Ana Paula Prudente e Silva

Graduada em Bacharelado em Quimica do Instituto de Quimica de São Carlos, Universidade de São Paulo (IQSC-USP). Iniciou a graduação na Universidade de Uberlândia em 2011. No ano seguinte fez uma mobilidade acadêmica na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 2013 transferiu-se para a USP e em outubro do mesmo ano começou a fazer iniciação cientifica na EMBRAPA Instrumentação financiada pela FAPESP na área de materiais biodegradáveis, fisico-quimica orgânica com o desenvovimento de embalagens comestíveis de goma de cajueiro e HPMC para aplicação como revestimento de peras. Em 2015 foi selecionada pelo programa Ciências sem Fronteiras (CsF)/financiamento CAPES para estudar um ano em uma instituição francesa. Na Université de La Rochelle, fez o primeiro ano do Master de Biotchnolie parcours Biochimie com um estágio acadêmico em síntese orgânica de moléculas com potencial de promover o bloqueio de proteínas quinases. Para o trabalho de conclusão de curso desenvolveu o projeto de preparação e caracterização físico-química de filmes de quitosana e wishkers (nanofibras) de β-quitina de diferentes tamanhos médios para aplicação como curativos cutâneos ou embalagens. Atuação como Analista de Pesquisa e Desenvolvimento, em processos fermentativos de leveduras e bactérias anaeróbicas, aeróbicas e facultativas. Participação em startup de escalonamento piloto (biorreatores de 7 e 150 L). Utilização de planejamento experimental (DOE).

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Biotechnologie parcours Biochimie

2015 - 2016

Université de La Rochelle, La Rochelle Univ
Título: SYNTHESE DE DERIVES DE 1,2,3-DITHIAZOLE POTENTIELLE MENT PRECURSEURS D?INHIBITEURS DE PROTEINE-KINASES,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Valérie Thierry
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Química Opção Fundamental

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Desenvolvimento e caracterização de filmes de quitosana reforçados com whyskers de beta-quitina
Orientador: Sérgio Paulo Campana Filho

Graduação interrompida em 2012 em Química Bacharelado Integral

2011 - Interrompido

Universidade Federal de Uberlândia
Ano de interrupção: 2012

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Nossa Senhora da Misericórdia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Físico-Química Orgânica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Biomateriais e Materiais Biocompatíveis.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Seminário Internacional de Bioprocessos. 2018. (Seminário).

38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Avaliação de revestimentos comestíveis a base de goma de cajueiro associada a derivados da celulose em peras Willians. 2015. (Congresso).

38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Avaliação de revestimentos comestíveis a base de goma cajueiro associada a derivados da celulose em peras Willians. 2015. (Congresso).

22° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Desenvolvimento e Caracterização de Filmes Comestíveis a Base de Goma de Cajueiro Associada a Derivados da Celulose. 2014. (Simpósio).

22° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Desenvolvimento e Caracterização de Filmes Comestíveis a Base de Goma de Cajueiro Associada a Derivados da Celulose. 2014. (Simpósio).

VI Jornada Científica.Produção e caracterização de Filmes a base de goma do cajueiro e hidroxipropilmetilcelulose para uso como coberturas comestíveis. 2014. (Outra).

Dia do Químico. 2011. (Outra).

Novos Materiais derivados de fontes renováveis. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sergio Paulo Campana Filho

CAMPANA FILHO, S. P.ASSIS, O. B. G.FIAMINGO, A.. Desenvolvimento e caracterização de filmes de quitosana reforçados com whyskers de beta-quitina. 2017 - Instituto de Química de São Carlos/USP.

Odilio Benedito Garrido de Assis

ASSIS, O. B. G.CAMPANA FILHO, S.P.. Desenvolvimento e caracterização de filmes de quitosana reforçados com whyskers de beta-quitina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade de São Paulo.

Anderson Fiamingo

ASSIS, O. B. G.;FIAMINGO, ANDERSON; CAMPANA-FILHO, SERGIO PAULO. Desenvolvimento e caracterização de filmes de quitosana reforçados com whyskers de beta-quitina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química - Bacharelado) - Universidade de São Paulo / São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sergio Paulo Campana Filho

Filmes de quitosana reforçados por nanofibras e microparticulas de beta-quitina; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Química) - Instituto de Química de São Carlos; (Orientador);

DANIELLA LURY MORGADO

Desenvolvimento e Caracterização de Filmes Comestíveis a Base de Goma de Cajueiro Associada a Derivados da Celulose; ; 2013; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Daniella Lury Morgado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. P. P. ; ASSIS, O. B. G. ; MORGADO, D. L. . Processamento e Caracterização de filmes comestíveis a base de goma de cajueiro e derivado da celulose.. Processamento e Caracterização de filmes comestíveis a base de goma de cajueiro e derivado da celulose.. 1ed.São Carlos: EESC/USP, 2015, v. V, p. 29-43.

  • SILVA, A. P. P. ; ALVES, B. S. ; LACERDA, L. ; MOURA, T. . Análise do solo de cultura de cana-de-açúcar do município de Ituiutaba. In: I Seminário das Instituições integradas de ensino superior e técnico do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Ituiutaba. I SERPII, 2011. v. 1. p. 15-15.

  • SILVA, A. P. P. ; ASSIS, O. B. G. ; MORGADO, D. L. . Produção e caracterização de filmes a base de goma do cajueiro e hidroxipropilmetilcelulose para uso como coberturas comestíveis. In: VI Jornada Científica, 2014, São Carlos. Anais da VI Jornada Científica Embrapa São Carlos. São Carlos: Embrapa Instrumentação: Embrapa Pecuária Sudeste, 2014. v. 1. p. 56-56.

  • SILVA, A. P. P. ; ASSIS, O. B. G. ; MORGADO, D. L. . Avaliação de revestimentos comestíveis a base de goma de cajueiro associada a derivados da celulose em peras Willians. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. P. P. ; ASSIS, O. B. G. ; MORGADO, D. L. . Desenvolvimento e Caracterização de Filmes Comestíveis a Base de Goma de Cajueiro Associada a Derivados da Celulose. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, A. P. P. ; ASSIS, O. B. G. ; MORGADO, D. L. . Produção e caracterização de ?lmes a base de goma do cajueiro e hidroxipropilmetilcelulose para uso como coberturas comestíveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento e Caracterização de filmes de quitosana reforçados com whiskers de beta-quitina, Descrição: Síntese polimérica da quitosana a partir da beta-qutina por N-desacetilação assistida por ultrassom de alta intensidade; Produção de nanofibras e nanocristais (whiskers) de beta-quitina via hidrólise ácida; visualidos por Transmissão Eletrônica de Varredura (TEM); Preparação de filmes poliméricos de quitosana reforçados com whiskers de betaquitina pelo método casting e caracterizados quanto a morfolόgia (MEV, AFM), térmica (TGA), mecânica e interação com água (ângulo de contato).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Prudente e Silva - Coordenador / Sérgio Paulo Campana Filho - Integrante / Danilo Martins dos Santos - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Desenvolvimento de filmes comestíveis a base de goma do cajueiro associado a derivados de celulose para utilização como revestimento comestível, Descrição: Bolsa FAPESP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Paula Prudente e Silva - Coordenador / Daniella Lury Morgado - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniiciaçao Cientiífica FAPESP, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Através da bolsa concedida pelo fomento de pesquisa FAPESP, o projeto 13/16966-1 foi desenvolvido na Embrapa Instrumentação a produção de filmes poliméricos comestíveis à base de goma de cajueiro e HPMC (derivado de celulose) para proteger e prolongar o período de estocagem de peras. Os filmes foram caracterizados por análise morfolόgica (MEV, AFM), térmica (TGA, DSC), mecânica (DMA), cristalinidade (DRX) e interação com a água (ângulo de contato). As peras foram caracterizadas quanto a perda de massa, mudança de coloração e textura.

  • 2016 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Voluntária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Síntese polimérica da quitosana a partir da beta-qutina por N-desacetilação assistida por ultrassom de alta intensidade; Produção de nanofibras e nanocristais (whiskers) de beta-quitina via hidrólise ácida; visualidos por Transmissão Eletrônica de Varredura (TEM); Preparação de filmes poliméricos de quitosana reforçados com whiskers de betaquitina pelo método casting e caracterizados quanto a morfolόgia (MEV, AFM), térmica (TGA), mecânica e interação com água (ângulo de contato).

  • 2016 - 2016

    Université de La Rochelle, La Rochelle Univ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Acadêmico Síntese Orgânica, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Síntese orgânica de moléculas derivadas de 1,2,3-ditiazol foi realizada e acompanhada por cromatografia de camada delgada e o produto final foi caracterizado quanto a estrutura por RMN de carbono e hidrogênio e espectrometria de massas. Essas moléculas possuem alto potencial como inibidores de proteínas quinases.

  • 2017 - 2019

    SuperBac Proteção Ambiental, AgroBAc

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa e Desenvolvimento Pleno, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Confecção de banco de células bacterinas, criopreservação; Controle de processo do cultivo de bactérias aeróbicas, anaeróbicas e facultativas, leveduras e fungos; Transferência de tecnologia bancada (biorreator 7 L) para piloto (biorreator 150 L); Processos de esterelização e limpeza SIP e CIP; Dowstream: Filtração tangencial, centrifugação e liofilização; Acompanhamento do crescimento celular via análises UV-Vis e microscopia; Redação de relatórios, POP, IT, TF.

  • 2019 - Atual

    CJ Cheil Jedang

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Processo e Produção - P&D, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Membro CIBio; Planejamento experimental testes em escala piloto; Confecção testes de potencial de novas cepas; Confecção banco de cepas.