Izac Santos Evangelista

Graduado em História pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia) Campus XIII. Mestre em História pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e pesquisador do LABELU. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a recente história do trabalho no Brasil, mais especificamente sobre sindicalismo, abordando as manifestações, mobilizações, greves e demais movimentos de luta e resistência empreendidos e protagonizados pela classe trabalhadora.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2013 - 2015

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: De "sujos e fedidos" a "heróis servidores": a trajetória de luta do movimento dos garis do Sertão do Orobó (1980-1998),Ano de Obtenção: 2015
Elciene Rizzato Azevedo.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: luta de classe - sindicalismo - garis.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Graduação em Licenciatura em História

2007 - 2012

Universidade do Estado da Bahia - Campus XIII
Título: VASSOURAS PARADAS, LIXO NAS RUAS, TRABALHADORES EM MOVIMENTO: O "NOVO SINDICALISMO EM PERSPECTIVA"
Orientador: Hamilton Rodrigues Santos

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2005

COLEGIO ESTADUAL DE ITABERABA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rosineide Alves de Souza

EVANGELISTA, I. S.. Dom Mathias: lutas, resistência e conflitos nas comunidades eclesiais de base em Rui Barbosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Marcelo Oliveira Santos

EVANGELISTA, I. S.. No Imaginário dos velhos: aposentadoria e processos de aposentação em Santa Quitéria, Itaberaba-Ba, 1971-88. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rodrigo Santana Oliveira

EVANGELISTA, I. S.. De repente a Igreja invadida: perseguição políticas nas CBs em Serra Preta (1975-1985). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edinaldo Antônio Oliveira Souza

SOUZA, E. A. O.; SANTOS, H. R.; COELHO NETO, Eurelino Teixeira. Vassouras paradas, Lixo nas ruas, trabalhadores em movimento: o "novo sindicalismo" em perspectiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Eurelino Teixeira Coelho Neto

AZEVEDO, E. R.;COELHO, Eurelino; REZENDE, V. D.. De "sujos e fedidos" a "heriois servidores": a trajetória de luta do movimento dos garis do sertão do Orobó (1980-1998). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Eurelino Teixeira Coelho Neto

AZEVEDO, E. R.;COELHO, Eurelino; REZENDE, V. D.. Luta de Classe e Sindicalismo nas Terras do Orobó: a trajetória do movimento dos garis de Itaberaba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hamilton Rodrigues dos Santos

Vassouras paradas, lixo nas ruas, trabalhadores em movimento: "o novo sindicalismo em perspectiva"; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Hamilton Rodrigues dos Santos;

Elciene Rizzato Azevedo

De "sujos e fedidos" à "heróis servidores": a trajetória de luta do movimento dos garis do sertão do Orobó (1980-1998); 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Elciene Rizzato Azevedo;

Carlos Nássaro Araújo da Paixão

Memória, experiência e consciência de classe:Um estudo da trajetória de lutas dos garis em Itaberaba na década de 1980; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Historia) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • EVANGELISTA, I. S. . O Educador Educador E.P.Thompson: História, Marxismo e Educação. In: IV EEMEH, 2011, Irecê. Anais do IV Encontro Regional de Educação, Marxismo e Emancipação Humana, 2011.

  • EVANGELISTA, I. S. . A Educação Não-Formal e a Formação do Educador: um relato de experiência. In: IV EEMEH, 2011, Irecê. Anais do IV Encontro Regional de Educação, Marxismo e Emancipação Humana, 2011.

  • EVANGELISTA, I. S. . Experiência e consciência de classe: um estudo da trajetória de luta dos garis em Itaberaba na 'década dos trabalhadores'. In: V Seminário do LABELU, 2011, Feira de Santana. Caderno de Resumos do 5 Seminário do LABELU, 2011. p. 14-14.

  • EVANGELISTA, I. S. . 'O Mensageiro das estrelas': Carl Sagan e a compreensão radicalmente científica da história. In: II ENAPEHC, 2011, Salvador. Caderno de resumos, 2011. p. 02-80.

  • EVANGELISTA, I. S. . A Ditadura Militar e o salvacionismo anticomunista no Brasil. In: V Encontro de História da UNEB-Campus VI, 2010, Caetité. Caderno de resumos, 2010. p. 05-35.

  • EVANGELISTA, I. S. ; BATISTA, Luan Lima ; MOURA, Rui Marcos . E.P.Thompson e a Historiografia (Minicurso). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • EVANGELISTA, I. S. . Classe e identidade: uma discussão a partir da história do movimento dos garis de Itaberaba (1980-1991). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. S. . Algumas observações sobre raça e classe: a história de luta do movimento dos garis de Itaberaba na década de 1980. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. S. . A luta de classe sob a lente do historiador: alguns apontamentos sobre teoria e método a partir da história do movimento dos garis de Itaberaba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. S. . Formação de classe e experiência: a trajetória de luta dos garis de Itaberaba na década de 1980. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. S. . História Social: trabalho, experiência e grupos subalternos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • EVANGELISTA, I. S. . O Mensageiro das estrelas: Carl Sagan e a compreensão radicalmente científica da história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. S. . A Educação Não-Formal e a Formação do Educador: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. S. . O Educador Educador E.P.Thompson: História, Marxismo e Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. S. . Experiência e consciência de classe: um estudo da trajetória de luta dos garis em Itaberaba na 'década dos trabalhadores'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • EVANGELISTA, I. S. . O Ensino de História e a Educação Não-Formal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EVANGELISTA, I. S. . A Ditadura Militar e o salvacionismo anticomunista no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

EVANGELISTA, I. S. ; SOUZA DIAS, C. ; SANTOS, H.R. . Historiografia, lutas sociais e grupos subalternos: um diálogo necessário com E.P.Thompson. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

EVANGELISTA, I. S. ; BATISTA, Luan Lima ; MOURA, Rui Marcos . E.P.Thompson e a Historiografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional