Mariane da Silva Paulino

Mestranda em Planejamento Urbano e Regional na Universidade de Brasília (PPG-FAU) e graduada em Arquitetura e Urbanista pela Universidade de Brasília (2017). Atua como Pesquisadora Colaboradora dentro do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPq ?Periférico, Trabalhos Emergentes? na linha de ?Assessoria Técnica Para Planejamento Territorial, Habitação, Autogestão E Lugares Mais Sustentáveis? com objetivo tem como objetivo prestar assessoria técnica às comunidades periféricas da cidade e do campo, desde o planejamento do território, da habitação e de lugares de convivência, considerando a identidade das populações para contribuir na construção de relações de autonomia e autogestão. Pesquisadora colaboradora no Edital Programa De Extensão Em Educação, Trabalho E Integração Social/DEX/UnB 2018/2020 no Projeto Em Solidariedade ao Quilombo Mesquita em parceria com o MPDF que dá continuidade ao processo de assessoria técnica no território do Quilombo Mesquita em Goiás. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas urbanas, territorialidade e patrimônio. Tem experiência em Sistema de Informação Geográfica com ênfase em Geoprocessamento e elaboração de mapas temáticos. Possui experiência internacional como Bolsista CAPES (2013-2014) no curso de Architectural Engineers na Budapest UNniversity of Technology and Ecomonics na Hungria.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: A Afroruralidade e Políticas Territoriais: A produção do comum e a identidade como instrumentos facilitadores do planejamento,Orientador: Liza Maria Souza de Andrade
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: planejamento urbano; povos tradicionais; produção do comum.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2011 - 2017

Universidade de Brasília, UnB
Título: Planejamento Afrorrural Quilombo Mesquita: escalas para a preseração territorial e identitária
Orientador: Liza Maria Souza de Andrade

Graduação em Architectural Engineers

2013 - 2014

Budapest University of Technology and Economics
Orientador: em Budapest University of Technology and Economics ( Mihály Szábó)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação interrompida em 2010 em Arquitetura e Urbanismo

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2010

Curso técnico/profissionalizante

2004 - 2006

Escola Técnica Pandiá Calógeras

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). (Carga horária: 30h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2017 - 2017

Geotecnologia Aplicada a Análise Urbana - ArcGis. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAULINO, M. S. . Visita guiada com o arquiteto Ivan do Valle. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ICOMOS Brasil. CANDOMBLÉ, ENTRE O MATERIAL E O IMATERIAL: Uma análise da relação entre o espaço físico e o culto afrodescendente. 2017. (Congresso).

I Seminário Internacional de Urbanismo Biopolítico.A PRODUÇÃO DO COMUM COMO RESISTÊNCIA BIOPOTENTE AFRORURAL NO QUILOMBO MESQUITA EM GOIÁS NO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL. 2017. (Seminário).

CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade. 2012. (Congresso).

XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Telhdos Verdes: A Estruturação de uma Paisagem Sustentável. 2010. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Elisabete de Almeida Medeiros

MEDEIROS, Ana Elisabete de AlmeidaPEIXOTO, E. R.GARCIA, Cláudia.. Candomblé: entre o material e o imaterial - Uma abordagem da relação entre o espaço físico e o culto afrodescendente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Patrícia Silva Gomes

SOUZA, L. M. A.; TAVARES, P. R. C.; SILVA, C. F. E.;GOMES, P. S.. Arquitetura e Políticas Públicas: Quilombo Mesquita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Elisabete de Almeida Medeiros

Candomblé: entre o material e o imaterial - Uma abordagem da relação entre o espaço físico e o culto afrodescendente; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília; Orientador: Ana Elisabete de Almeida Medeiros;

Liza Maria Souza de Andrade

Afroruralidades e Politicas Territoriais: A produção do comum e a identidade como instrumentos facilitadores do planejamento; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jaime Gonçalves de Almeida

Sistemas construtivos com compostos de bambu; ; 2013; Iniciação Científica - Universidade de Brasília; Orientador: Jaime Gonçalves de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Assessoria Técnica para Planejamento Territorial, Habitação, Auto Gestão e Lugares mais Sustentáveis, Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo prestar assessoria técnica às comunidades periféricas da cidade e do campo, desde o planejamento do território, da habitação e de lugares de convivência, considerando a identidade das populações para contribuir na construção de relações de autonomia e autogestão. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariane da Silva Paulino - Integrante / Liza Maria Souza de Andrade - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O projeto visa a avaliação de alternativas do sistema integrado de telhados verdes e ssitemas de captação e reutilização de água de chuva. Este projeto, realizado pela FAU, tem apoio da Prefeitura Universitária/UFRJ e do Colégio de Aplicação/UFRJ, onde foi instalado um projeto piloto experimental. Este projeto possui um forte caráter de Educação Ambiental, especialmente, junto aos alunos do CAp/UFRJ. Além dos discentes da FAU, este projeto envolve alunos Núcleo de Iniciação Científica Junior do CAp/NICJr