Diogo Teixeira Moreira

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2013). Atualmente é técnico de manutenção - Gerdau Açominas onde executa programação de inspeção, avaliando e propondo sugestões visando aperfeiçoar os serviços a serem executados. Registra informações de execução da inspeção, informando dados sobre as condições de funcionamento dos equipamentos e instalações inspecionadas e sugerindo ações corretivas para reparos. Inspeciona sobressalentes e/ou equipamentos mecânicos a serem utilizados, elaborando relatório sobre ocorrências e anormalidades verificadas quando solicitado. Identifica falhas e defeitos repetitivos nos equipamentos, executa pequenos reparos, afere/calibra instrumentos/equipamentos ajustando ou trocando componentes defeituosos, visando à otimização dos mesmos, bem como garantir índices operacionais exigidos. Relata e participa das análises de falhas nos equipamentos, através de ações de bloqueio que impeçam reincidência das mesmas. Le e interpreta desenhos, diagramas, tabelas, normas técnicas e outros dados relacionados com os equipamentos e componentes mecânicos a serem inspecionados, bem como elabora croquis, desenhos, esquemas e diagramas esclarecendo falhas ou defeitos nos equipamentos. Participa da montagem e instalação de equipamentos mecânicos, bem como apoia na implantação de projetos de melhorias na área de atuação. Mantem atualizado e organizado o histórico dos equipamentos, visando o acompanhamento do desempenho, tendências e da vida útil dos mesmos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em integridade estrutural e análise de falhas.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Industrial Mecânica

2008 - 2013

Universidade Presidente Antônio Carlos
Título: Análise da Vida Remanescente em Fadiga de Vigas de Rolamento de Pontes Rolantes Industriais.
Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletromecânica

2005 - 2007

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA
Bolsista do(a): Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Thompson Júnior Ávila Reis

Análise da Vida Remanescente em Fadiga de Vigas de Rolamento de Pontes Rolantes Industriais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdade Presidente Antônio Carlos em Conselheiro Lafaiete; Orientador: Thompson Júnior Ávila Reis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    ANÁLISE DA VIDA REMANESCENTE EM FADIGA DE VIGAS DE ROLAMENTO DE PONTES ROLANTES INDUSTRIAIS, Descrição: O objetivo deste estudo foi determinar a vida remanescente em fadiga de vigas de rolamento de pontes rolantes industriais aplicando os princípios da mecânica de fratura. Motivado pela ocorrência de quebra da mesa inferior da viga de uma empresa siderúrgica submetidas a esforços cíclicos. Para o desenvolvimento do trabalho, foram coletadas informações sobre o componente em estudo, como tipo de aço empregado, bem como suas propriedades mecânicas, além de entender como se dá o processo de operação da ponte rolante que trabalha na viga em questão. As informações referentes às propriedades de fadiga como a taxa de propagação de trinca ( ), tenacidade à fratura do material em estudo foram obtidos da literatura. A tensão atuante na viga foi determinada através de cálculos de engenharia. Com estes dados foram determinados o tamanho crítico de trinca que precede a fratura final e o número de ciclos que ainda suporta antes de faturar. Foi proposta uma periodicidade de inspeção em vigas de rolamento, usando métodos práticos, e também os métodos preditivos, para garantir que os defeitos fossem identificados antes que resultassem em uma falha catastrófica. Os Resultados são úteis para se acompanhar a vida remanescente em fadiga do componente e para se obter um planejamento adequado, evitando custos desnecessários, ou interrupção de uma linha produtiva sem necessidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diogo Teixeira Moreira - Integrante / Thompson Júnior Ávila Reis - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Gerdau Açominas, GERDAU. , Rodovia MG 443 km 7, Fazenda do Cadete, 36420000 - Ouro Branco, MG - Brasil, Telefone: (31) 37492093, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Gerdau Açominas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Manutenção, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2008

    Serviços técnicos especializados , GERDAU, Usina Ouro Branco.,Serviço realizado, Inspeção Mecânica; Análise de Falhas.

  • 06/2012 - 06/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , GERDAU, .,Linhas de pesquisa