Abdon Mendes Borges Santana

Mestre em Estudos de Linguagens pelo Programa de Pós-Graudação em Estudos de Linguagens da Universidade do Esdado da Bahia - Campus I - PPEL / UNEB, Linha de Pesquisa 2: Linguagens, Discurso e Sociedade (Sociolinguística). Licenciado em Letras - Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB-Campus I e aluno de iniciação científica da mesma. Licenciado em História pela Faculdade de Tecnologias e Ciências - FTC EAD. Professor de Língua Espanhola no ensino fundamental II da rede municipal do ensino da cidade do Salvador. Experiência em Ensino de Línguas Estrangeiras na modalidade à distância como tutor virtual e professor formador. Experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, na qual desenvolveu um projeto de pesquisa sociolínguistica sobre A variação da concordância nominal em Caimbongo em 2008 e O uso variável dos relativos em Caimbongo em 2009, ambos sob orientação da Profª. Drª. Norma da Silva Lopes, sendo premiado como melhor Pesquisador de Inciação Científica de 2009 na XIII Jornada de IC-UNEB.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Estudo de Linguagens

2012 - 2014

Universidade do Estado da Bahia
Título: NÓS E A GENTE: UM RETRATO DO PORTUGUÊS POPULAR DE SALVADOR,Ano de Obtenção: 2014
NORMA DA SILVA LOPES.Palavras-chave: SALVADOR; VARIAÇÃO; PORTUGUÊS POPULAR; NÓS E A GENTE COMO SUJEITO.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia. Setores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Especialização em Educação a Distância

2018 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Graduação em Licenciatura em História

2007 - 2010

Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia
Título: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO: perspectivas e abordagens ds autoras Myriam Becho Mota e Patricia Ramos Braick
Orientador: Prof. Rafael Sancho Carvalho da Silva
Bolsista do(a): PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS, PROUNI, Brasil.

Graduação em LETRAS-LÍNGUA ESPANHOLA E LIT. DE LÍNGUA ESPANHOLA

2005 - 2009

Universidade do Estado da Bahia
Título: A CULTURA NO MANUAL DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: POR UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL
Orientador: Profa. Dra. Adelaide P de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

NIVEL C1 EN LENGUA Y CULTURA ESPAÑOLA. (Carga horária: 40h). , ELEBAIRES Spanish Experience Program, ELEBAIRES, Argentina.

2009 - 2009

FORMAÇÃO DE TUTOR PARA EAD. (Carga horária: 40h). , Alfama Cursos, ALFAMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA.Nós e a gente: um book sociolinguístico do português popular de Salvador. 2014. (Simpósio).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS. El enfoque intercultural en los manuales de ele: análisis entre el local y el global. 2014. (Congresso).

II CIDS CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA. A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO EM CAIMBONGO. 2012. (Congresso).

II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA - ESTUDOS DA VARIAÇÃO, DA MUDANÇA E DA SÓCIO-HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO; SOCIOFUNCIONALISMO E ETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO DA. 2012. (Outra).

II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA - ESTUDOS DA VARIAÇÃO, DA MUDANÇA E DA SÓCIO-HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO; SOCIOFUNCIONALISMO E ETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO DA.A fala dos invisíveis: a variação da concordância nominal de número na fala dos moradores de rua de Salvador. 2012. (Outra).

Linguística aplicada: múltiplas perspequitivas. 2012. (Outra).

XIV ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS. 2012. (Outra).

I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA - variação-históriaéducação. 2011. (Outra).

SEGUNDA JORNADA DE INICIAÇÃO EM PESQUISA-I JOINPE.ESTUDOS EM CAIMBONGO: O USO VARIÁVEL DOS RELATIVOS. 2009. (Outra).

XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.ESTUDOS EM CAIMBONGO: O USO VARIÁVEL DOS RELATIVOS. 2009. (Outra).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ACOLHENDO AS LÍNGUAS AFRICANAS.ESTUDOS EM CAIMBONGO: A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL. 2008. (Seminário).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ACOLHENDO AS LÍNGUAS AFRICANAS. 2008. (Seminário).

PRIMEIRA JORNADA DE INICIAÇÃO EM PESQUISA-I JOINPE.Estudos em Caimbongo: a variação da concordância nominal. 2008. (Outra).

XII ENCONTRO BAIANO DE ESTUDANTES DE LETRAS. 2008. (Encontro).

XII ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LETRAS.ESTUDOS EM CAIMBONGO: O USO DO -QUE RELATIVO. 2008. (Encontro).

XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.ESTUDOS EM CAIMBONGO: A VARIÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL. 2008. (Outra).

COMEMORAÇÃO DO DIA DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2007. (Encontro).

II ENCONTRO DE LEITURA E LITERATURA DA UNEB ? ELLUNEB. 2007. (Encontro).

III CICLO DE SEMINÁRIOS: DISCUTINDO O ENSINO DAS CIÊNCIAS DO HOMEM E DAS LETRAS. 2007. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM LETRAS. 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM.EL MAYOR ESTAGIO EN LA ADQUISICIÓN DE L2. 2007. (Seminário).

VI JORNADA DE LENGUA ESPAÑOLA. 2007. (Encontro).

V JORNADA DE LENGUA ESPAÑOLA. 2007. (Seminário).

I COLOQUIO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO PROFISSIONAL DA BAHIA. 2006. (Outra).

II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO: EDUCAR PARA CIDADANIA. 2006. (Simpósio).

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS. 2006. (Seminário).

SEMINÁRIO INTERNACIONAL ACOLHENDO AS LÍNGUAS AFRICANAS: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2006. (Seminário).

X ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lígia Pellon de Lima Bulhões

BULHÕES, Ligia Pellon de; LOPES, N. S.; PAIM, M. M. T.. Nós e a gente: um retrato do Português popular de Salvador. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Lígia Pellon de Lima Bulhões

LOPES, N. S.;BULHÕES, Ligia Pellon de; PAIM, M. M. T.. Nós e a gente: um retrato do Português popular de Salvador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Linguagem) - UNEB/Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens.

Isolda Veronese Moniz Vianna Lisboa

LISBÔA, Isolda Veronese Moniz Vianna; OLIVEIRA, A. A. P.; TEIXEIRA, M. C. R.. A globalização linguística e o estudante da escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes

FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho; CERQUEIRA, Márcia Santos; LOPES, A. S.. Fora da base, dentro da rede: usos pedagógicos da internet nas aulas de língua espanhola no ensino fundamental da rede municipal de educação de Salvador. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

Marcela Moura Torres Paim

LOPES, N. S.;PAIM, Marcela. M. T.; CARVALHO, C. S.. Nós e a gente: um retrato do Português popular de Salvador. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Marcela Moura Torres Paim

PAIM, Marcela. M. T.; LOPES, N. S.; PELLON, L.. Nós e a gente: um retrato do português popular de Salvador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Cristina dos Santos Carvalho

LOPES, N da S;CARVALHO, C. S.; PAIM, M. M. T.. NÓS e A GENTE: um retrato do português popular de Salvador. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGEL - Programa de Estudo de Linguagens/Mestrado) - Universidade do Estado da Bahia.

Luciana Contreira Domingo

OLIVEIRA, A.;DOMINGO, L. C.. A cultura no manual de Espanhol como Língua Estrangeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licencatura em Letras- Língua Espanhola e Lit.) - Universidade do Estado da Bahia.

Francine Mendes dos Santos

OLIVEIRA, A. A. P.; CONTREIRAS, L. D.;SANTOS, Francine Mendes dos. A cultura no manual de espanhol como língua estrangeira: Por uma abordagem intercultural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Com Espanhol) - Universidade do Estado da Bahia.

Norma da Silva Lopes

LOPES, Norma da S.; CARVALHO, Cristina;PAIM, M. M. T.. Nós e A gente: um retrato do português popular de Salvador. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudo de Linguagens) - Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagens - UNEB.

Norma da Silva Lopes

LOPES, Norma da S.PAIM, M. M. T.; BULHOES, L. P.. Nós e A gente: um retrato do português popular de Salvador. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudo de Linguagens) - Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens - UNEB.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adelaide Augusta Pereira de Oliveira

A cultura no manual de espanhol como lingua estrangeira: uma abordagem intercultural; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras com Ingles) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Adelaide Augusta Pereira de Oliveira;

Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes

Fora da base, dentro da rede: usos pedagógicos da internet nas aulas de língua espanhola no ensino fundamental da rede municipal de educação de Salvador; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes;

Norma da Silva Lopes

Nós e A gente: um retrato do português popular de Salvador; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudo de Linguagens) - Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens - UNEB,; Orientador: Norma da Silva Lopes;

Norma da Silva Lopes

A variação no uso dos relativosem Caimbongo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Norma da Silva Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTANA, Abdon M. B. . A VARIAÇÃO NO USO DOS RELATIVOS EM CAIMBONGO. In: XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNEB, 2009, SALVADOR. XIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. SALVADOR: EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - EDUNEB, 2009.

  • SANTANA, Abdon M. B. . A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM CAIMBONGO. In: XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNEB, 2008, SALVADOR. XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. SALVADOR: EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - EDUNEB, 2008.

  • SANTANA, Abdon M. B. . ESTUDOS EM CAIMBONGO: VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ACOLHENDO AS LÍNGUAS AFRICANAS, 2008, SALVADOR. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ACOLHENDO AS LÍNGUAS AFRICANAS. SALVADOR: EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - EDUNEB, 2008.

  • SANTANA, Abdon M. B. . EL ENFOQUE INTERCULTURAL EN LOS MANUALES DE ELE - ANÁLISIS ENTRE EL LOCAL Y EL GLOBAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, Abdon M. B. . ESTUDOS EM CAIMBONGO: A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, Abdon M. B. . ESTUDOS EM CAIMBONGO: O USO DO QUE RELATIVO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Abdon M. B. ; PEREIRA, Mariana Senna . ESTUDOS EM CAIMBONGO: A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL E O USO DAS PREPOSIÇÕES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Abdon M. B. . OFICINA DE RPG PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, Abdon M. B. . A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM CAIMBOMGO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Abdon M. B. . A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM CAIMBONGO. SALVADOR: CADERNO DE LINHAS 2 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM - UNEB, 2009 (ARTIGO CIENTÍFICO).

  • SANTANA, Abdon M. B. . A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL EM CAIMBONGO 2008 (ARTIGO CIENTÍFICO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    NÓS E A GENTE: UM RETRATO DO PORTUGUÊS POPULAR DE SALVADOR, Descrição: Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da sociolinguística variacionista (LABOV, [1972] 2008), essa dissertação faz um retrato do uso variável dos pronomes nós e a gente na função de sujeito discursivo no Português popular falado em Salvador, aqui descritos e analisados. Para este estudo, foram analisados 12 inquéritos do corpus do PEPP, divididos em três faixas etárias e em escolaridade, ensino fundamental ciclos 1 e 2; e ensino médio. Os fatores selecionados pelo pacote de programas computacional VARBRUL como relevantes para o uso da variável nós foram o paralelismo discursivo, indeterminação do sujeito, saliência fônica, faixa etária e a escolarização, na análise geral da amostra. Outras análises com variáveis amalgamadas foram realizadas com a finalidade de obter melhores resultados. Em geral o estudo concordou com pesquisas anteriores (OMENA, 1996; LOPES, 1993; NASCIMENTO, 2013). Em termos gerais, o uso de a gente tem o triplo de ocorrência que o nós na variedade popular, confirmando a hipótese de que o uso da forma inovadora utilizada nas camadas mais populares seria muito maior do que a fala culta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Abdon Mendes Borges Santana - Coordenador / NORMA DA SILVA LOPES - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Linguagem na cidade: uma fotografia sócio-discursiva de Salvador, Descrição: Este projeto reúne cinco projetos individuais de pesquisa sobre a linguagem em Salvador de professores do PPGEL e do Colegiado de graduação a ele interligado, reunidos e transformados em projeto único, considerando a unidade que emergiu de interesses e objeto comuns: Salvador. Na formação sócio-histórica da população soteropolitana, a heterogeneidade de etnias e a necessidade de se comunicar em Língua Portuguesa resultou em uma diversidade linguística e de uso do português nas mais diversas manifestações discursivas, revelando diferentes visões de mundo. Observa-se hoje em dia nas salas de aulas de escolas públicas da Grande Salvador, principalmente durante as atividades de ensino da Língua Portuguesa, o confronto entre as normas populares utilizadas pela maioria dos alunos e os usos orais de prestígio, ou cultos, valorizados pelo sistema de ensino como os únicos corretos, o que caracteriza uma verdadeira situação de diglossia que gera discriminação e dificulta o necessário aprendizado da leitura e da escrita a partir do conhecimento processual da norma padrão. Pouco se sabe sobre as manifestações orais e escritas que fazem parte do cotidiano dos sujeitos nestes espaços da cidade, o que significam para eles nos diversos contextos discursivos, o que por si só já justifica o seu estudo. O projeto tem três focos: (i) estudo de fenômenos variáveis em Salvador; (ii) práticas de leitura e escrita;(iii) processos de significação e relações de sentido em e sobre Salvador. Objetivo Geral Estudar a heterogeneidade linguística e discursiva, manifestada no uso linguístico e nos discursos na cidade e sobre esse espaço urbano. Objetivos Específicos Objetivos Específicos (i) Fazer um panorama da variedade da língua portuguesa utilizada em Salvador, observando fenômenos variáveis diversos (uso do ter/haver; uso dos aumentativos e diminutivos; variação no uso do futuro); (ii) Analisar a heterogeneidade significativa do discurso urbano na e sobre a cidade do Salvador, a fim.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Abdon Mendes Borges Santana - Coordenador / NORMA DA SILVA LOPES - Integrante / LIGIA PELLON BULHOES - Integrante / JACIARA ORNELIA NOGUEIRA OLIVEIRA - Integrante / CRISTINA CARVALHO - Integrante / GILBERTO SOBRAL - Integrante / JOAO ANTONIO DE SANTANA NETO - Integrante / LORENA CRISTINA RIBEIRO NASCIMENTO - Integrante / MARLI PEREIRA BATISTA - Integrante / VIVIANE MARCELINA DA SILVA - Integrante / ALINE SILVA GOMES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Pesquisador de Iniciação Científica na XIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB de 2009, Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia-PPG-UNEB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas, Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. , Rua do Ouricuri, nº. 150, Ilha Amarela, 40715000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32584845, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Formador EaD nas disciplinas de Estudos Sócio-antropológicos do ensino de Língua Espanhola e Estudos Linguísticos, no curso de Licenciatura em Língua Espanhola, modalidade EaD, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB

2014 - 2015

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EaD - Licenciatura de Língua Espanhola, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor EaD / UNEB - Licenciatura de Língua Espanhola na disciplina Estágio Supervisionado III no Pólo de Senhor do Bonfim - Bahia.

2009 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Monitoria de Ensino, Enquadramento Funcional: Monitor de Espanhol, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitor de Espanhol pelo Programa Universidade para Todos do Governo do Estado da Bahia

2008 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Instituição Financiadora- FAPESB- Premiado como melhor pesquisdor de Iniciação Científica de 2009 na XIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB.

2008 - 2008

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Monitoria de Ensino, Enquadramento Funcional: Monitor de Espanhol, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitor de Espanhol pelo Programa Universidade Para Todos do Governo do Estado da Bahia

2007 - 2008

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsa PIBIC CNPQ

Atividades

  • 11/2014

    Ensino, Letras - Língua Espanhola e Literatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III EaD no Pólo de Senhor do Bonfim - Bahia.

2011 - Atual

Prefeitura Municipal de Salvador

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola - Fundamental I, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de Língua Espanhola do Ensino Fundamental II locado na Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas no bairro de Ilha Amarela, Salvador - Ba.

Atividades

  • 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola

2010 - 2010

Instituto Euvaldo Lodi - BA

Vínculo: Professor-Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor-Estagiário de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como professor-estagiário de história no regime de prestação de serviço temporário nos colégios Estatual Bertholdo Cirilo dos Reis e Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira.

2009 - 2009

Instituto Euvaldo Lodi - BA

Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Professor-Estagiário de Língua Espanhola, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei como professor-estagiário de língua espanhola no regime de prestação de serviço temporário no Colégio Estadual Thales de Azevedo.