Maria Alice Ribeiro Gabriel

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2010 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: Os judeus através das cartas e sermões do Padre Antônio Vieira.
Anita Waingort Novinsky. Palavras-chave: Cristãos-novos Inquisição Portugal Restauração.

Mestrado em Estudos Literários

2001 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Os Judeus nos Sermões do Padre Antônio Vieira,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Alceu Dias Lima

Graduação em Letras

1992 - 1998

Universidade Federal de Uberlândia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura comparada.

Participação em eventos

Paródias e ironias nos romances de Moacyr Scliar. 2022. (Outra).

Congresso Nacional de Pesquisadores em Estudos Judaicos. Fragmentos da memória em Viagem ao Egito, Jordânia e Israel, de Pedro Nava. 2021. (Congresso).

Homenagem à Professora Anita Novinsky.Literatura e História em diálogo: a Inquisição contra Bento Teixeira e Padre Antônio Vieira, no Laboratório dos Estudos Judaicos (LEJ). 2021. (Outra).

VIII Jornada do Laboratório dos Estudos Judaicos (LEJ). 2021. (Outra).

VIII Jornada do Laboratório dos Estudos Judaicos (LEJ).?Pedro Nava vai ao Oriente: reflexões sobre Viagem ao Egito, Jordânia e Israel?. 2021. (Outra).

Clarice Lispector: linguagem, misticismo e epifania. 2019. (Outra).

Judaísmo e misticismo em Clarice Lispector. 2019. (Outra).

III Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras. 2018. (Seminário).

V Jornada de Estudos Judaicos. 2018. (Encontro).

I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba I - ELLIN - PB.LITERATURA NA ESCOLA: TRILHANDO CAMINHOS PARA UMA FORMAÇÃO LEITORA. 2017. (Encontro).

I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba I - ELLIN - PB.UMA CORTESÃ NO RIO DE JANEIRO: LUCÍOLA. 2017. (Encontro).

I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba I - ELLIN-PB.ENSINO DE LITERATURA, POESIA E ECOLOGIA: tríade na arte de humanizar. 2017. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberaba.Leitura literária e produção de texto no ambiente da biblioteca escolar. 2017. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.A escrita subjetiva no diário de Robinson Crusoé e Minha Vida de Menina. 2017. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.Leitura literária: construindo subjetividades. 2017. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.Letramento literário: práticas envolventes nos mitos e lendas. 2017. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.A formação de uma comunidade leitora em uma escola pública de Uberaba. 2017. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa do Metrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberaba.O estudo do conto fantástico na formação do leitor. 2017. (Seminário).

II Seminário do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo |Mineiro.O letramento literário por meio do ensino de contos. 2017. (Seminário).

II Semana de Letras da UFPB.Cultura popular, História e memória em Pedro Nava. 2015. (Outra).

VI Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional.Os veios da memória: narrativas insólitas em Baú de Ossos, de Pedro Nava. 2015. (Encontro).

7 Colóquio do PPLB ?Percursos interculturais luso-brasileiros: modos de pensar e fazer ?.Vieira e a impossibilidade de um retrato único. 2014. (Outra).

II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. 2014. (Congresso).

II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional.A integração do Fantástico e do Grotesco em Edgar Allan Poe. 2014. (Simpósio).

VII Simpósio Nacional de História Cultural.Dos engenhos aos sobrados: a cultura oral em Gilberto Freyre e Jayme Griz. 2014. (Simpósio).

3° Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco. Jayme Griz: um contador de histórias fantásticas. 2013. (Congresso).

VI Encontro Brasileiro de Estudos Judaicos.Fonte de Inspiração: Padre Antônio Vieira. 2012. (Encontro).

VI Encontro Brasileiro de Estudos Judaicos.As idéias teológico-políticas do Padre Antônio Vieira a respeito dos Judeus. 2012. (Encontro).

IV Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião, Religião e Cultura: Memória e Perspectivas.Uma fonte para Hagar no deserto: o Padre Vieira e a pós-modernidade. 2011. (Simpósio).

II Simpósio de Teologia e Ciências da Religião, A Banalização do Mal: Significado e Representações.As representações do mal retoricamente construídas nos sermões de auto-de-fé pela Inquisição Portuguesa. 2007. (Simpósio).

Encontro Regional Sentidos dos Lugares. 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: IVSON BRUNO DA SILVA

SANTOS, LUCIANE ALVES; PEREIRA, J. B.;GABRIEL, M. A. R.. TERRITÓRIOS DO FANTÁSTICO EM PERNAMBUCO: O ESPAÇO EM NARRATIVAS DE GILBERTO FREYRE E JAYME GRIZ. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: MARCELA MONICA DOS SANTOS

Fani Miranda Tabak; Deolinda de Jesus Freire;GABRIEL, M. A. R.. PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA FORMAÇÃO DO LEITOR: O TEXTO INTIMISTA. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Adriana Morais de Sousa Baldoino,

Fani Miranda Tabak; Deolinda de Jesus Freire;GABRIEL, M. A. R.. O DESAFIO DE RESSIGNIFICAR O TRABALHO COM LITERATURA NA ESCOLA E PROMOVER A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Yara Carvalho Pedrosa de Queiroz

SANTOS, L. A.; MARQUES, Moama Lorena de Lacerda;GABRIEL, M. A. R.. CONTOS POPULARES E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA: SABERES E PRAZERES NOS RECONTOS DE RICARDO AZEVEDO. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Melina de Paulo

Fani Miranda Tabak;GABRIEL, M. A. R.; Deolinda de Jesus Freire. A CONTEMPORANEIDADE E A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO FUNDMENTAL II. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Eliana Aparecida da Silva Bino

Fani Miranda Tabak; Deolinda de Jesus Freire;GABRIEL, M. A. R.. O IMAGINÁRIO POR TRÁS DOS CONTOS: PERSPECTIVAS E LEITURAS COM ALUNOS DO OITAVO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Leandra Fernandes de Oliveira

Fani Miranda Tabak; Deolinda de Jesus Freire;GABRIEL, M. A. R.. O LETRAMENTO LITERÁRIO: NOVA PERSPECTIVA COM O CONTO. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Fabiana Moreira Cardoso

Fani Miranda Tabak; Deolinda de Jesus Freire;GABRIEL, M. A. R.. LETRAMENTO LITERÁRIO: PRÁTICAS ENVOLVENTES NOS MITOS E LENDAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Elenice Israel da Silva

Deolinda de Jesus Freire; Fani Miranda Tabak;GABRIEL, M. A. R.. LEITURA LITERÁRIA E PRODUÇÃO DE TEXTO NO AMBIENTE DA BIBLIOTECA ESCOLAR. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Leandra Fernandes de Oliveira

Fani Miranda Tabak; Deolinda de Jesus Freire;GABRIEL, M. A. R.. O PAPEL DA ENTOAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA NA MODALIDADE ORAL. O LETRAMENTO LITERÁRIO: NOVA PERSPECTIVA COM O CONTO. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Thaís Cristina Teixeira Silva

GABRIEL, M. A. R.; Deolinda de Jesus Freire; Fani Miranda Tabak. O GÊNERO DIÁRIO COMO PRÁTICA DISCURSIVA NA SALA DE AULA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Yammar Leite de Araújo Andrade

GABRIEL, M. A. R.; Fani Miranda Tabak; Deolinda de Jesus Freire. RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA LEITORA NA ESCOLA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Moisés Laert Pinto Terceiro

Joana Luiza Muylaert de Araújo; Fani Miranda Tabak;GABRIEL, M. A. R.; Thiago César Viana Lopes Saltarelli. MEMÓRIA E IDENTIDADE CRISTÃ: A ARS DICTAMINIS DE VIEIRA. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Yammar Leite de Araújo Andrade

Fani Miranda Tabak; Deolinda de Jesus Freire;GABRIEL, M. A. R.. RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA LEITORA NA ESCOLA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Jailse Maria Lopes da Silva

SANTOS, L. A.; MARQUES, Moama Lorena de Lacerda;GABRIEL, M. A. R.. O ENSINO DA LITERATURA POPULAR NAS TRILHAS E TRAMAS DO CORDEL PARAIBANO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Milena Veríssimo Barbosa

SANTOS, L. A.; FERNANDES, J. P. S;GABRIEL, M. A. R.. TRADIÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE: AS NARRATIVAS INDÍGENAS POTIGUARA CONTADAS NAS ALDEIAS JACARÉ DE CÉSAR E TRÊS RIOS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: IVSON BRUNO DA SILVA

SANTOS, L. A.; PEREIRA, J. B.;GABRIEL, M. A. R.. TERRITÓRIOS DO FANTÁSTICO EM PERNAMBUCO: O ESPAÇO EM NARRATIVAS DE GILBERTO FREYRE E JAYME GRIZ. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Adriana Morais de Sousa Baldoino,

Fani Miranda Tabak;GABRIEL, M. A. R.; Deolinda de Jesus Freire. O DESAFIO DE RESSIGNIFICAR O TRABALHO COM LITERATURA NA ESCOLA E PROMOVER A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Adriana Naves Coelho

GABRIEL, M. A. R.. CAMINHOS DA CRISTANDADE: A RETÓRICA DE CAMINHA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Celeste de Sene Sousa

GABRIEL, M. A. R.. O LUGAR DO POETA NOS POEMAS EM PROSA DA OBRA MISSAL, DE CRUZ E. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Aluno: Moisés Laert Pinto Terceiro

GABRIEL, M. A. R.. SEMEN EST VERBUM DEI (A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

GABRIEL, M. A. R.; MORAIS, C. F.; CAVALCANTI, J. R.. Concurso Público UFTM. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

GABRIEL, M. A. R.. V Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS e Semana dos Cursos de Letras da UFTM. 2020. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

GABRIEL, M. A. R.. Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras. 2018. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

GABRIEL, M. A. R.. I Encontro de Letras do Litoral Norte da Paraíba - I ELLIN - PB. 2017. Universidade Federal da Paraíba.

Comissão julgadora das bancas

Eneida Beraldi Ribeiro

RIBEIRO, E. B.; Novinsky, Anita W.; KANTOR, I.; GABRIEL, M. A. R.; Orfali, Moises. Os Judeus nas Cartas e Semões do Padre Antonio Vieira. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Eneida Beraldi Ribeiro

GABRIEL, M. A. R.; Novinsky, Anita W.;RIBEIRO, E. B.; KANTOR, I.. Os Judeus nos sermões e cartas de Padre Antonio Vieira. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Márcia Valéria Zamboni Gobbi

GOBBI, M. V. Z.; LIMA, A. D.; PEREIRA, K. M. A.. Os judeus nos sermões do Padre António Vieira. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Márcia Valéria Zamboni Gobbi

GOBBI, M. V. Z.; LIMA, A. D.; CARVALHO, F.. Os judeus nos Sermões de Vieira (qualificação). 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Anita Waingort Novinsky

NOVINSKY, A. W.; GABRIEL, M. A.; GORENSTEIN, L.; KANTOR, I.; RIBEIRO, E. B.; Orfali, Moises. Os Judeus nas Cartas e Sermões do Padre Antonio Vieira. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Suzana Maria de Sousa Santos Severs

SEVERS, S. M. S. S.; TABAK, F. M.; ARAUJO, J. L. M.; SYLVESTRE, F. A.; PEREIRA, K. M. A.. O tempo da memória em Viagem ao Egito, Jordânia e Israel, de Pedro Nava. 2022. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

JOANA LUIZA MUYLAERT DE ARAUJO

PEREIRA, Kênia Maria de Almeida;Muylaert, Joana; SYLVESTRE, F. A.; TABAK, Fani Miranda; SEVERS, S. M. S. S.. O tempo da memória em Viagem ao Egito, Jordânia e Israel, de Pedro Nava. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

JOANA LUIZA MUYLAERT DE ARAUJO

PEREIRA, Kênia Maria de Almeida;Muylaert, Joana; TABAK, Fani Miranda. Memória e cultura judaica na obra de Pedro Nava. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

Fani Miranda Tabak

ARAÚJO, JOANA LUIZA MUYLAERT DE;TABAK, FANI MIRANDA; PEREIRA, K. M. A.. Memória e cultura judaica na obra de Pedro Nava. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.

Fernanda Aquino Sylvestre

PEREIRA, K. M. A.; TABAK, F. M.; SEVERS, S. M. S. S.; ARAUJO, J. L. M.;SYLVESTRE, F. A.. O tempo da memória em Viagem ao Egito, Jordânia e Israel, de Pedro Nava. 2022. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

Kenia Maria de Almeida Pereira

PEREIRA, K. M. A.. Os Judeus nos Sermões do Padre Antônio Vieira. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Kenia Maria de Almeida Pereira

TABAK, F. M.;PEREIRA, K. M. A.; ARAÚJO, Joana Luiza Muylaert de; SYLVESTRE, F. A.; SEVERS, S. M. S. S.. O tempo da memória em Viagem ao Egito, Jordânia e Israel, de Pedro Nava. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pòs-graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

Kenia Maria de Almeida Pereira

PEREIRA, K. M. A.; ARAÚJO, Joana Luiza Muylaert de; TABAK, F. M.. Memória e cultura judaica na obra de Pedro Nava. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pòs-graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia.

Luiz Roberto Pinto Nazario

NOVINSKY, Anita Waingort;NAZARIO, Luiz. Os judeus através das cartas e sermões do Padre Antônio Vieira. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

Anita Waingort Novinsky

Os judeus através das cartas e sermões do Padre Antônio Vieira; 2011; Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências USP,; Orientador: Anita Waingort Novinsky;

Kenia Maria de Almeida Pereira

Imagens do judaísmo nos romances de Pedro Nava; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pòs-graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia; (Orientador);

Kenia Maria de Almeida Pereira

O tempo da memória em Viagem ao Egito, Jordânia e Israel, de Pedro Nava; 2022; Tese (Doutorado em Programa de Pòs-graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Kênia Maria de Almeida Pereira;

Produções bibliográficas

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . -A doçura que envolve-: a culinária brasileira do Nordeste em Baú de Ossos. REVISTA MARACANAN , v. 2021, p. 31-60, 2021.

  • GABRIEL, M. A. R. . Memórias e Notas sobre Pregões e Vendedores de Rua. Revista História em Reflexão - Revista Eletrônica , v. 15, p. 134-149, 2021.

  • RIBEIRO GABRIEL, MARIA ALICE . SOBRE O VERMELHO EM CASA GRANDE & SENZALA. CANOA DO TEMPO (UFAM) , v. 13, p. 1-28, 2021.

  • GABRIEL, M. A. R. . Os contadores de histórias na obra de Daniel Munduruku. CONTEXTO - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS , v. 37, p. 137-158, 2020.

  • GABRIEL, M. A. R. . 'Ressonâncias antigas': pregões de rua em Baú de Ossos. Caderno de Letras , v. 36, p. 141-154, 2020.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO ; SANTOS, L. A. . A representação da distopia em 'Mellonta Tauta', de Edgar Allan Poe. ABUSÕES , v. 2020.2, p. 293-312, 2020.

  • GABRIEL, M. A. R. . ?Lições sobre a Morte?: o discurso médico na obra de Pedro Nava. REVISTA M. ESTUDOS SOBRE A MORTE, OS MORTOS E O MORRER (ONLINE) , v. 5, p. 84-108, 2020.

  • GABRIEL, M. A. R. . A memorialística do espaço em Gilberto Freyre, Jayme Griz e Pedro Nava. RUA (UNICAMP) , v. 26, p. 1-29, 2020.

  • GABRIEL, M. A. R. . Histórias e memórias da escravidão em Pedro Nava. CAPOEIRA - REVISTA DE HUMANIDADES E LETRAS , v. 6, p. 176-202, 2020.

  • GABRIEL, M. A. R. . O ersatz da escravidão nas Memórias de Pedro Nava. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura , v. 28, p. 1-32, 2020.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . -Cada letra isolada era um desenho-: caligrafia, estética e iconografia em Baú de Ossos. LABORHISTÓRICO , v. 6, p. 106-128, 2020.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . Herança assombrada: Espaço e história como repositórios de memória cultural em Gilberto Freyre, Jayme Griz e Pedro Nava. Revista Letras Raras , v. 9, p. 39-50, 2020.

  • GABRIEL, M. A. R. . Honra, feitiçaria e os anais da Inquisição de Lima. Letras & Letras (UFU) , v. 36, p. 57-79, 2020.

  • GABRIEL, M. A. R. . Ficções e memórias em Gilberto Freyre e Pedro Nava. Diálogos (On-line) , v. 23, p. 81-90, 2019.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO ; SANTOS, LUCIANE ALVES . Imaginação, memórias e sabores em Baú de ossos / Imagination, memories and tastes in Baú de ossos / Imagination, mémoires et goûts dans Baú de ossos. O EIXO E A RODA (UFMG) , v. 28, p. 75-95, 2019.

  • GABRIEL, M. A. R. . Escravidão, memória e liberdade em Baú de ossos, de Pedro Nava. REVISTA LITERATURA EM DEBATE , v. 13, p. 35-46, 2019.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . Edgar Allan Poe: A Source for Miriam Allen Deford / Edgar Allan Poe: uma fonte para Miriam Allen Deford. ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 29, p. 79-99, 2019.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . Memórias, -analogias e transposições poéticas-. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso) , v. 21, p. 158-169, 2019.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . -Em ordem escrita as suas lembranças-: performances da memória em Baú de ossos. SCRIPTA , v. 23, p. 33-48, 2019.

  • GABRIEL, M. A. R. . 'Por que ele era Nava de seu sobrenome': retratos da Itália em Baú de Ossos. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 21, p. s/n-s/n, 2019.

  • GABRIEL, M. A. R. . ?As imagens dos sons? em Baú de ossos, de Pedro Nava. LITERARTES , v. 1, p. 107-124, 2019.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . De sirenis: imagem e mito na literatura moderna. Navegações: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa , v. 12, p. 27331-10, 2019.

  • GABRIEL, M. A. R. . Arte da Memória e Memória da Arte em Baú de Ossos. DIACRITICA , v. 33, p. 179-198, 2019.

  • GABRIEL, M. A. R. . Sabores da memória e da tradição em Baú de ossos, de Pedro Nava. Revista Iluminuras , v. 20, p. 366-380, 2019.

  • GABRIEL, M. A. R. . 'Lembranças da Guerra do Paraguai' na obra de Pedro Nava. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online) , v. 12, p. 135-158, 2019.

  • GABRIEL, M. A. R. . O contador de histórias nas Memórias de Pedro Nava. INTERTEXTO (UBERABA) , v. 12, p. 70-90, 2019.

  • GABRIEL, M. A. R. . The ?contemplative imagination? of Edgar Allan Poe. GUAVIRA LETRAS , v. 26, p. 233-249, 2018.

  • GABRIEL, M. A. R. . ?Entre o real e o irreal?: narrativas e identidades nas Memórias de Pedro Nava. ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 21, p. 217-232, 2018.

  • GABRIEL, M. A. R. . POE E -O MAIS LEGÍTIMO DE TODOS OS TONS POÉTICOS-. MISCELÂNEA (ASSIS. ONLINE) , v. 23, p. 71-93, 2018.

  • GABRIEL, M. A. R. . O jovem esteta P. e a invenção de Valentina. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 20, p. 121-129, 2018.

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . DA TRADIÇÃO ORAL ÀS MEMÓRIAS: A ESCRITA LITERÁRIA DE HELENA MORLEY. SCRIPTA UNIANDRADE , p. 277-299, 2018.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . MEMÓRIA E EMOÇÃO. DIACRITICA , v. 31, p. 13, 2018.

  • GABRIEL, M. A. R. . Contos de fadas da memória em Baú de ossos, de Pedro Nava. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea , v. 50, p. 67-83, 2017.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . Orlas da memória: a lembrança futura de Antônio Salles na obra de Pedro Nava. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso) , v. 19, p. 307-322, 2017.

  • GABRIEL, M. A. R. . O mal como princípio de desordem em Edgar Allan Poe. ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 27, p. 127-141, 2017.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . Sozinho entre as árvores: assombramentos da infância nas memórias de Pedro Nava. O EIXO E A RODA (UFMG) , v. 26, p. 177-203, 2017.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . Thomaz de Mello Breyner: excertos e prismas de um diário. ABRIL (NITERÓI) , v. 9, p. 133-149, 2017.

  • GABRIEL, M. A. R. . Vivendo na alma: o sagrado nas Memórias de Pedro Nava. VERBO DE MINAS , v. 18, p. 96-110, 2017.

  • GABRIEL, M. A. R. . O princípio da individuação em Edgar Allan Poe. FRONTEIRAZ , v. 2, p. 213-228, 2017.

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Burlesco, satírico e duplo: as faces de 'O Duque de L'Omelette'. LITERARTES , v. 7, p. 141-161, 2017.

  • GABRIEL, M. A. R. . Juliana e Dom Jorge: Tradição e Transformação. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , v. 27, p. 43-72, 2017.

  • GABRIEL, M. A. R. . Prosa e versos esquecidos em balão cativo, de Pedro Nava. TERRA ROXA E OUTRAS TERRAS , v. 34, p. 44-53, 2017.

  • GABRIEL, M. A. R. . Ciência e ceticismo em 'Melonta Tauta', de Edgar Allan Poe. Nonada : letras em revista , v. 1, p. 118-125, 2016.

  • GABRIEL, M. A. R. . A dialética do maravilhoso nas Memórias de Pedro Nava. Revista Cerrados (Brasília. Online) , v. 24, p. 263-276, 2016.

  • GABRIEL, M. A. R. . Ausências e fantasmas da memória em Baú de Ossos. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 25, p. 127-142, 2016.

  • SANTOS, LUCIANE ALVES ; GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . Dos engenhos aos sobrados: memórias e ficções em Gilberto Freyre e Jayme Griz. Crítica Cultural , v. 11, p. 295-209, 2016.

  • SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . Diálogos com o Fantástico: Assombrações do Recife Velho. Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 8, p. 566-578, 2016.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . O inescapável conto do homem tomahawk. ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO) , v. 38, p. 261-270, 2016.

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . A inserção dos contos populares na literatura infantil: uma perspectiva histórica. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 23, p. 58-84, 2015.

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO . -O Homem que Fora Consumido- - Um Conto da -Alma Exterior-. Ilha do Desterro , v. 68, p. 043-56, 2015.

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Contornos das imagens infantis nas Memórias de Pedro Nava. BOITATÁ , v. 10, p. 186-195, 2015.

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Loucura e método: O Sistema do Doutor Pixe e do Professor Penna. Revista Criação & Crítica , v. 13, p. 160-171, 2014.

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Aspectos do Fantástico e do Grotesco em Edgar Allan Poe. Guavira Letras , v. 18, p. 523-540, 2014.

  • GABRIEL, M. A. R. . Vozes proféticas na literatura inglesa. Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 37, p. 173-185, 2013.

  • BARBOSA, M. V. (Org.) ; GABRIEL, M. A. R. (Org.) ; DANTAS, M. B. S. (Org.) ; SANTOS, L. A. (Org.) . "É história viva, num é história morta": narrativas potiguaras do litoral norte da Paraíba. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. v. 1. 80p .

  • SANTOS, L. A. (Org.) ; GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO (Org.) ; DANTAS, M. B. S. (Org.) . Reflexões sobre o Insólito Ficcional. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. v. 1. 145p .

  • SANTOS, L. A. (Org.) ; GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO (Org.) . Arestas do Real: Leituras do Insólito Ficcional. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. v. 1. 102p .

  • GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO ; SANTOS, L. A. . "Porque não pude deter-me para a morte": O caso do Sr Valdemar. In: Luciane Alves Santos; Maria Alice Ribeiro Gabriel. (Org.). Arestas do real: Leituras do insólito ficcional. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2019, v. 1, p. 31-46.

  • SANTOS, L. A. ; GABRIEL, MARIA ALICE RIBEIRO ; DANTAS, M. B. S. . O sonho em 'Oshidori', de Lafcadio Hearn. In: Luciane Alves Santos; Maria Alice Ribeiro Gabriel; Michelle Bianca Santos Dantas. (Org.). Reflexões sobre o Insólito Ficcional. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2019, v. I, p. 121-129.

  • GABRIEL, M. A. R. . Aspectos do grotesco em Edgar Allan Poe. In: André de Sena. (Org.). Literatura Fantástica e Grotesco. 23ed.Recife: Editora UFPE, 2017, v. , p. 57-78.

  • SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . Metodologia do Trabalho Científico. In: Andrea Burity Dialectaquiz; Ruth Marcela Bown Cuello. (Org.). Espaol: Curso de Licenciatura em Letras Língua Espanhola a Distância. 1ªed.João Pessoa: UFPA, 2015, v. 2, p. 5-.

  • SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . Teoria da Literatura II. In: Andrea Burity Dialectaquiz. (Org.). Espaol: Curso de Licenciatura em Letras Língua Espanhola a Distância. 1ªed.João Pessoa: UFPA, 2015, v. 2, p. 125-.

  • SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . Metodologia do Trabalho Científico. In: BARTHYRA CABRAL VIEIRA DE ANDRADE CLAUDINO. (Org.). CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA A DISTÂNCIA. 1ªed.João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2014, v. 1, p. 7-423.

  • GABRIEL, M. A. R. . Fonte de Inspiração: Padre Antônio Vieira. In: Helena Lewin. (Org.). Judaísmo e Cultura: Fronteiras em Movimento. 1ed.Rio de Janeiro: Imprimatur, 2013, v. 1, p. 41-48.

  • GABRIEL, M. A. R. . 'Personagens e temas judaicos na obra de Pedro Nava'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. A. R. . Memória e cultura judaica na obra de Pedro Nava'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GABRIEL, M. A. R. . A poética memorialista de Yehuda Amichai. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. A. R. . 'Pedro Nava: memórias do sagrado e do profano'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GABRIEL, M. A. R. . Discussão da obra História do estabelecimento da Inquisição em Portugal, de Alexandre Herculano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GABRIEL, M. A. R. . 'Os judeus em cartas e sermões do Padre Antônio Vieira'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GABRIEL, M. A. R. . Minicurso: O conto em sala de aula: da tradição oral ao texto literário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GABRIEL, M. A. R. . Uma casa para as fantasmagorias da memória em Vladimir Odoievsky. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Narrativas insólitas: memória, história e mito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. A. R. . Os veios da memória: narrativas insólitas em Baú de Ossos, de Pedro Nava,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. A. R. . Aspectos do fantástico e do grotesco em Edgar Allan Poe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . A integração do fantástico e do grotesco em Edgar Allan Poe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Gilberto Freyre e Jayme Griz: representações do insólito na literatura pernambucana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. A. R. . Vieira e a impossibilidade de um retrato único. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Dos engenhos aos sobrados: a cultura oral em Gilberto Freyre e Jayme Griz. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. A. R. . Jayme Griz: um contador de histórias fantásticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Entrevista etnográfica realizada na aldeia Alto do Tambá, Baía da Traição, Paraíba. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GABRIEL, M. A. R. ; GORENSTEIN, L. ; SEVERS, Suzana . Inquisição e Cristãos-Novos no Brasil e na Europa Moderna. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GABRIEL, M. A. R. . ?Estratégias de leitura do conto em sala de aula?. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GABRIEL, M. A. R. . Breve panorama histórico da literatura fantástica no Brasil. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GABRIEL, M. A. R. . O conto em sala de aula: da tradição oral ao texto literário. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GABRIEL, M. A. R. ; SANTOS, L. A. . Narrativas insólitas: Memória, história e mito. 2015. (Coordenação de sessão de simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora vinculada ao Grupo Variações do Insólito: do mito clássico à modernidade

2018 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos Judaicos (LEJ) da Universidade Federal de Uberlândia