Pâmella Alves Pereira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: derivação, morfologia, composição, prefixo e radical.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Lingüísticos

2007 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: NÃO em formações nominais no português: morfologização e gramaticalização
Maria do Carmo Viegas. Palavras-chave: não nome; morfologização; não obstante; Gramaticalização.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria da Variação e Mudança Lingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria da Gramaticalização.

Mestrado em Lingüística

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Para uma distinção entre radical e prefixo: será não-composto, um composto ou um derivado,Ano de Obtenção: 2006
Maria Carlota Amaral Paixão Rosa.Palavras-chave: Morfologia; radical; prefixo; derivação; composição.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Morfologia.

Graduação em Letras

2000 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Morfologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Variação e Mudança.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria da Gramaticalização.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Internacional de Linguística Histórica. Não obstante ~ apesar de: variação e gramaticalização. 2017. (Congresso).

Gallæcia ? III Congresso Internacional de Linguística Histórica. Sintatização, semantização e discursivização do não obstante na história do Português. 2015. (Congresso).

II DIVERMINAS - Encontro sobre diversidade linguística em Minas Gerais: cultura e memória.O percurso da gramaticalização do não obstante. 2015. (Encontro).

V SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Variação dialetal de vogais: caracterização acústica do /a/ tônico da região de Diamantina/MG. 2015. (Simpósio).

29o Encontro Nacional da Anpoll.Morfologização do não em formações nominais. 2014. (Encontro).

II Workshop sobre gramaticalização. Gramaticalização e variação: não obstante ~ apesar de, não obstante ~ embora, não obstante ~ no entanto - estudo em corpus histórico. 2014. (Congresso).

VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Estudos das formações não + nome: morfologização. 2013. (Congresso).

II Congresso Internacional de Linguística Histórica. Estudo diacrônico do "não" em formações nominais no português. 2012. (Congresso).

IV SETED - Seminário de Teses e Dissertações.Estudo do. 2011. (Seminário).

X Encontro de Linguística de Corpus.Estudo do "não" referente a nomes na história do português: constituição de um corpus diacrônico a partir do banco de dados de Davies e Ferreira (2006). 2011. (Encontro).

X SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Embora X Não obstante. 2011. (Seminário).

1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O elemento "não" referente a nomes no Português: análise histórica. 2010. (Simpósio).

58º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Análise do "não" referente a nomes: duas abordagens. 2010. (Seminário).

Workshop Internacional sobre Gramaticalização. Não obstante: gramaticalização e variação. 2010. (Congresso).

2º SETED - Seminário de Teses e Dissertações da Pós-Graduação em Linguística da UFMG.?Radical ou prefixo? A gramaticalização do ?não? no PB?. 2009. (Seminário).

57o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).A expressão "não obstante" do século XV ao século XX; gramaticalização. 2009. (Seminário).

IX SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Variação "não obstante" e "embora". 2009. (Seminário).

IX SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Formação em não-: diversas abordagens. 2009. (Seminário).

VI Congresso Internacional da ABRALIN. não obstante: Gramaticalização no Português. 2009. (Congresso).

XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A expressão não obstante na história do Português. 2009. (Congresso).

56o Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL).Radical ou Prefixo? A Gramaticalização do NÃO no Português do Brasil. 2008. (Seminário).

VIII SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.O. 2008. (Seminário).

55o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Para uma distinção entre radical e prefixo: será não-composto, um composto ou um derivado. 2007. (Seminário).

VII SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Derivação ou composição ? O não- na história do português. 2007. (Seminário).

IV Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Lingüistica.Para uma distinção entre radical e prefixo: será não-composto, um composto ou um derivado. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Débora Priscila Simião

PEREIRA, P. A.. Estudo Comparativo das Formas UAI, UÊ e UÉ em Itaúna/MG e Piranga/MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria helena Soares Paes

PEREIRA, P. A.. A variável (R) em coda silábica medial no bairro Várzea, em Lagoa Santa-MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Cristiane Cristina de Souza

PEREIRA, P. A.. Sons do Vale: análise acústica da vogal /a/ produzida por falantes de Senador Modestino Gonçalves/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Bianca Siqueira Marques

PEREIRA, P. A.. Análise de conteúdos gramaticais em livros didáticos de português como língua estrangeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: ndrearia Fabiane Farnezi de Aguilar

PEREIRA, P. A.. Sons do Vale: análise acústica do /a/ falado em Monjolos-MG. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Jessica Haiane de Souza e Sara Pinheiro Cordeiro

PEREIRA, P. A.. Cante lá que eu canto cá: uma perspectiva de análise do falar nordestino na poesia de Patativa do Assaré. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Leticia Souto Diniz

PEREIRA, P. A.. Sobre o prazer de escrever e os benefícios da escrita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Ana Lúcia Dos Santos

PEREIRA, P. A.. Vogais do Vale: análise acústica da vogal /a/ produzida por informantes de Datas/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Rafael Pereira Santos

PEREIRA, P. A.. Culturas em trânsito: a questão da memória no campo de ensino/aprendizagem da língua Patxôhã. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Educação No Campo) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mônica Guieiro Ramalho de Alkmim

VIEGAS, M. C.;ALKMIM, M. G. R.; VITRAL, L.; Simões, José da silva; Cambrais, César Nardelli. Não em formações nominais no português: morfologização versus gramaticalização. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marco Antonio de Oliveira

VIEGAS, Maria Do Carmo; VITRAL, Lorenzo Teixeira; ALKMIM, M. G. R.; SIMOES, J. S.; CAMBRAIA, C. N.; COELHO, S. M.;OLIVEIRA, Marco Antonio de. NÂO em formações nominais no português: morfologização versus gramaticalização. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Afrânio Gonçalves Barbosa

ROSA, C. M. P.BARBOSA, Afranio G.; RODRIGUES, Violeta V.. Para uma distinção entre radical e prefixo: será não-composto um composto ou um derivado?. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Lingüística) - Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

César Nardelli Cambraia

CAMBRAIA, C. N.; VIEGAS, M. do C.; ALKIMIM, M. G. R.; VITRAL, L. T.; SIMÕES, J. da S.; OLIVEIRA, M. A. de; COELHO, S. M.. NÃO em formações nominais no português: morfologização versus gramaticalização. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Sueli Maria Coelho

VIEGAS, M. C.; ALKMIM,; SIMOES, J. S.;VITRAL, L. T.; CAMBRAIA, C. N.;COELHO, S. M.. NÃO em formações nominais no português: morfologização versus gramaticalização. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Lorenzo Teixeira Vitral

VITRAL, L. T.. NÃO em formações nominais no português: morfologização versus gramaticalização. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Lorenzo Teixeira Vitral

VITRAL, L. T.. O 'não' em formações nominais no português. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Luiza Braga

BRAGA, M. L.; Pereira, Pâmella Alves. A gramaticalização do advérbio de negação. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen

COHEN, Maria Antonieta. A. M.; VIEGAS, Maria Do Carmo; SCHERRE, M. M.. O 'não em formações nominais no português. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de MInas Gerais.

Maria Carlota Amaral Paixão Rosa

ROSA, M.C.BARBOSA, Afrânio GonçalvesRODRIGUES, Violeta. Para uma distinção entre radical e prefixo: será não-composto um composto ou um derivado? (UFRJ) Orientador: Maria Carlota Rosa. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Larissa Polyana de Meneses Ferreira

ANÁLISE DO ITEM EMBORA NO SÉCULO XX; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; (Orientador);

Isadora Silva Miranda e Pablyane Rodrigues Ramos

A IMPORT NCIA DO MEDIADOR NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: uma análise do conto A triste história da Eredegalda; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Tamires Suele Lima

ESTUDO DE METAPLASMOS EM MÚSICAS DO ESTILO FUNK; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Lara do Nascimento Góes

Experiências no ensino de língua portuguesa para alunos do 6o ano em Diamantina, Minas Gerais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Gisele Serpa, Juliana Aquino e Renato Oliveira

Gênero do substantivo: discussão sobre flexão e derivação e a abordagem do livro didático; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Maria Carvalho Almeida

Para uma distinção entre flexão e derivação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Simone Ap

Cordeiro da Silva Souza e Ivanete de O; Pinheiro; O QUE OS JOVENS DIAMANTINENSES LEEM? Estudo de caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Larissa Polyana de Meneses Ferreira

Gramaticalização de apesar de: estudo histórico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Larissa Polyana de Meneses Ferreira

NÃO OBSTANTE ~ EMBORA: variação e gramaticalização; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Larissa Polyana de Meneses Ferreira

NÃO OBSTANTE X APESAR DE : variação e gramaticalização de construções; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Humanidades) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Pâmella Alves Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria do Carmo Viegas

Não em formações nominais do português: morfologização e gramaticalização; 2012; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria do Carmo Viegas;

Maria Carlota Amaral Paixão Rosa

Para uma distinção entre radical e prefixo: será não-composto um composto ou um derivado?; 2006; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Carlota Amaral Paixão Rosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, P. A. . Para uma distinção entre radical e prefixo: será não composto um composto ou um derivado?. Estudos Lingüísticos (São Paulo) , v. 37, p. 83-92, 2008.

  • PEREIRA, P. A. . Estudos das formações com não: morfologização. In: Maria do Carmo Viegas. (Org.). Minas é singular. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2013, v. , p. 157-170.

  • PEREIRA, P. A. . Trajetória não + nome na história do português. In: Maria do Carmo Viegas. (Org.). Minas é singular. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2013, v. , p. 141-156.

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . A expressão não obstante: gramaticalização no português. In: Maria do Carmo Viegas. (Org.). Minas é plural. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2011, v. , p. 143-170.

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . Análise do não em formações nominais do português. In: Maria do Carmo Viegas. (Org.). Minas é plural. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2011, v. , p. 171-179.

  • VIEGAS, Maria do Carmo ; PEREIRA, P. A. . Sintatização, semantização e discursivização do não obstante na história do Português. In: Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2016, Santiago de Compostela. ata on-line do Gallaecia - III Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2015.

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . Gramaticalização e variação: não obstante ~ apesar de, não obstante ~ embora, não obstante ~ no entanto - estudo em corpus histórico. In: II Workshop sobre gramaticalização, 2014, Niterói-RJ. Caderno de Resumos, 2014.

  • PEREIRA, P. A. . Estudos das formações não + nome: morfologização. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal - RN. Caderno de Programação e Resumos. João Pessoa: Ideia, 2013.

  • PEREIRA, P. A. . Estudo diacrônico do "não" em formações nominais no português. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2012, São Paulo. Resumos - Sessões de Comunicações Individuais, 2012. p. 324-325.

  • PEREIRA, P. A. . Estudo do "não" referente a nomes na história do português: constituição de um corpus diacrônica a partir do banco de dados de Davies e Ferreira (2006). In: X Encontro de Linguística de Corpus, 2011, Belo Horizonte-MG. Caderno de Resumos do X Encontro de Linguística de Corpus, 2011. v. 1. p. 57-58.

  • VIEGAS, Maria do Carmo ; PEREIRA, P. A. . Não obstante: gramaticalização e variação. In: Workshop Internacional sobre Gramaticalização, 2010, Belo Horizonte - MG. Caderno de resumos - Workshop Internacional sobre Gramaticalização, 2010. p. 65-66.

  • PEREIRA, P. A. . O elemento "não" referente a nomes no Português: análise histórica. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá-PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

  • PEREIRA, P. A. . Análise do "não" referente a nomes: duas abordagens. In: 58º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2010, São Carlos. Programação do 58º seminário do GEL, 2010.

  • PEREIRA, P. A. . não obstante: Gramaticalização no Português. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN - Anais, 2009.

  • PEREIRA, P. A. . A expressão "não obstante" do século XV ao século XX: Gramaticalização no Português. In: 57o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2009, Ribeirão Preto. Programação do 57º seminário do GEL, 2009.

  • PEREIRA, P. A. . A expressão "não obstante" na história do português. In: XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2009. v. XIII. p. 17-18.

  • PEREIRA, P. A. . Radical ou prefixo? Gramaticalização do NÃO no Português do Brasil. In: 56o Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2008, São José do Rio Preto. Programação do 56º seminário do GEL, 2008.

  • PEREIRA, P. A. . Para uma distinção entre radical e prefixo: será não-composto, um composto ou um derivado. In: 55o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), 2007, Franca-SP. Programação do 55º seminário do GEL, 2007.

  • PEREIRA, P. A. . Não obstante ~ apesar de: variação e gramaticalização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. ; BODOLAY, A. N. . Variação dialetal de vogais: caracterização acústica do /a/ tônico da região de Diamantina/MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIEGAS, Maria do Carmo ; PEREIRA, P. A. . Sintatização, semantização e discursivização do não obstante na história do Português.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . Gramaticalização e variação: não obstante ~ apesar de, não obstante ~ embora, não obstante ~ no entanto - estudo em corpus histórico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. . Morfologização do não em formações nominais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. . Estudos das formações não + nome: morfologização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. . Estudo diacrônico do NÃO em formações nominais no português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. . Embora X Não obstante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. . Estudo do não em formações nominais no português. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. . Estudo do "não"referente a nomes na história do português: constituição de um corpus diacrônica a partir do banco de dados de Davies e Ferreira (2006). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. . O elemento "não" referente a nomes no Português: análise histórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . Não obstante: gramaticalização e variação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. . Análise do "não" referente a nomes: duas abordagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. . não obstante: Gramaticalização no Português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. . ?Radical ou prefixo? A gramaticalização do ?não? no PB?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. . A expressão não obstante do século XV ao século XX: Gramaticalização no português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. . A expressão "não obstante" na história do português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . Formações em não-: diversas abordagens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . Variação 'não obstante' e 'embora'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. . Radical ou Prefixo? A Gramaticalização do NÃO no Português do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . O não anteposto a nomes na história do Português. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. ; VIEGAS, Maria do Carmo . Alternância gráfica de termos como não linguista e não-linguista como índice de gramaticalIzação no PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. . Para uma distinção entre radical e prefixo: será NÃO COMPOSTO um composto ou um derivado?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, P. A. . Para uma distinção entre radical e prefixo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, P. A. . Leitura e Produção de Textos: Gêneros Textuais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    GRAvar - Variação e gramaticalização de construções: não obstante ~ apesar de; não obstante ~ embora; não obstante ~ no entanto - estudo em corpus histórico, Descrição: O presente projeto objetiva pesquisar aspectos da mudança linguística, em especial, o fenômeno de gramaticalização envolvendo as construções/itens APESAR DE, EMBORA e NO ENTANTO na história do português e, ainda, objetiva a análise da variação NÃO OBSTANTE ~ APESAR DE, NÃO OBSTANTE ~ EMBORA e NÃO OBSTANTE ~ NO ENTANTO. Pretende-se responder algumas questões como as seguintes: ocorreu um processo de sintatização dessas construções/itens? Caso positivo, como e quando se deu esse processo de sintatização? Eles foram simultâneos nas diversas construções/itens na mesma direção? Em qual veio primeiro? Ocorreu semantização dessas construções/itens? Caso positivo, como e quando se deu esse processo de semantização? Eles foram simultâneos nas diversas construções/itens na mesma direção? Em qual veio primeiro? Podemos falar em lexicalização?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pâmella Alves Pereira - Coordenador / Maria do Carmo Viegas - Integrante / Larissa Polyana Meneses Ferreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4

  • 2008 - Atual

    VARFON-Minas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria do Carmo Viegas em 12/12/2012., Descrição: Objetivos: 1) Contribuir para a documentação e constituição de um banco de dados relativo aos dialetos mineiros, tendo em vista sistematizar/digitalizar a documentação a respeito desses dialetos; 2) Descrever e analisar os aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e lexicais; 3) Descrever e analisar os aspectos sociolingüísticos e da formação sócio-histórica dos dialetos mineiros; 4) Contribuir para a formação de profissionais qualificados para atuar nas linhas de Variação e mudança, Sociolingüística, Dialetologia e Lingüística Histórica, assim como em Teoria e Análise Lingüística; 5) Discutir variação inter- e intradialetal, já que Minas Gerais é um Estado-chave no Brasil para essa discussão; 6) Discutir mudança lingüística; 7) Discutir tipologicamente variação/mudança lingüística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pâmella Alves Pereira - Integrante / Maria do Carmo Viegas - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Faculdade Interdisciplinar de Humanidades - FIH. , Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000 - Campus JK, Alto da Jacuba, 39100000 - Diamantina, MG - Brasil, Telefone: (38) 35321200, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociolinguística e Linguística Histórica

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas III

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 10/2017 - 03/2018

    Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Texto em Língua Portuguesa

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociolinguística e linguística histórica

  • 09/2016 - 12/2016

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Texto em Língua Portuguesa

  • 09/2016 - 12/2016

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas III

  • 05/2016 - 08/2016

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Texto em Língua Portuguesa

  • 05/2016 - 08/2016

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais II: oralidade

  • 05/2016 - 08/2016

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociolinguística: variação e mudança

  • 08/2015 - 04/2016

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Texto em Língua Portuguesa

  • 08/2015 - 04/2016

    Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e suas Literaturas III, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 02/2014 - 02/2016

    Direção e administração, Licenciatura em Letras - português/espanhol, .,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Licenciatura em Letras - português/espanhol.

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa, Oficina de Texto em Língua Portuguesa

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Texto em Língua Portuguesa, Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa

  • 04/2014 - 07/2014

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Texto em Língua Portuguesa, Sociolinguística e Linguística Histórica

  • 10/2013 - 03/2014

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociolinguística e Linguística Histórica, Oficina de Texto em Língua Portuguesa

  • 06/2013 - 09/2013

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais VI, Oficina de Texto em Língua Portuguesa

2012 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/2012 - 03/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português VI - História da língua portuguesa

  • 11/2012 - 03/2013

    Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português I

  • 11/2012 - 03/2013

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português XVII

  • 11/2012 - 03/2013

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Leitura e Produção de Textos

2012 - 2013

Sistema Elite de Ensino

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 31

Atividades

  • 05/2012 - 06/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação

2008 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista de doutorado (CAPES), Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado

2007 - 2009

Instituto Elizabeth Kalil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15

Atividades

  • 02/2008 - 05/2009

    Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tutora de ensino superior à distância

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tutora de curso superior à distância

2008 - 2008

Instituto Pollyana

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Médio, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação

2006 - 2007

Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

Atividades

  • 09/2006 - 02/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação

2004 - 2006

Sociedade Educacional MOdelo Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Atividades

  • 02/2004 - 02/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação