Edgar Salvadori de Decca

Edgar Salvadori de Decca, pesquisador Nivel 1B do CNPq, concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1979. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Campinas e Vice-Reitor da UNICAMP no período de 2009 a 2013. Também é membro de conselho consultivo da inúmeras revistas nacionais. e do Conselho Diretivo do Instituto de Estudos Brasil-Europa(IBE) e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo desde 2012. Escreveu 27 artigos em periódicos especializados e 40 trabalhos em anais de eventos. Possui 43 capítulos de livros e 5 livros publicados. Possui 1 software e outros 71 itens de produção técnica. Orientou 24 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica nas áreas de História e Letras, alºem de supervisionar 4 pós-doutorados. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens, dentre elas a Catedra Brasil-Portugal Telecom no Insituto de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisbora(ISCTE). Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de História, com ênfase em Teoria da HIstória, Historiografia, História Moderna e Contemporânea e História do Brasil República. Em suas atividades profissionais interagiu com 77 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Historia, historiografia, literatura, Classe Operaria, Memoria Historica, Historia do Brasil, Teoria e Filosofia da Historia e Memoria.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1973 - 1979

Universidade de São Paulo
Título: Dimensões históricas do insucesso político
Orientador: Carlos Guilherme Mota
Palavras-chave: Memoria Historica; Classe Operaria; Comunismo; Historia do Brasil; historiografia; marxismo. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em História

1967 - 1970

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2003 - 2004

Pós-Doutorado. , Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal. , Bolsista do(a): Portugal Telecom, PORTUGALTELECOM, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas

1996 - 1996

Pós-Doutorado. , Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. , Bolsista do(a): Daad, AL, Alemanha. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DECCA, Edgar S. . X Simpósio Internacional Processo Civilizador. 2007. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Imaginarios Utopicos: Pasado, Presente y Futuro. Italian Utopian Literature in the late 19th Century. 2015. (Congresso).

IV Convegno Internazionale di Studi Utopici: L'Utopia Italiana, particolaritá, problemi, possibilitá. Literary anarchist utopian of Giovanni Rossi. 2015. (Congresso).

Universidade e Psicanálise: diálogos sobre a Violência.Violência e Poder: um par antitético?. 2015. (Seminário).

IV Semana Acadêmica de História.História a Contrapelo: uma história como metáfora do poder. 2013. (Simpósio).

Workshop do Instituto de Estudos Brasil Europa.Elaboração do Position Paper das Humanidades, Artes e Política. 2013. (Oficina).

1ªs Jornadas Binacionales de Investigación UTALCA-UNICAMP.Relación entre la historia, la memoria y el silencio.. 2012. (Seminário).

Seminário sobre Mobilidade Acadêmica e Inovação.O Instituto de Estudos Brasil Europa e a mobilidade acadêmica. 2012. (Seminário).

Workshop de Humanidades, Ciência Humanas e Artes.Elaboração do Position Paper das Humanidades e Artes. 2012. (Oficina).

63ª Congresso da SBPC. O Instituto de Estudos Brasil Europa: desafios e perspectivas. 2011. (Congresso).

II Jornadas Nacionales de Filosofia e Epistemologia da História. El valor negativo de la memoria: cepillando la historia a contrapelo. 2011. (Congresso).

Workshop de Humanidades, Ciências Sociais e Artes.Primeira reunião da Área de Humanidades, Ciências Sociais e Artes do IBE. 2011. (Oficina).

2o Congresso Internacional de História Urbana da construção do território ao planejamento das cidades: competências técnicas e saberes profissionais na Europa e nas Américas (1850-1930). A cidade na passagem do século: expansão urbana e industrialização. 2009. (Congresso).

A internacionalização das ciências sociais francesas e a cooperação científica com o Brasil.A sociedade rustica: espaço literário e modelo sociológico. 2009. (Seminário).

Clássicos e Contemporâneos do Pensamento Social Brasiliero.Sergio Buarque de Holanda: História e Identidade. 2009. (Seminário).

II congresso Internacional de Estudos Utópicos: O que é Utopia?. Moderador da Mesa Redonda Utopia e História. 2009. (Congresso).

II congresso Internacional de Estudos Utópicos: O que é Utopia?. Religião, Política e Crise das Utopias na obra de John Gray. 2009. (Congresso).

Techniques, Patrimoines, Territoires d'Industrie: Quel enseigment.On symbolic order and the historical references of the industrial heritage in the State of São Paulo, Brazil. 2009. (Oficina).

60° reunião da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Experiências Concretas de Ação Afirmativa: O PAAIS da UNICAMP. 2008. (Congresso).

60° reunião da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Um olhar crítico sobre a transferência da corte portuguesa para o Brasil e a unidade do país. 2008. (Congresso).

Einstein - Ciclo de Palestras.O Tempo na História. 2008. (Outra).

Giornata di Studi PROGETTO TEMATICO : SCAMBI CULTURALI E CIRCOLAZIONE DELLE COMPETENZE TECNICHE FRA BRASILE ED EUROPA.Formazione delle città ad oveste dello Stato di San Paolo.Patrimônio industrial no estado de São Paulo. 2008.Some remarks on the theoretical perspectives and practices guiding the research development of sub-theme 4. 2008. (Seminário).

I Encontro de Pesquisa de Graduação em História.?História e Pesquisa: Caminhos e Desafios?. 2008. (Encontro).

Colóquio Internacional "Figurações do Outro na História".Ginzburg e as implicações morais da distância e do estranhamento. 2007. (Outra).

Forum de Pró-Reitores de Graduação.Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES-O PAAIS da Unicamp. 2007. (Outra).

Seminários do Instituto de Computação.Análise do Paradigma das Ciências Humanas em contraposição com o das Ciências Exatas. 2007. (Seminário).

X Simpósio Internacional Processo Civilizador.A obra de Norbert Elias: O processo Civilizador. 2007. (Simpósio).

Aula Magna da Faculdade de Odontologia de Piracicaba.Tiradentes, esquartejado. 2006. (Outra).

Direitos Humanos nas Universidades Latino Americanas.Os Direitos Humanos na Unicamp. 2006. (Seminário).

I Colóquio de História da Historiografia e Teoria da História.Sergio Buarque de Holanda e os ensaios da nacionalidade. 2006. (Seminário).

II Congresso nacional de Humanas. Novos Olhares sobre a obra de Sergio Buarque de Holanda: Raizes do Brasil faz 70 anos. 2006. (Congresso).

Seminário Democratização e Diversidade: ingresso e permanência na Universidade.Seminário Democratização e Diversidade: ingresso e permanência na Universidade. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional: Inovações no Ensino superior.Seminário Internacional Inovações do Ensino Superior. 2006. (Seminário).

XII Congresso da Abracor: Preservação do Patrimônio Cultural-Gestão e Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas. Graduação em Conservação e Restauro na Unicamp: Discussões Conceituais para o Projeto Pedagógico. 2006. (Congresso).

XII Congresso da Abracor: Preservação do Patrimônio Cultural-Gestão e Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas. Formação Profissional em Restauro e Conservação no novo campus da Unicamp-Limeira. 2006. (Congresso).

II Seminário de Estudos de Análise do Discurso(SEAD).Negociações emblemáticas entre a história e a memória. 2005. (Seminário).

Simpósio.Inclusão social, ação afirmativa e qualidade acadêmcia. 2005. (Simpósio).

.Colóquio Internacional Sobre a Humilhação: Sentimentos, Gestos e Palavras. 2004. (Simpósio).

1954-1964-2004: O golpe, memória e atualidade.Mesa redonda: Do Suicídio de Vargas ao Golpe de 64. 2004. (Seminário).

9 Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 9 Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. 2004. (Congresso).

I Encontro em Arqueologia Industrial.Mesa redonda: Memória, Preservação e Arqueologia Industrial. 2004. (Encontro).

III Encontro do CEDAP.III Encontro do CEDAP. 2004. (Encontro).

Seminário Intérpretes do Brasil.Seminário Intérpretes do Brasil. 2004. (Seminário).

Seminário - O Legado de Vargas.Seminário O Legado de Vargas. 2004. (Seminário).

. Historiografia Brasileira Contemporânea: Tendências e Debates. 2003. (Congresso).

.História Social das Elites. 2003. (Simpósio).

.XX Simpósio Nacional de História da Anpuh. 2003. (Simpósio).

.La notion de Harcèlement: confusions politiques, considerations sociologiques, incertitudes juridiques. 2003. (Simpósio).

.VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR: HISTÓRIA, CIVILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO.. 2003. (Simpósio).

Seminário Nacional. Os novos sujeitos da História. 1998. (Congresso).

Simpósio Internacional no Lateiamerika-Institut da Freie Universitat Berlim: Brasil, país do passado?.: Stefen Zweig: Prisioneiro da Liberdade.. 1998. (Simpósio).

Congresso Internacional: Comunicação, Filosofia e História. Comunicação, memória e história. 1997. (Congresso).

Seminário Internacional.Construindo o monumento: Os Sertões e Euclides da Cunha. 1997. (Seminário).

Simpósio Nacional da ANPUH. Literatura e cidadania em Lima Barreto. 1997. (Congresso).

Colóquio.Quaresma: um relato de massacre republicano.. 1996. (Simpósio).

Colóquio. Ficção e realidade na aventura do imperialismo.. 1995. (Congresso).

Colóquio.O que é romance histórico?.. 1995. (Simpósio).

Congresso da International Conference of Americanists. Literatura , modernidade e história. 1994. (Congresso).

Simpósio de História e Literatura.A Literatura na época do imperialismo. 1994. (Seminário).

Simpósio Regional da Anpuh.História e pensamento Iluminista.. 1994. (Simpósio).

Exposição Internacional Anarquista de Barcelona. As memórias Anarquistas. 1993. (Congresso).

Jornadas de História da UNESP. História e Memória no Iluminismo. 1993. (Congresso).

Simpósio Nacional da Associação Nacional dos Professores Universitários de História.Conferância de Encerramento do Simpósio: As desavenças da história com a memória no Iluminismo. 1993. (Simpósio).

2ª Arquimemória, Seminário Latino-Americano de Arquitetura.História e memória. 1992. (Seminário).

AnPUH-simpósio Regional.Memória, História e Revolução. 1992. (Seminário).

Congresso da Latin American Studies Association. A descontinuidade da memória operária. 1992. (Congresso).

Congresso de 70 anos de Fundação do partido Comunista do Brasil. A crise do socialismo e o esquecimento da História. 1992. (Congresso).

Congresso Internacional: Patrimônio Histórico e Cidadania.Memória e cidadania. 1992. (Seminário).

Jornadas de Historia da Faculdad de Filosofia y Letras. Memórias Anarquistas: Cidadania e História. 1992. (Congresso).

Seminário: A Semana de Arte Moderna de 22.Os muitos modernismos. 1992. (Seminário).

Seminário Internacional Anarquista. Memórias anarquistas: cidadania movimentos sociais. 1992. (Congresso).

47ª International Congress of Americanists. Labour in Brazilian Historiography. 1991. (Congresso).

Comparative History on Social Movements Conference. Immigrants in Brazil: History and historiography. 1991. (Congresso).

Primera Jornada de los trabajadores en la America Latina.Rebeldia e revolução na história social. 1991. (Seminário).

25ª International Conference of the Working Class Movement Historians. Sciences of the Factory: Politics and Labour Process. 1990. (Congresso).

Simpósio regional da ANPUH.Reforma e Revolução na História Social: a construção dos sujeitos históricos. 1990. (Simpósio).

Determinants of the Labour Movement Conference. History and Historiography of the Social Movements. 1989. (Congresso).

Semana Comemorativa do Bi-Centenário da Revolução Francesa.O mundo do trabalho e as Imagens da Liberdade e da Cidadania,. 1989. (Seminário).

Simpósio Internacional na Universidade Católica de Eischtaat,. Os Intelectuais e a redemocratização no Brasil. 1989. (Congresso).

Simpósio Nacional da ANPUH.Historiografia das Revoluções. 1989. (Simpósio).

Seminário Nacional de Ciência e Meio Ambiente.História Ciência e Meio Ambiente. 1988. (Seminário).

Simpósio Nacional da Associação Nacional dos Professores Universitários de História.mesa redonda do trabalho: Historiografia dos movimentos sociais: reforma ou revolução. 1987. (Simpósio).

Congresso da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Mesa Redonda: Historiografia dos Movimentos Sociais: 1930- O Silêncio dos Vencidos. 1981. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Simpósio A Defesa da Memória Nacional, apresentaçõ do trabalho A produção da contra-memória; uma forma de resistência. 1980. (Congresso).

Congresso Regional da Associação dos Professores Universitários de História. Simpósio Política e Trabalho na História: Pretensões do Intelectual frente à Classe Operária: historiografia e história. 1980. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Simpósio História e Poder: Democracia e Classe Operária. 1978. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Mesa Redonda: História e Ideologia: Tema da Industrialização: Política e História.. 1977. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, Brasília, 1976. O momento do é (uma reflexão sobre o projeto político). 1976. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Guimarães Pascoal

DECCA, Edgar S.; BRESCIANI, Maria Stella; Cano, Jefferson. Entre utopia e história: o ensaio na escrita da história do Brasil, 1830-1850. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruna Pereira Caixeta

BERRIEL, Carlos Eduardo;DECCA, Edgar S.; Moraes, Helvio. Man in the Moone(1638): Utopia, Ciência e Jesuitismo anglicanos na Inglaterra Pré-Revolução Inglesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Michelle Fernanda Tasca

MENEGUELLO, Cristina; MARQUES, W. J.;DECCA, Edgar S.. A Ficção História Oitocentista - As configurações do histórico e do literário em Varnhagen e Alexandre Herculano. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luis Fernando Tosta Barbato

DECCA, Edgar S.; Arruda, Gilmar; Karnal, Leandro. Brasil, um país tropical: o clima na construção da identidade nacional brasileira(1839-1889). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jussara Marques Oliveira Marrichi

DECCA, Edgar S.; GNERRE, Maria Lucia Abaurre; RUBINO, Silvana. A cidade termal: ciência das águas e sociabilidade moderna entre 1839 e 1931. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Guilherme Pinheiro Pozzer

RUBINO, Silvana; Kuhl, Beatriz;DECCA, Edgar S.. A antiga estação da Companhia Paulista em Campinas. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: André Dela Vale

DECCA, Edgar S.; GEBARA, Ademir; CAMILOTTI, Virginia; MIRANDA, Luiz Francisco. Tales de Andrade: Represetnações do Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Gerson Lacerda Pistori

DECCA, Edgar S.; MANUS, Pedro Paulo Teixeira; BARELA, Wagner. Aspectos Históricos do Direito e do Trabalho:um breve olhar juristrabalhista sobre a Idade Média. 2006. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Helvio Gomes Moraes Junior

DECCA, Edgar S.; BERRIEL, Carlos Eduardo; CARNEIRO, Alexandre Soares. O Pensamento Utópico de Francesco Patrizi sa Cherso em La Cittá Felice. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Laura Meloni Nassar

DECCA, Edgar S.; ARNONI, Antonio; VASCONCELOS, Sandra. Círculos críticos: Sergio Buarque e as literaturas de língua inglesa. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) - Universidade de São Paulo.

Aluno: VALDEREZ ANTONIO DA SILVA

DECCA, Edgar S.; BRESCIANI, Maris Stella; RODRIGUES, Marly. Os Fantasmas do Rio - Um Estudo sobre a Memória das Monsões no Vale do Médio Tietê.. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Henrique Teles Vichnewski

DECCA, Edgar S.; CORREIA, Telma de Barros; MENEGUELLO, Cristina. As industrias Matarazzo no interior paulista: arquitetura fabril e patrimönio industrial. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata Alves Sunega

TOGNON, Marcus; D´AGOSTINHO, Mario Henrique;DECCA, Edgar S.. Quarteirão Paulista: Um Conjunto Harmônico de Edifícios Monumentais. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jacileide Guimarães

DECCA, Edgar S.. Sobre a criação do Hospital Santa Teresa de Ribeirão Preto: outras raízes de uma história. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alberto Luiz Schneider

DECCA, Edgar S.. Uma teoria do Brasil: Silvio Romero, uma consciência dilacerada. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Mendonça Pitta

DECCA, Edgar S.; BRESCIANI, Maria Stella Martins; SOUZA, Iara Lis Franco Schiavinatto. O Historiador da Vida Moderna - Uma História da Cultura em Walter Benjamin. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Raimundo Nonato Pereira Moreira

CABRERA, Hector Herman Bruit;DECCA, Edgar S.; DIAS, Edmundo Fernandes. Toda Verdadeira História é História Contemporânea: A Historiografia como Passado-Presente na Obra de Benedetto Croce. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Ronaldo Trindade

CUNHA, Maria Clementina Pereira;DECCA, Edgar S.; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Errantes da Campina: Belém, 1880-1900. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ROBERTO VENTURA

DECCA, Edgar S.. A Narração do Mundo: Ensaios sobre Ficção e História. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cássio da Silva Fernandes

DECCA, Edgar S.; MIGLIACCIO, Luciano; MARQUES FILHO, Luiz Cesar. O Jovem Burckhardt e a Civilização do Renascimento na Itália. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sergio Torres de Moraes

DECCA, Edgar S.. Uma luz na cidade. 1998. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Silvana Vieira de Souza

DECCA, Edgar S.; MONTENEGRO, Antonio Torres; CHALHOUB, Sidney. Cultura de Falas e de Gestos: Histórias de Memórias. 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marcus Vinicius Correa Carvalho

DECCA, Edgar S.; SOUZA, Iara Lis Franco Schiavinatto; BRESCIANI, Maria Stella Martins. Raízes do Brasil, 1936: Tradição, Cultura e Vida. 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Aletusya de Araújo Benevides

BRESCIANI, Maria Stella Martins;DECCA, Edgar S.; SANTANA, Denise Bernuzzi de. Espaço Virtual e Comunicação: Novas Faces de uma Sociabilidade Moderna. 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: DENILSON BOTELHO DE DEUS

CHALHOUB, Sidney; SOIHET, Rachel;DECCA, Edgar S.. `A Pátria que quisera ter era um mito'- uma introdução ao pensamento politico de Lima Barreto. 1996. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jeziel de Paula

DECCA, Edgar S.; MORAES, Olga Rodrigues de; BORGES, Vera Hercília Farias Pacheco. IMAGENS CONSTRUINDO A HISTÓRIA: A Fotografia na Difusão do Imaginário Constitucionalista de 32. 1996. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pedro Fredemir Palha

DECCA, Edgar S.. Memórias do vivido - a luta pela saúde no meio rural de Ijuí-Rs (1957-1980). 1996. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Kátia Sousa Rodrigues

DECCA, Edgar S.; HALL, Michael Mcdonald; ANTUNES, Ricardo Luiz Coltro. ERA UMA VEZ EM SÃO BERNARDO (O Discurso Sindical dos Metalúrgicos - (1971-1982). 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Márcia Ramos de Oliveira

DECCA, Edgar S.. Lupicínio Rodrigues: a cidade, as músicas, os amigos. 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Monica Graciela Fontana

DECCA, Edgar S.. Modernização e discursos democráticos: porta-vozes esclarecidos nos tempos da transição. 1994. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sheila Schvarzman

DECCA, Edgar S.; BERNARDET, Jean Claude; HALL, Michael Mcdonald. Como o Cinema Escreve a História: Elia Kazan e a América. 1994. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Liliana Helita Torres Mendes de Oliveira

AGUILAR, Nelson Alfredo;DECCA, Edgar S.; ZANINI, Walter. A Pop Art Analisada através das Representações dos Estados Unidos e do Brasil na IX Bienal Internacional de São Paulo, em 1967. 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Claudia Fonseca Brefe

RAGO, Luzia Margareth;DECCA, Edgar S.; LENHARO, Alcir. A Cidade Inventada: A Paulicéia construída nos relatos Memorialistas (1870-1920). 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: David Ferreira de Paula

DECCA, Edgar S.. A infância e o poder: a recreação no parque infantil e sua implicação social. 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Célia Maria Serrano

DECCA, Edgar S.. A invenção do Itatiaia. 1993. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ivone Cecília D´ Avila Gallo

DECCA, Edgar S.; SOUZA NETO, Francisco Benjamin de; LENHARO, Alcir. O Contestado: O Sonho do Milênio Igualitário. 1992. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ANA MARIA MEDEIROS DA FONSECA

BRESCIANI, Maria Stella Martins;DECCA, Edgar S.; OZAKABE, Haquira. Das Raças a Família: Um Debate sobre a Construção da Nação. 1992. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristina Meneguello

LENHARO, Alcir;DECCA, Edgar S.; RAMOS, José Mário Ortiz. Poeira de Estrelas: O Cinema Hollywoodiano na Mídia Brasileira das Décadas de 40 e 50. 1992. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Zanoni E

DECCA, Edgar S.. R. Neves. Os remeiros do Rio São Francisco: trabalho e posição social. 1991. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Diana Gonçalves Vidal

HALL, Michael Mcdonald;DECCA, Edgar S.; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. No avesso das Teclas: Virtuoses e concertistas da Sinfonia (sempre) Inacabada do Trabalho. 1990. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renato Luiz Sobral Anelli

DECCA, Edgar S.; MARQUES FILHO, Luis Cesar; PADOVANO, Bruno Roberto. Aquitetura de Cinemas na Cidade de São Paulo. 1990. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: André Luiz Joanilho

DECCA, Edgar S.; RAGO, Luzia Margareth; ORLANDI, Luiz Benedicto Lacerda. O Corpo de quem trabalha: Estratégias para a construção do trabalhador (1900-1920). 1990. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Abilio da Silva Guerra Neto

BRESCIANI, Maria Stella Martins;DECCA, Edgar S.; SILVA, Roberto Romano da. O Homem Primitivo - Origem e conformação no Universo Cultural Brasileiro (Século XIX e XX). 1990. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Naira Iracema Monteiro Morgado

HALL, Michael Mcdonald; ARANTES NETO, Antonio Augusto;DECCA, Edgar S.. O Espaço e a Memória: Santana de Parnaíba. 1987. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alvaro Tenca

DECCA, Edgar S.; HALL, Michael Mcdonald; CARDOSO, Irene de Arruda Ribeiro. Razão e Vontade Política: O IDORT e a Grande Indústria nos anos 30. 1987. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Hugo Segawa

DECCA, Edgar S.. Construção de ordens: um aspecto da arquitetura no Brasil (1808-1930). 1987. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Monclar Eduardo Góes de Lima Valverde

BRESCIANI, Maria Stella Martins;DECCA, Edgar S.; ORLANDI, Luiz Benedicto Lacerda. Militância e Poder (Balizas para uma genealogia da Militância). 1986. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Oswaldo Machado Filho

TRONCA, Italo Arnaldo;DECCA, Edgar S.; KOWARICK, Lúcio Felix Frederico. Sistema de Fábrica e Dominação Social (O Tema da racionalização do trabalho ou a evolução do projeto político autoritário da burguesia na década de vinte: uma reflexão a partir da indústria Têxtil). 1985. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Denise Guimarães Bottmann

SEVCENKO, Nicolau;DECCA, Edgar S.; DEBRAN, Michel Maurice. Padrões Explicativos na Historiografia Brasileira. 1985. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Heloisa de Faria Cruz

FENELON, Déa Ribeiro;DECCA, Edgar S.; HALL, Michael Mcdonald. O trabalhadores em Serviços: Dominação e Resistência 1900/1920. 1984. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Celso Miceli

DECCA, Edgar S.; BRESCIANI, Maria Stella Martins; ZALUAR, Alba Maria. Era uma vez, em Sertãozinho. certas histórias de uma história que é do Trabalho: pessoas, fatos e feitos. 1984. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luzia Margareth Rago

DECCA, Edgar S.; HALL, Michael Mcdonald; KOWARICK, Lúcio Felix Frederico. Sem fé, Sem Lei, Sem Rei - Liberalismo e Experiência Anarquista na República. 1984. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Zélia Lopes da Silva

FENELON, Déa Ribeiro;DECCA, Edgar S.; PINHEIRO, Paulo Sérgio Moraes Sarmento. A Face Oculta da Reprodução (Um Estudo sobre os trabalhadores Industriais de São Paulo: 1930/34). 1983. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maia Alice Rezende de Carvalho

BRESCIANI, Maria Stella Martins; VIANNA, Luis Jorge Werneck;DECCA, Edgar S.. Cidade & Fábrica. A Construção do Mundo do Trabalho na Sociedade Brasileira. 1983. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Antonio Paulo de Morais

TRONCA, Italo Arnaldo; TRAGTEMBERG, Maurício;DECCA, Edgar S.. A Classe Operária em Pernambuco - Cooptação e Resistência (1900-1922). 1982. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Amneris Angela Maroni

BRESCIANI, Maria Stella Martins; TRAGTEMBERG, Maurício;DECCA, Edgar S.. A Estratégia da Recusa (Análise das Greves de Maio/78). 1982. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kazumi Munakata

BRESCIANI, Maria Stella Martins;DECCA, Edgar S.; PINHEIRO, Paulo Sérgio Moraes Sarmento. Algumas Cenas Brasileiras. 1982. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Julião da Silva

MOURA, E.;DECCA, Edgar S.; Rodrigues, Rui L.; CAMPOS, L. S.; SIEPIERSKI, P. D.. Entre a evangelização e a política: a expansão missionária batista para o Brasil Central (1925-1939). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jussara Marrichi

DECCA, Edgar S.; Lopes, Myriam Bahia; VILLANUEVA, Ana; TOGNON, Marcos; GEBARA, Ademir. Vilegiaturas de prazer e a formação de uma cultura burguesa na cidade balneária de Poços de Caldas entre 1930 e 1940. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luis Fernando Tosta Barbalho

DECCA, Edgar S.; Silva, Eliane Moura; NAXARA, M. R. C.; INACIO, D. S.; LOSADA, J. Z.. Entre preconceitos, conceitos e impressões : o Brasil e sua condição tropical na Revue des Deux Mondes (1829-1977). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Pereira da Silva

DECCA, Edgar S.; Mata, Sergio da; Heymann, Luciana; BERRIEL, Carlos Eduardo; BRESCIANI, Maria Stella. A morte do homem cordial: trajetória e memória na invenção de um personagem(Sergio Buarque de Holanda, 1902-1982). 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Erika Cazzonatto Zerwes

DECCA, Edgar S.; SOUZA, Iara Lis Franco Schiavinatto; Tacca, Fernando; Guran, Milton; Cosa, Helouise Lima. Tempo de Guerra - cultura visual e cultura política na fotografias de guerra dos fundadores da Agência Magnum (1936-19479. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Claudia Romano Ribeiro

DECCA, Edgar S.; BERRIEL, C. E. O.; PECORA, A.; FRANÇA, Susani S. L.; RODRIGUES, Edmilson M.. "Sou do País superior": utopia e alegoria na libertina "Terra Austral Conhecida"(1676) de Gabriel de Foigny. 2010. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daisy Serra Ribeiro

MENEGUELLO, Cristina; RUBINO, Silvana; Cesaroli, Josiane; Rizek Saliba, Sibele;DECCA, Edgar S.. Campinas no Estado Novo: política de habitação popular na formação da cidade industrial. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Terres Fonseca

Reis, José Carlos;DECCA, Edgar S.; Espindola , Haruf Salmen; ANSARD, Pierre; Luz, Guilherme Amaral. História da História: a Big History e a transdiciplinaridade. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Susel de Oliveira da Rosa

DECCA, Edgar S.; Neto, José Alves de F.; Passeti, Edson; Dias, Cristiane; Silva, Gleydson. Estado de Exceção e vida nua: violência policial em Porto Alegre entre os anos de 1960-1990. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Michelle Schreiner

DECCA, Edgar S.; BRESCIANI, Maria Stella; DANTAS, Luiz Carlos; CAMILOTTI, Virginia Celia; SCHIAVENATTO, Iara Liz. Jules Michelet e a história que ressucita e dá vida aos homens. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marialice Faria Pedroso

DECCA, Edgar S.; TOGNON, Marcos; MENEGUELLO, Cristina; SIMSSON, Olga Von; D´AGOSTINHO, Mario Henrique. Metáforas da Modernidade: Theatro Municipal Carlos Gomes. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rinaldo Nunes Fernandes

DECCA, Edgar S.. Mundo Múltiplo: uma análise do romance histórico La guerra del fin del mundo, de Mario Vargas Lhosa. 2002. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosilene Dias Montenegro

BRESCIANI, Maria Stella Martins;DECCA, Edgar S.; AVELINO, Yvone Dias; MARSON, Isabel; CANCELLI, Elizabeth. Juscelino Kubitschek: Mitos e Mitologias Políticas do Brasil Moderno. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mario Luis Frungillo

DECCA, Edgar S.. O Espelho Partido: História, Memória e Ficção de Marques Rebelo. 2001. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pedro Fredemir Palha

DECCA, Edgar S.. Vivências do Cotidiano: A promoção da saúde como exercício de Cidadania. 2001. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: VANIA CARNEIRO DE CARVALHO

DECCA, Edgar S.. Gênero e Artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material - São Paulo, 1870-1920. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cristina Meneguello

DECCA, Edgar S.; COLI, Jorge; LIRA, José Tavares de; GUNN, Philip; BRESCIANI, Maria Stella Martins. Da Ruína ao Edifício: Neogótico, Reinterpretação e Preservação do Passado na Inglaterra. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA

DECCA, Edgar S.. O Esporte na Cidade: Aspectos do esforço civilizador brasileiro.. 2000. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: LUIZ ALBERTO PILATTI

DECCA, Edgar S.. Os donos das Pistas: Um efígie sociológica do esporte federativo brasileiro.. 2000. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carolina Maria Rodrigues Zuccolillo

DECCA, Edgar S.. Língua Nação e Nacionalismo: um estudo sobre o Guarani no Paraguai. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Lucinete Fortunato

BRESCIANI, Maria Stella Martins; NAXARA, Marcia; ALBUQUERQUE, Durval;DECCA, Edgar S.; TRONCA, Ítalo. O CORONELISMO E A IMAGEM DO CORONEL: DE SÍMBOLO A SIMULACRO DO PODER LOCAL. 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Raimundo Barroso Cordeiro

DECCA, Edgar S.; DINIZ, Ariosvaldo da Silva; SOUZA, I. L. C.; MARSON, Izabel Andrade; GALVÃO SOBRINHO, Carlos. LUCIEN FEBVRE: COMBATES POR UMA NOVA HISTÓRIA - CONSIDERAÇÕES SOBRE UM PROJETO HISTORIOGRÁFICO. 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sheila Schvarzman

DECCA, Edgar S.; VIEIRA, José Luiz; RAMOS, Fernando Pessoa; MARSON, Izabel Andrade; BRESCIANI, Maria Stella Martins. Humberto Mauro e as Imagens do Brasil. 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Francisco Alcides do Nascimento

DECCA, Edgar S.. A cidade sob fogo: modernização e violência policial em Terezina (1937-1945). 1999. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lenilde Duarte de Sá

DECCA, Edgar S.. Parahyba: uma cidade entre miasmas e micróbios - O Serviço de Higiene Pública, 1895 a 1912.. 1999. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Claudia Fonseca Brefe

DECCA, Edgar S.; MARSON, Izabel Andrade; ALGRANTI, Leila Mezan; MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de; OLIVEIRA, Cecília Helena Lorenzini de Salles. UM LUGAR DE MEMÓRIA PARA A NAÇÃO. O Museu Paulista reiventado por Alfonso d´Escragnolle Taunay (1917-1945). 1999. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Henrique Espada Rodrigues Filho

DECCA, Edgar S.; SEVCENKO, Nicolau; MARSON, Adalberto; PESAVENTO, Sandra Jatahy; HALL, Michael Mcdonald. MICROSTORIA: Escalas, Indícios e Singularidades. 1999. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Robert Moses Pechman

BRESCIANI, Maria Stella Martins;DECCA, Edgar S.; MATTOS, Olgária Chaim Feres; SANTOS, Afonso Carlos Marques dos; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz. CIDADES ESTREITAMENTE VIGIADAS: O DETETIVE E O URBANISTA. 1999. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leonardo Affonso de Miranda Pereira

CUNHA, Maria Clementina Pereira; LOPES, José Sergio Leite; NEVES, Margarida de Souza;DECCA, Edgar S.; CHALHOUB, Sidney. FOOTBALLMANIA: Uma história social do futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). 1998. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cynthia Machado Campos

BRESCIANI, Maria Stella Martins; TRONCA, Italo Arnaldo;DECCA, Edgar S.; MAGALHÃES, Marionilde Dias Brepohl de; SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. A POLÍTICA DA LÍNGUA NA ERA VARGAS: Proibição do falar alemão e resistências no sul do Brasil. 1998. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: André Luiz Joanilho

DECCA, Edgar S.. A construção do indivíduo - São Paulo, 1890-1920. 1997. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rubia Prates Goldini

DECCA, Edgar S.. Rubia Prates Goldini. 1997. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gladys Sabina Ribeiro

SLENES, Robert Wayne Andrew; MATTOS, Ilmar Rohloff de;DECCA, Edgar S.; REIS, João José; BIANCO, Bela Feldman. A Liberdade em Construção: Identidade Nacional e Conflitos Antilusitanos no Primeiro Reinado. 1997. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Iara Lis Franco Schiavinatto Carvalho Souza

DECCA, Edgar S.; BRESCIANI, Maria Stella Martins; SANTOS, Afonso Carlos Marques dos; RIBEIRO, Renato Janine; SLENES, Robert Wayne Andrew. Pátria Coroada: O Brasil como Corpo Político Autônomo (1780-1831). 1997. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jorge Luiz Ferreira

DECCA, Edgar S.. Prisioneiros do mito: cultura e imaginário dos comunistas no Brasil (Brasil (1930-1956). 1996. Tese (Doutorado em História) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Martha Campos Abreu

SLENES, Robert Wayne Andrew; CUNHA, Maria Clementina Pereira;DECCA, Edgar S.; VAINFAS, Ronaldo; REIS, João José. O Império do Divino: Festas Religiosas e Cultura Popular no Rio de Janeiro 1830-1990. 1996. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Christina da Silva Roquette Lepreato

DECCA, Edgar S.; HALL, Michael Mcdonald; BRESCIANI, Maria Stella Martins; SEIXAS, Jacy Alves de; HARDMAN, Francisco Foot. O Espírito da Revolta (A Greve Geral Anarquista de 1917). 1996. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Francisco Moraes Paz

DECCA, Edgar S.. Na poética da História: a realização da utopia nacional oitocentista. 1995. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marly Rodrigues

DECCA, Edgar S.; ALGRANTI, Leila Mezan; COLI JUNIOR, Jorge Sidney; ARANTES NETO, Antonio Augusto; MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Alegorias do Passado: A Instituição do Patrimônio em São Paulo - 1969-1987. 1994. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Coraly Gara Caetano

BRESCIANI, Maria Stella Martins; PAOLI, Maria Célia Pinheiro Machado; CAMARGO, Ana Maria;DECCA, Edgar S.; HALL, Michael Mcdonald. Desvendando Mistérios: Roberty Simonsen e a Luta de Classe. 1994. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR

SLENES, Robert Wayne Andrew; LENHARO, Alcir;DECCA, Edgar S.; DANTAS, Luiz Carlos da Silva; RAGO, Luzia Margareth; FAVARETTO, Celso Fernando. O Engenho Anti-Moderno: A Invenção do Nordeste e Outras Artes. 1994. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marionilde Dias Brepohl de Magalhaes

DECCA, Edgar S.; GERTZ, Rene; LENHARO, Alcir; TENFELDE, Klauss; BRESCIANI, Maria Stella Martins. Alemanha Mãe Pátria Distante: Utopia Pangermanista no Sul do Brasil. 1993. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dora Beatriz Barrancos

HALL, Michael Mcdonald; BRESCIANI, Maria Stella Martins;DECCA, Edgar S.; DAGNINO, Evelina; HARDMANN, Francisco Foot. Os últimos iluminados: Ciências para trabalhadores na Argentina de princípios do século. 1993. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sandra Capone

DECCA, Edgar S.. Do trabalhador indisciplinado ao homem prescindível.. 1992. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Paulo Celso Miceli

DECCA, Edgar S.; NOVAIS, Fernando Antonio; SOUZA, Laura de Mello e; MARQUES FILHO, Luiz Cesar; MARSON, Izabel Andrade. O Ponto Onde Estamos - Viagens e Viajantes nas Histórias da História da Expansão e da Conquista (Portugal, Séculos XV e XVI). 1992. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Silvana Mabel Serrana

DECCA, Edgar S.. A paráfrase como ressonância interdiscursiva na construção do imaginário da língua - O caso espanhol riopratense. 1991. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Elizabeth Cancelli

DECCA, Edgar S.; BRESCIANI, Maria Stella Martins; LENHARO, Alcir; PINHEIRO, Paulo Sérgio Moraes Sarmento. O Mundo da Violência: Repressão e Estado Policial na Era Vargas (1930/1945). 1991. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Antonio Torres Montenegro

DECCA, Edgar S.; TRONCA, Italo Arnaldo; HALL, Michael Mcdonald; JIANOTTI, Maria de Lourdes; BOLLE, Stefan Wilhem. História em Campo Minado (A maneira Popular Revista). 1991. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jorge Luiz C

DECCA, Edgar S.. Gonsalez. A dimensão pedagógica do marxismo na obra de Mario Manacorda. 1990. Tese (Doutorado em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luzia Margareth Rago

DECCA, Edgar S.; ABREU, Sérgio França Adorno de; BRESCIANI, Maria Stella Martins; CORRÊA, Mariza. Os prazeres da noite; Prostituição e códigos da Sexualidade Feminina em São Paulo (1890-1930). 1990. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Domingos Antonio Giroletti

DECCA, Edgar S.. A modernização capitalista em Minas Gerais: a formação do operariado industrial e de uma nova cosmovisão.. 1987. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Olgária Chain Matos

DECCA, Edgar S.. Crítica à razão insuficiente. 1991. Outra participação, Universidade de São Paulo.

BARBOSA, Ana Mae;DECCA, Edgar S.; Lanna, Ana Duarte; Samain, Etienne. Concurso para Professor Titular do Instituto de Artes. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

Beatriz Cerqueira Leite; Holien Gonçalves Bezerra; Raquel Glezer; Antonio Carlos Barreiro;DECCA, Edgar S.. História do Brasil Republicano. 2007. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

DECCA, Edgar S.; Grau, Eros Roberto; Rodrigues, A. Edmilson; BRANDAO, J. J. L.; MORATO, E. M.. Livre-Docência em História e Historiografia Literária. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

DECCA, Edgar S.; SHERER, Rebecca; TOLEDO, Benedicto Lima de; PRADO, Maria Ligia Coelho; ELUF, Lygia Arcuri. Concurso de Livre-Docência em Conservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 2006. Universidade de São Paulo.

DECCA, Edgar S.; TOLEDO, Benedito Lima de; PRADO, Maria Ligia Coelho; ARRUDA, Maria Arminda Do Nascimento; LOURENÇO, Maria Cecília França. Neocolonial, modernismo e preservação do patrimônio cultrual no debate dos anos 1920 no Brasil. 2005. Universidade de São Paulo.

DECCA, Edgar S.; ZANI NETTO, Amilcar; BARBOSA, Ivan Santo; OLIVEIRA, Pelópidas; BARBOSA, Ana Mae. Livre docência em Composição Artísitica. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

DECCA, Edgar S.. Edital Faperj 14/2015, 15/2015, 16/2015. 2015. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

DECCA, Edgar S.. Avaliação MCT/Ct-INFRA-FINEP. 2013. Financiadora de Estudos e Projetos.

DECCA, Edgar S.. Avaliação MCT/Ct-INFRA-FINEP. 2012. Financiadora de Estudos e Projetos.

DECCA, Edgar S.. Avaliação MCT/Ct-INFRA-FINEP. 2011. Financiadora de Estudos e Projetos.

DECCA, Edgar S.. Programa de Apoio a Nucleos de Excelência - Faperj-Pronex. 2010. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

DECCA, Edgar S.. Avaliação MCT/Ct-INFRA-FINEP. 2010. Financiadora de Estudos e Projetos.

DECCA, Edgar S.; BRESCIANI, Maria Stella; Firer, Marcelo; Bruna, Paulo Valentino; Medrano, Leandro; Valsassina, Frederico; Arango, Silvia; Wagensberg, Jorge; Leme, Maria Cristina da Silva. Concurso Público Internacional de Arquitetura do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

DECCA, Edgar S.. Programa Jovem Cientista do Estado. 2009. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

DECCA, Edgar S.. Programa Cientista de nosso Estado. 2009. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

DECCA, Edgar S.. Coordenador Adjunto da Comissão de Vestibular da UNICAMP. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila Andrade Costa

Amadis de Gaula e sociedade de cortes em Portugal; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maíra Guimarães Paschoal

Ensaiando a nação: embates entre a construção da identidade nacional e latino-americana no Brasil, 1889-1937; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Luiz Antonio Alberti

José Honório Rodrigues e o ofício do historiador:Seus tempos e lugares; ; Início: 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Davi Rodrigues Silva Neto

O TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL E O PROCESSO DE SEVERO FOURNIER; REPRESSÃO, REVOLTA E AUTORITARISMO; (1935-1946); Início: 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Kelly Carvalho

Formas do pensamento historiográfico nos oitocentos: Varnhagen, o historiador marginal; Início: 2011; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Denise Scandaroli

Espetáculo Ordinário, poética moral e poder do Estado na interpretação dos costumes: singularidades de representação entre França e Brasil; Início: 2015; Universidade Estadual de Campinas;

ANA LUCIA LANA NEMI

Início: 2013; Universidade Federal de São Paulo;

Ana Villanueva

Início: 2011; Universidade Paulista;

Maíra Guimarães Pascoal

Entre utopia e história: o ensaio na escrita da história do Brasil, 1830-1850; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Luis Fernando Tosta Barbato

Brasil, um país tropical: o clima na construção da identidade nacional brasileira(1839-1889); 2011; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Kelly Baldini

Nucleo Colonial Campos Salles, Campinas: um estudo de caso sobre a dinâmica das relações bairro rural-cidade; 2010; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Jussara Marques Oliveira Marrichi

A cidade termal: ciência das águas e sociabilidade moderna entre 1839 e 1931; 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A Exposição Internacional do Centenário da Independência:Modernidade e Política no Rio de Jnaeiro dos anos 1920; 2008; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Denise Scandaroli Inacio

Ópera de representação histórica na obra de Carlos Gomes; 2008; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Orlando Marcondes Ferreira Neto

As coisas como elas são" : moralidade politica e social em William Godwin (1790-180; 2008; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Marcela Marrafon de Oliveira

Paquequer, São Francisco e Tietê: as imagens dos rios e a construção da nacionalidade; 2007; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Alessadra Bagatim

Personagens, Trajetórias e História das Forças Armadas de Libertação Nacional; 2006; 140 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

VALDEREZ ANTONIO DA SILVA

OS FANTASMAS DO RIO - Um estudo sobre a memória das monções no vale do médio Tietê; 2004; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Marcos Edilson de Araújo Clemente

Lampiões acesos: os processos de constituição da memória coletiva do cangaço(1956-1988); 2003; 180 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Kelly Carvalho

O nascimento de uma nação- varnhagen e a construção do conhecimento histórico e da identidade nacional; 2002; 196 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Endrica Geraldo

Entre a Raça e a Nação:A família como alvo dos projetos eugenista e integralista de nação brasileira nas décas de 1920 e 1930; 2001; 150 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Cassio Fernandes

A figura do homem entre a palavra e a imagem: autobiografia e retrato pictórico no Renacimento de Jacob Burckhardt; 2001; 250 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Maria Lucia Abaurre Gnerre

A forma e a nação: estilo historiográfico em Formação Econômica do Brasil de Caio Prado Junior; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

FERNANDA PITTA

Um Historiador da Vida Moderna: Uma história da Cultura em Walter Benjamin; 1999; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Marcus Vinicius Correa Carvalho

Raízes do Brasil, 1936: Tradição, Cultura e Vida; 1997; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Silvana Vieira de Souza

Cultura de Falas e de Gestos:Histórias de memórias; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Jesiel de Paula

Imagens Construindo A História: A Fotografia No Imaginário Constitucionalista de 32; 1996; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Sheila Schvarzman

Como O Cinema Escreve A História: Elia Kazan e A América; 1995; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Kátia souza Rodrigues

Era Uma Vez Em São Bernardo: O Discurso Sindical dos Metalúrgicos, 1972-1982; 1995; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Marionilde B de Magalhães

Alemanha Mãe Pátria Distante; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Ivone Gallo

Contestado: o sonho do milênio igualitário; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Renato Agnelli

Arquitetura de cinemas de São Paulo; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

André joanilho

O corpo de quem trabalha: estratégias para a construção do trabalahdor; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Alvaro Tenca

No avesso das teclas:virtuoses e concertistas da sinfonia inacabada do trabalho; 1987; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Paulo Miceli

Era uma vez em sertãozinho:; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Margareth Rago

Sem fé, sem lei, sem rei:Liberalismo e experiência anarquista na Pepública; 1984; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Jussara Marrichi

Vilegiaturas de prazer e a formação de uma cultura burguesa na cidade balneária de Poços de Caldas entre 1930 e 1940; 2015; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Luis Fernando Tosta Barbalho

Entre preconceitos, conceitos e impressões: o Brasil e sua condição tropical na Revue dês Deux Mondes (1829-1877); 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Rafael Pereira da Silva

A morte do Homem Cordial: trajetória e memória na invenção de um personagem(Sergio Burque de Holanda, 1902-1982); 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Denise Scandaroli

Cenas Esquecidas ou vaudeville, opéra-comique e a transformação do teatro no Rio de Janeiro nos anos de 1840; 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Ana Aparecida Villanueva Rodrigues

Campinas Clássica: A Catedral Nossa Senhora da Conceição e o Engendramento de uma Arquitetura Monumental Clássica Urbana no Brasil (1807-1883); 2010; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Maria de Fátima Bento Ribeiro

Itaipú, a dança das águas: histórias e memórias de 1966 a 1984; 2006; 260 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Maria Lucia Abaurre Gnerre

Roteiro do Maranhão a Goias pela capitania do Piauhi: uma viagem às engrenagens da máquina mercante; 2006; 400 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Alessandra Carvalho

Montanhas e Memória: uma identificação cultural no Marumbi; 2005; 266 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Chrislene Carvalho dos Santos

Sentimentos no sertão republicano-imprensa, conflitos e morte-a experiência política de Deolindo Barreto(Sobral 1908-1924); 2005; 210 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

SUZANA RIBEIRO

Percurso do olhar na fotografia profissional e amadora: Campinas(1900-1915); 2003; 210 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Ivone Cecília Gallo

A aurora do Socialismo: fourierismo e Flanstério do Saí(1839-18500; 2002; 230 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Maria de Fátima da Cunha

A face feminina da militância clandestina de esquerda- Brasil, anos 1960/70; 2002; 214 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Kátia Rodrigues Paranhos

Mentes que brilham(sindicalismo e práticas culturais dos metalúrgiocos de São Bernardo; 2002; 375 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Jeziel de Paula

Agonia e Glória: imagens, mitos e memórias da guerra constitucionalista de 1932; 2001; 360 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Raimundo Barroso Cordeiro Junior

Lucien Febvre: Combates por uma Nova História-Considerações sobre um projeto historiográfico; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Sheila Schvarzman

Humberto Mauro e as Imagens do Brasil; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Cristina Meneguello

Da ruína ao edifício: neogótico, reinterpretação do passado na Inglaterra Vitoriana; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Ana Claudia Fonseca Brefe

Um lugart de memória para a nação: O Museu Paulista reinventado por Afonso Taunay(1917-1945); 1999; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Henrique Espada

Microstoria: escalas indícios e singularidade; 1999; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Cassio Fernandes

O jovem Buckhardt e " A civilização do Renascimento na Itália; 1998; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Iara Liz Carvalho Souza

Pátria Coroada: O Brasil Como Corpo Político Autônomo; 1997; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Christina Roquette Lopreato

O Espírito da Revolta: Q Greve Geral Anarquista de 1917; 1996; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Marly Rodrigues

Alegorias do Passado: A Instituição do Patrimônio Em São Paulo, 1969-1987; 1994; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Antonio Montenegro

História em Campo Minado; 1991; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Margareth Rago

Os Prazeres da Noite; 1990; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Luis Fernando Tosta Barbato

A construção de um país tropical: o papel da natureza no discurso histórico do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro(1839-1845); 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em história) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Cristiane Prestes

Faro Puro d'Italianità: permanências e mudanças das práticas socio-culturais italianas; 2006; 90 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Luis Fernando Barbato

O Racismo em Revista: um estudo sobre as teorias raciais do século XIX e suas implicações na Revista do IHGB(1870-1902); 2006; 90 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Kelly Baldini

A Estrada de Ferro Funilense: encontros e despedidas da memória; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Marcela Marrafon de Oliviera

As representa;ções dos rios na história e na literatura brasileiras; 2004; 90 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edgar Salvadori de Decca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Guilherme Santos Seroa da Mota

Dimensões Históricas do Insucesso Político; 1979; 0 f; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Carlos Guilherme Santos Serôa da Mota;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DECCA, Edgar S. . O Tempo na História: As reinvenções do hoje e do amanhã. Pesquisa FAPESP , v. 155, p. 46-47, 2009.

  • DECCA, Edgar S. . Black Mass de John Gray. Revista Brasileira de História , v. 28, p. 583-587, 2008.

  • DECCA, Edgar S. . Ensaios de nacionalidade: cordialidade, cidadania e desterro na obra de Sergio Buarque de Holanda. Locus (UFJF) , v. 12, p. 145-160, 2007.

  • DECCA, Edgar S. . As metáforas da identidade em Raízes do Brasil: decifra-me ou te devoro. Varia História , v. 22, p. 424-443, 2006.

  • DECCA, Edgar S. . Por uma história Odara: Conversa com Edgar de Decca. Ler História (Lisboa) , Lisboa, v. 49, p. 193-207, 2005.

  • DECCA, Edgar S. . Cidadão, mostre-me a identidade!. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , Campinas, v. 58, p. 7-20, 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Tal Pai, Qual Filho: Narrativas histórico-literárias da identidade nacional. Projeto História (PUCSP) , São Paulo, v. 24, p. 87-111, 2002.

  • DECCA, Edgar S. . O Holocausto: os tênues laços da história e da memória. Revista Brasileira de História , Cascavel, v. 1º, p. 28-36, 2001.

  • DECCA, Edgar S. . Construindo o Monumento da barbárie: Prefigurações Literárias de Euclides da Cunha e Machado de Assis. Revista Brasileira de História , Paraná, v. 3, n.07, p. 03-04, 2001.

  • DECCA, Edgar S. . Leuenroth e o Operariado. D O Leitura, São Paulo, v. 10, p. 6-7, 2000.

  • DECCA, Edgar S. . História Social e Memória: Algumas Considerações. Caderno de Resumos da IV Semana Sul Catarinense de História, Joinville, v. 1, n.1, p. 11-21, 1999.

  • DECCA, Edgar S. . Ensaio sobre a memória anarquista: a história como ficção coletiva. História Oral (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 2, p. 111-134, 1999.

  • DECCA, Edgar S. . Quaresma: Um Relato de Massacre Republicano. Anos 90 (UFRGS) , Porto Alegre, v. 5, n.8, p. 45-62, 1998.

  • DECCA, Edgar S. . Memória Histórica e Crise do Comunismo. Projeto História (PUCSP) , CAMPINAS, p. 36-45, 1995.

  • DECCA, Edgar S. . Literatura, Modernidade e História. RUA. Revista de Arquitetura e Urbanismo , CAMPINAS, v. 1, p. 7-35, 1995.

  • DECCA, Edgar S. . E.P. Thompson: Um Personagem Dissidente e Libertário. Projeto História (PUCSP) , SÃO PAULO, p. 109-119, 1995.

  • DECCA, Edgar S. . Memoria Y Ciudadania. ENTREPASADOS, n.3, p. 111-120, 1993.

  • DECCA, Edgar S. . O Estatuto da Historia. Espaço & Debates , v. 1, n.34, p. 7-12, 1992.

  • DECCA, Edgar S. . Os Muitos Modernismos. História. Questões e Debates , v. 20/21, n.20, p. 5-17, 1992.

  • DECCA, Edgar S. . A Revolucao Acabou. Revista Brasileira de História , v. 20, p. 63-74, 1991.

  • DECCA, Edgar S. . A Revolucao Acabou. Revista Brasileira de História , v. 20, p. 63-74, 1991.

  • DECCA, Edgar S. . A Revolução Acabou: história e historiografia. Análise & Conjuntura (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 6, p. 21-49, 1991.

  • DECCA, Edgar S. . O Estatuto da Historia. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR) , v. 34, p. 7-23, 1991.

  • DECCA, Edgar S. . Ensino da História e da ciência. Revista Brasileira de História , São Paulo, v. 3, p. 97-100, 1988.

  • DECCA, Edgar S. . Ciência da produção: Fábrica despolitizada. Revista Brasileira de História , São Paulo, v. 6, p. 45-79, 1985.

  • DECCA, Edgar S. . A Pós-Graduação em História. Cultura e Cidade - Projeto História, São Paulo, v. 4, p. 85-90, 1985.

  • DECCA, Edgar S. . Democracia e Classe operária. Revista Brasileira de História , São Paulo, v. 1, n.1, p. 36-56, 1978.

  • DECCA, Edgar S. ; VEZENTINI, C. A. . A Revolução do Vencedor. Ciência e Cultura (SBPC) , Rio de Janeiro, v. 1, p. 70-85, 1976.

  • DECCA, Edgar S. ; MENEGUELLO, C. . Fábricas e Homens. 11ª. ed. São Paulo: Atual Editora, 2013. v. 1. 82p .

  • DECCA, Edgar S. . 1930: O Silêncio dos Vencidos. 11ª. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . O Nascimento das Fábricas. 17ª. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012. v. 1. 82p .

  • DECCA, Edgar S. ; MENEGUELLO, Cristina . Fábricas e Homens. 10ª. ed. São Paulo: Atual Editora, 2010. v. 1. 82p .

  • DECCA, Edgar S. ; MENEGUELLO, Cristina . Fábrica e Homens. 5. ed. São Paulo: Atual Editora, 2008. v. 1. 80p .

  • DECCA, Edgar S. ; SOUZA, Iara Liz de . 15 anos de Vestibular Unicamp-HISTÒRIA. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. v. 1. 95p .

  • DECCA, Edgar S. ; CHIAPPINI, L. (Org.) ; PEZAVENTO, S. (Org.) ; ZILLY, B. (Org.) ; VANGELISTA, C. (Org.) ; FINAZZI, E. (Org.) ; VECHI, R. (Org.) ; GALVÃO, W. N. (Org.) . Pelas Margens: Outros caminhos da História e da Literatura. 1º. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000. v. 1. 332p .

  • DECCA, Edgar S. ; LEMAIRE, Ria . Pelas Margens:outros caminhos da história e da literatura. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2000. v. 1. 334p .

  • DECCA, Edgar S. ; MENEGUELLO, Cristina . Fábrica e Homens. 1º. ed. São Paulo: Atual Editora, 1999. v. 1. 80p .

  • DECCA, Edgar S. . 1930: O Silêncio dos Vencidos. 8ª. ed. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1998. v. 1. 240p .

  • DECCA, Edgar S. . 1930: O Silêncio dos Vencidos. 6º. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997. v. 1. 220p .

  • DECCA, Edgar S. . O Nascimento das Fábricas. 12. ed. SÃO PAULO: BRASILIENSE, 1995. v. 1. 90p .

  • SOUZA, I. L. C. ; SALVADORI, A. ; DECCA, Edgar S. . História. 1. ed. SÃO PAULO: GLOBO, 1994. v. 1. 90p .

  • DECCA, Edgar S. ; MAGALHÃES, M. B. (Org.) ; PAZ, F. (Org.) ; BURMEISTER, A. M. (Org.) . O Paraná Reinventado: Política e Governo. Curitiba: IPARDES, 1989. v. 1. 196p .

  • DECCA, Edgar S. . O Nascimento das Fabricas. 1º. ed. SAO PAULO: BRASILIENSE, 1982. 85p .

  • DECCA, Edgar S. . 1930: O silêncio dos Vencidos. 1º. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

  • MUDROVCIC, M. I. ; RABITNIKOF, Nora ; DECCA, Edgar S. ; LEVI, Giovanni . Historia a contrapelo: sobre vencedores y vencidos. In: María Inés Mudrovcic; Nora Rabotnikof. (Org.). Temporalidad, historia y memoria. 1ºed.Ciudad del Mexico: Siglo XXI, 2013, v. , p. 75-92.

  • MALERBA, Jurandir ; DECCA, Edgar S. ; Reis, José Carlos . Carl Becker. In: MALERBA, Jurandir. (Org.). Lições de História. 1ºed.Porto Alegre: Eidotra da PUCRJ - Fundação Getúlio Vargas, 2013, v. , p. 355-385.

  • Jose Geraldo de Souza Junior ; DECCA, Edgar S. ; Flavio Aguiar ; Paulo Eduardo Arantes ; Olgaria Matos ; Sergio Cardoso ; Marilena Chaui ; Marco Aurelio Garcia . Novos sujeitos entram em cena. In: Maria Celia Paoli. (Org.). Diálogos com Marilena Chauí. 1ed.São Paulo: Editora Barcarolla, 2011, v. 1, p. 41-56.

  • Prado, Carmen ; Martins, Roberto de Andrade ; Santos, Carlos Alberto ; Mariconda, Pablo Ruben ; DECCA, Edgar S. ; Almeida, Mauro W. ; Videira, Antonio Augusto . O tempo na História: reinvenções do hoje e do amanhã. In: Knobel, Marcelo; Schulz, Peter. (Org.). Einstein: muito além da relatividade. 1°ed.São Paulo: Editora Instituto Sangari, 2010, v. 1, p. 101-122.

  • DECCA, Edgar S. ; Rodrigues, Maria de Lourdes ; Segnini, Liliana Petrilli ; Pinheiro, Magda . Tal Pai, Qual Filho:representações literárias e políticas da identidade nacional. In: Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa. (Org.). Conferências da Cátedra Brasil-Portugal em Ciências Sociais. Lisboa: Editora do ISCTE, 2010, v. 1, p. 1-16.

  • DECCA, Edgar S. ; VILLANUEVA, Ana . Some remarks on the theoretical and practical perspectives used in the development of the following reserarch line: History, Memory and Heritage. Techniques, Patrimoine, Territoires de L'Industrie: Quel Enseignement?. 1ed.Evora: Universidade Pantheon-Sorbonne, Universidade de Padua, Univerisade de Evora, 2010, v. 1, p. 101-114.

  • Michele Ansart ; HAROCHE, Claudine ; SEIXAS, Jacy ; Azevedo, Ana V. ; BRESCIANI, Maria Stella ; ANSARD, Pierre ; CANCELLI, Elizabeth ; MAGALHÃES, M. B. ; LOPREATTO, Christina ; BORGES, Vavy Pacheco ; NAXARA, Marcia ; TRONCA, Ítalo ; Bessa, Karla ; CAMILOTTI, Virginia ; SCHIAVENATTO, Iara Liz ; Faria, Daniel ; Neto, José Alves de F. ; DECCA, Edgar S. ; MARSON, Isabel ; Barrancos, Dora ; Lisboa, Karen . Alteridade, moral e justiça: as implicações morais da distância segundo Carlo Ginzburg. In: Marcia Naxara, Isabel Marson, Marion Brepohl. (Org.). Figurações do Outro. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009, v. 1, p. 373-388.

  • PECORA, A. ; CANDIDO, Antonio ; MACHADO, A. P. ; DECCA, Edgar S. ; RUGAI, Elide ; CHAVES, Ernani ; FINAZZI, E. ; VECHI, R. ; Lima, Luis Costa ; Monteiro, Pedro Meira ; GRAHAM, Richard ; GALVÃO, W. N. ; VAINFAS, Ronaldo ; Dias, Maria Odila Leite . Decifra-me ou te devoro: as metáforas em. In: Pedro Meira Monteiro; João Kennedy Eugênio. (Org.). Sergio Buarque de Holanda: Prespectivas. 1ºed.Campinas: Editora da Unicamp e Editora da UERJ, 2008, v. 1, p. 209-226.

  • DECCA, Edgar S. . História, Memória e interpretação. In: Freda Indursky; Maria Cristina Leandro Ferreira. (Org.). Análise do discurso no Brasil. 1°ed.Porto Alegre: Editora Claraluz, 2007, v. , p. 47-57.

  • DECCA, Edgar S. . A Humilhação: ação ou sentimento. In: Izabel Marson; Márcia Naxara. (Org.). Sobre a Humilhação. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlância, 2006, v. 1, p. 105-119.

  • KOUBY, Geneviève ; HAROCHE, Claudine ; Joel Birman ; MAGALHÃES, Marionilde Dias Brepohl de ; ANSARD, Pierre ; DECCA, Edgar S. ; BRESCIANI, Maria Stella . Assédio e Cordialidade: a linha tênue da dissimulação do desejo. In: Jacy Seixas; Maria Stella Bresciani. (Org.). Assédio Moral. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006, v. 1, p. 139-157.

  • DECCA, Edgar S. ; GEBARA, Ademir ; BRANDÃO, Carlos da Fonseca ; RIBEIRO, Luiz Carlos ; MARCHI JUNIOR, Wanderley ; GUTIERREZ, Gustavo Luiz . Envolvimento e Distância na obra de Norbert Elias. In: Alonso Bezerra de Carvalho; Carlos da Fonseca Brandão. (Org.). Introdução à Sociologia da Cultura. 1ªed.São Paulo: Avercamp, 2005, v. 1, p. -.

  • DECCA, Edgar S. . Cordialidade, cidadania e desterro na obra de Sergio Buarque de Holanda. In: Edgar Salvadori de Decca; Ferando Schuler. (Org.). Intérpretes do Brasil: Homenagem a Sergio Buarque de Holanda. Porto Alegre: Nova Prova-Ministério da Cultura, 2005, v. 1, p. 77-104.

  • DECCA, Edgar S. . La société rustre:espace littéraire et modèle sociologique. In: Yves Dèloye; Claudine Haroche. (Org.). Maurice Halbwachs: espaces, mémoires et psychologie collective. Paris, França: Publications de la Sorbonne, 2004, v. 1, p. 173-181.

  • DECCA, Edgar S. . A crise da razão na modernidade. In: Duarte, André; Christina Lopreatto; Marion Brephol de Magalhães. (Org.). A banalização da violência: a atualidade do pensamento de Hanna Arendt. 1ed.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004, v. 1, p. 285-295.

  • DECCA, Edgar S. . A Carta que se fez Histõria. In: Leandro Karnal; José Alves de Freitas Neto. (Org.). A Escrita da Memõria. 1ed.São Paulo: Instituto Cultural Banco Santos, 2004, v. 1, p. 382-412.

  • DECCA, Edgar S. . Ensaios de Cordialidade em Sergio Buarque de Holanda. In: Gunter Axt; Fernando Shuller. (Org.). Intépretes do Brasil. 1ed.Porto Alegre: Artes & Ofícios, 2004, v. 1, p. 214-228.

  • DECCA, Edgar S. . História, acontecimento e narrativas. In: Áurea Pinheiro; Francisco Alcides do Nascimento. (Org.). Cidade, História e Memória. 1ed.Terezina: Editora Gráfica da UFPI, 2004, v. 1, p. 15-28.

  • DECCA, Edgar S. ; GNERRE, Maria Lucia Abaurre . Trauma e História na composição de Os Sertões. In: José Leonardo do Nascimento. (Org.). Os Sertões de Euclides da Cunha: Releituras e Diálogos. 1ªed.São Paulo: Editora da UNESP, 2003, v. 1, p. 41-62.

  • DECCA, Edgar S. . História e representação literária: Euclides da Cunha e o mito do judeu errante. In: Fernando Teixeira da Silva; Marcia Naxara; Virginia Camilotti. (Org.). República. liberalismo e cidadania. 1ªed.Piracicaba: Editora UNIMEP, 2003, v. 1, p. 73-85.

  • DECCA, Edgar S. ; GNERRE, Maria Lucia Abaurre . Prefigurações literárias da barbárie nacional em Euclides da Cunha, Machado de Assis e Lima Barreto. In: José Leonardo do Nascimento. (Org.). Os Sertões de Eucdlides da Cunha: Releituras e Diálogos. 1ªed.São Paulo: Editora da UNESP, 2003, v. 1, p. 123-148.

  • DECCA, Edgar S. . Os Intelectuais e a Memória do Holocausto. In: Marcos Antonio Lopes. (Org.). Grandes Nomes da História Intelectual. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2003, v. 1, p. 71-84.

  • DECCA, Edgar S. . Civilization en ruines:ressentiment et mémoire dans l'ouvre de Euclides da Cunha. In: Pierre Ansart. (Org.). Le Ressentiment. 1ªed.Bruxelas: Bruylant, 2002, v. 1, p. 241-259.

  • DECCA, Edgar S. . Euclides e Os Sertões: entre a literatura e a história. In: Rinaldo de Fernandes. (Org.). O Clarim e a Oração-100 anos de Os Sertões. 1ªed.São Paulo: Geração Editorial, 2002, v. 1, p. 157-188.

  • DECCA, Edgar S. . Edgard Leuenroth: do jornalismo à Universidade. In: Zélio Alves Pinto. (Org.). História e Personagens. 1ªed.São Paulo: Editora Senac, 2002, v. , p. 190-194.

  • DECCA, Edgar S. . E. P. Thompson: Tempo e lazer nas sociedades modernas. In: Heloisa Turini Bruhns. (Org.). Lazer e Ciências Sociais. 1ªed.São Paulo: Chronos, 2002, v. 1, p. 57-64.

  • DECCA, Edgar S. . Entrevista com Edgar de Decca. In: José Geraldo de Vinci de Morais; José Marcio Rego. (Org.). Conversa com historiadores brasileiros. 1ªed.São Paulo: Editora 34, 2002, v. 1, p. 263-288.

  • DECCA, Edgar S. . Tal Pai, Qual Filho? Narrativas da Identidade Nacional. In: Ligia Chiappini; Maria Stella Bresciani. (Org.). Literatura e Cultura no Brasil. 1ªed.São Paulo: Cortez Editora, 2002, v. 1, p. 15-28.

  • DECCA, Edgar S. . Literatura em Ruínas ou ruínas na literatura?. In: Stella Bresciani; Marcia Naxara. (Org.). Memória e (re)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. 1ªed.Campinas: Editora da Unicamp, 2001, v. , p. 149-174.

  • DECCA, Edgar S. . Os Sertões e sua cena original. In: Ligia Chiappini; Flávio Aguiar; Sandra Vasconcelos. (Org.). Civilização e Exclusão: Érico Veríssimo, Euclides da Cunha, Claude Levi-Strauss, Darcy Ribeiro. 1ªed.São Paulo: Boitempo-Fapesp, 2001, v. 1, p. 137-162.

  • DECCA, Edgar S. . Industrialização e mudanças na esfera pública. In: Eunice Nodari, Joana Pedro e Zilda Iokoi. (Org.). História: Fronterias. São Paulo: Humanitas/FFLCH-USP, 2000, v. 1, p. 295-308.

  • DECCA, Edgar S. . Stefan Zweig, ein Gefangener der Freiheit: Geschischte als Utopie und Erzahlkunst. In: Ligia Chiappini; Berthold Zilly. (Org.). Brasiien, Land der Vergangenheit?. 1ªed.Frankfurt: Frankfurtm, 2000, v. 1, p. 67-82.

  • DECCA, Edgar S. . O Colonialismo como a glória do Imperio. In: Daniel Aarão R. Filho; Jorge Ferreira; Celeste Zenha. (Org.). O Século XX. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora da Civilização Brasileira, 2000, v. 1º, p. 150-183.

  • DECCA, Edgar S. . Teoria e Metodo Históricos em Raízes do Brasil. In: Sandra jathay Pesavento. (Org.). Leituras Cruzadas: Diálogos da Literatura com a História. 1ªed.Porto Alegre: Editora da Universidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000, v. 1, p. 169-190.

  • DECCA, Edgar S. . Zweig: Prisioneiro da Liberdade. In: Ligia Chiappini; Berthold Zilly; Antonio Dimas. (Org.). Brasil, País do Passado?. 1ªed.São Paulo: Editora Boi Tempo - EDUSP, 2000, v. 1, p. 66-82.

  • DECCA, Edgar S. . A Expansão é tudo: Capitalismo e a Nova Ordem Mundial. In: Daniel Aarão Reis Filho; Jorge Ferreira; Celeste Zenha. (Org.). O Século XX- O Tempo das Certezas:Da Formação do capitalismo à Primeira Guerra Mundial. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira - RECORD, 2000, v. 1º, p. -.

  • DECCA, Edgar S. . Literatura, Modernidade e História: O Olhar Estrangeiro Sobre O Mundo Colonial. In: Sandra Pesavento e Jacques Leenhardt. (Org.). DISCURSO-HISTÓRICO E NARRATIVA LITERÁRIA. 1ed.CAMPINAS: Editora da Unicamp, 1999, v. , p. 67-92.

  • DECCA, Edgar S. . Narrativa e História. In: Demerval Saviani e José Luis Sanfelice. (Org.). História e História da Educação. 1ed.Campinas: Editora Autores Associados, 1998, v. , p. 17-26.

  • DECCA, Edgar S. . O Que É Romance Histórico?. In: Flavio Aguiar e José Carlos Sebe. (Org.). GÊNEROS DE FRONTEIRA. 1ed.RIO DE JANEIRO: RELUME DUMARÁ, 1997, v. 1, p. -.

  • DECCA, Edgar S. . Literatura, Modernidade e História. In: Sandrapesavento e Jacques Leenhardt. (Org.). DISCURSO HISTÓRICO E NARRATIVA LITERÁRIA NA AMÉRICA LATINA. 1ed.CAMPINAS: UNICAMP, 1997, v. 1, p. -.

  • DECCA, Edgar S. . As desavenças da história com a memória. In: Zélia Lopes da Silva. (Org.). Cultura Histórica em Debate. 1ªed.São Paulo: Editora da Unesp, 1994, v. 1, p. 59-71.

  • DECCA, Edgar S. . As desavenças da história com a memória. In: Zelia Lopes da Silva. (Org.). Cultura Histórica em Debate. São Paulo: Editora da Unesp, 1994, v. 1, p. 57-71.

  • DECCA, Edgar S. . Immigrants In Brazil: Tensions And Cultural Identity. In: Secretaria de Educação de Nova York. (Org.). LATINOS IN THE MAKING OF THE UNITED STATES OF AMERICA: YESTERDAY, TODAY AN TOMOROW. NEW YORK: SECRETARIA DE EDUCACAO DO ESTADO DE NOVA YORK, 1993, v. , p. 895-906.

  • DECCA, Edgar S. . Rebeldia e Revolucao Na Historia Social. In: ANPUH. (Org.). JOGOS DA POLITICA. SAO PAULO: MARCO ZERO, 1992, v. , p. 10-30.

  • DECCA, Edgar S. . Os Intelectuais e A Democratizacao No Brasil. In: Karl Kohut. (Org.). PALAVRA E PODER: OS INTELECTUAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. ALEMANHA: VERVUERT VERLAG, 1991, v. , p. 43-52.

  • DECCA, Edgar S. . Sciences of the Factory: Politics And Labour Process. In: Helmut conrad Arne Andersen. (Org.). OKOLOGIE TECHNISHER WANDEL UND ARBEITBEWEGUNG. AUSTRIA: EUROPA VERLAG, 1990, v. , p. 217-231.

  • DECCA, Edgar S. ; TRONCA, I. ; BRESCIANI, S. ; VESENTINI, C. ; IANNI, O. . O tema da Industrialização: política e ideologia. In: Edgar de Decca; Italo Tronca; Carlos Vezentini; M. Stella bresciani; Otavio Ianni. (Org.). Tudo é História. 1ed.São Paulo: Brasiliense, 1977, v. 1, p. -.

  • DECCA, Edgar S. . Um encontro da memória com a história ? tortura: nunca mais! - See more at: http://www.teoriaedebate.org.br/estantes/livros/pau-de-arara-violencia-militar-no-brasil#sthash.4Nt9pBiC.dpuf. Toeria e Debate, São Paulo, , v. 124, 16 maio 2014.

  • DECCA, Edgar S. ; Dias, Maria Odila Leite ; Wegner, Roberto ; Almeida, Angela Mendes ; VAINFAS, Ronaldo . Raízes do Brasil: 70 anos interpretando o Brasil. IHU On-Line, São Leopoldo, p. 3 - 7, 20 nov. 2006.

  • Keyse Caldeira ; DECCA, Edgar S. . Queda do Muro de Berlim: lição não aprendida. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 26 - 26, 09 nov. 2006.

  • DECCA, Edgar S. . Trabalho do Negro é associado ao negativo. Afirmativa Plural, São Paulo, p. 70 - 71, 29 out. 2006.

  • DECCA, Edgar S. . Território de Fronteira: o olhar fronteiriço de Sergio Buarque. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 97 - 98, 05 out. 2006.

  • DECCA, Edgar S. ; PEREIRA, Daniel . Iniciação científica mostra a força da graduação. Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 303, p. 6 - 7, 27 set. 2005.

  • DECCA, Edgar S. ; ANTUNES, Ricardo ; MORAES, João Quartim de ; RIDENTI, Marcelo ; GIACCOIA, Oswaldo . Crise: Onde está a saída?. Jornal da Unicamp, Campinas, p. 6 - 7, 16 ago. 2005.

  • DECCA, Edgar S. . Entrevista com Edgar de Decca. Informe-Informativo da Faculdade de Fiilosofia letras e Ciências Humanas, Universidade de São paulo, , v. 20, p. 19 - 21, 09 ago. 2005.

  • DECCA, Edgar S. . Sérgio Buarque de Hollanda olhou o descobrimento e pensou a colônia:As mais fundas raízes do Brasil. Valor Econômico, São Paulo, , v. 916, 26 dez. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Do fado de Mizia à desinvenção de Camões. Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 239, p. 2 - 3, 01 dez. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Um sinal de uma insatisfação global. Diário de notícias, Lisboa-Portugal, 23 nov. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Mitos miniaturizados dos descobrimento. Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 238, p. 2 - 3, 17 nov. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Cultura mais requintada do Brasil é pouco conhecida em Portugal. Agência Lusa, Lisboa-Portugal, 13 nov. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . De Pedro I ao Quixote, do IFCH ao ISCTE de Lisboa. Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 237, p. 2 - 3, 10 nov. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Portugal do presente embarca na nau do futuro. Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 235, p. 2 - 3, 03 nov. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . As raízes de Sérgio Buarque: Centenário do historiador tira do limbo sua dissertação de mestrado. Revista Fapesp, São Paulo, , v. 96, 01 nov. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Da greve dos cadeados à imigração brasileira.. Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 235, p. 2 - 3, 27 out. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Do anfiteatro sobre o Tejo . Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 234, p. 2 - 3, 20 out. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Edgar de Decca leva a Lisboa o Brasil que descobriu Portuga. Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 232, p. 05 - 08, 05 out. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . O Holocausto. Correio Brasiliense, Brasília, , v. 1, p. 4 - 4, 03 jun. 2003.

  • DECCA, Edgar S. . Autor de 'Raízes do Brasil'deixou uma obra tão rica quanto sua vida. O Globo- Segundo Caderno, Rio de Janeiro, , v. 2º, 13 jul. 2002.

  • DECCA, Edgar S. . Sergio Buarque de Holanda: Brasil reencontra o intelectual cordial . O Popular, Goiânia, 12 jun. 2002.

  • DECCA, Edgar S. . Resenha do Livro Luta de Classes na URSS de Charles Bettelheim. Revista Senhor, 27 jun. 2000.

  • DECCA, Edgar S. . Resenha do livro O território do Vazio de Alain Corbin. Folha de São Paulo, 06 set. 1989.

  • DECCA, Edgar S. . Resenha do livro A noite dos Proletários de Jacques Rancière. Folha de São Paulo, São Paulo, 15 jun. 1988.

  • DECCA, Edgar S. . Resenha do livro A Estratégia da Recusa de Amneris Marone. Revista Senhor, São Paulo, 27 abr. 1983.

  • DECCA, Edgar S. . Resenha da Coletânea de Livros História da Vida Cotidiana. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 dez. 1900.

  • DECCA, Edgar S. . Resenha do Livro Marxismo Heterodoxo. Revista Veja, São Paulo.

  • DECCA, Edgar S. ; VILLANUEVA, Ana . On symbolic order and the historical references of the industrial heritage in the State of São Paulo, Brazil. In: Techniques, Patrimoines, Territoires d'Industrie:Quel enseigment, 2009, Paris. Techniques, Patrimoines, territoires d'Industrie: Quel enseigment?, 2009.

  • DECCA, Edgar S. . Análise do Paradigma das Ciências Humanas em contraposição com o das Ciências Exatas. In: Semináriosa do Instituto de Computação, 2007, campinas. Seminários do Instituto d eComputação, 2007.

  • DECCA, Edgar S. . Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES-O PAAIS da Unicamp. In: Forum de Pró-Reitores de Graduação, 2007. Anais do Forgrad, 2007.

  • DECCA, Edgar S. . Ginzburg e as implicações morais da distância e do estranhamento. In: Colóquio Internacional, 2007, Curitiba. Figurações do Outro na História, 2007.

  • DECCA, Edgar S. . A obra de Norbert Elias: O processo Civilizador. In: X Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2007, campinas. Anais do X simpósio do Processo Civilizador, 2007.

  • DECCA, Edgar S. . História, Memória e Interpretação. In: II Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2006, Porto Alegre. O campo da Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . Narrativas da Humilhação: como abordá-las historicamenete. In: Colóquio Internacional Sobre a Humilhação: Sentimentos, Gestos e Palavras, 2004, Campinas. Anais do Colóquio sobre a Humilhação. Campinas: IFCH-Unicamp, 2004.

  • DECCA, Edgar S. . Harcèlement et cordialité: la ligne ténue de dissimulation du désir. In: La Notion de Harcèlement: confusions politiques, considerations sociales, incertitudes juridiques, 2003, Cergy-Pontoise. La Notion de Harcèlement: confusions politiques, considerations sociales, incertitudes juridiques, 2003.

  • DECCA, Edgar S. ; GNERRE, Maria Lucia Abaurre . Prefigurações literárias da barbárie nacional: os intlectuais e as margens da república. In: II Colóquio de História Social das Elites, 2003, Lisboa. Actas do II Colóquio de História Social das Elites, 2003. v. 1. p. 1-22.

  • DECCA, Edgar S. . A profissionalização do Historiador. In: Encontro REgional Anpuh - Rio grande do Sul, 2002, Passo Fundo. Anais do Encontro Regional, 2002.

  • DECCA, Edgar S. . Trauma e história na composição de Os sertões. In: Encontro Regional Anpuh - Paraná, 2002, Curitiba. Anais do Encontro Regional, 2002.

  • DECCA, Edgar S. . Construindo o monumento da barbárie: Euclides da Cunha e os Sertões. In: Encontro Regional da Anpuh-Piauí, 2002, Terezina. Anais do Encontro Regional, 2002.

  • DECCA, Edgar S. . Memória, História e Historiografia. In: Simpósio Nacional de História Cultural, 2002, Porto Alegre. Anais do Simpósio Nacional de História Cultural, 2002. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . Razão e Des-razão na História: Hanna Arendt e a violência. In: Colóquio Internacional: A banalização da Violência- a atualidade do pensamento de Hanna Arendt, 2002, Curitiba. A Banalização da Violência: a atualidade do pensamento de hanna Arendt, 2002. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . Em nome do Pai e do Filho: sobre os modos não abstratos de se pensar o poder e o polítco. In: Colóquio Internacional Entre o Favor e o Desfavor, 2001, Niterói. Anais do colóquio Entre o favor e o Desfavor, 2001.

  • DECCA, Edgar S. . O Holocausto: os tênues laços da memória com a história. In: Jornadas Interescuelas de Historia, 2001, Salta. Anais de las Jornadas Interescuelas. Salta, Argentina: Universidade de Salta, 2001. v. 1. p. 29-35.

  • DECCA, Edgar S. . Romance Histórico e Identidade Nacional. In: Seminário História e Cultura-PUC de São Paulo, 2001, São Paulo. Anais do Seminário História e Cultura, 2001.

  • DECCA, Edgar S. . Literatura em ruínas ou ruínas na litaratura. In: Colóquio Internacional Memória e (Res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível, 2000, Campinas. Anais do Colóquio Internacional Memória e (res)sentimento. Campinas: Unicamp, 2000. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . La societé rustique comme modèle sociologique et territoire literaire. In: Colloque Maurice Halbwachs, 2000, Paris. Anais do Coloque Habwachs. Paris: Université de Paris I - Sorbonne, 2000. v. 1. p. 1-11.

  • DECCA, Edgar S. . Tal Pai, Qual Filho? Narrativas histórico literárias da Identidade Nacional. In: Psicanálise e Identidade - Vários Olhares, 2000, Campinas. Anais do 2º Encontro de Psicanálise do Núcleo de Psicanálise de Campinas e Região, 1993. v. 1. p. 6-22.

  • DECCA, Edgar S. . Construindo o monumento da barbárie: prefigurações literárias de Euclides da Cunha e Machado de Assis. In: I Forum de de Pesquisa do Programa Associado de Pós-Graduação em História UEM/UEL, 2000, Maringá. Anais do Forum de Pesquisa, 2000. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . História Social e memória: Algumas considerações. In: 4º Semana Sul Catarinense de História, 1999, Tubarão. O Profissional de História no 3º milênio. Tubarão: Unisul - Santa Catarina, 1999. v. 1. p. 11-22.

  • EDGAR, S. ; DECCA, Edgar S. . Stefen Sweig: Prisioneiro da Liberdade. In: Cplóqio Internacional: Brasil, país do futuro?, 1998. Anais. Berlim.

  • DECCA, Edgar S. . O Processo Civilizador Brasileiro de Euclides da Cunha A Gilberto Freyre. In: 3º Colóquio INternacional sobre Processo Civilizador, 1998. Anais. Piracicaba.

  • EDGAR, S. ; DECCA, Edgar S. . Teoria e Método Históricos Em Raízes do Brasil. In: Colóquio Internacional de Literatura e História - Grupo Clíope, 1998. Anais. Porto Alegre.

  • DECCA, Edgar S. . Construindo O Monumento: Euclides da Cunha e Os Sertões. In: Gêneros de Fronteira, 1997. Anais. São Paulo.

  • DECCA, Edgar S. . Quaresma: Um Relato de Massacre Republicano. In: Loucos, excêntricos e marginais, 1996. Anais. Poitiers-França.

  • DECCA, Edgar S. . O Romance Histórico: Ou, Devolvo A Bola Pra Voce, Hayden Qhite. In: Gêneros de Fronteira, 1995. Anais. São Paulo.

  • DECCA, Edgar S. . História e Pensamento Iluminista. In: Simpósio Nacional da ANPUH, 1994. Anais. São Paulo.

  • DECCA, Edgar S. . Revisando a história da industrialização brasileira. In: 2ª Conferência Internacional de História das Empresas, 1993, São Paulo. Anais da Conferência Internacional, 1993. v. 1. p. 153-160.

  • DECCA, Edgar S. . A formação do historiador: algumas questões. In: Seminário Perspectivas do Ensino de História, 1988, São Paulo. Anais do Seminário Perspectivas do Ensino de História. São Paulo: Faculdade de Educação da U.S.P., 1988. v. 1. p. 74-81.

  • DECCA, Edgar S. ; TOGNON, Marcos . Formação Profissional em Restauro e Conservação no novo campus da Unicamp-Limeira. In: XII Congresso da Abracor: Preservação do Patrimônio Cultural-Gestão e Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas, 2006, Fortaleza. XII Congresso da Abacor. Fortaleza: Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, 2006.

  • DECCA, Edgar S. ; TOGNON, Marcos . Graduação em Conservação e Restauro na Unicamp: Discussões Conceituais para o Projeto Pedagógico. In: XII Congresso da Abracor: Preservação do Patrimônio Cultural-Gestão e Desenvolvimento Sustentável: Perspectivas, 2006, Fortaleza. XII Congresso da Abacor. Fortaleza: Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, 2006.

  • DECCA, Edgar S. . Processo Civilizador: Equilíbrio entre energia, movimento e informação nas sociedades humanas. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR: HISTÓRIA, CIVILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO, 2003, Piracicaba. ANAIS DO VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR: HISTÓRIA, CIVILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO. PIRACICABA: UNIMEP, 2003.

  • DECCA, Edgar S. . História, Acontecimento e Narrativa. In: XX Simpósio Nacional de História, 2003, Joãso Pessoa. Anais do XX Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2003. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . Representação histórica: Impasses contemporâneos. In: Simpósio Nacional da Anpuh, 2001, Niterói. História no NOvo MIlênio: entre o individual e o coletivo. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2001. v. 1. p. 66.

  • DECCA, Edgar S. . A crise da cordialidade e a individualização no processo socia3l. In: Simpósio Naconal da Anpuh, 2001, Niterói. Histórias no Novo Milênio: entre o individual e o cdeletivo. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2001. v. 1. p. 38.

  • DECCA, Edgar S. . As fronteiras entre o público e o privado na Industrilaização Brasileira. In: 20º Simpósio da Associação Nacional de História, 1999, Florianópolis. Progamas e Resumos do 20º Simpósio Nacional de História. São Paulo: Associação Nacional de Hist[oria, 1999. v. 1. p. 1-845.

  • DECCA, Edgar S. . Memória, história e Historiografia. In: XX Simpósio Nacional da Anpuh, 1999, Florianópolis. Anais do simpósio, 1998.

  • DECCA, Edgar S. . Decifra-me ou te devoro: Metáforas de Raízes do brasil. In: Congresso da Associação Internacional dos Historiadores da América Latina, 1999, Porto. Anais do Congresso da AIHLA, 1999. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . Os 500 anos e a Historiografia Brasileira. In: Semana de História da Universidade de Joinville, 1999, Joinville. Anais da Semana de História, 1999.

  • DECCA, Edgar S. . Forma e Sentido em Raízes do Brasil. In: 2º Encontro de Pesquisa da Unicamp, 1998, Campinas. Anais do Encontro de Pesquisa, 1998.

  • DECCA, Edgar S. . Crise dos paradigmas e Impasses da História. In: IV Semana Sul catarinense de História, 1998, Tubarão. Anais da IV Semana Sul Catarinense, 1998.

  • DECCA, Edgar S. . Os novos sujeitos da História. In: Democracia e Liberdade: Interlocuções com Marilena Chauí, 1998. Anais do Seminário Nacional. São Paulo - Londrina: FFLCH-USP/Universidade Estadual de Londrina.

  • DECCA, Edgar S. . Massacres Republicanos: Euclides da Cunha e Lima Barreto. In: Simpósio Nacional da ANPUH, 1997. Anais. Belo Horizonte.

  • DECCA, Edgar S. . Ficção e Realidade Na Aventura do Imperialismo. In: Regards croisées: literature et histoire, 1995. Anais. Paris. v. 1.

  • DECCA, Edgar S. . Literatura, Modernidade e História. In: Intrnational Conference of Americanists, 1994. Anais. Estocolmo.

  • DECCA, Edgar S. . Literary anarchist utopian of Giovanni Rossi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . El valor negativo de la memoria: cepillando la historia a contrapelo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . Sergio Burque de Holanda: História e Identidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . Religião, Política e Crise das Utopias na obra de John Gray. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. ; VILLANUEVA, Ana . On symbolic order and the historical references of the industrial heritage in the State of São Paulo, Brazil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . A sociedade rustica: espaço literário e modelo sociológico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . 60° reunião anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Um olhar crítico sobre a transferência da corte portuguesa para o Brasil e a unidade do país. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . Some remarks on the theoretical perspectives and practices guiding the research development of sub-theme 4. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . O Tempo na História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . História, Narrativa e Acontecimento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . Romance histórico e Identidade Nacional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . O favor no romance brasileiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Em nome do Pai e do Filho: sobre os modos não abstratos de se pensar o poder e o político. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Carlo Ginsburg e as metáforas: memória e história do holocausto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Prefigurações literárias na política e na história brasileiras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Prefigurações literárias e historiográficas da exclusão social e dos direitos civis no Brasil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Tal Pai, Qual Filho: enredos histórico-literários da identidade nacional. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Ética, Sensibilidade e História. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Industrilaização e mudanças na esfera pública. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Stephen Zweig: Prisioneiro da Liberdade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Os novos sujeitos da história. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Forma e Sentido em raízes do Brasil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Questões teórico-metodológicas da história. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Comunicação, memória e história. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Estado, Lingua nacional e saber linguístico. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Construindo o monumento:Euclides da Cunha e Os Sertões. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Literatura e cidadania em Lima Barreto. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Quaresma: relato de massacre republicano. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Regard etranger sur le monde coloniale. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . O Romance Histórico. 1995. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Literatura modernidade e História. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Literatura modernidade e história. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . História e pensamento Iluminista. 1994. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Memória e História no Iluminismo. 1993. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . As desavenças da história com a memória. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . As memórias anarquistas. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Memória anarquistas: ciudadania y historia. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . A descontinuidade da memória operária no Brasil. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Memórias anarquistas: cidadania e história. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Memória e Cidadania. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Os muitos modernismos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . A crise do socialismo e o esqucimento na história. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Memória, História e Revolução. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . História e Memória. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . labour movement in the Brazilian historiography. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . rebeldia e Revolução na Historia Social. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Immigrants in Brazil:tension and cultural identity. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DECCA, Edgar S. . Historiografia das Revoluções. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Sciences of factory: Politics and labour process. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Intelectuais e a redemocratizaçao no Brasil. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Science of the Factory:Politics and labor process. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . O mundo do Trabalho e as imagens de liberdade e cidadania. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . História, Ciência e Meio Ambiente. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DECCA, Edgar S. . Historiografia dos movimentos sociais: reforma ou revolução. 1987. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DECCA, Edgar S. . Os movimentos sociais e o siêncio da História. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . Os Silêncios da História. 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . Historiografia dos Movimentos Sociais. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DECCA, Edgar S. . 1930: O Silêncio dos Vencidos. 1981. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . A produção da contra-memória: uma forma de resistência. 1980. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Pretensões do Intelectual frente à classe operária. 1980. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . Democracia e Classe Operária. 1978. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . O Tema da Industrialização: Política e História. 1977. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DECCA, Edgar S. . O momento do é ( Uma reflexão sobre o projeto político). 1976. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Marrichi, Jussara Marques ; DECCA, Edgar S. . A cidade termal: ciência das águas e sociabilidade moderna 1839 e 1931. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Moraes, Helvio ; DECCA, Edgar S. . A Cidade Feliz. Campinas, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MENEGUELLO, Cristina ; DECCA, Edgar S. . Da Ruina ao Edifício. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • LOPES, Marco Antonio ; DECCA, Edgar S. . Idéias de História: tradição e inovação de Maquiavel a Herder. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Orelha de livro).

  • DECCA, Edgar S. ; LOPES, Marco Antonio . A universidade não deve ser o único modelo de ensino superior. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2007 (entrevista).

  • DECCA, Edgar S. . Raizes do Brasil: 70 anos interpretando o Brasil. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 2006 (entrevista para a Revista do Insituto Humanitas Unisinos).

  • DECCA, Edgar S. . As identidades do Brasil 2- de Calmon a Bomfim: A favor do Brasil: Esquerda ou Direita. Rio de Janeiro, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SCHVARZMAN, Sheila ; DECCA, Edgar S. . Humberto Mauro. São Paulo: Editora da Unesp, 2004 (Prefácio de livro).

  • DECCA, Edgar S. . As aventuras da História - As 10 maiores mulheres. São Paulo: Editora Abril, 2004 (Fascículo).

  • RIBEIRO, Maria de Fátima B ; DECCA, Edgar S. . Memórias do Concreto. Cascavel, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • LOPES, Marco Antonio ; DECCA, Edgar S. . Para ler os Clássicos do Pensamento Político. Rio de Janeiro, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • LUCENA, R. ; DECCA, Edgar S. . O Esporte na Cidade. Campinas: Editora Autores Associados, 2001 (Prefácio de livro).

  • RODRIGUES, Marly ; DECCA, Edgar S. . Imagens do Passado: a instituição do patrimônio em São Paulo(1969-1987). São Paulo: Editora UNESP, 2000 (Prefácio de livro).

  • MARQUES, V. R. B. ; DECCA, Edgar S. . Natureza em Boiões. Campinas: Editora da Unicamp, 2000 (Orelha de livro).

  • PARANHOS, K. R. ; DECCA, Edgar S. . Era uma vez em São Bernardo. Campinas: Editora da Unicamp/Centro de Memória, 1999 (Prefácio de livro).

  • DECCA, Edgar S. . Caderno de Questões: Vestibular unicamp. Campinas: Unicamp, 1999 (Fascículo).

  • LOPREATO, C. ; DECCA, Edgar S. . Milagres da Fé. Campinas: Editora da Unicamp/Centro de Memória, 1999 (Prefácio de livro).

  • DECCA, Edgar S. . Caderno de Questões - Vestibular unicamp. Campinas: Unicamp, 1998 (Fascículo).

  • PAULA, J. ; DECCA, Edgar S. . 1932: Imagens construindo a História. Campinas: Editora da Unicamp, 1998 (Prefácio de livro).

  • MAGALHÃES, M. B. ; DECCA, Edgar S. . Pan-germanismo e nazismo. Campinas: Editora da Unicamp, 1998 (Prefácio de livro).

  • SOUZA, Iara.l.c. ; DECCA, Edgar S. . Pátria Coroada: O brasil como corpo político autônomo(1780-1831). São Paulko: Editora da Unesp, 1998 (Orelha de livro).

  • THOMPSON, E. P. ; DECCA, Edgar S. . A fomação da classe operária inglesa. São Paulo: Paz e Terra, 1997 (Orelha de livro).

  • GIROLETTI, D. ; DECCA, Edgar S. . Fábrica: Convento e Disciplinas. Belo Horizonte: Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, 1991 (Orelha de livro).

  • BURKE, P. ; DECCA, Edgar S. . Veneza e Amsterdã: um estudo das elites do século XVII. São Paulo: Brasiliense, 1991 (Prefácio de livro).

  • DAVIES, N. Z. ; DECCA, Edgar S. . Culturas do Povo. São Paulo: Paz e Terra, 1990 (Coletânea de livros).

  • ESTEVES, M. A. ; DECCA, Edgar S. . Meninas Perdidas. São Paulo: Paz e Terra, 1989 (Coletânea de livros).

  • DECCA, M. A. G. ; DECCA, Edgar S. . A vida fora das Fábricas. São Paulo: Paz e Terra, 1988 (Coletânea de livros).

  • BUFFAULT, A. V. ; DECCA, Edgar S. . História das Lágrimas. São Paulo: Paz e Terra, 1988 (Coletânea de livros).

  • GENOVESE, E. ; DECCA, Edgar S. . A Terra Prometida. São Paulo: Paz e Terra, 1988 (Coletânea de livros).

  • HILL, C. ; DECCA, Edgar S. . O Eleito de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1988 (Orelha de livro).

  • LARA, S. H. ; DECCA, Edgar S. . Campos da Violência. São Paulo: Paz e Terra, 1988 (Coletânea de livros).

  • DARMON, P. ; DECCA, Edgar S. . O Tribunal da Impotência. São Paulo: Paz e Terra, 1988 (Coletânea de livros).

  • PERROT, M. ; DECCA, Edgar S. . Os Excluídos da História. São Paulo: Paz e Terra, 1988 (Coletânea de livros).

  • FONER, E. ; DECCA, Edgar S. . Nada Além da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1988 (Coletânea de livros).

  • THOMPSON, E. P. ; DECCA, Edgar S. . A Formação da classe operária inglesa. São paulo: Paz e terra, 1987 (Coletânea de livros).

  • AZEVEDO, C. M. ; DECCA, Edgar S. . Onda Negra, Medo Branco. São Paulo: Paz e Terra, 1987 (Coletânea de livros).

  • HOBSBAWM, E. ; DECCA, Edgar S. . Mundos do Trabalho. São Paulo: Paz e Terra, 1987 (Coletânea de livros).

  • THOMPSON, E. P. ; DECCA, Edgar S. . Senhores e Caçadores. São Paulo: Paz e Terra, 1987 (Coletânea de livros).

  • DAVIES, N. Z. ; DECCA, Edgar S. . O Retorno de Martin Guerre. São Paulo: Paz e Terra, 1987 (Coletânea de livros).

  • TREVIZAN, M. J. ; DECCA, Edgar S. . 50 anos em 5: A FIESP e o governo JK. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1985 (Prefácio de livro).

  • RAGO, M. ; DECCA, Edgar S. . Do cabaré ao Lar. São Paulo: Paz e Terra, 1985 (Prefácio de livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DECCA, Edgar S. ; CERVO, Amado ; SOARES, Luiz Carlos . Assssor da Área de História para o Edital de Ciências Humanas (006/2003). 2004.

DECCA, Edgar S. . Membro do Juri do Prêmio Jabuti. 1997.

DECCA, Edgar S. . Membro da Comissão de História do CNPq para o Centenário da Abolição e da república. 1996.

DECCA, Edgar S. . Membro do Juri da prefeitura de São paulo para o Tombamento do Bairro do Bexiga. 1991.

DECCA, Edgar S. . Coleção Oficinas da História. 1987.

DECCA, Edgar S. . Membro do Conselho Consultivo. 1986.

DECCA, Edgar S. . Membro de Diretoria da Revista Brasileira de História. 1984.

DECCA, Edgar S. ; MARTINS, N. R. ; VICENTINI, L. . SERGIO BUARQUE DE HOLANDA - 100 ANOS. 2002.

DECCA, Edgar S. . Proposta de Criação do Campus de Limeira da Unicamp. 2005.

DECCA, Edgar S. . Membro de Conselho do Condephaat. 1982.

DECCA, Edgar S. . História: Crises entre o Legislativo e Executivo no Brasil - Edgar de Decca - PGM 20 (HD).mp4. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DECCA, Edgar S. . Telecurso Segundo Grau. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DECCA, Edgar S. ; WALDVOGEL, Monica . GloboNews Painel. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DECCA, Edgar S. . Norbert Elias: O processo Civilizador. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DECCA, Edgar S. . História Política e do Poder. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . Ocio e Lazer no Processo Civilizatório. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DECCA, Edgar S. . História do Brasil Republicano. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . História do Brasil Republicano. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . História do Brasil Republicano(1930-1954). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. ; REZENDE, A. P. . Literatura e Cidade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DECCA, Edgar S. ; REZENDE, A. P. . Literatura e Cidade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DECCA, Edgar S. . Fundamentos da História na Pesquisa em Saúde. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . História do Brasil Republicano(1930-1945). 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . Historiografia brasileira pos década de trinta. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . Teoria e Métodologia em História. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . Historiografia Brasileira. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . Os silèncios da História: A Historiografia vista de cima. 1985. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DECCA, Edgar S. . Modelos Explicativos da Historiografia Brasileira. 1984. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DECCA, Edgar S. . Modelos Explicaivos da Historiografia Brasileira. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DECCA, Edgar S. . Teoria e metodologia da História. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DECCA, Edgar S. . Teoria e Metodologia da História. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DECCA, Edgar S. . Globo Ciência: Sergio Buarque de Holanda. 2008.

DECCA, Edgar S. . A Reforma Política no Brasil. 2007.

DECCA, Edgar S. . Globonews Painel. 2007.

DECCA, Edgar S. . Negros em Foco. 2006.

DECCA, Edgar S. . Sergio Buarque de Holanda. 2004 (exposição).

DECCA, Edgar S. . A História Hoje: Ensino e Pesquisa. 2006 (Aula Inaugural de curso de graduação) .

DECCA, Edgar S. . História. 2001 (Elaboração de prova de vestibular) .

DECCA, Edgar S. . História. 2000 (Elaboração de prova de vestibular) .

DECCA, Edgar S. . História. 1999 (Elaboração de prova de vestibular) .

DECCA, Edgar S. . História. 1998 (Elaboração de prova de vestibular) .

DECCA, Edgar S. . História. 1987 (Elaboração de prova de vestibular) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Projeto Histopia, Descrição: Proyecto HISTOPÍA, cuyo nombre completo es Historia del futuro: la utopía y sus alternativas en los horizontes de expectativa del mundo contemporáneo, siglos XIX-XXI (HAR2015-65957-P). Dicho proyecto, dirigido por Juan Pro como Investigador Principal, forma parte del Plan Nacional de I+D+i de España para el trienio 2016-2018 y está alojado en la Universidad Autónoma de Madrid.      Forman parte de los equipos del proyecto 20 investigadores de diversas disciplinas, universidades y nacionalidades.      El proyecto plantea extender el campo de la Historia hacia el tiempo futuro, a partir de una investigación sobre las formas que ha adoptado la previsión del porvenir en los siglos contemporáneos.        Se parte de la hipótesis de la centralidad que ha tenido la utopía en los siglos XIX a XXI como manifestación de anhelos y esperanzas ideales, que ha explorado continuamente los límites del pensamiento y ha orientado la movilización política y social en pos de objetivos no siempre plenamente realizables. Las utopías, plasmadas tanto en el pensamiento como en el arte y en experiencias comunitarias, se presentan como características de la contemporaneidad por la plasticidad que otorgan al futuro, convirtiéndolo en un espacio por definir en función de las decisiones y acciones que se emprendan desde el presente. Este desafío ha obligado a las demás formas de representarse el futuro a entrar en diálogo -y a veces en franca oposición- con las utopías: tanto los imaginarios religiosos que cifran la salvación humana en el Más Allá, como las retropías que pretenden recuperar un pasado idealizado para conjurar las amenazas de la modernidad; pero también las distopías, que advierten sobre los peligros que representaría el posible triunfo de movimientos o tendencias de cambio presentes, y que, por esa vía, ponen límites al pensamiento y tratan de desmovilizar a la sociedad mediante el temor a un futuro inhóspito.        El proyecto evalúa también el impacto del desarrollo científico sobre los imaginarios de futuro a partir del siglo XIX: por un lado, la aparición de imaginarios basados en el progreso técnico, que se supone llamado a transformar la vida sin intervención de proyecto político o social alguno (fenómeno implícito en el género fantástico y la ciencia-ficción, tanto en la literatura como en el cine). Y por otro lado, el desarrollo desde las ciencias sociales de técnicas de anticipación que diseñan escenarios de futuro probables, lanzando a la sociedad el mensaje de que no hay otras evoluciones posibles que las que ya están implícitas en las tendencias visibles en la sociedad y la economía del presente.        El proyecto HISTOPÍA pretende trascender el enfoque filológico dominante en los Utopian Studies, para historizar el estudio de las utopías y distopías contemporáneas, mostrando cómo responden al contexto del que nacen, pues reflejan tanto los problemas y frustraciones de una sociedad como las aspiraciones de cambio que pueden existir en su seno y las condiciones de posibilidad que un determinado marco cultural y emocional ofrece para desarrollarlas.     Con esta indagación sobre los caminos de la utopía y sus alternativas, se aspira a dar cuenta de los ciclos de regreso de la utopía que se han producido a lo largo de los siglos XIX, XX y XXI, cada vez que su tiempo parecía definitivamente terminado; y, por esa vía, a reconocer en los tiempos actuales un nuevo auge del impulso utópico, reivindicando su necesidad para dar cauce al ?principio esperanza? y estimular la aparición de ideas innovadoras que respondan a los problemas del presente. En definitiva, el proyecto explora el sentido de la utopía (y de sus alternativas) para las sociedades contemporáneas, como mecanismo de construcción de posibles, verdadero laboratorio del pensamiento y de la acción.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador / Juan Pro - Integrante / Horacio Paglione - Integrante / Carlos Illades - Integrante / Izquierdo, Jésus - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Historiografia, conflito e memória, Descrição: As diversas formas de apropriação e representação do passado estiveram ligadas ao desenvolvimento do conhecimento histórico, desde o momento em que esta disciplina se organizou e se instituiu como uma prática acadêmica, submetida a regras e procedimentos aceitos por uma comunidade de especialistas. A historiografia tornou-se escrita do passado e ao mesmo tempo disseminou-se pela sociedade, principalmente, através do sistema educacional e pela consolidação de um sistema universitário. Ao mesmo tempo que a historiografia acadêmica se expandiu a partir dos anos setenta do século XX e trouxe para dentro de suas representações novos sujeitos atuantes na história, inaugura-se agora um novo momento, em que os grupos sociais e organizações tomam para si o direito ao passado e à memória como instâncias coletivas. Favorecidas pelo incremento das novas tecnologias, essas novas memórias coletivas reivindicam para si as diversas formas de representação do passado e passam a competir com o discurso historiográfico produzido pelo mundo acadêmico e universitário. Diante desses desafios, propomos um painel que seja capaz de reavaliar as competências do discurso histórico produzido na universidade e seus confrontos com o campo das memórias coletivas desses novos sujeitos sociais emergentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador / Luis Fernando Barbato - Integrante / Denise Scandarolli - Integrante / Rafael Pereira da Silva - Integrante / Maira Pascoal - Integrante / Varlei Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2011 - Atual

    História, trauma e memória, Descrição: Projeto de pesquisa financiado por bolsa produtividade (CNPq).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador / Varlei Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    TPTI: Techniques, Patrimoines, Territoires de l'industrie: Histoire, Valorisation, Didactique, Descrição: Ce diplôme de deuxième cycle s?adresse aux étudiants désireux de se perfectionner en méthodologie, théorie et pratiques patrimoniales. Il met l'accent à la fois sur l'analyse historique et l'analyse de terrain. Cela lui confère une double orientation de recherche pure et de recherche-action. De ce fait, il conduit soit au doctorat, soit à des applications professionnelles (expertises, consulting, métiers de la culture). La caractéristique de TPTI est de regrouper dans une même formation, trois spécialités complémentaires : Histoire des Techniques, Gestion et Valorisation du Patrimoine historique et Culturel, Conservation, Gestion et Communication du Patrimoine de l?Industrie, dont l'acquisition est indispensable à l'historien, au technicien du patrimoine, au muséologue, au scénographe, au consultant en patrimoine, au spécialiste en économie culturelle. Il s'appuie sur un réseau de compétences, dont est issu le consortium. La formation est le fruit de l'expérience acquise par trente années de pratique et de recherches. Constitué dans le cadre de l'action 3, pour 2 années, le partenariat TPTI-RI regroupe autour du consortium quatre universités de grande réputation: -l'Université Fudan à Shangaï (Chine), -l'Université Nationale Autonome du Mexique (UNAM) à Mexico, -l'Université de Ouagadougou (Burkina Faso), -l'Université Campinas (UNICAMP) à Sao Paulo (Brésil).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador / Cristina Meneguello - Integrante / Marcos Tognon - Integrante / Maris Stella Bresciani - Integrante / Silvana Rubino - Integrante / Cristina Meneguelo - Integrante., Financiador(es): Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2011

    Saberes Eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano - Estado de São Paulo, séculos XIX e XX, Descrição: PROJETO TEMÁTICO FINANCIADO PELA FAPESP SABERES ERUDITOS E TÉCNICOS NA CONFIGURAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO URBANO - ESTADO DE SÃO PAULO, SÉCULOS XIX E XX Coordenadora: Maria Stella Bresciani Instituição: IFCH ? UNICAMP Instituições vinculadas: CEATEC ? PUC-Campinas, FAAC ? Unesp-Bauru e Scuola Studi Avanzati ? IUAV-VENEZA I - APRESENTAÇÃO DO TEMA A cidade de São Paulo vem merecendo ultimamente estudos importantes e diversificados em seus recortes temáticos e procedimentos de método. A maior parte desses trabalhos constitui resultados de pesquisas para teses de doutorado, e a eles se somam reedições e novos livros de pesquisadores que se dedicam ao estudo das cidades e do urbanismo há anos. Preponderam entre os autores arquitetos, sendo bem menos expressiva a produção dos historiadores, sobretudo quando se trata da materialidade das cidades ? processo de urbanização, traçado de ruas, praças, avenidas, projetos e construção de edifícios públicos e privados, implantação da infra-estrutura e do equipamento urbano. Este projeto pretende investigar as formas de interveção urbanas baseadas nos saberes técnicos e uruditos em suas mais variadas dimensões, incluindo as reformas sanitárias, o planejamento urbanístico e o espaço da memória, com as políticas de preservação do patrimônio histórico e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Integrante / Cristina Meneguello - Integrante / Maria Stella Bresciani - Coordenador / Silvana Rubino - Integrante / Ivone Salgado - Integrante / Donatela Calabi - Integrante / Adalberto Silva Retto - Integrante / Anat Falbel - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2011

    Saberes Eruditos e Técnicos na Configuração e Reconfiguração do Espaço urbano - Estado de São Paulo, Séculos XIX e XX, Descrição: Projeto Temático da FAPESP: SABERES ERUDITOS E TÉCNICOS NA CONFIGURAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO URBANO - ESTADO DE SÃO PAULO, SÉCULOS XIX E XX Coordenação Geral: Pora. Maria Stella Bresciani Sub-Tema 4: Patrimônio e Preservação de Bens Urbanos Pesquisadores Principais: Prof. Edgar de Decca, Profa. Cristina Menguelo, Porfa. Silvana Rubino A pesquisa se volta para a formação e mobilização do campo de saberes que fundamenta e orienta o pensamento urbanístico e a intervenção no meio urbano focalizando o papel desse corpo de conhecimentos especializados nos discursos e ações sobre a cidade consolidada ou a se constituir. Trata-se de um campo de saberes erudito e técnico formulado a partir das ações de instituições de ensino, comissões de especialistas, órgãos públicos, preceitos jurídicos, entre outros. Propomos acompanhar por meio da atuação desses especialistas e autoridades públicas a persistência de embates e problemas e as soluções propostas, subsidiadas por teorias e técnicas. Interessa-nos acompanhar o constante diálogo dos especialistas brasileiros com colegas de diversos países, bem como os debates, projetos e realizações, com o objetivo de tornar a cidade funcional e agradável aos seus habitantes. Tendo em vista a gama de saberes especializados envolvidos na formação do pensamento urbanístico, interessa também acompanhar, ao longo do século XIX e primeiras décadas do século XX, as trocas entre especialistas de formação diversa - em especial, arquitetos, médicos higienistas e engenheiros sanitaristas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Integrante / Maria Stella Bresciani - Coordenador / Silvana Rubino - Integrante / Cristina Meneguelo - Integrante / Adalberto Retto Junior - Integrante / Donatella Calabi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2014

    Sergio Buarque de Holanda: trajetórias de uma tese inédita, Descrição: Projeto financiado com Bolsa Produtividade que recupera tese inédita do Historiador Sergio Buarque de Holanda. Trata-se de tese de mestrado defendida em 1957 na Escola Livre de Sociologia e Política com o título Elementos Formadores da Sociedade Portuguesa na Época dos Descobrimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador.

  • 2004 - Atual

    Narrativas da Humilhação: história, trauma e memória, Descrição: Estudo histórico de narrativas de cunho testemunhal de experiências traumáticas, analisando seus modos de enunciação e significação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador / Luis Fernando Barbato - Integrante / Maira Pascoal - Integrante / Varlei Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2013

    Projeto de criação de um novo campus universitário na Cidade de Limeira com 15 novos cursos de graduação e 1000 vagas no vestibular de 2007, Descrição: Em 2005 a Unicamp iniciou estudos para a implantação de um novo campus universitário na cidade de Limeira. Para a realização de tal projeto foi criado um grupo de trabalho, que teve como presidente o Pró-reitor de Graduação. Esse projeto, ainda em curso, está em fase de conclusão das grades curriculares dos cursos e ainda em 2006 serão inicaidas as obras arquitetônicas, para que seja possível o início das aulas em 2007. O campus tem uma unidade conceitual definida em três eixos: gestão, qualidade de vida e meio ambiente. Em torno desses eixos foram organizadas as cinco áreas de ensino e pesquisa do campus: área das engenharias(engenharia da produção, de manufatura e desenho industrial), área de gestão(gestão empresarial, pública, comercio exterior, agro-negócios), área das ciências(licenciatura em ciências da natureza e ciências ambientais), área de artres e humanidades(produção cultural, restauro e patrimônio), área da saúde(ciências do esporte, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia). No total serão criados 18 cursos, abrindo 1000 vagas novas no vesibular da Unicamp.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador., Financiador(es): Governo do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2013

    Projeto de criação de um novo campus universitário na Cidade de Limeira com 15 novos cursos de graduação e 1000 vagas no vestibular de 2007, Descrição: Em 2005 a Unicamp iniciou estudos para a implantação de um novo campus universitário na cidade de Limeira. Para a realização de tal projeto foi criado um grupo de trabalho, que teve como presidente o Pró-reitor de Graduação. Esse projeto, ainda em curso, está em fase de conclusão das grades curriculares dos cursos e ainda em 2006 serão inicaidas as obras arquitetônicas, para que seja possível o início das aulas em 2007. O campus tem uma unidade conceitual definida em três eixos: gestão, qualidade de vida e meio ambiente. Em torno desses eixos foram organizadas as cinco áreas de ensino e pesquisa do campus: área das engenharias(engenharia da produção, de manufatura e desenho industrial), área de gestão(gestão empresarial, pública, comercio exterior, agro-negócios), área das ciências(licenciatura em ciências da natureza e ciências ambientais), área de artres e humanidades(produção cultural, restauro e patrimônio), área da saúde(ciências do esporte, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia). No total serão criados 18 cursos, abrindo 1000 vagas novas no vesibular da Unicamp.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador., Financiador(es): Governo do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2013

    Projeto de criação de um novo campus universitário na Cidade de Limeira com 15 novos cursos de graduação e 1000 vagas no vestibular de 2007, Descrição: Em 2005 a Unicamp iniciou estudos para a implantação de um novo campus universitário na cidade de Limeira. Para a realização de tal projeto foi criado um grupo de trabalho, que teve como presidente o Pró-reitor de Graduação. Esse projeto, ainda em curso, está em fase de conclusão das grades curriculares dos cursos e ainda em 2006 serão inicaidas as obras arquitetônicas, para que seja possível o início das aulas em 2007. O campus tem uma unidade conceitual definida em três eixos: gestão, qualidade de vida e meio ambiente. Em torno desses eixos foram organizadas as cinco áreas de ensino e pesquisa do campus: área das engenharias(engenharia da produção, de manufatura e desenho industrial), área de gestão(gestão empresarial, pública, comercio exterior, agro-negócios), área das ciências(licenciatura em ciências da natureza e ciências ambientais), área de artres e humanidades(produção cultural, restauro e patrimônio), área da saúde(ciências do esporte, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia). No total serão criados 18 cursos, abrindo 1000 vagas novas no vesibular da Unicamp.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador., Financiador(es): Governo do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2013

    Projeto de criação de um novo campus universitário na Cidade de Limeira com 15 novos cursos de graduação e 1000 vagas no vestibular de 2007, Descrição: Em 2005 a Unicamp iniciou estudos para a implantação de um novo campus universitário na cidade de Limeira. Para a realização de tal projeto foi criado um grupo de trabalho, que teve como presidente o Pró-reitor de Graduação. Esse projeto, ainda em curso, está em fase de conclusão das grades curriculares dos cursos e ainda em 2006 serão inicaidas as obras arquitetônicas, para que seja possível o início das aulas em 2007. O campus tem uma unidade conceitual definida em três eixos: gestão, qualidade de vida e meio ambiente. Em torno desses eixos foram organizadas as cinco áreas de ensino e pesquisa do campus: área das engenharias(engenharia da produção, de manufatura e desenho industrial), área de gestão(gestão empresarial, pública, comercio exterior, agro-negócios), área das ciências(licenciatura em ciências da natureza e ciências ambientais), área de artres e humanidades(produção cultural, restauro e patrimônio), área da saúde(ciências do esporte, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia). No total serão criados 18 cursos, abrindo 1000 vagas novas no vesibular da Unicamp.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador., Financiador(es): Governo do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2013

    Projeto de criação de um novo campus universitário na Cidade de Limeira com 15 novos cursos de graduação e 1000 vagas no vestibular de 2007, Descrição: Em 2005 a Unicamp iniciou estudos para a implantação de um novo campus universitário na cidade de Limeira. Para a realização de tal projeto foi criado um grupo de trabalho, que teve como presidente o Pró-reitor de Graduação. Esse projeto, ainda em curso, está em fase de conclusão das grades curriculares dos cursos e ainda em 2006 serão inicaidas as obras arquitetônicas, para que seja possível o início das aulas em 2007. O campus tem uma unidade conceitual definida em três eixos: gestão, qualidade de vida e meio ambiente. Em torno desses eixos foram organizadas as cinco áreas de ensino e pesquisa do campus: área das engenharias(engenharia da produção, de manufatura e desenho industrial), área de gestão(gestão empresarial, pública, comercio exterior, agro-negócios), área das ciências(licenciatura em ciências da natureza e ciências ambientais), área de artres e humanidades(produção cultural, restauro e patrimônio), área da saúde(ciências do esporte, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia). No total serão criados 18 cursos, abrindo 1000 vagas novas no vesibular da Unicamp.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Edgar Salvadori de Decca - Coordenador., Financiador(es): Governo do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

Cátedra Brasil-Portugal em Ciências Sociais, Insituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa(Portugal) - UNICAMP(Brasil).

2002

Prefessor Titular, Unicamp.

2001

Presidente da Associação Nacional de História, Associação Nacional de História.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. , Cidade Universitária "Zeferino Vaz", s/n, Barão Geraldo, 13083-130 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35214738

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidad Autónoma de Madrid

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: representante de universidade pública, Carga horária: 4

2010 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2013

Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro de conselho editorial, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do Conselho Editorial da Revista Anos 90

Atividades

  • 03/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de Corpo Editorial.

2003 - 2004

Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular

2003 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro de conselho editorial, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do Conselho Editorial da Revista Esboços

Atividades

  • 06/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de Corpo Editorial.

1997 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro de conselho editorial, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro de Conselho Editorial da Revista Diálogos

Atividades

  • 06/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de Corpo Editorial.

1997 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro de Conselho Editorial da Revista de História Regional

Atividades

  • 06/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro de Corpo Editorial.

1990 - 2005

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/1990 - 01/2005

    Ensino, Historia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Política e do Poder

1988 - Atual

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: membro de conselho consultivo, Enquadramento Funcional: membro de conselho consultivo, Carga horária: 0

Atividades

  • 10/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Revista de Estudos Históricos.,Cargo ou função, Membro de corpo editorial.

1984 - 1989

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 0

1984 - 1989

Conselho de Defesa do Patrim. Hist. Arqui. Art. e Turismo de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membor de conselho de patrimônio históricoa, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do Condephaat -Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de Sáo Paulo

Atividades

  • 03/1984 - 03/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria do Estado da Cultura, Condephaat.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Patrimônio Histórico.

1987 - 2006

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: membro de conselho editorial, Enquadramento Funcional: Membro de Corpo Editorial, Carga horária: 0

Outras informações:
Membro do Corpo Editorial da Revista História e Perspectivas

1982 - 2000

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1997 - 12/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Sistema Eletrônico de Revistas.,Cargo ou função, Membro de Corpo editorial.

1977 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pro-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Assessor do Fundo de Apoio à Pesquisa e Extensão.

  • 05/2005

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função

  • 05/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Pró-Reitor de Graduação.

  • 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 03/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História I

  • 03/2003 - 05/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pro-Reitoria de Pesquisa.,Cargo ou função, Assessor do Fundo de Apoio à Pesquisa e Extensão.

  • 03/2002 - 04/2005

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História

  • 12/1984 - 03/1991

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 03/1983 - 12/1984

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 03/1981 - 03/1983

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.