Jurema Pinto Werneck

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia/COPPE/UFRJ (2000) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). É Diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil. Integra o Board of Directors do Global Fund for Women, o Conselho de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos. É co- fundadora de Criola, organização não governamental (1992). Representou o Movimento Negro no Conselho Nacional de Saúde (2007-2012) e foi coordenadora geral da 14a. Conferência Nacional de Saúde (2011). Pesquisadora visitante do IESC/UFRJ 2012-2013. Bolsista FAPERJ 2012-2013. Integrou o Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil e o Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde. Atua principalmente nos temas: mulheres negras, cultura afrobrasileira, antirracismo, direitos humanos, saúde da população negra, iniquidades em saúde, políticas públicas para a equidade de gênero e raça.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Cultura

2003 - 2007

Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação - UFRJ
Título: O Samba Segundo as Ialodês: mulheres negras e a cultura midiática
Liv Rebecca Sovik. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Samba; Música negra; Mulher negra; Tia Ciata; Chiquinha Gonzaga; Leci Brandão.

Mestrado em Engenharia de Produção

1996 - 2000

Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia - UFRJ
Título: Conhecimento, Poder e Gênero: o Desafio das Yalodês,Ano de Obtenção: 2000
Roberto dos Santos Bartholo Junior.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cultura negra; Mulher negra; População negra; Racismo e anti-racismo; Saúde.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Saúde e Serviços Sociais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Biopolítica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos culturais.

Grande área: Outros / Área: Bioética.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Cardoso, C P ; WERNECK, Jurema . I Congresso Internacional sobre o Pensamento das Mulheres Negras. 2014. (Congresso).

Cardoso, C P ; WERNECK, Jurema . Simpósio Pensamento das Mulheres Negras na Diaspora. 2013. (Congresso).

PALACIOS, Marisa ; WERNECK, Jurema ; Souza, Jaqueline . Seminário Ética e Participação Social: o que ou quem está faltando?. 2013. (Congresso).

WERNECK, Jurema . XIV Conferência Nacional de Saúde. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Internacional sobre o Pensamento das Mulheres Negras. Mulheres Negras a caminho do Fórum Internacional da Associação para Mulheres e Desenvolvimento, Bahia, 2016. 2014. (Congresso).

IV Seminário Internacional de Política e Feminismo.Nossos passos vêm de longe: movimento de mulheres negras não é feminismo!. 2014. (Seminário).

X ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Alternativas Culturais + 10 - Identidades, poder e resistência. 2014. (Encontro).

13° Congresso Paulista de Saúde Pública. O imaginário do Público na população: miragem ou ideologia?. 2013. (Congresso).

Ética e Participação Social: o que ou quem está faltando?.Participaçãp Social e Equidade em Saúde: o que ou quem está faltando?. 2013. (Seminário).

Fazendo Gênero 10.Intersecções Raça/Etnia, Gênero e Classe: suas faces cotidianas e teóricas. 2013. (Seminário).

I Seminário Nacional de Religões Afrobrasileiras e as Tecnologias da Saúde.Biotecnologia e bioética. 2011. (Seminário).

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Diversidade de Sujeit@s, Igualdade de Direit@s. 2011. (Congresso).

Bioética, Pesquisa e Saúde Ambiental.Responsabilidades, limites de atuação e possibilidades de articulação na pesquisa em saúde ambiental: universidades, órgãos governamentais e movimentos sociais. 2010. (Seminário).

Encontro estadual de Mulheres Negras de Goiás.A História das Mulheres Negras no Brasil. 2010. (Encontro).

Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.Raça, racismo e racialização nos processos migratórios. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional de Saúde da População Negra e Indígena.Controle Social na Saúde. 2010. (Seminário).

Seminário Internacional de Saúde da População Negra e Indígena.Racismo com Derminante das Condições de Saúde em Busca da Integralidade e Equidade em Saúde para a População Negra no Brasil. 2010. (Outra).

V Seminário Paulista da rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - As Comunidades Tradicionais Valorizando a Mulher e a Família.Desigualdades étinico-raciais, de gênero e as vivenciadas pelas religiões afro-brasileiras na saúde pública. 2010. (Seminário).

XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Saúde. Oficina Diversidade de Sujeit@s, igualdade de direitos no SUS. 2010. (Congresso).

III Fórum Social Mundial da Saúde. Democracia, poder popular, direito ao protesto e a luta pelo direito `a saúde e a seguridade social. 2009. (Congresso).

Fórum Sobre Atendimento ao Parto na Saúde Suplementar - 80% de cesareanas na Saúde Suplementar.A visão da socieade. 2008. (Seminário).

II Seminário de Equidade em Saúde da População Negra: desafios e perspectivas.Saúde da População Negra. 2008. (Seminário).

II Seminário Nacional O Feminismo no Brasil, reflexões teóricas e perspectivas".Nossos Passos Vêm de Longe: o movimento de mulheres negras e nossas organizações. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: coro, violência e poder.120 anos da abolição! O samba segundo as Ialodês. 2008. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: coro, violência e poder.Aborto, corpo e as controvérsias do estado laico. 2008. (Seminário).

Taller Internacional "Viisibilizar a los Pueblos Indígenas, los Afrodescendientes y los Pueblos ROM en las Fuentes de Datos en Salud".Direito à Informação: a visao de negr@s brasileir@s. 2008. (Oficina).

4 Seminário de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo.Saúde da População Negra. 2007. (Seminário).

Mulher e Mídia 4.A Mídia Desvaloriza as Mulheres no Poder?. 2007. (Seminário).

Seminário Equidade en Saúde, Fatores Predisponentes e Agravos à Saúde da População Negra.Desigualdades raciais e Saúde. 2007. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros - COPENE. Gënero e Africanidades Brasileiras. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rita de Cássia Ladeira

Santos, Sonia B; BARRETO, M. R. N.;WERNECK, Jurema; RIBEIRO, A. P. P. G. A.. As Ações e Práticas Profissionais e o Itinerário Terapêutico de Pacientes de Saúde Bucal em Anemia Falciforme numa Unidade de Saúde do Município do Rio de Janeiro: Uma Perspectiva Racial/Étnica, de Classe e Gênero. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Neidjane Gonçalves dos Santos

Santos, Sonia B; Borges, Roberto C S;WERNECK, Jurema; QUINTANA, E.. Na Ancestraliade um Saber: Memória, Trajetória e Legado Ancestral Africano de Valdina Oliveira Pinto. 2014. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Juliano Gonçalves Pereira

Santos, Sonia B; Borges, Roberto C S; Senra, A O;WERNECK, Jurema. À Flor da Pele: a juventude negra feminina na agenda política da juventude no século XXI. 2013. Dissertação (Mestrado em Relações Etnicorraciais) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Jussara Francisca de Assis

Denise Pini Rosalem da Fonseca; Andréia Clapp Salvador;WERNECK, Jurema. Vencedoras, Estrategistas e/ou Invisibilizadas? Um estudo das possibilidades e dos limites do Programa Pró-equidade de Gênero para as Mulheres Negras nas Empresas. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Nascimento dos Santos

WERNECK, J. P.. Mulher Negra Professora entre Crisálida e o Beija-Flor: o invisível e o revelado, o silêncio e a esccrita de si.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Pedro Macedo Mendonça

ARAUJO JUNIOR, S. M.;WERNECK, Jurema; NOGUEIRA, R.; CAMBRIA, V.; GIESBRECHT, E.. Funk Carioca, Política, Gênero e Ancestralidade no Sarau Divergente: uma pesquisa-ação participativa. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nilza Rogéria de Andrade Nunes

Denise Pini Rosalem da Fonseca; FERNANDES, F. L.; GONCALVES, R. S.; BARBOSA, A. P. T.;WERNECK, Jurema; BUSCACIO, R. C. Z.; MEDEIROS, L. A.. Mulher de Favela: a feminização do poder através do testemunho de quinze lideranças comunitárias do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ilzver de Matos Oliveira

LEITE, F. C.; CITTADINO, G. G.; BERNARDES, M. N.; CARVALHO, L. G. G. C.;WERNECK, Jurema. Calem os Tambores e Parem as Palmas: repressão às religiões de matriz africana e a percepção social dos seus adeptos sobre o sistema de justiça. 2014. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciane de Oliveira Rocha

GORDON, E. T.; HALE, C.; JAMES, J.; JONES, O.; VARGAS, J. C.;WERNECK, Jurema. Outraged Mothering: Black Women, Racial Violence, and the Power of Emotions in Rio de Janeiro's African Diaspora. 2014. Tese (Doutorado em Department of Antropology) - The University of Texas at Austin.

Aluno: Antonia Lana de Alencastre Ceva

Denise Pini Rosalem da Fonseca; Candau, Vera; Silva, Ilda; Theodoro, helena;WERNECK, Jurema; Medeiros, Luciene; Almeida, Magali. "INTELECTUAIS NEGRAS": escrevivências de mulheres negras brasileiras e angolanas como instrumento de resistência sociocultural". 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciene da Silva Lacerda

PALACIOS, Marisa; Schultz, G E; Ribeiro, CDM; Oliveira, E A;WERNECK, Jurema. Dores dos que cuidam: o assédio moral no setor saúde de uma universidade. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonia Lana de Alencastre Ceva

Denise Pini Rosalem da Fonseca; Yunes E.;WERNECK, J. P.. Intelectuais Não Canônicas: um estudo comparativo sobre mulheres negras escritoras brasileiras e angolanas. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rita de Cássia Ladeira

WERNECK, J. P.. As Ações e Práticas Profissionais e o Itinerário Terapêutico de Pacientes na Saúde Bucal em Anemia Falciforme numa Unidade de Saúde no Município do Rio de Janeiro: uma perspectiva racial/étnica, de classe e de gênero. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Relações Étnicorracia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca.

Aluno: Bárbara Hilário de Souza Valverde Castilho

AZEREDO, P. D. B.; PAIXAO, P. D. M.;WERNECK, J. P.. A Inserção da Mulher Negra no Mercado de Trabalho Brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia da UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Othon Henry Leonardos

BARTHOLO JR, R.;LEONARDOS, O. H.. Conhecimento, Poder e Gênero: o desafio das Yalodês. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Renato Mota

MOTA, C. R.; BARTHOLO JR, R. S.; DELAMARO, M. C.. Conhecimento, Poder e Gênero: o desafio das Yalodes. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mohammed Elhajji

ELHAJJI, M.. O Samba Segundo as Ialodês: mulheres negras e cultura midiática. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Júlio Cesar de Souza Tavares

Sovik, Liv; Elhajji, Mohamed; Carneiro, Sueli; Bentes, Ivana;TAVARES, Julio Cesar (de S.). O Samba segundo as Ialodês: Mulhers Negras e a Cultura Midiática. 2007. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto dos Santos Bartholo Junior

Conhecimento, Poder e Gênero; O Desafio das Yalodês; 2000; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto dos Santos Bartholo Junior;

Liv Rebecca Sovik

A Cidade segundo as Ialodés: mulheres negras e cultura mediática; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Liv Rebecca Sovik;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • WERNECK, J. P. . Of Ialodês and Feminists: Reflexions on Black Women?s Political Action in Latin America and Caribbean. Cultural Dynamics , v. I, p. 99-113, 2007.

  • WERNECK, J. P. . De Ialodês y Feministas. Reflexiones sobre la accion política de las mujeres negras en America Latina y El Caribe. Nouvelles Questions Féministes (Paris, 1981) , v. 24, p. 27-40, 2005.

  • WERNECK, Jurema ; IRACI, Nilza (Org.) ; CRUZ, Simone (Org.) . Mulheres Negras na Primeira Pessoa. 1. ed. Porto Alegre: Redes Editora, 2012. v. 1. 158p .

  • BATISTA, Luis Eduardo. (Org.) ; WERNECK, Jurema (Org.) ; LOPES, Fernanda. (Org.) . Saúde da População Negra. 2. ed. BRASÍLIA: ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, 2012. v. 1. 328p .

  • WERNECK, J. P. ; ROTANIA, A. A. (Org.) . Sob o Signo das Bios - vozes críticas da sociedade civil volume 2. Nova Friburgo: Marca Gráfica e Editora, 2005. v. 01. 114p .

  • WERNECK, J. P. ; ROTANIA, A. A. (Org.) . Sob o Signo das Bios - vozes críticas da sociedade civil volume 1. Rio de Janeiro: E- Papers, 2004. v. 01. 100p .

  • WERNECK, J. P. ; WHITE, E. C. (Org.) ; MENDONCA, M. L. (Org.) . O Livro da Saúde das Mulheres Negras: nossos passos vêm de longe. Rio de Janeiro: Pallas / Criola, 2000. v. 4000. 264p .

  • WERNECK, Jurema . Ialodês no Samba: protagonismo e representação das mulheres negras na cultura afro-brasileira. In: Carmen Faustino; Maitê Freitas; Patricia Vaz (org). (Org.). Massembas de ialodês: vozes femininas na roda. 1ed.São Paulo: Pólen, 2018, v. 3, p. 1-129.

  • WERNECK, Jurema . Quem Vai Dizer o Nome Dela? Sobre violências, aniquilamentos e mulheres negras. In: Flauzina, Ana Luiza Pinheiro; Vargas, João Costa Helion. (Org.). Motim: horizontes do genocídio antinegro na Diáspora. 1ed.Brasília: Brado Negro, 2017, v. 1, p. 1-196.

  • WERNECK, Jurema . Interseccções de raça/etnia, gênero e classe: faces cotidianas e teóricas. In: Gláucia de Oliveira Assis, Luzinete Simões Minella, Susana Bornéo Funck. (Org.). Entrelugares e mobilidades - Desafios Feministas. 1ed.Tubarão: Editora Copiart, 2014, v. 3, p. 319-328.

  • CASTRO, L. M. X. ; WERNECK, J. P. . Mulheres e trabalho: o que mudou para as mulheres negras no mercado de trabalho?. In: Venturi, G., Godinho, T.. (Org.). Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado. 1ed.São Paulo: Editora Perseu Abramo: Editora Sesc, 2013, v. , p. 257-277.

  • WERNECK, Jurema . "É preciso imagem para recuperar a identidade": histórias de nós, mulheres negras e processos de aniquilamento.. In: SILVA, Daniele Andrade da; HERNÁNDEZ, Jimena de Garay; LOPES JR, Aureliano Lopes da Silva; UZIEL, Anna Paula. (Org.). Feminilidades: corpos e sexualidades em debate. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013, v. , p. 39-48.

  • WERNECK, J. P. . Nossos passos vêm de longe! Movimento de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo. In: VERSCHUUR, Christine. (Org.). Vents d?Est, vents d?Ouest: Mouvements de femmes et fèminismes anticoloniaux. 1ed.Genève/Berne: Institut de Hautes Études Internationales et du Développement, 2009, v. , p. 151-163.

  • LOPES, F. ; WERNECK, J. P. . Mulheres jovens negras e vulnerabilidade ao HIV/AIDS: o lugar do racismo. In: TAQUETTE, Stella R. (Org.). Aids e juventude: gênero, classe e raça. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009, v. , p. 247-266.

  • WERNECK, Jurema . Mulheres negras brasileiras e os resultados de Durban. In: DE PAULA, M; HERINGER, R.. (Org.). Caminhos Convergentes: Estado e Sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll/ Acionaid, 2009, v. , p. 111-136.

  • WERNECK, Jurema . O aborto (ainda) é uma luta feminista? Desafios da luta pelo direito ao aborto no brasil e na américa latina. In: Carmen Susana Tornquist; Clair Castilhos Coelho; Mara Coelho de Souza Lago; Teresa Kleba Lisboa. (Org.). Leituras de resistência: corpo, violência e poder Vol. I. 1ed.Florianópolis: Editora Mulheres, 2009, v. 1, p. 441-464.

  • WERNECK, J. P. . Iniquidades raciais em saúde e políticas de enfrentamento: experiências do Canadá, Estados Unidos, África do Sul e Reino Unido. In: Fubdação Nacional de Saúde/ FUNASA. (Org.). Saúde da População Negra no Brasil. : , 2005, v. , p. 315-386.

  • WERNECK, Jurema . Algunas consideraciones sobre racismo, sexismo y la tecnología eugénica. In: AUGUSTEN, F. et al. (Org.). Un Mundo Patentado?: La privatización de la vida y el conocimiento. 1ed.Córdoba: Fundación Via Libre, 2005, v. , p. 197-204.

  • WERNECK, J. P. . O belo ou o puro? Racismo, eugenia e novas (bio)tecnologias.. In: ROTANIA, AA; WERNECK, JP. (Org.). Sob o Signo das Bios - vozes críticas da sociedade civil. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers resviços Editoriais, 2004, v. 1, p. 49-63.

  • ROTANIA, A. A. ; WERNECK, J. P. . The beautiful and the pure? Racisms, eugenics and the new (bio)technologies.. In: ROTANIA, AA; WERNECK,JP. (Org.). Under the Sign o f Biopolitics: critical voices from civil society. Reflexions in Brazil. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2004, v. 1, p. 51-64.

  • WERNECK, Jurema . A era da inocência já acabou, já foi tarde. In: Ashoka- Empreendedores Sociais; Takano. (Org.). Racismos Contemporâneos. 1ed.Rio de Janeiro: Takano Editora, 2003, v. , p. 39-48.

  • WERNECK, Jurema ; WHITE, E. C. ; MENDONCA, M. L. . O desafio das Ialodês: mulheres negras e a epidemia de HIV/AIDS. In: WERNECK, J. P.; WHITE, E. C.; MENDONCA, M. L. (Org.). O Livro da Saúde das Mulheres Negras: nossos passos vêm de longe. 1ed.Rio de Janeiro: Pallas/Criola, 2001, v. , p. 95-102.

  • ROTANIA, A. A. ; CARNEIRO, F. ; WERNECK, Jurema . Autonomy and procreation: Brazilian feminist analyses. In: ROTANIA,A.A;CARNEIRO, F; WERNECK, J.P.. (Org.). Globalizing Feminist Bioethics ? crosscultural perspectives. 1ed.Colorado/Oxford: Westview Press, 2001, v. , p. 114-134.

  • WERNECK, J. P. . Saúde da População Negra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, J. P. . Saúde da População Negra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, J. P. . Gênero e Relações Étnico-Raciais - um encontro crucial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, J. P. . Lei Maria da Penha, o Sistema de Justiça e a Rede de Atenção e Enfrentamento à Violência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, J. P. . Lei Maria da Penha, o Sistema de Justiça e a Rede de Atenção e Enfrentamento à Violência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Igualdade Social, Inclusão e Raça. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Igualdade Social, Inclusão e Raça. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Políticas na Área da Saúde da População Negra e suas Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, J. P. . O imaginário do Público na população: miragem ou ideologia?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, J. P. . Ética e participação social: o que ou quem está faltando?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, J. P. . Intersecções de Raça/Etnia, Gênero e Classe: suas faces cotidianas e teóricas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Literatura da Canção: O Samba segundo as Ialodês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Repertórios de feminilidades: as mulheres negras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Empoderamento do usuário no exercício do controle social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Mulheres Negras, racismo e direitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Saúde da População Negra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WERNECK, Jurema . Acesso e Acolhimento com Qualidade no SUS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

WERNECK, Jurema . Estudo sobre estágio da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em estados e municípios. 2015.

WERNECK, Jurema . Análise da situação da Criança e Adolescente na Amazônia Legal Brasieira - SITAN AMAZÔNIA. 2015.

WERNECK, Jurema ; CASTRO, L. M. X. ; SILVA, J. M. . Planejamento interagencial para a Década dos Afrodescendentes 2015-2024. 2015.

WERNECK, Jurema ; CASTRO, L. M. X. ; SILVA, J. M. ; PATROCLO, M. A. A. . Revisão técnica dos Protocolos da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS para inclusão das questões relacionadas à promoção da equidade de gênero e raça. 2014.

MORENO, C. ; MONES, B. ; PIOVESAN, F. ; MEJIA, L. P. ; MUNOZ, S. G. ; OROZCO, M. ; VALDES, T. ; IBANEZ, E. N. ; PACHECO, G. ; CHIAROTTI, S. ; WERNECK, Jurema . Construção de indicadores de exercício de direitos das mulheres,. 2013.

WERNECK, Jurema . Construção de Indicadores de Racismo Institucional no ambito do Projeto Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras. 2013.

WERNECK, Jurema . Elaboração de Indicadores de Racismo Institucional nas Políticas Públicas - Marco Conceitual. 2012.

WERNECK, Jurema . Programa Acolher Comunidades - seleção de projetos Rio de Janeiro e Nacional. 2012.

WERNECK, Jurema . Mulheres Negras: um olhar sobre as lutas sociais e as políticas públicas. 2009. (Editoração/Livro).

WERNECK, Jurema . Construindo a Equidade: estratégias para implementação de políticas públicas para a superação das desigualdades de gênero e raça para as mulheres negras. 2007. (Editoração/Outra).

WERNECK, Jurema . Biopolíticas. Caderno Criola n° 3. 2007. (Editoração/Outra).

WERNECK, Jurema ; DACACH, S. . Saúde da Mulher Negra- para gestores e profissionais de saúde. Caderno Criola n°2. 2004. (Editoração/Outra).

WERNECK, Jurema . Desigualdade Racial em Números: coletânea de indicadores das desigualdades raciais e de gênero no Brasil, volumes 1, 2 CD-Rom. 2003. (Editoração/Outra).

WERNECK, Jurema . Saúde da Mulher Negra. Caderno Criola n°1. 2001. (Editoração/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    When Rights Ring Hollow: Racism and Anti-racist Horizons in the Americas, Descrição: Pesquisa em desenvolvimento nos Estados Unidos, Brasil, México, Colômbia, Chile, Guatemala, Bolívia, com o objetivo de analisar os cenários e transformações das conquistas formais quanto ao anti-racismo nestes países. Investigando também tendências para a aquisição de melhorias nas condições de vida de populações afrodescendentes e povos indígenas para além das conquistas formais no plano dos direitos. Universidadese organizações participantes: The City University of New York/CUNY; New York University/NYU; Universisty of California at Santa Barbara;CRIOLA,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jurema Pinto Werneck - Integrante / Charles R. Hale - Coordenador / Irma Alicia Velásquez - Integrante / Pamela Calla - Integrante / Leith Mullins - Integrante / Mariana Mora - Integrante / Eduardo Restrepo - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Participação Social e Equidade em Saúde: o que ou quem está faltando?, Descrição: Este projeto, desenvolvido com apoio da FAPERJ, visava analisar a participação e controle social no Estado do Rio de Janeiro, sob a perspectiva da equidade. Entre os resultados esperados estavam: 1- produzir um mapa da participação social da saúde no estado e 2- analisar as estratégias empreendidas por diferentes atores sociais para o alcance da participação, compreendida como a presença de sujeitos representantes de segmentos sociais em desvantagens e de suas demandas ? especificamente mulheres, negros, população LGBT, jovens, indígenas, ciganos ? nos organismos oficiais. A opção por estes grupos em particular se deveu à importância que suas mobilizações angariaram nas últimas décadas do século XX e neste século XXI, capazes de produzir alterações nas formas convencionais de estruturação das políticas de saúde para inserir seus interesses e necessidades, com a criação de estratégias e políticas afirmativas na saúde e em outros setores da gestão pública. Analisar também a capacidade destes grupos e seus representantes de influenciar as políticas públicas a partir de seu posicionamento em conselhos e comitês de saúde, resultando em alterações das agendas públicas governamentais da saúde no estado e municípios também esteve entre os objetivos deste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jurema Pinto Werneck - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Prêmio Mulheres Negras Contam sua História - Menção Honrosa categoria ensaio, Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

2000

Integrante do Programa de Visitantes Internacionais, Departamento de Estado Norte-Americano.

1992

Cidadã Benemérita do Estado do Rio de Janeiro, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

1990

Fellow, Ashoka ? Empreendedores Sociais..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Criola. , Avenida Presidente Vargas 482 sobreloja 203, Centro, 20070000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25186194, Fax: (021) 25187964, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

The University of Texas at Austin, UT Austin

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1993 - Atual

CRIOLA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora de programas e projetos nas áreas de saúde, de defesa dos direitos da mulher e da população negra. Editora de boletim periódico Toques a partir de 1993 até hoje, da série Cadernos Criola e de diferentes livros (em co-edição). Coordenadora de equipes de trabalho da instituição, tanto administrativa quanto de projetos. Responsável pela captação de recursos para desenvolvimento dos projetos institucionais.

2009 - 2012

Conselho Nacional de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante da mesa diretora

2008 - 2012

Conselho Nacional de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Comissão Saúde da Pop. Negra

2007 - 2012

Conselho Nacional de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira titular

2007 - 2009

Conselho Nacional de Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Saúde da Mulher/CISMU

2000 - 2005

Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária executiva

2003 - Atual

Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de saúde da população negra

2003 - 2005

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira suplente

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisadora visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora visitante

2013 - Atual

Global Fund for Women

Vínculo: Integrante do Board of Directo, Enquadramento Funcional: Colaboradora

2013 - 2014

Organizacao dos Estados Americanos

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Grupo de Especialistas Regional da CIM

2012 - Atual

ONU Mulheres Basil

Vínculo: Integrante do Grupo Assessor, Enquadramento Funcional: Assessora

Outras informações:
Integrante do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil

2012 - 2014

Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a

Vínculo: Diretoria, Enquadramento Funcional: Primeira vice-presidenta

2002 - 2003

Coordeção de Gestão de Recursos Tecnológicos da Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio técnico

Outras informações:
Co-autora do projeto e integrante da equipe do Projeto Ghente ? Estudos Éticos e Jurídicos sobre Acesso e Uso do Genoma Humano Assessoramento técnico de conteúdos de saúde, ética e sociedade civil. Organização de atividades científicas nacionais e internacionais. Organização de publicações

1987 - 1992

FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Comunitário Nível II, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação como coordenadora de equipe de agentes comunitárias de saúde nas favelas da Rocinha, Jacarezinho, Parque Nelson Madela e Jardim Paciência. Coordenadora de ações de educação e prvenção em saúde. Admitida por RPA em setembro de 1996

1990 - 1992

Centro de Articulação de Populações Marginalizadas

Vínculo: Técnica, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora de projetos de saúde da mulher e da Campanha Nacional contra Esterilização em Massa de Mulheres Negras. Técnica de atividades de educação e prevenção em saúde da mulher em comunidade pobres e negras do Rio de Janeiro. Atuação em núvel regional e nacional na defesa dos direitos das mulheres negras. Assessoria e participação em Comissões e ações parlamentares no Rio de Janeiro (Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores) e no Congresso nacional