Kelly Mara Soares Dornelles

Graduada em Letras pela Faculdade Anhanguera de Ponta Porã pela Faculdade Anhanguera- FIP (2008), Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdades Integradas do vale do Ivaí-UNIVALE (2009) e mestre em Literatura pela Universidade Federal da grande Dourados UFGD (2017). Atuou como Professora na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) assim como em Rede Estadual de Ensino do MS e redes municipais, assim como em turmas da EJA. Integrante do grupo de pesquisa CEELLE - Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita - UFGD. Atuou como organizadora da IVFormação de mediadores em leitura do Proler Comitê Dourados/MS, assim como, uma das organizadoras do X Encontro do PROLER: Território Leitor. Atualmente, ministra aula na Rede de Ensino Elite. Possui experiência em aulas para crianças e adultos, assim como, em organização de cursos para formação de professores mediadores de leitura.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2015 - 2017

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Representação indígena no PNBE 2014,Ano de Obtenção: 2017
Célia Regina Delácio Fernandes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.

Especialização em Ensino de Língua Espanhola

2009 - 2009

Instituto de Estudos Avançados e Pos-Graduação
Título: O conto de fada como instrumento na Aprendizagem da Língua Espanhola
Orientador: Federico Natalio Madkur

Especialização em Letras

2006 - 2008

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: Sublimação:Vida e obra de Manuel Bandeira
Orientador: Prof. Paula Silvia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LIma, M. F. ; DORNELLES, K. M. S. . III Formação de mediadores em leitura: Proler Comitê Dourados/MS. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio Literatura e práticas culturais: linguagens, fronteiras e Intercâmbio. 2016. (Outra).

IV Sessao de Audiência Violação de Direitos Indígenas 2000- 2015. 2016. (Outra).

Seminário das Licenciaturas de Estágio Supervisionado. 2016. (Seminário).

I Encontro Internacional Interculturalidade e escrita feminina latinoamericana. 2015. (Encontro).

III Formação de mediadores em leitura: Proler Comitê Dourados/MS.Literatura indígena no PNBE: Perspectivas e resultados. 2015. (Outra).

I SEALLIN - Seminário da área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais Indígenas.Os desafios na formação de professores indígenas na área de Linguagens em Licenciaturas Interculturais Indígenas. 2015. (Seminário).. 2015. (Seminário).

IX ENCONTRO DO PROLER: LEITURAS, LINGUAGENS, TECNOLOGIAS. 2014. (Encontro).

VIII PROLER: Ler o mundo. 2013. (Oficina).

A redacao no Vestibular da UFGD. 2010. (Oficina).

No fluxo das águas: jangadas, margens e travessia. 2008. (Outra).

O empreeendedor metacompetente. 2008. (Outra).

VII Letras Pora - Semana de Estudos Linguísticos e Literários. 2008. (Outra).

III Espaço para Manifestações Culturais e Língua Espanhola. 2007. (Feira).

VI Letras Pora e XI Semana de Estudos Linguísticos e Literários. 2007. (Outra).

Erva-Mate e a Construcao da Identidade Regional. 2006. (Feira).

Problemas e desafios do ensino de Português. 2006. (Outra).

Como liderar equipes motivadas. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leoné Astride Barzotto

BARZOTTO, Leoné Astride; FERNANDES, C. R. D.; MARTINS, A. M. S.; RAMOS, A. D.. Representações indígenas no PNBE 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Leoné Astride Barzotto

BARZOTTO, Leoné Astride; FERNANDES, C. R. D.; MARTINS, A. M. S.. Representações indígenas no PNBE 2014. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Anderbio Marcio Silva Martins

FERNANDES, C. R. D.;MARTINS, Andérbio Márcio SilvaMARTINS, Andérbio Márcio Silva; RAMOS, A. D.; BARZOTTO, L. A.. Representações indígenas no PNBE 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Anderbio Marcio Silva Martins

FERNANDES, C. R. D.;MARTINS, Andérbio Márcio SilvaMARTINS, Andérbio Márcio Silva; BARZOTTO, L. A.. Representações indígenas no PNBE 2014. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Célia Regina Delácio Fernandes

FERNANDES, C. R. D.; RAMOS, A. D.; MARTINS, A. M. S.; BARZOTTO, L. A.. Representações indígenas no PNBE 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Célia Regina Delácio Fernandes

FERNANDES, C. R. D.; BARZOTTO, L. A.; MARTINS, A. M. S.. Representações indígenas no PNBE 2014. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Rudy Kohwer

KOHWER, R.. REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NO PNBE 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Célia Regina Delácio Fernandes

Representações indígenas no PNBE 2014; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Célia Regina Delácio Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DORNELLES, K. M. S. . A mediação da leitura literária em sala de aula: um instrumento de empoderamento.. ArReDia , v. 4, p. 103-106, 2015.

  • DORNELLES, K. M. S. . A leitura literária de aula: um instrumento de empoderamiento. Espéculo (Madrid) , v. 55, p. 85-95, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DORNELLES, K. M. S. . Curso de Licenciatura Intercultural Indígena TEKO ARANDU. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Representações Indígenas no PNBE 2014, Descrição: Este projeto constitui-se de uma pesquisa de mestrado que se propõe estudar quatro obras selecionadas do acervo do PNBE - 2014 (séries iniciais) de autoria indígena. Os livros selecionados são: Yaguarãboia- a mulher onça, de Yaguarê Yamã; Com a noite veio o sono, de Lia Minápoty; Karu Taru ? o pequeno pajé, de Daniel Munduruku e A mulher que virou Urutau, de Olívio Jekupe e Maria Kerexu. O edital do Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE) desse ano de 2014 é temático, assim, analisaremos a representação cultural das personagens indígenas nos livros de literatura infantil, primeiro pelo viés da busca da identidade, com aporte teórico de Stuart Hall (2006), depois veremos como é realizada a propagação da sua cultura, interpolando suas significações com as teorias de Joseph Campbell (1988) e com os conceitos de representação de Chartier (1991), aliando teorias que analisarão os diálogos entre o verbal e o visual, ancorados em ilustradores como Camargo (1995), Azevedo (2004) e OLIVEIRA (2008). O material analisado se compõe de textos verbais e não verbais. O enfoque desta pesquisa, mediante o contexto brasileiro se pauta em leituras da pesquisadora Bonim (2007), e justificam-se por tratar de temáticas conflitantes como demarcação, miséria, suicídio e assassinatos que assolam grande parte da população indígena do país, assim, essa pesquisa cumprirá o importante papel de propagador da cultura de um povo, contribuindo assim, para que os povos indígenas construam sua noção de alteridade, enquanto os brancos tomem conhecimento do legado desse povo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kelly Mara Soares Dornelles - Integrante / Célia Regina Delácio Fernandes - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Políticas públicas de leitura e o cânone da literatura infantojuvenil brasileira, Descrição: Descrição: Este projeto objetiva analisar o processo de seleção das obras literárias para o ensino fundamental, do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) especialmente nos anos de 2006 a 2012, período histórico que teve o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da UFMG como órgão responsável pela avaliação pedagógica dos livros de literatura para crianças e jovens a serem selecionados para a composição dos acervos de bibliotecas das escolas públicas brasileiras. Para tanto, propõe uma abordagem fundamentada nas contribuições da história cultural e o seu desenvolvimento será realizado mediante procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais e de bibliografia especializada. Com a finalidade de compreender alguns aspectos do sistema literário por meio das instituições legitimadoras da literatura infantojuvenil, recorrerei às fontes documentais, aqui consideradas como os documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Educação (MEC) Editais, Portarias, Resoluções e Relatórios para o período em questão referente ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), iniciado em 1997 e em vigor até o momento atual. Os editais serão escolhidos como as fontes documentais mais representativas em relação aos objetivos da pesquisa e serão analisados de acordo com o método de análise da configuração textual, que permite uma compreensão do conjunto de aspectos inter-relacionados constitutivos do sentido de um texto. Assim, a pesquisa pretende compreender a importância das políticas públicas de leitura na constituição de um cânone de obras literárias para crianças e jovens e contribuir para subsidiar a construção da história da literatura infantil e juvenil no Brasil. Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kelly Mara Soares Dornelles - Integrante / Célia Regina Delácio Fernandes - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Políticas públicas de leitura e o cânone da literatura infantojuvenil brasileira

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras.,Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

2009 - 2013

Magsul

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora