Artur Manuel Muloliwa

Possui graduação em medicina pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de Villa Clara, Cuba em 1997, mestrado em Gestão de Sistema de Saúde pelo Instituto Superior de Saúde de Roma na Itália em 2002, Doutorado em Saúde pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Brasil em 2012, e é membro da equipa técnica do Departamento de Saúde na Direção Provincial de Nampula.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Saúde Pública

2008 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Orientador: Luiz Antonio Bastos Camacho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Mestrado em Health Service Management

2001 - 2002

Istituto Superiore di Sanità
Orientador: Giampaolo Mezzabotta
Bolsista do(a): Cooperacao Italiana. Palavras-chave: Tuberculose.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Graduação em medicina

1991 - 1997

Instituto Superior de Ciências Médicas de Villa Clara
Bolsista do(a): Cooperacao Cubana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. SARAMPO EM MOÇAMBIQUE: O PAPEL DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NO MONITORAMENTO DA EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE CONTROLE. 2009. (Congresso).

XIII JORNADAS DE SAÚDE. Análise de sobrevivência dos casos de infecção por rubéola em Moçambique, usando dados do sistema de vigilância epidemiológica, 2006-2008. 2009. (Congresso).

8ª EXPOEPI. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marilda Agudo Mendonça Teixeira de Siqueira

MORAES, J. C.;Siqueira, M. M; SA, G. R. S. E.; THEME FILHA, M. M.; CAMACHO, L. A. B.. Avanços e desafios para o controle de sarampo e rubéola em Moçambique. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

José Fernando de Souza Verani

CAMACHO, Luiz Antonio; Sá, GRS; THEME FILHA, M. M.; Moraes JC; Siqueira MAMT;VERANI, JFS; Araújo JW; Bittencourt SDA. Avanços e Desafios para o controle de sarampo e rubéola em Moçambique. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado Em Ciencias da Saude) - Escola Nacional de Saude Publica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Fernando de Souza Verani

Avanços e desafios para o controle de sarampo e rubéola em Moçambique; ; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado Em Ciencias da Saude) - Escola Nacional de Saude Publica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José Fernando de Souza Verani;

Luiz Antonio Bastos Camacho

Avanços e desafios para o controle de sarampo e rubéola em Moçambique; 2012; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Antonio Bastos Camacho;

Luiz Antonio Bastos Camacho

Avaliação do programa de controle do sarampo em Moçambique; 2008; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Antonio Bastos Camacho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MULOLIWA, ARTUR MANUEL ; CAMACHO, LUIZ ANTONIO BASTOS ; VERANI, JOSÉ FERNANDO SOUZA ; SIMÕES, TAYNÃNA CÉSAR ; DGEDGE, MARTINHO DO CARMO . Impact of vaccination on the incidence of measles in Mozambique in the period 2000 to 2011. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 29, p. 257-269, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Comunicação para vacinação (COMMVAC 2), Descrição: Implementação de intervenções de comunicação para melhoria da vacinação de crianças dos países em desenvolvimento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Artur Manuel Muloliwa - Coordenador / Simon Lewin - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Direcção Provincial de Saúde de Nampula

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2004 - Atual

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da equipa técnica do PAV (vacinação), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Actualmente trabalha no Programa Alargado de Vacinação do Ministério da Saúde como membro da equipe técnica do programa. Foi responsável do processo de revisão dos instrumentos de registo e recolha de dados do Programa Alargado de Vacinação em Novembro 2004 a Janeiro de 2005. Foi membro da equipa executiva Nacional da Campanha de Vacinação contra Sarampo em 2005, tendo sido encarregue pela elaboração das fichas de registo e recolha de dados da Campanha e participou na elaboração dos manuais de planificação da Campanha, orientou os trabalhos de micro- planificação das províncias de Nampula, Cabo Delgado, Tete, Gaza e Cidade de Maputo. Durante a fase de implementação foi supervisor do Nível Central das províncias de Niassa, Tete e Gaza. Participou na preparação e implementação da Avaliação Pós- Campanha. Participou na elaboração do material de mobilização social da Campanha de Vacinação contra Tétano realizado em Dezembro de 2006, Março e Outubro de 2007, em 15 distritos de alto risco das províncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete e Manica, igualmente participou na elaboração dos instrumentos de monitoria da Campanha e foi supervisor na Província de Cabo Delgado durante a primeira volta e Zambézia durante a segunda e terceira voltas.

    Atividades

    • 01/2008 - 02/2008

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário do Estágio de Saúde da Comunidade

  • 2002 - 2004

    Direcao de Saude da Cidade de Lichinga

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Medico Chefe da Cidade de Lichinga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Médico chefe da Direcção de Saúde da Cidade de Lichinga e médico assistente no Hospital Provincial de Lichinga. Ao nível da Direcção da Cidade de Lichinga foi o cordenador de Programas de saúde e supervisor do funcionamento das Unidades Sanitárias da Cidade em geral. Realizava igualmente, actividades clinicas ao nível do Hospital Provincial na enfermaria de pediatria e consultas de criança e adultos.

    Atividades

    • 06/2002 - 10/2004

      Direção e administração, Direccao de Saude da Cidade de Lichinga, .,Cargo ou função, Medico Chefe da Direccao de Saude da Cidade de Lichinga.

  • 1999 - 2002

    Direccao Distrital de Saude de Mecanhaelas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Director e medico chefe distrital, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhou na Direcção Distrital de Saúde de Mecanhelas como director, médico chefe distrital e médico assistente no Centro de Saúde, onde dedicou-se nas actividades administrativas e clínicas; Participou na planificação e implementação de acções de controlo de epidemia de cólera de 1999 ao nível do distrito; Dirigiu as Campanhas de vacinação contra Poliomielite realizadas em 1999, 2000 e 2001; Foi membro da Equipa de Formação Contínua da Região Sul da província do Niassa.

    Atividades

    • 02/1999 - 06/2002

      Direção e administração, Ministerio da Saude, .,Cargo ou função, Director distrital de Saude e Medico Chefe Distrital de Mecanhelas.

  • 1997 - 1999

    Direcao Provincial de Saude do Niassa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Medico assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhou como médico assistente no Hospital Provincial de Lichinga.

    Atividades

    • 06/2002 - 10/2004

      Direção e administração, Ministerio da Saude, .,Cargo ou função, Chefe da Reparticao Provincial de Assistencia Medica.