Ana Clara Soares Viola

Possui graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-FIOCRUZ (2015) e pós graduação em Gestão e Política em Saúde pela FIOCRUZ (2016). Atuou como Analista em Saúde do Ministério Público do Rio de Janeiro por quatro anos e atualmente reside e cursa Project Management na Austrália.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde

2013 - 2015

Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Longo caminho a percorrer na volta para a sociedade. O Ministério Público e a desinstitucionalização em saúde mental., Ano de Obtenção:
Orientador: Vera Lúcia Edais Pepe
Coorientador: Miriam Ventura.

Aperfeiçoamento em Política e Gestão em Saúde Pública para o Ministério Público

2016 - 2016

Escola Nacional de Saúde Pública
Título: -. Ano de finalização: 2016

Graduação em Saúde Coletiva

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Custo-efetividade e atenção aos pacientes com neoplasia: Uma revisão da literatura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Project Management. (Carga horária: 1500h). , Australian Pacific College, APC, Austrália.

2018 - 2018

English. , NAVITAS, NAVITAS, Austrália.

2013 - 2013

Educação Previdenciária. (Carga horária: 16h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.

2013 - 2013

Pacientes Terminais. (Carga horária: 16h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.

2013 - 2013

Autoaprendizaje de Leishmaniasis en las Américas. (Carga horária: 60h). , Organização Panamericana de Saúde, OPAS, Estados Unidos.

2005 - 2008

Ensino médio profissionalizante. , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.

2004 - 2008

Ingles. , Cultura Norte Americana, CNA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário E-SUS ? A nova Ferramenta da Atenção Básica. 2013. (Seminário).

Avaliação para a Melhoria do Sistema Público de Saúde: Perspectivas e Controvérsias.. 2012. (Seminário).

III Semana de Saúde Coletiva da UFRJ. Graduação do IESC na área do COMPERJ: Potencialidades do Ensino-Pesquisa-Extensão. 2012. (Congresso).

Pré-Oficinas temáticas da 10° edição do Congresso Internacional da Rede Unida. 2012. (Oficina).

X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Classificação de Experiências de Organização da Assistência em Hospitais Brasileiros. 2012. (Congresso).

III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro ? Cosems RJ. 2011. (Congresso).

VI Seminário Internacional Direito e Saúde e X Seminário Nacional Direito e Saúde (ENSP/FioCruz). 2011. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (ABRASCO). 2010. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCO). 2009. (Congresso).

Semana da Enfermagem.O Stress no Ambiente de Trabalho. 2008. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ricardo Antonio Wanderley Tavares

TAVARES, RICARDO ANTONIO WANDERLEY. Análise de custo-efetividade em relação ao tipo de atenção aos pacientes com neoplasias em fase terminal: uma revisão da literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva.

Miriam Ventura da Silva

Pepe, V.L.E.; GOMES, M. P. C.; GULJOR, A. P. F.; OLIVEIRA, R. M.; AZEVEDO, C. S.;VENTURA, MIRIAM. Longo Caminho a Percorrer na Volta para a Sociedade. O Ministério Público e a Desinstitucionalização em Saúde Mental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP /FIOCRUZ.

Miriam Ventura da Silva

PEPE, V. L. E.;VENTURA, MIRIAM; GOMES, M. P. C.; AZEVEDO, C. S.; GULIPE, A. P.. Voltando para a sociedade: longos caminhos a percorrer. O Ministério Público e a desinstitucionalização em saúde mental.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP /FIOCRUZ.

Creuza da Silva Azevedo

AZEVEDO, C. S.; PEPE, V. L. E.; CERQUEIRA, M. P.. Voltando para a Sociedade:longos caminhos a percorrer o Ministério Público e a desintitucionalização em saúde mental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Ana Paula Freitas Guljor

Gomes, M.P.C; AZEVEDO, C. S.;GULJOR, A. P.; OLIVEIRA, R.M.. Longo Caminho a percorrer na volta para a sociedade. O Ministério Público e a Desinstitucionalização em Saúde Mental. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Ana Paula Freitas Guljor

Gomes, M.P.C; AZEVEDO, C. S.; PEPE, V. L. E.;GULJOR, A. P.. Voltando para a sociedade: Longos caminhos a percorrer. O Ministério Público e a desinstitucionalização em Saúde Mental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Maria Paula Cerqueira Gomes

CERQUEIRA GOMES, M. P.; PEPE, Vera L Edais; AZEVEDO, C. S.; GULJOR, A. P.. Longo Caminho a Percorrer na Volta para a Sociedade. O Ministério Público e a Desinstitucionalização em Saúde Mental. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saude Pública Sérgio Arouca.

Maria Paula Cerqueira Gomes

PEPE, Vera L Edais;GOMES, MARIA PAULA CERQUEIRA; VENTURA, M.; AZEVEDO, C. S.. VOLTANDO PARA SOCIEDADE: LONGOS CAMINHOS A PERCORRER. O MINISTÉRIO PÚBLICO E A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde) - Escola Nacional de Saude Pública Sérgio Arouca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Miriam Ventura da Silva

Longo caminho a percorrer na volta para a sociedade; O Ministério Público e a desinstitucionalização em saúde mental; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP /FIOCRUZ,; Coorientador: Miriam Ventura da Silva;

Vera Lucia Edais Pepe

MINISTËRIO PÜBLICO E A DESINSTITUCIONALIZAÇÃO NO CONTEXTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA EM MUNICÍPIOS DO RIO DE JANEIRO (provisorio); 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante Em Saúde Pública Área) - Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Vera Lúcia Edais Pepe;

Marilene de Castilho Sá

CLASSIFICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM HOSPITAIS BRASILEIROS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilene de Castilho Sá;

Leyla Gomes Sancho

Custo-Efetividade e Atenção aos Pacientes com Neoplasias: uma revisão de literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ; Orientador: Leyla Gomes Sancho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, N. ; VIOLA, A. C. S. ; SABROZA P.C. . RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRAS DE MACACU: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E DESAFIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIOLA, A. C. S. ; Sá MC . Classificação de experiências de organização da assistência em hospitais brasileiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIOLA, A. C. S. . Classificação de experiências de organização da assistência em hospitais brasileiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIOLA, A. C. S. ; SOARES, B. C. ; LEANDRO, B. B. S. ; TOLEDO L.M. ; SABROZA P.C. . Graduação do IESC na área do COMPERJ: Potencialidades do Ensino-Pesquisa-Extensão. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VIOLA, A. C. S. ; SOARES, B. C. ; LEANDRO, B. B. S. ; CARVALHO, H. N. ; BRANDT, L. A. R. ; SANTOS JUNIOR, N. . Relatório final: Vigilância de Base Territorial Local na área de Influência do COMPERJ.. 2013. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2017

    Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em Saúde, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Analista de Saúde da Secretaria das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Sáude da Capital - MPRJ

  • 2013 - 2013

    SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO

    Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

  • 2012 - 2013

    Escola Nacional de Saúde Pública

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante

    Outras informações:
    Inserção com estagiária no Projeto de Monitoramento Epidemiológico das áreas de abrangência do COMPERJ do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP/Fiocruz)

  • 2011 - 2012

    Escola Nacional de Saúde Pública

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante

    Outras informações:
    Inserção como bolsista de Iniciação Científica no projeto "Avaliação de experiências inovadoras no âmbito da organização e gestão da atenção em hospitais do SUS" do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista

    Outras informações:
    Pesquisa sobre a agenda pública da saúde no Brail. Coordenado pela professora Ligia Bahia do Instituto de Saúde Coletiva do Rio de Janeiro e fomentado pelo Ministério da Saúe