Sérgio Luiz da Silva Cassemiro

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2010 no Beloit College - Wisconsin, Estados Unidos via programa de graduação sanduíche - CAPES/FIPSE, onde desenvolveu pesquisa relacionada à politicas de proteção a poluição atmosférica Brasil e Estados Unidos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Trabalhou na Mercedes Benz passando pelas áreas de Engenharia de Produto e Qualidade. Trabalhou na MRS Logística nas áreas de Engenharia de Operações e no Centro de Controle de Operações com desenvolvimento de projetos de melhoria de eficiência e estratégias de circulação de trens.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia de Transportes

2014 - Atual

Instituto Militar de Engenharia
Título: Alocação Otimizada da Frota de Locomotivas para Ganho de Eficiência Energética e Custos,Orientador: Renata Albergaria de Mello Bandeira
Palavras-chave: Engenharia de Transportes; Otimização; Logística; Estatística Aplicada aos Transportes.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Engenharia de Transportes. Setores de atividade: Transporte terrestre; Transporte aquaviário.

Graduação em Engenharia Elétrica

2007 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Aplicação da Metodologia Seis Sigma e Simulação Computacional na Eficiência da Circulação de Trens de Minério
Orientador: Paulo Roberto de Castro Villela

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jose Geraldo Ferreira

BANDEIRA, R. A. M.; LOPES, S.; MARUJO, L. G.;FERREIRA, J. G.. Procedimento para Planejamento de Alocação de Locomotivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.

Luiz Antonio Silveira Lopes

BANDEIRA, R. A. M.;Lopes, L A S; MARUJO, L.; FERREIRA, J. G.. Procedimento para Planejamento de Alocação de Locomotivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Instituto Militar de Engenharia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renata Albergaria de Mello Bandeira

Alocação Otimizada da Frota de Locomotivas para Ganho de Eficiência Energética e Custos; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia - P; De Trans; E E; De Trans; ) - Instituto Militar de Engenharia,; Orientador: Renata Albergaria de Mello Bandeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, T. M. S. ; COSTA, F. A. C. V. ; CASSEMIRO, S. L. S. ; MARTELLI, D. ; MACHADO, B. G. ; GUIMARAES, G. V. . Manutenção Centrada na Confiabilidade em ferrovias de cargas em área urbana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, B. R. ; FABRI, D. F. ; CASSEMIRO, S. L. S. . SIC: identificação de riscos operacionais por meio da avaliação automática de registradores de evento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, R. S. ; CASSEMIRO, S. L. S. . Alocação Eficiente da Tripulação nos Trens da MRS Logística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, B. R. ; CASSEMIRO, S. L. S. ; FERREIRA, J. G. . Iniciativas para Melhoria da Eficiência Energética. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, F. A. C. V. ; CASSEMIRO, S. L. S. . AVALIAÇÃO FINANCEIRA, SOCIAL E AMBIENTAL DO PROJETO DA NOVA FERROVIA EF 118. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CASSEMIRO, S. L. S. ; COSTA, F. A. C. V. . DISTRIBUIÇÃO OTIMIZADA DE LOCOMOTIVAS PARA GANHO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • MRS Logística SA. , Avenida Brasil - de 01911 a 3449 - lado ímpar, Centro, 36060010 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32394984, Ramal: 4984, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

MRS Logística SA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista Ferroviário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Especialista ferroviário da Gerencia de Engenharia de Operações, onde atua nos seguintes temas: - Participação em projetos de melhoria de Eficiência Operacional (redução de ciclo de trens Heavy Haul e de carga geral); - Desenvolvimento e melhoria de software de processamento e avaliação de registradores de eventos de trens com foco em melhoria operação/condução de trens e segurança operacional; - Participação em projetos de avaliação e implementação de novas tecnologias para a operação de trens; - Participação em avaliação de novos modelos de formação de trens de Heavy Haul;

2011 - 2013

MRS Logística SA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ferroviário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
2011 - Atualmente Analista Ferroviário da Gerência de Planejamento do Centro de Controle de Tráfego e Operações de Trens (CCO). MRS Logística S.A. (Juiz de Fora, MG) - Criação e desenvolvimento de indicadores de desempenho de circulação de trens de minério de ferro Vale, CSN, Gerdau, Usiminas, CSA e Açominas; - Criação e desenvolvimento de indicadores de desempenho de circulação de trens de carga geral e de produtos agrícolas; - Desenvolvimento de projetos de melhoria de operações ferroviárias baseado na metodologia Lean Six Sigma em vários trechos da malha MRS (região do Paraopeba e terminais de carregamento, área Rio de Janeiro e região da descarga) - Participação em projeto de otimização da operação em São Paulo desenvolvido pela Diretoria de Operações como líder da frente de operações ferroviárias na Baixada Santista e acesso ao porto de Santos.

2009 - 2010

MRS Logística SA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio na área de Engenharia de Transportes e Operações Ferroviárias. MRS Logística S.A. (Juiz de Fora, MG) - Parametrização de software para simulador de trens com o objetivo de verificação projetos de novos modelos de trens; - Interface com empresa fornecedora do software com o objetivo de adequar a ferramenta ao uso da empresa e sanar problemas dos usuários; - Cálculos de esforço de tração de combinações de locomotivas para formação de trens; - Apoio em análises para melhoria de eficiência energética dos trens; - Apoio em cálculos de forças, choques e entendimento da dinâmica do trem para investigação de acidentes ferroviários.

2010 - 2011

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em Intercâmbio (Graduação Sanduíche), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Intercâmbio realizado no segundo semestre do ano de 2010 com bolsa de estudos da CAPES/FIPSE para realização de pesquisa acadêmica no Beloit College (Beloit, Wisconsin, Estados Unidos). Onde foi desenvolvida pesquisa entitulada "Estudo Comparativo das Políticas Ambientais e Incentivos para Redução das Emissões Veiculares Brasil/Estados Unidos". Pelo Environmental Project da Pós-graduação em Análise Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Beloit College (Beloit, WI, Estados Unidos).

2007 - 2008

Mercedes Benz do Brasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Operador de Testes Elétricos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Operador de testes elétricos em veículos na área de montagem final. Mercedes-Benz do Brasil. (Juiz de Fora, MG) - Verificação da integridade e retrabalho no sistema eletroeletrônico dos veículos para liberação para vendas;

2005 - 2007

Mercedes Benz do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estágiario Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio técnico na área de Engenharia do Produto e Gestão da Qualidade. Mercedes-Benz do Brasil. (Juiz de Fora, MG). Mecânico e eletricista experimental. - Manutenção elétrica e mecânica em veículos de teste; - Acompanhamento de teste de componentes; - Alinhamento, balanceamento, teste de desempenho de motores; - Manutenção em motores do grupo Daimler Chrysler (Jeep, Dodge, Merces Benz, Smart, Chrysler e etc); - Fabricação de peças protótipos para projetos de veículos em desenvolvimento; - Preparação de carros para eventos.

2003 - 2005

Mercedes Benz do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Menor Aprendiz, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Estudo e aprendizagem de todos os processos e conceitos técnicos que envolvem a fabricação de um veículo esportivo Mercedes Benz (eletrônica, química, pintura, robótica e automação, usinagem, mecânica de motores, soldagem, funilaria, ferramentas do sistema de produção Mercedes Benz, montagem de acabamento interno, e etc).