Renato Pereira Feitosa

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco(2010). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sistemas de Segurança e Justiça.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais

2004 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Orientador: Marcos Ferreira da Costa Lima

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Metodologia da Pesquisa Social. (Carga horária: 16h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2008 - 2008

Microcinema. (Carga horária: 12h). , Centro de Design do Recife.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sistemas de Segurança e Justiça.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociedade e Tecnologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise Sociotécnica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Qualidade Social da Educação Básica. 2008. (Seminário).

1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude do Estado de Pernambuco.Coordenação e Facilitação de Grupo de Trabalho. 2008. (Outra).

XIV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário.Combus(t)ão: o povo contra a máquina a auto-organização nas manifestações pela redução das passagens de ônibus do Recife. 2006. (Seminário).

Inclusão Social e as Perspectivas Pós-Estruturalistas de Análise Social. 2005. (Seminário).

Seminário Oficina de Segurança, Justiça e Cidadania. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Heitor Costa Lima da Rocha

LIMA, M. F. C.;ROCHA, H. C. L.; FERREIRA, J.. Tecnologias na Educação: Contexto de Uso e Modelamento Social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Ferreira da Costa Lima

Tecnologias na Educação:contexto de uso e modelamento social; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ciencias sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Marcos Ferreira da Costa Lima;

José Augusto Amorim Guilherme da Silva

Linha de Montagem da Defesa Social sob Focos de Lentes: Polícia Civil; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Fundação Joaquim Nabuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: José Augusto Amorim Guilherme da Silva;

José Augusto Amorim Guilherme da Silva

Linha de Montagem da Defesa Social sob Focos de Lentes: Polícia Científica; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Fundação Joaquim Nabuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: José Augusto Amorim Guilherme da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    A Linha de Montagem da Defesa Social Sob Focos de Lentes, Descrição: Pesquisar a situação geral de funcionamento do sistema de defesa social no seu todo, no Estado de Pernambuco, de modo a ressaltar as suas estruturas físicas, seu desempenho e atendimento, considerando suas deficiências e seus avanços para uma prestação de serviços de acordo com os reclamos de cidadania brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Renato Pereira Feitosa - Integrante / Ronidalva de Andrade Melo - Coordenador / Isaura de Albuquerque César - Integrante / José Augusto Amorim Guilherme da Silva - Integrante / Sueli Maria Pereira Guimarães - Integrante.

  • 2006 - 2008

    O Tempo no Processo e seus Respectivos Agentes, Descrição: Com o objetivo de detectar os pontos críticos que dificultam a fluidez temporal dos processos que circulam no Tribunal de Justiça de Pernambuco, considerando o tempo desde sua distribuição até a sentença, a pesquisa realizou uma coleta de dados sistematizada sobre diversos tipos de processos pertencentes a diferentes varas desse tribunal, registrando datas de início de finalização de cada estágio e sua natureza. Tais dados foram estatisticamente tratados e analisados, buscando-se identificar e avaliar as etapas de duração mais crítica e, consequentemente, o seu papel na morosidade do atendimento da Justiça.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Renato Pereira Feitosa - Integrante / Ronidalva de Andrade Melo - Coordenador / Ana Elisabete Tavares Bezerra - Integrante / Carlos Magno Cysneiros Sampaio - Integrante / José Viana Ulisses Filho - Integrante / Solange Oliveira Holanda - Integrante., Financiador(es): Associação Juízes para Democracia - Cooperação.

  • 2005 - 2005

    Flagrantes da Cultura de Nepotismo no Poder Judiciário de Pernambuco, Descrição: Pesquisa que se dirigiu, em um primeiro momento, ao levantamento dos ocupantes de cargos comissionados existentes na estrutura do Poder Judiciário de Pernambuco através de pesquisas nos DIários Oficiais e em uma ação judicial movida pela associação dos servidores do Judiciário pernambucano; a partir da coleta e sistematização desses dados, realizaram-se grupos focais com atores envolvidos e familiarizados com o Sistema Judiciário estadual para o reconhecimento das relações familiares e afetivas conhecidas entre os ocupantes e juízes e desembargadores. Tal procedimento foi realizado para a detecção da prática conhecida como "nepotismo cruzado", em que os responsáveis pelas contratações não são aqueles com vínculos diretos aos ocupantes, mas estes exercem sua influência e "negociam" cargos com aqueles. A partir disso, realizou-se tratamento estatístico dos dados acrescidos das informações dos grupos focais, o que possibilitou um diagnóstico da situação e o conhecimento da "tecnologia" do nepotismo do Judiciário. Em fase posterior, a pesquisa encaminhou-se para a análise da natureza dos cargos comissionados, considerando sua compatibilidade com os requisitos constitucionais a eles referentes e levando em conta os mecanismos empregados no recrutamento de seus ocupantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Renato Pereira Feitosa - Integrante / Ronidalva de Andrade Melo - Coordenador / Ana Elisabete Tavares Bezerra - Integrante / Carlos Magno Cysneiros Sampaio - Integrante / José Viana Ulisses Filho - Integrante / Isaura de Albuquerque César - Integrante., Financiador(es): Associação Juízes para Democracia - Cooperação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2007

    Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Administrativo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ingresso através de concurso para atuação durante os Censos 2007.

  • 2006 - 2006

    Instituto de Pesquisas Datafolha

    Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo

    Outras informações:
    Freelance em aplicação de questionários em pesquisas de intenção de voto e de mercado.

  • 2011 - 2013

    Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico Bolsista de Apoio à Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa de Fixação de Técnico de Apoio à Pesquisa da FACEPE para atuação junto à Coordenação Geral de Estudos Gerais e Culturais (CGES) da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), sob orientação de José Augusto Amorim Guilherme da Silva, na pesquisa "A Linha de Montagem da Defesa Social sob Focos de Lentes", coordenada pela pesquisadora Ronidalva de Andrade Melo.

    Atividades

    • 09/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Joaquim Nabuco, Coordenação-Geral de Estudos Sociais e Culturais.,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2007

    Fundação Joaquim Nabuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2005 - 01/2007

      Estágios , Instituto de Pesquisas Sociais, .,Estágio realizado, Participação em realizações do projeto Oficina de Segurança, Justiça e Cidadania: pesquisas, seminários e veiculação de programas radialísticos de discussão de temas relacionados à Justiça e Direitos..

  • 2009 - 2011

    Prefeitura Municipal de Olinda

    Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Facilitador de oficinas

    Outras informações:
    Atuação como educador social no Programa ProJovem Adolescente, realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Olinda.

  • 2009 - 2009

    Datamétrica Consultoria, Pesquisa e Telemarketing

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagiário na área de apoio à pesquisa de campo em pesquisas de avaliação de políticas públicas, opinião e prospecção de mercado.