD). Possui 7 anos de experiência em arte digital atuando na indústria de jogos. Foi professor em cursos técnicos da faculdade FTEC e instrutor em cursos relacionados à arte digital com softwares utilizados em produções visuais de última geração. Premiação na Competição de Jogos Independentes do Game Development School (2º lugar). Foi diretor de arte no estúdio de jogos digitais Learn4Fun, trabalhando em projetos de jogos corporativos para empresas como Distribuidores Ford do Brasil, Abbott Brasil e O Boticário.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Design

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador:Suely Fragoso.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Jogos Digitais

2009 - 2013

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Comparação do uso de Algoritmos Genéticos e Aprendizado por Reforço em um Role-Playing Game (RPG)
Orientador: João Ricardo Bittencourt

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2010

Inglês Básico e Intermediário (Carga horária: 144h. (Carga horária: 144h). , Escola Scheffer de Informática LTDA., SCHEFFER, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Ilustração: Conceito e Prática no Desenho. (Carga horária: 39h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2008 - 2008

Liderança Eficaz (Carga horária: 15h). (Carga horária: 15h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

2007 - 2007

Computação Gráfica Avançada e Games. (Carga horária: 80h). , Escola Scheffer de Informática LTDA., SCHEFFER, Brasil.

2006 - 2007

Computação Gráfica (Carga horária: 120h). (Carga horária: 120h). , Escola Scheffer de Informática LTDA., SCHEFFER, Brasil.

2006 - 2006

Dicção, Desinibição e Oratória (Carga horária:30h). (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Digital.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SBGAMES 2017. Design para a experiência como metodologia para desenvolvimento de jogos com baixo orçamento. 2017. (Congresso).

Game Development School. Competição de Jogos Independentes. 2011. (Olimpíada).

Brasil Game Show. 1ª Brasil Game Jam. 2010. (Olimpíada).

23ª MOSTRATEC e 15º SIET.Participação Voluntária como Tradutor-Intérprete de Língua Espanhola. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabio Pinto da Silva

SOARES, L. P.SILVA, F. P.FRAGOSO, S. D.. Análise de padrões no desenvolvimento histórico de interfaces humano-jogos em perspectiva diacrônica. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

João Ricardo de Bittencourt Menezes

Comparação do uso Algoritmos Genéticos e Aprendizado por Reforço em um Role-Playing Game (RPG); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jogos Digitais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: João Ricardo de Bittencourt Menezes;

Suely Dadalti Fragoso

Fatores Influentes no Desenvolvimento de Interfaces Humano-Jogos: análise em perspectiva diacrônica; 2018; Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Suely Dadalti Fragoso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • KNEBEL, M. G. ; PIZZATO, G. Z. A. ; SCOLARO, A. . As Abordagens de Design e Emoção em Estudos de Design Gráfico: Uma Revisão Bibliográfica.. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA , v. 21, p. 323-342, 2017.

  • LIMA, B. L. ; VELHO, A. G. ; LINDEN, J. C. S. V. D. ; KNEBEL, M. G. ; ALENCASTRO, Y. . O workshop como ferramenta de pesquisa em design: uma análise do periódico design studies entre os anos de 2006 e 2015. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade , v. 3, p. 103-118, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

KNEBEL, M. G. . matheusknebel.carbonmade.com. 2013; Tema: Principais trabalhos finalizados. (Site).

KNEBEL, M. G. . Criação e Tratamento de Imagens Digitais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

KNEBEL, M. G. . Design e Computação Gráfica I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

4º Lugar na Competição Meu Personagem Cartoon 3D II, Tonka3D.

2011

2º Lugar na Competição de Jogos Independentes do Game Development School, Unisinos.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Sociedade Educacional Riograndense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor cursos técnicos de Publicidade e Propaganda, Programação de Jogos Digitais, Informática e Informática para Internet.

  • 2012 - 2013

    EDC Game Studio LTDA.

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cofundador/Direção de Arte, Carga horária: 10

  • 2011 - 2012

    JustPlay IT LTDA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Direção de Arte, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Coordenação e produção de personagens, cenários e demais artes visuais para jogos massivos online de navegador.

    Atividades

    • 08/2009 - 01/2011

      Estágios , JustPlay IT LTDA, .,Estágio realizado, Arte Digital para Jogos Online.

  • 2011 - 2015

    Scheffer Informática e Linguas LTDA.

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Instrutor em cursos das ferramentas de arte digital 3DS Max e ZBrush.

    Atividades

    • 03/2013 - 08/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Scheffer Informática e Linguas LTDA., Scheffer Informática e Linguas LTDA..,Atividade realizada, Instrutor de Computação Gráfica.

    • 08/2012 - 12/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Scheffer Informática e Linguas LTDA., Scheffer Informática e Linguas LTDA..,Atividade realizada, Instrutor de Criação de Personagens com ZBrush.

    • 08/2012 - 12/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Scheffer Informática e Linguas LTDA., Scheffer Informática e Linguas LTDA..,Atividade realizada, Instrutor de Computação Gráfica.

    • 09/2011 - 02/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Scheffer Informática e Linguas LTDA., Scheffer Informática e Linguas LTDA..,Atividade realizada, Instrutor de Computação Gráfica.

    • 04/2011 - 08/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Scheffer Informática e Linguas LTDA., Scheffer Informática e Linguas LTDA..,Atividade realizada, Instrutor de Criação de Personagens com ZBrush.

    • 03/2011 - 07/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Scheffer Informática e Linguas LTDA., Scheffer Informática e Linguas LTDA..,Atividade realizada, Instrutor de Criação de Personagens com ZBrush.