Maria Cristina Jorge de Carvalho
Mestre em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública-ENSP/Fiocruz. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada em nível de Especialização em Direito e Saúde e Serviço Social em empresa . Assistente Social em Bio-Manguinhos- Fiocruz com ênfase em Saúde do Trabalhador.
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde Pública
2014 - 2016
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: O processo de institucionalização das praticas de saúde em uma unidade de produção da Fiocruz : contextualização histórica e reflexões para o campo da Saúde do Trabalhador,Ano de Obtenção: 2016
Maria Helena Barros de Oliveira.Coorientador: Renato José Bonfatti. Palavras-chave: Promoção da saúde; Saúde do Trabalhador; Qualidade de Vida; Institutos governamentais de pesquisa; Processo saúde doença; Ambiente de Trabalho. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Especialização em Serviço Social na empresa
2013 - 2015
Faculdade Ubaense Ozanam Coelho
Título: O Serviço Social na Saúde do Trabalhador: reflexões e práticas no espaço sócio-ocupacional empresarial
Orientador: Hilka Flavia Saldanha Guida
Especialização em Direito e Saúde
2012 - 2013
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Olhares Ausentes da Gestão do SUS: O lugar desfavorecido da Saúde do Trabalhador
Orientador: Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos
Formação complementar
2012 - 2012
Laudo, perícias e pareceres sociais. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Serviço Social- 7° região, CRESS-RJ, Brasil.
2012 - 2012
capacitação profissionais imunoblot rápido-HIV. (Carga horária: 8h). , Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, NEMS/RJ, Brasil.
2012 - 2012
Direito, ética e Responsabilidade. (Carga horária: 16h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.
2011 - 2011
Saúde, Trabalho e Direito. (Carga horária: 16h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.
2011 - 2011
Assédio Moral no Trabalho. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.
2011 - 2011
Legislação Previdenciária. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.
2011 - 2011
Curso sobre humilhações, atos de violência,assedio. (Carga horária: 15h). , Fundacentro, FUNDACENTRO, Brasil.
2010 - 2011
Capacitação Promoção e Vigilância em Saúde do Trab. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
Abordagem Intensiva do Fumante para Cessação. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, SMSDC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Políticas Públicas uso nocivo de álcool e drogas. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Gênero, Direito e saúde. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Extensão em Saúde do Trabalhador. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Violência Urbana e Direitos Humanos. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Saúde do Trabalhador.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
MENDES, E. A. ; CARVALHO, M. C. J. ; MACHADO, L. Q. . Evento do Dia Mundial sem Tabaco. 2012. (Outro).
CARVALHO, M. C. J. ; MENDES, E. A. ; MACHADO, L. Q. ; LIMA, M. C. O. . Atividade do Dia Mundial sem Tabaco. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Alterações nos benefícios previdenciários e assistenciais. 2016. (Encontro).
V Seminário de Serviço Social em empresas. 2016. (Seminário).
IV Fórum SIASS. 2015. (Encontro).
IV Seminário de Serviço Social em empresa. 2015. (Seminário).
XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO ?PARAMETROS PARA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR NO ÂMBITO DA FIOCRUZ?.. 2015. (Congresso).
Problemas relacionados ao alcool e outras drogas. 2013. (Seminário).
Seminario Estadual de Serviço Social e Saúde. 2013. (Seminário).
"Condições de Trabalho, autonomia profissional e os desafios éticos para o Serviço Social. 2012. (Outra).
Conferencia Ricardo Antunes. 2012. (Outra).
I Seminário de Humanização da Gestão do Trabalho. 2012. (Seminário).
Serviço Social em Empresa. 2012. (Encontro).
Treinamento: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.Assédio Moral no Trabalho. 2012. (Outra).
I Fórum SIASS-RJ-Os Caminhos da Política de Atenção à Saúde do Servidor. 2011. (Outra).
Seminario A Prevenção do Assedio Moral na Relação de emprego. 2011. (Seminário).
Conferencia Internacional sobre Assedio Moral e outras Mani. 2010. (Outra).
I Fórum de Vigilância e Promoção à Saúde do Servidor Público Federal. 10.. 2010. (Outra).
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. O Serviço Social na Saúde do Trabalhador-Uma experiencia vivenciada no campo de estagio em uma empresa estata. 2010. (Congresso).
Comissão julgadora das bancas
CAVALCANTI, C. P. N.; VASCONCELLOS, L. C. F.; OLIVEIRA, M. H. B.; Bonfatti, R.J.; BISNETO, J. A. V. S.;FERREIRA, AP. O processo de institucionalização das práticas de saúde em uma unidade de produção da fiocruz: contextualização histórica e reflexões para o campo da saúde do trabalhador. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.
BONFATTI, R. J.; OLIVEIRA, M. H. B.; VASCONCELLOS, L. C. F.;MELO, A. I. S. C.. A Saúde do Trabalhador em uma unidade de produção da FIOCRUZ - contextualização histórica de sua institucionalização, organização e operacionalização: reflexões para a consolidação do campo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.
BONFATTI, R. J.; OLIVEIRA, M. H. B.; CAVALCANTI, C. P. N.; VASCONCELLOS, L. C. F.. A saúde do trabalhador em uma unidade de produção da Fiocruz: contextualização histórica e reflexões para a consolidação do campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.
CAVALCANTI, C. P. N.; VASCONCELLOS, L. C. F.; OLIVEIRA, M. H. B.; BONFATTI, R. J.. O processo de institucionalização das práticas de saúde em uma unidade de produção da Fiocruz: contextualização histórica e reflexões para o campo da Saúde do Trabalhador. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.
SOUZA, Terezinha Martins dos Santos; CAVALCANTI, C. P. N.; Carvalho, M C J; Bisneto, J A V S. As transformações do mundo do trabalho sob a ótica da saúde do trabalhador:um estudo de caso na linha de produção de vacinas de uma empresa estatala. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VASCONCELLOS, L. C. F.; CAVALCANTI, C. P. N.;OLIVEIRA, M. H. B.. O processo de institucionalização da práticas de saúde em uma unidade de produção da Fiocruz: contextualização histórica e reflexões para o campo da Saúde do Trabalhador. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
Foi orientado por
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR - UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO EM UMA EMPRESA ESTATAL; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Eliane de Assis Mendes;
A saúde do trabalhador numa unidade de proidução da fiocruz: contextualização histórica e reflexões para a consolidação do campo; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública,; Coorientador: Renato José Bonfatti;
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR: reflexões e práticas no espaço sócio-ocupacional empresarial; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social de Empresa) - Faculdade Ubaense Ozanam Coelho; Orientador: Hilka Flavia Saldanha Guida;
As Transformações do Mundo do Trabalho sob a ótica da Saúde do Trabalhador: um estudo de caso na linha de produção de vacinas de uma empresa estatal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Cecília Paiva Neto Cavalcanti;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, M. C. J. ; MENDES, E. A. . Saúde e Trabalho: implicações das novas formas de gestão na saúde do trabalhador. scielo proceedings , v. 8, p. 25-38, 2013.
-
CARVALHO, M. C. J. ; MENDES, E. A. . As implicações das novas formas de gestão na Saúde do Trabalhador: o que o assédio moral tem a ver com isso?. In: Edvânia Ângela de Souza Lourenço; Vera Lúcia Navarro; Ricardo Lara; José Reginaldo Inácio. (Org.). Saúde do Trabalhador - Desafios para a Seguridade Social e o Movimento Sindical. 1ed.São Paulo: UNESP, 2012, v. , p. 269-279.
-
CARVALHO, M. C. J. ; MENDES, E. A. . Saúde e Trabalho: Implicações das novas formas de gestão na Saúde do trabalhador. In: VIII Seminário de Saúde do Trabalhador (em continuidade ao VII Seminário de Saúde do, 2012, Franca. Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2012.
-
CARVALHO, M. C. J. ; MENDES, E. A. . O Serviço Social na Saúde do trabalhador-Uma experiência vivenciada no estagio em uma empresa estatal. In: Congresso Brasileiro d Assistentes Sociais, 2010, Brasilia. Anais do Congresso, 2010.
-
MENDES, E. A. ; CARVALHO, M. C. J. . O Trabalho Multidisciplinar no Programa de atenção a Gestante Trabalhadora. In: VI CONASSS - Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde e IX SIMPSSS, 2012, São José dos Campos. Anais do VI CONASSS e IX SIMPSSS, 2012.
-
MENDES, E. A. ; CARVALHO, M. C. J. ; MESQUITA, D.R . AVALIAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DO AMBIENTE DE TRABALHO. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA (ABRASCO), 2012, Porto Alegre. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). RIO DE JANEIRO: ABRASCO, 2012.
-
MENDES, E. A. ; CARVALHO, M. C. J. . O TRABALHO MULTIDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE ATENÇÃO A GESTANTE TRABALHADORA. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA (ABRASCO), 2012, Porto Alegre. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro: Abrasco, 2012.
-
CARVALHO, M. C. J. ; OLIVEIRA, M. H. B. ; BONFATTI, R. J. . O processo de institucionalização das práticas de saúde em uma unidade de produção da Fiocruz. Saúde em Debate , 2016.
-
CARVALHO, M. C. J. . As Transformações do Mundo do Trabalho sob a ótica da Saúde do Trabalhador: um estudo de caso na linha de Produção de Vacinas de uma empresa estatal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, M. C. J. . O Serviço Social na Saúde do Trabalhador-Uma experiencia vivenciada no estagio em uma empresa estatal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, M. C. J. ; MENDES, E. A. . O Serviço Social na Saúde do Trabalhador-Uma experiencia vivenciada no estagio em uma empresa estatal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDES, E. A. ; CARVALHO, M. C. J. ; MACHADO, L. Q. ; MATOS, I.C . TRABALHO MULTIDISCIPLINAR NOS EXAMES PERIÓDICOS DE SAÚDE DE BIOMANGUINHOS / FIOCRUZ. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Julia e Sá da Silva Campos ; CARVALHO, M. C. J. ; SOUZA, C. ; MELO, E. ; NASCIMENTO, E. . O Projeto de (des)mancha Brasil e a articulação com os Princípios do SUS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, M. C. J. ; Julia e Sá da Silva Campos ; SOUZA, C. ; MELO, E. ; NASCIMENTO, E. . O Projeto de (des)mancha Brasil e a articulação com os Princípios do SUS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, M. C. J. ; MENDES, E. A. . A atuação do Serviço Social no Centro de Saúde do Trabalhador de Bio-Manguinhos-Fiocruz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
CARVALHO, A. L. ; CARVALHO, M. C. J. ; GOUVEIA, C. ; EGG, J. M. ; CARVALHO, T. G. ; NUNES, T. . Assédio Moral e Sexual no Trabalho - Prevenção e Enfrentamento na Fiocruz. 2014.
Prêmios
2009
Premiação Maria Odila Rangel - 2° lugar | I encontro de Serviço Social da UFRJ, Serviço Social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Bio-Manguinhos-FiocruzVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 40
Outras informações:
Assistente Social lotada no Centro de Saúde do Trabalhador ? Departamento de Recursos Humanos(DEREH) de Biomanguinhos/Fiocruz. Atuando no atendimento aos trabalhadores da unidade( Servidores Públicos, Terceirizados, cooperativados, Bolsistas e Estagiários) para acompanhamento funcional e social; Participação nas entrevistas psicossociais dos Exames Periódicos de Saúde na unidade; Participação de elaboração de instrumentais de trabalho; Participação na elaboração, coordenação e execução de Programas e Eventos. Participação em Grupos de Trabalhos intra e extra-institucionais para elaboração de Normatizações e discussões (Comitê Pró-equidade de Gênero e Etnia da Fiocruz; grupo de discussão sobre a atuação do Serviço Social em Saúde do Trabalhador e Recursos Humanos).
2009 - 2011
Bio-Manguinhos-FiocruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagio Curricular: Participação nos atendimentos funcionais e sociais aos trabalhadores da unidade; Participação nas entrevistas psicossociais dos Exames Periódicos de Saúde; Participação em programas e projetos de promoção da saúde ( grupo de tabagismo); interlocução com chefias e RH; participação no Programa Pró-equidade de Gênero da Unidade; elaboração de relatórios e pareceres sociais sob supervisão; participação na elaboração de projeto de atuação profissional, programas, folders e fluxogramas; sistematização da prática do Serviço Social. Participação em palestras e cursos para complemento da formação e subsidiar a pratica.
Você é Maria Cristina Jorge de Carvalho?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Cristina Jorge de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?