Maurício Perez

Mestre em Música (Sonologia) pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduado em Musica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), membro da equipe do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO) e do Grupo de Estudos Interdisciplinar de Arte Interativa (GRITARIA). Atua como pesquisador nas áreas de Teoria e Análise, Música e Tecnologia e Computação Musical. Temas de interesse: organização formal na música contemporânea, live electronics, técnicas de síntese e DSP, composição musical, música e outras artes, interatividade, cognição musical.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2017 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador: Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

Mestrado em Música

2014 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Gesto musical e o uso de Interfaces físicas digitais na performance do live electronics,Ano de Obtenção: 2016
Rodolfo Nogueira Coelho de Souza.

Graduação em Música

2008 - 2011

Universidade Estadual de Maringá

Graduação interrompida em 2008 em História

2006 - Interrompido

Universidade Estadual de Maringá
Ano de interrupção: 2008

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Live Electronics: música com computador ao vivo. (Carga horária: 12h). , Instituto Volusiano, IV, Brasil.

2013 - 2013

Multimídia Interativa com Pure Data. (Carga horária: 54h). , SP Escola de Teatro, SPET, Brasil.

2012 - 2012

A metamorfose da palavra em música. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

II Colóquio de Composição Musical do LAPPSO. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2011 - 2011

Masterclass de Difusão Eletroacústica. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2010 - 2010

I Colóquio do LAPPSO. (Carga horária: 9h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2009 - 2010

Extensão universitária em Núcleo de criação do LAPPSO. (Carga horária: 54h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2009 - 2009

Uso de software livre para a composição musical. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVI Congresso da ANPPOM. O uso de interfaces físicas como instrumentos na música eletroacústica em tempo real. 2016. (Congresso).

IRCAM Forum. 2015. (Congresso).

XI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.A metáfora do movimento na música eletroacústica. 2015. (Simpósio).

1º Colóquio Franco-Brasileiro de Análise e Criação Musical com Suporte Computacional. 2014. (Outra).

IV Seminário Música Ciência e Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. 2012. (Seminário).

VII SIMCAM.A Espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley. 2011. (Simpósio).

VII SIMCAM.A Espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley. 2011. (Simpósio).

I Colóquio do LAPPSO.Criação de um Sintetizador Modular Analógico em Pure Data. 2010. (Outra).

EPEM 2009.Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). 2009. (Encontro).

XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica.Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). 2009. (Encontro).

lV Semana da Música - Universidade Estadual de Maringá - UEM.Apresentação artistica. 2008. (Encontro).

III Seminário Internacional de História: "Instituições, Fronteiras e Política na história sul-americana" XIII Seminário do departamento de História. III Fórum do Programa de Pós-graduação em História/UEM. 2007. (Seminário).

Circulação Cultural e construções Identitárias na América Latina. 2006. (Participações em eventos/Outra).. 2006. (Simpósio).

X Encontro Regional da Anpuh- PR e XII Seminário de Pesquisa do DHI/UEM- O profissional da História. 2006. (Participações em eventos/Seminário).. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Priscila Fernandes de Oliveira Santos

FERNANDES, P.. Presidente da Banca avaliadora do Exame de suficiência na disciplina pratica de conjunto III. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura com habilitação em educação musical) - Universidade Estadual de Maringá.

Priscila Fernandes de Oliveira Santos

FERNANDES, P.. Banca examinadora para a prova prática de estágio supervisionado de graduação em música. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura com habilitação em educação musical) - Universidade Estadual de Maringá.

Regis Rossi Alves Faria

SOUZA, R. C.;FARIA, REGIS R A; MANZOLLI, J.. O Gesto Musical e o Uso de Interfaces Físicas Digitais na Performance do Live Electronics. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Regis Rossi Alves Faria

SOUZA, R. C.; FERNANDES, P. M.;FARIA, R. R. A.. Materialidade e criação musical: os efeitos dos meios no processo criativo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Regis Rossi Alves Faria

SOUZA, R. C.; IAZZETTA, F. H. O.;FARIA, R. R. A.. Abordagem Gestual para Interfaces Físicas de Controle na Criação de Música Eletroacústica em Tempo Real. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

PATRICIA MORAN FERNANDES

MORAN, Patrícia; Coelho, Rodolfo Nogueira. Materialidade e criação visual: o efeito dos meios no processo criativo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

COELHO de SOUZA, Rodolfo; FARIA, Regis; IAZZETA, F.. Abordagem Gestual para Interfaces Físicas de Controle Criação de Música Eletroacústica em Tempo Real. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Marcus Alessi Bittencourt

BITTENCOURT, M. A.; APRO, Flavio; TOFFOLO, Rael Bertarelli Gimenes. A Espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Micheline Prais de Aguiar Marim Gois

Fazendo Música no computador; 2010; Orientação de outra natureza; (Hab; Lic; em Educação Musical, nível: graduação) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Micheline Prais de Aguiar Marim Gois;

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

A significação na música eletroacústica; Início: 2017; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

O Gesto Musical e o Uso de Interfaces Físicas Digitais na Performance do Live Electronics; 2016; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Rodolfo Nogueira Coelho de Souza;

Rael Bertarelli Gimenes Toffolo

A espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo;

Marcus Alessi Bittencourt

Criação de um modelo computacional de um sintetizador modular analógico no ambiente de programação visual Pure Data; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcus Alessi Bittencourt;

Marcus Alessi Bittencourt

Documentação Técnica para os projetos de pesquisa SICPDS-Linux e LAPPSO-UEM; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenv; Científico e Tecnológico do Paraná; Orientador: Marcus Alessi Bittencourt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREZ, Mauricio ; SANCHES, C. . A metáfora do movimento na música eletroacústica. PERCEPTA - Revista de Cognição Musical , v. 2, p. 141-161, 2015.

  • PEREZ, Mauricio ; COELHO de SOUZA, Rodolfo . O uso de interfaces físicas como instrumentos na música eletroacústica em tempo real. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016.

  • PEREZ, Mauricio ; SANCHES, C. . A metáfora do movimento na música eletroacústica. In: XI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2015, Pirenópolis. Anais do XI SIMCAM, 2015.

  • PEREZ, Mauricio ; TOFFOLO, R. B. G. . A Espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley. In: VII Sipósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2011, Brasília. Anais do VII SIMCAM Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2011. p. 194-199.

  • PEREZ, Mauricio ; BITTENCOURT, M. A. . Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). In: IV Encontro de Pesquisa em Música da UEM, 2009, Maringá. Encontro de Pesquisa em Música - EPEM 2009, 2009.

  • PEREZ, Mauricio ; BITTENCOURT, M. A. . Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). In: XVIII EAIC, 2009. ANAIS DO XVIII EAIC.

  • PEREZ, Mauricio ; TOFFOLO, R. B. G. . A Espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PEREZ, Mauricio ; BITTENCOURT, M. A. . Criação de um Sintetizador Modular Analógico em Pure Data. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREZ, Mauricio ; BITTENCOURT, M. A. . Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREZ, Mauricio . Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREZ, Mauricio . Introdução à Música Concreta. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Trilha Sonora Para Audiovisual. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Mixagem de Vídeo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Vizualizando Sons. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Orquestra de Laptops. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Música Móvel. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Síntese Sonora. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Ouvindo o Mundo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Composição Musical com Software Livre. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Laboratório de Interfaces Musicais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Luteria Digital. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio . Programação em Pure data. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, Mauricio ; Gado A. B. . Convite à Apreciação Musical para a comunidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREZ, Mauricio . Syncrète. 2016. Registro Fonográfico.

PEREZ, Mauricio . Remotions. 2015. Registro Fonográfico.

PEREZ, Mauricio . Pelo ralo.... 2015. Trilha Sonora.

PEREZ, Mauricio . nanopartikula. 2014. Registro Fonográfico.

PEREZ, Mauricio . Musica Eletroacústica no TUM. 2010. Interpretação.

PEREZ, Mauricio . IV Encontro de Corais do Curso de Graduação em Música da UEM. 2009. Interpretação.

PEREZ, Mauricio . III Encontro de Corais do Curso de Graduação em Música da UEM. 2008. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    A Espectromorfologia como discurso: considerações acerca da obra teórica de Denis Smalley, Descrição: Este projeto de pesquisa teve como objetivo a compreensão da obra teórica do compositor Denis Smalley, a fim de investigar as possibilidades do uso da teoria espectromorfológica como ferramenta de organização discursiva para a Música Eletroacústica de vertente Acusmática. Para tal propósito, este trabalho desenvolveu-se em três etapas. Primeiramente, selecionamos os textos do autor que tratam especificamente sobre a teoria espectromorfológica e os inter-relacionamos, buscando compreender como Smalley concebe o discurso musical em sua poética espectromorfológica. Posteriormente, visando verificar como a teoria de Smalley pode ser aplicada como ferramenta composicional no que tange à organização do discurso, fizemos a análise de uma peça acusmática sob os preceitos do autor e, como última etapa, propomos uma organização discursiva influenciada pelas ideias de Smalley.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurício Perez - Integrante / Rael Bertarelli Gimenes Toffolo - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Criação de um modelo computacional de um sintetizador modular analógico no ambiente de programação visual Pure data, Descrição: Este projeto propôs a confecção de uma simulação virtual computacional de um sintetizador analógico modular, realizada utilizando-se a linguagem de programação visual Pure Data, com a implementação de diversos módulos comuns presentes nos sintetizadores modulares. O trabalho envolveu o estudo das técnicas clássicas de síntese sonora e o estudo das técnicas de programação visual com Pure Data e suas aplicações na implementação das técnicas de síntese clássicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurício Perez - Integrante / Marcus Alessi Bittencourt - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Criação de documentação técnica bibliográfica para o projeto de pesquisa SICPDS-FA/UEM e seu Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO-UEM), Descrição: Este trabalho teve como objetivo atividades de documentação e arquivamento de material bibliográfico científico e de material instrucional de técnicas, processos, manuais e tutoriais de softwares para composição e edição de áudio e técnicas de operação de estúdio de produção sonora, vinculadas ao projeto de pesquisa ?Soluções para implementação de cadeias completas de Produção e Pós-Produção Digitais Sonoras por meio de software-livre em computadores com o sistema operacional Linux? e relativos às atividades realizadas pelo Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora (LAPPSO) do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá. Espera-se com este trabalho o reconhecimento do LAPPSO-UEM e seu website como fonte perene de pesquisas, tanto para a comunidade acadêmica como para a comunidade externa em nível nacional e internacional. (http://www.dmu.uem.br/lappso). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maurício Perez - Integrante / Marcus Alessi Bittencourt - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Em meio às transformações das formas de comunicação recente e da mudança nos paradigmas da produção artística a criação e a prática artística tem paulatinamente alargado os horizontes conceituais das artes tradicionais, a saber: a música, as artes cênicas, as artes visuais, a arquitetura, entre outras. Nesse sentido, assistimos a produção de obras que cada vez mais superam as barreiras entre as modalidades artísticas e se tornam muito mais interativas tanto no que se refere a inclusão do público nos processos de criação e produção artística quanto na relação de troca conceitual que tem ocorrido entre as diversas linguagens artísticas. Os estudos do grupo pretendem se debruçar sobre tais questões considerando de forma sinérgica tanto a produção de conhecimento científico quanto a práxis artística. (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4828845010169493)