Érica de Moraes Santos Corrêa

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Mestre em Saúde e Desenvolvimento (neurofisiologia) - pelo PPGSD/FAMED da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutoranda no PPGSD-UFMS. De 2020 a 2022 atuou como professora voluntária no Instituto de Biociências - Inbio/UFMS, na disciplina de fisiologia humana. Em 2023, atuou como professora substituta no Instituto de Biociências - Inbio/UFMS, na disciplina de fisiologia humana, para os cursos de nutrição, fisioterapia, psicologia e medicina. Tem experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional, com ênfase em fisiologia dos núcleos da base do cérebro.

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

2018 - 2020

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: EFEITO DA INIBIÇÃO INTRACEREBRAL DE RECEPTORES DE ADENOSINA, COM AMINOFILINA, NAS ALTERAÇÕES MOTORAS INDUZIDAS POR UM MODELO FARMACOLÓGICO DA DOENÇA DE PARKINSON
, Ano de Obtenção: 2020.Albert Schiaveto de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas / Especialidade: Neurofisiologia.

Graduação em Fisioterapia

2013 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: EFEITO DE TROPICAMIDA NAS ALTERAÇÕES MOTORAS INDUZIDAS POR INIBIÇÃO NITRÉRGICA EM CAMUNDONGOS
Orientador: Albert Schiaveto de Souza
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2007

Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Formação complementar

2021 - 2022

Doutoramento em neurociência (intercâmbio). (Carga horária: 405h). , Universidade do Porto, UPORTO, Portugal.

2017 - 2017

Ventosaterapia Aplicado no Tratamento da Dor. (Carga horária: 20h). , Campo Grande Cursos, CGC, Brasil.

2011 - 2011

Curso para Assessores e Cerimonialistas em Eventos. (Carga horária: 9h). , Clube dos Assessores de Eventos Sociais, CAES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Neurofisiologia.

Organização de eventos

CORRÊA, É. M. S. . Oficina: Substâncias Estimulantes e Depressoras do SNC. 2019. (Exposição).

SOUZA, A. S. ; CORRÊA, É. M. S. . TÓPICOS AVANÇADOS EM NEUROCIÊNCIA. 2017. (Outro).

CORRÊA, É. M. S. . XXVI FÓRUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA E V CONGRESSO NACIONAL DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE COLETIVA. 2016. (Congresso).

CORRÊA, É. M. S. ; BONILHA, L. A. S. . V Jornada Acadêmica de Fisioterapia e lV Jornada Multiprofissional ? A Vivência do Trabalho e a Integralidade do Cuidado na Atuação na Saúde. 2015. (Outro).

CORRÊA, É. M. S. . XXVIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

2 Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na Covid-19. 2021. (Congresso).

Congresso Acadêmico da Unifesp 2020. Tema - Ciência e Universidade: Transformações para a sociedade. 2020. (Congresso).

1 Congresso Interdisciplinar de Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. 2019. (Congresso).

5 Congresso de Genática do Centro-Oeste. 2019. (Congresso).

II CONGRESSO SUL-MATO-GROSSENSE DE TERAPIA INTENSIVA. 2017. (Congresso).

OUVINTE NA DEFESA PÚBLICA DE MESTRADO: ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE MODULAÇÃO AUTONÔMICA DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE LESÕES E MANIFESTAÇÕES DE SUPRATREINAMENTO EM NADADORES.. 2017. (Outra).

OUVINTE NA DEFESA PÚBLICA DE MESTRADO: INFLUÊNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA SOBRE A CAPACIDADE FUNCIONAL NO METABOLISMO GLICOGÊNICO E MARCADOR DE REMODELAÇÃO DO MIOCÁRDIO COM RATOS SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO RESISTIDO.. 2017. (Outra).

OUVINTE NA DEFESA PÚBLICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO: ANALISE DO EFEITO AGUDO DA ATIVIDADE MIOELÉTRICA E DAS ALTERAÇÕES HEMODINÂMICAS NAS DIFERENTES POSTURAS DE ÂNGULO ABERTO DO QUADRIL DO MÉTODO DE REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL.. 2017. (Outra).

OUVINTE NA DEFESA PÚBLICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:. 2017. (Outra).

Reunião Ordinária do Fórum Municipal dos Trabalhadores em Saúde de Campo Grande - MS. 2017. (Encontro).

Sessão Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande - MS. 2017. (Encontro).

XI JORNADA MÉDICA DA SANTA CASA. 2017. (Outra).

Ação de Extensão: III Workshop de Nutrição Esportiva da UFMS. 2016. (Outra).

12 Congresso Internacional da Rede Unida - Encontro Regional Centro-Oeste. EDUCAÇÃO EM SAÚDE - OS DESAFIOS NA COMPREENSÃO E ATUAÇÃO ACADÊMICA: (DES) CONSTRUÇÃO DE (PRE) CONCEITOS. 2014. (Congresso).

OUVINTE NA DEFESA PÚBLICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ESTRESSE E BAIXA QUALIDADE DE VIDA : PADRÃO EM FAMILIARES E CUIDADORES DE PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER.. 2014. (Outra).

IV JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA E III JORNADA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE- UFMS.SAÚDE DA MULHER EM " EM FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA". 2013. (Oficina).

IV JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA E III JORNADA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE- UFMS.MOBILIZAÇÃO NEURAL. 2013. (Oficina).

IV JORNADA ACADÊMICA JORNADA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE - UFMS. 2013. (Outra).

VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Paula Felippe Martinez

SOUZA, A. S.; DEL FAVA, F.;MARTINEZ, P. F.; RAMALHO, R. T.. Efeito da inibição intracerebral de receptores de adenosina, com aminofilina, nas alterações motoras induzidas por um modelo farmacológico da doença de Parkinson. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Paula Felippe Martinez

SOUZA, A. S.Martinez, P. F.; TARNHOVI, E. G.; CHRISTOFOLETTI, G.. Efeito de tropicamida nas alterações motoras induzidas por inibição nitrérgica em camundongos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Rondon Tosta Ramalho

Souza AS; FAVA, F.; MARTINEZ, P. F.;RAMALHO, R. T.. Efeito da Inibição Intracerebral de Receptores de Adenosina, com Aminofilina, nas Alterações Motoras Induzidas por um Modelo Farmacologicamente da Doença de Parkinson. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Fátima Del Fava

SOUZA, A. S.; MARTINEZ, P. F.;FAVA FD. Efeito da inibição intracerebral de receptores de adenosina, com aminofilina, nas laterações motoras induzidas por um modelo farmacológico da doença de Parkinson. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Albert Schiaveto de Souza

SOUZA, ALBERT SHIAVETO DE; MARTINEZ, P. F.; DEL FAVA, F.. EFEITO DA INIBIÇÃO INTRACEREBRAL DE RECEPTORES DE ADENOSINA, COM AMINOFILINA, NAS ALTERAÇõES MOTORAS INDUZIDAS POR UM MODELO FARMACOLOGICO DA DOENÇA DE PARKINSON. 2020. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Albert Schiaveto de Souza

Souza, Albert Schiaveto de; CHRISTOFOLETTI, G.; NAZARIO, C. E. D.. Detecção de moléculas biomarcadoras da doença de Parkinson por meio de cromatografia gasosa hifenada a espectrometria de massas (GC-MS). 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Albert Schiaveto de Souza

SOUZA, ALBERT SHIAVETO DE; DONATTI, ALBERTO FERREIRA. Efeito da inibição intracerebral de receptores de adenosina, com aminofilina, nas alterações motoras induzidas por um modelo farmacológico da doença de Parkinson. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Albert Schiaveto de Souza

Souza, Albert Schiaveto de; MARTINEZ, P. F.; TARNHOVI, E. G.. Efeito de tropicamida nas alterações motoras induzidas por inibição nitrérgica em camundongos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Foi orientado por

Albert Schiaveto de Souza

Avaliação da distribuição espacial e co-localização de receptores A2A de adenosina e receptores D2 de dopamina no estriado de camundongos; Início: 2020; Tese (Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Albert Schiaveto de Souza

EFEITO DA INIBIÇÃO INTRACEREBRAL DE RECEPTORES DE ADENOSINA, COM AMINOFILINA, NAS ALTERAÇõES MOTORAS INDUZIDAS POR UM MODELO FARMACOLOGICO DA DOENÇA DE PARKINSON; 2020; Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Albert Schiaveto de Souza;

Albert Schiaveto de Souza

Efeito de tropicamida nas alterações motoras induzidas por inibição nitrérgica em camundongos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Albert Schiaveto de Souza;

Albert Schiaveto de Souza

Efeito do biperideno, antagonista de receptores m1 de acetilcolina, aplicados via intracerebral, nas alterações do comportamento motor induzidas por inibição de receptores de dopamina com haloperidol, em camundongos; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Albert Schiaveto de Souza;

Produções bibliográficas

  • CORRÊA, É. M. S. ; SOUZA, A. S. . EFFECT OF ANTAGONIZATION OF M4 RECEPTORS WITH TROPICAMIDE, CATALYSIS AND MOTOR CHANGES INDUCED BY NITRERGIC INHIBITION, IN MICE. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 26589-26595, 2019.

  • CORRÊA, É. M. S. ; Abrita, A. P. C. T ; SOUZA, A. S. . INTERACTIONS BETWEEN STRIATAL DOPAMINE AND ADENOSINE RECEPTORS: EFFECTS OF AMINOPHYLLINE ON A PHARMACOLOGICAL MODEL OF PARKINSON'S DISEASE. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 31641-31651, 2019.

  • Abrita, A. P. C. T ; CORRÊA, É. M. S. . FACTORS ASSOCIATED WITH NON-ADHERENCE TO LEPROSY MULTIDRUG THERAPY: A REVIEW. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 32589-32593, 2019.

  • CORRÊA, É. M. S. . Cuidados Paliativos - Uma reflexão multidisciplinar acerca de suas implicações éticas.. Perspectivas Experimentais Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde , v. 5, p. https://periodi, 2018.

  • CORRÊA, É. M. S. ; Corrêa, J. S. . TRATAMENTO CIRÚRGICO EM PATÊNCIA DE CANAL ARTERIAL EM PREMATURO EXTREMO. In: Benedito Rodrigues da Silva Neto. (Org.). A medicina na determinação de processos patológicos e as práticas de saúde 2. 2ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2022, v. 2, p. 184-187.

  • CORRÊA, É. M. S. ; SOUZA, A. S. . CUIDADOS PALIATIVOS: A ARTE DE CUIDAR. In: Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos; Danielle Bogo; Rita de Cassia Avellaneda Guimarães; Giovana Eliza Pegolo. (Org.). Interdisciplinaridade e Bioética: desafios atuais - Volume lll. 1ed.São Paulo: Life Editora, 2019, v. 3, p. 129-143.

  • BEZERRA, A. L. G. ; CORRÊA, É. M. S. ; FERRARI, F. P. ; MORAES, J. F. L. ; MASUNAGA, K. K. ; DIAS, T. T. M. ; YAMAUCHI, W. S. . VER-SUS MATO GROSSO DO SUL: DESPERTANDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ACADEMIA E SERVIÇO. In: XXIV FÓRUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA E IV CONGRESSO NACIONAL DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE COLETIVA, 2014, NATAL/RN. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, 2014. v. 01. p. 01.

  • CORRÊA, É. M. S. ; FERRAZ, V. S. . ATENDIMENTO DA FISIOTERAPIA DOMICILIAR COM A EQUIPE DA UBSF DO NO BAIRRO SÃO CONRADO EM CAMPO GRANDE-MS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. In: 12 Congresso Internacional da Rede Unida, 2016, Campo Grande - MS. Anais do 12 Congresso Internacional da Rede Unida. Porto Alegre - RS: Editora Rede Unida - Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • CORRÊA, É. M. S. ; BEZERRA, A. L. G. ; MEREY, L. S. F. . DESAFIOS NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDECOM FAMÍLIAS ENVOLVIDAS COM O COMÉRCIO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: (DES)CONSTRUÇÃO DE (PRE) CONCEITOS. In: XXIV FÓRUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2014, Natal - RN. Anais do XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e I Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia. Porto Alegre/RS: Editora Rede Unida - CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, 2014. v. 1.

  • CORRÊA, É. M. S. ; MENDONCA, M. L. M. ; BEZERRA, A. L. G. ; BONILHA, L. A. S. . PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA MULHERES ENVOLVIDAS NA PROSTITUIÇÃO. In: XXIV FÓRUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2014, NATAL/RN. Suplemento - Anais do XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e I Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia. PORTO ALEGRE/RS: EDITORA REDE UNIDA - REVISTA CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, 2014. v. 1.

  • CORRÊA, É. M. S. ; CHRISTOFOLETTI, G. ; BONILHA, L. A. S. . O TRABALHO EM EQUIPE EM ENFERMARIA DE ALTA DEMANDA: EQUIPE POR NECESSIDADE. In: XXIV FÓRUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2014, NATAL/RN. Suplemento - Anais do XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e I Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia. PORTO ALEGRE/RS: EDITORA REDE UNIDA - REVISTA CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, 2014. v. 1.

  • MENDONCA, M. L. M. ; CORRÊA, É. M. S. ; NASCIMENTO, J. I. R. ; BONILHA, L. A. S. . RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRÁTICA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM UM GRUPO DE MULHERES EX-PROSTITUTAS. In: XXIV FÓRUM NACIONAL DE ENSINO EM FISIOTERAPIA, 2014, Natal/RN. Anais do XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e I Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia. PORTO ALEGRE/RS: EDITORA REDE UNIDA - CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, 2014. v. 1.

  • CORRÊA, É. M. S. . Patência de Canal Arterial e Displasia Broncopulmonar em Prematuro Extremo. In: III Congresso Sul-Mato-Grossense de Terapia Intensiva, 2019, Campo Grande. Patência de Canal Arterial e Displasia Broncopulmonar em Prematuro Extremo, 2019.

  • CORRÊA, É. M. S. ; SOUZA, A. S. . EFEITO DA TROPICAMIDA, ANTAGONISTA DE RECEPTORES M1 DE ACETILCOLINA, APLICADOS VIA INTRACEREBRAL, NAS ALTERAÇÕES DO COMPORTAMENTO MOTOR INDUZIDAS POR INIBIÇÃO DA SINTASE DO ÓXIDO NÍTRICO EM CAMUNDONGOS, COM L-NOARG, EM CAMUNDONGOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORRÊA, É. M. S. ; ENNES, J. P. . MUSEU DE ANATOMIA EM ESTAÇÕES DE CIÊNCIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORRÊA, É. M. S. . POLITRAUMATIZADOS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO: REGIÕES ANATÔMICAS MAIS ACOMETIDAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORRÊA, É. M. S. ; GASPAR JUNIOR, J. J. ; SANTOS, M. L. M. ; SOARES, D. A. ; MEREY, L. S. F. . A IMPORTÂNCIA DO ACESSO DISCENTE À PRÁTICA DA FISIOTERAPIA HOSPITALAR EM RECÉM NASCIDOS INTERNADOS NA UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIO NEONATAL (UCIN) E NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORRÊA, É. M. S. ; FERRAZ, V. S. ; FERRARI, F. P. ; MEDEIROS, A. A. . ATENÇÃO DOMICILIAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEZERRA, A. L. G. ; CORRÊA, É. M. S. ; FERRARI, F. P. ; MASUNAGA, K. K. ; DIAS, T. T. M. ; YAMAUCHI, W. S. ; MORAES, J. F. L. . VER-SUS MATO GROSSO DO SUL: DESPERTANDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE ACADEMIA E SERVIÇO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEZERRA, A. L. G. ; CORRÊA, É. M. S. ; MORAES, J. F. L. ; MASUNAGA, K. K. ; DIAS, T. T. M. ; YAMAUCHI, W. S. . SUS - SISTEMA UNIFICADO DE SERVIDORES - UM SUS QUE DÁ CERTO - PONTO DE VISTA DE ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PROJETO VER-SUS MATO GROSSO DO SUL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORRÊA, É. M. S. ; BEZERRA, A. L. G. ; MEREY, L. S. F. . DESAFIOS NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM FAMÍLIAS ENVOLVIDAS COM O COMÉRCIO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL: (DES) CONSTRUÇÃO DE (PRE) CONCEITOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CORRÊA, É. M. S. . PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA MULHERES ENVOLVIDAS NA PROSTITUIÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONCA, M. L. M. ; CORRÊA, É. M. S. . RELATO DE EXPERIÊNCIA - A PRÁTICA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM GRUPO DE MULHERES EX-PROSTITUTAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORRÊA, É. M. S. . O TRABALHO EM EQUIPE EM ENFERMARIA DE ALTA DEMANDA: EQUIPE POR NECESSIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORRÊA, É. M. S. ; BONILHA, L. A. S. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE - OS DESAFIOS NA COMPREENSÃO E ATUAÇÃO ACADÊMICA: (DES) CONSTRUÇÃO DE (PRE) CONCEITOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEZERRA, A. L. G. ; CORRÊA, É. M. S. . ANÁLISE SOCIAL DE UM GRUPO DE MULHERES ENVOLVIDAS COM A PROSTITUIÇÃO EM CAMPO GRANDE MS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CORRÊA, É. M. S. . Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos ao Integra UFMS. 2020.

CORRÊA, É. M. S. . INTEGRA UFMS 2022. 2022. (Avaliação de trabalhos de pesquisa e extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    EFEITO DA TROPICAMIDA, ANTAGONISTA DE RECEPTORES M1 DE ACETILCOLINA, APLICADOS VIA INTRACEREBRAL, NAS ALTERAÇÕES DO COMPORTAMENTO MOTOR INDUZIDAS POR INIBIÇÃO DA SINTASE DO ÓXIDO NÍTRICO EM CAMUNDONGOS., Descrição: Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBIC/PIBITI/CNPq/UFMS. No quadro de doenças neurodegenerativas, a Doença de Parkinson (DP) acomete cerca de 1% da população mundial acima de 65 anos. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tropicamida, um antagonista de receptores muscarínicos seletivo para receptores tipo M1, no comportamento motor de camundongos, induzida por inibição da enzima Sintase do Óxido Nítrico (NOS), com L-NOARG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Érica de Moraes Santos Corrêa - Integrante / ALBERT SCHIAVETO DE SOUZA - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    EFEITO DE BIPIRIDENO, ANTAGONISTA DE RECEPTORES M1 DE ACETILCOLINA, APLICADOS VIA INTRACEREBRAL, NAS ALTERAÇÕES DO COMPORTAMENTO MOTOR INDUZIDAS POR INIBIÇÃO DE RECEPTORES DE DOPAMINA COM HALOPERIDOL, EM CAMUNDONGOS, Descrição: Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBIC/PIBITI/CNPq/UFMS. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do antagonista de receptores muscarínicos de acetilcolina, biperideno, aplicados via peritonial, nas alterações do comportamento motor induzidas por inibição de receptores de dopamina, em camundongos, especificamente em relação à exploração horizontal e vertical, por meio do teste do Campo Aberto. O experimento foi realizado, com seis grupos, com oito camundongos suíços em cada grupo, machos, pesando entre 20-30g.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Érica de Moraes Santos Corrêa - Integrante / ALBERT SCHIAVETO DE SOUZA - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Efeito de dois antagonistas de receptores de acetilcolina, aplicados via intracerebral, nas alterações do comportamento motor induzidas por inibição de receptores de dopamina ou da sintase do óxido nítrico em camundongos., Descrição: A doença de Parkinson é primariamente uma doença da função motora extrapiramidal, causada por degeneração severa de neurônios dopaminérgicos da substância nigra. O tratamento corrente da doença de Parkinson está baseado na terapia dopaminérgica, visando reverter os efeitos da depleção de dopamina estriatal induzida pela destruição da via nigro-estriatal. O estudo de novas terapias para a doença de Parkinson está voltada para sistemas não dopaminérgicos dentro dos gânglios basais que vão além das vias nigroestriatais lesionadas. Vários agentes apresentando um potencial terapêutico têm sido descritos, incluindo agentes que atuam em receptores glutamatérgicos, canabinóides, opióides, a2-adrenérgicos e receptores colinérgicos nicotínicos e muscarínicos. Tem sido demonstrado mais recentemente que o neurotransmissor /neuromodulador óxido nítrico (NO) desempenha um papel importante nos gânglios da base, todavia, a interação entre NO, dopamina e acetilcolina não está bem esclarecida nestes núcleos. Assim, neste trabalho nos propusemos a testar a avaliar a interação entre os neurotransmissores acetilcolina, dopamina e óxido nítrico nos núcleos basais de camundongos, por meio do teste de catalepsia e do teste do campo aberto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Érica de Moraes Santos Corrêa - Integrante / ANDRE LUIS GREGIO BEZERRA - Integrante / ALBERT SCHIAVETO DE SOUZA - Coordenador.

Prêmios

2017

PREMIAÇÃO DISCENTE EXTENSIONISTA DA UFMS - 2017 - MELHOR TRABALHO: "MUSEU DE ANATOMIA EM ESTAÇÕES DE CIÊNCIA", Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Universidade do Porto

Vínculo: Mobilidade acad. Internacional, Enquadramento Funcional: Aluna de doutoramento, Carga horária: 20

2021 - 2021

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

2021 - 2021

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Voluntário

2020 - 2020

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
Docência nas disciplinas de Fisiologia Humana I e II (Inbio/UFMS), para cursos da área da saúde

2020 - 2020

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8