Marco Aurélio de Freitas Fogaça

Marco A. de Freitas Fogaça, graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (1990) ), Estágio em de Viticultura na Empresa Almadén Vinhos Finos, Mestrado em Fitotecnia (1999) com ênfase em Fisiologia da nutrição de plantas (UFSM), Especialização em Fruticultura Comercial pela Universidade de Lavras/MG (2002), Doutorado (2007) em Produção Vegetal (UFSM), com ênfase na produção de frutíferas sob fertirrigação em ambiente protegido e Tecnólogo em Viticultura e Enologia pelo Campus Bento Gonçalves - IFRS (2016), ênfase em sistemas de poda em videiras. Trabalhou como Gerente de vinhedos da Almandén vinhos finos (1990 a 1995) e como professor na UNICRUZ (1999 a 2004), Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (2000 a 2006) , SENAR (Instrutor -Fruticultura) - (1999 a 2004). Admitido como professor EBTT em 2006, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Bento Gonçalves, onde é responsável pelas disciplinas de Formação e Manutenção de Vinhedos no curso Técnico em Viticultura e Enologia e Propagação e Manejo da Videira no Tecnólogo e na especialização em Viticultura. No curso Superior de Tecnologia em Horticultura ministra as disciplinas de Manejo de Pomares e Tecnologia da Poda, curso o qual foi coordenador. Tem experiência na área de produção de frutíferas de clima temperado e propagação, com ênfase para videiras viníferas. Atua em pesquisa principalmente nos seguintes temas: tecnologia da poda, sistemas de condução, propagação e manejo de frutíferas.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia

2004 - 2007

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Manejo do Nitrogênio na cultura do melão
jerônimo luiz andriolo. Palavras-chave: cucumis melo; adubação; nitrogenio; curva critica.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Vegetal.

Mestrado em Agronomia

1997 - 1999

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Nutrição Mineral da Grapia (Apuleia leiocarpa Mac.) Niveis de NPK,Ano de Obtenção: 1999
Dr Fernando Nicoloso.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: nutrição mineral; niveis de NPK; grapia; apuleia leiocarpa; adubação.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Especialização em Fruticultura Comercial

2002 - 2003

Universidade Federal de Lavras
Título: fruticultura comercial

Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia

2010 - 2016

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Título: PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA VARIEDADE ISABEL (Vitis labrusca) CULTIVADA EM ESPALDEIRA PODA CURTA E MISTA E SISTEMAS EM Y PODA MISTA
Orientador: Evandro Ficagna

Graduação em Formação de Professores para Educação Profissional

2008 - 2009

Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Título: Formação Pedagógica para professores da Educação Profissional
Orientador: Guilherme Mota

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Influx Escola de Inglês. (Carga horária: 60h). , Influx Escola de Inglês, INFLUX, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: nutrição de plantas em fertirrigação.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: fruticultura de clima temperado.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FOGAÇA, Marco Aurelide Freitas ; FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . HortiSerraGaucha. 2014. (Outro).

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . HortiSerraGaucha. 2013. (Outro).

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . HortiSerraGaucha. 2012. (Outro).

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . HortiSerraGaucha. 2011. (Outro).

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . HortiSerraGaucha. 2010. (Outro).

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . HortiSerraGaucha. 2009. (Outro).

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . Horti Serra. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

MOSTRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2018 - IFRSCampus Bento Gonçalves. Dupla poda Sequencial na Variedade de Uva de Mesa Itália Cultivada em Ambiente Protegido (Vitis Vinifera L.). 2018. (Feira).

VIII SICIT - Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica - Campus Bento.Épocas De Podas Antecipadas Das Variedades Niágara Rosa e Branca (Vitis labrusca L.). 2018. (Seminário).

VIII SICIT - Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica - Campus Bento.Efeito de diferentes substratos e da luminosidade na forçagem de mudas de videira produzidas por enxertia de mesa.. 2018. (Seminário).

21 Curso sobre Nogueira Pecâ. 2016. (Outra).

6 Horti Serra Gaúcha.Oficina de tecnologia da poda de Pêssego e Videira. 2015. (Simpósio).

XV Congresso Latino Americano de Viticultura e Enologia e no XIII Congresso Viticultura e Enologia e. 2015. (Congresso).

Segundo Hortiserra Gaucha.produção de melão em ambiente protegido sobre fertirrigação. 2008. (Simpósio).

XII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia e. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jhonatan Marini

SILVA, L. C.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas. Aplicação de Bioestimulantes em Diferentes Estágios Fenológicos da Cabernet Sauvignon na Serra Gaúcha. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Viviane Mirian Massi Hilgert

SILVA, L. C.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; LUCIANO, R. V.. Relatório de Estágio - Casa Tertúlia- Implementação de um vinhedo na Região Noroeste do RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felicio Felini

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; Meguzzo, Julio; FICAGNA, Evandro. Qualidade de produtividadade do Merlot e Cabernet Franc cultivados em ambiente protegido nos sistema de condução TeKauwhat Two Tier. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em superior de tecnologia em viticultura e enologia) - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do RS.

Aluno: Júnior Marchet

LUZ, A. R.; C. Andressa;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas. Uso do acido giberélico em pêssego Chiripá vermelho e Eragil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andriel Zucatto

SANDRI, M. A.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; BORBA, R. S.. Produção de tomate em função do volume do recipiente de cultivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jhionatan Marini -

CURY, L.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; AVILA, L. D.. Efeito de diferentes extratos de alho ( Allium sativum L.) na superação de dormência de Cabernet Sauvignon (Vitis vinifera L.). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Finato

C. Andressa;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; ALMANCA, M. K.. Acompanhamento da colheita e pós colheita da maçã, do pêssego e da ameixa: Empresa Catarinense de comercialização de frutas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jean Francisco Carminatti

C. Andressa;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; BORBA, R. S.. Acompanhamento da colheita e pós colheita da maçã, do pêssego e da ameixa: Empresa Catarinense de comercialização de frutas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Chaiane Bremn

CURY, L.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; COSTA, V. B.. Diversidade Genética de cultivares para elaboração de suco de uvas com o uso de marcadores moleculares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diego Grison

SILVA, L. C.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; FICAGNA, Evandro. Poda e produção antecipada na cultivar Isabel na Serra Gaúcha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mayara da Silva Pauletti

AVILA, L. D.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; RIGONI, B. H.. Determinação da descuba do vinho tinto a partir da análise do índice de polifenóis totais e intensidade de cor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristian Lerin

LIMA, R. B.; CURY, L.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas. Acompanhamento da maturação e seu processamento e vinificação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristian Lerin

LIMA, R. B.; CURY, L.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas. Acompanhamento da maturação e seu processamento e vinificação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Ricardo Barzzoto Telh

AVILA, L. D.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; MEGUZZO, J.. Relatório de Estágio - Cooperativa vinícola Aurora Ltda - Elaboração do Suco de Uva integral da Safra 2012. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andrey Julian Bellé

SILVA, L. C.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; MEGUZZO, J.. CAracterização dos principais Terroirs Vitícolas do Rio Grande do Sul. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas; GIONANINNI, E.; CARPES, E.. Professor de Viticultura. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

STIGGER, C.; NACHTINGALL, J.;FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas. Professor de Viticultura. 2008. Universidade Federal do Pampa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco Mandelli

ANDRIOLO, J. L.; MEDEIROS, S. L. P.; STRECK, N. A.;MANDELLI, F.; MEDEIROS, C. A.. Manejo do nitrogênio para a cultura do melão. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Jerônimo Luiz Andriolo

ANDRIOLO, J. L.; MEDEIROS, Sandro Luis Petter de;STRECK, N. A.; Francisco Mandelli; MEDEIROS, Carlos Alberto. Manejo do nitrogênio para a cultura do melão. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Jerônimo Luiz Andriolo

ANDRIOLO, J. L.BISOGNIN, Dilson Antônio; MEDEIROS, Carlos Alberto; CALVETE, Eunice Oliveira. Curva crítica de diluição no nitrogênio para a cultura do melão. 2006. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Jerônimo Luiz Andriolo

ANDRIOLO, J. L.; BISOGNIN, Dilson Antônimo; MEDEIROS, Sandro Luis Petter de; CALVETE, Eunice Oliveira; MEDEIROS, Carlos Alberto. Manejo do nitrog~enio para a cultura do melão. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Eunice Oliveira Calvete

ANDRIOLO, J. L.;CALVETE, E. O.; MEDEIROS, Sandro Luis Petter; BISOGNIN, D. A.; MEDEIROS, Carlos Alberto. Curva crítica de diluição no nitrogênio para a cultura do melão. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Carlos Alberto Ceretta

CERETTA, C. A.; FOGAÇA, M. A. F.. NUTRIÇÃO MINERAL DA GRÁPIA: RESPOSTA A FERTILIZAÇÃO NPK EM SOLO PODZÓLICO VERMELHO AMARELO. 1999. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Fernando Teixeira Nicoloso

NICOLOSO, F. T.CERETTA, C. A.; SCHUMACHER, M. V.. Nutrição mineral da grápia (Apuleia leiocarpa Vog. Macbride): resposta à fertilização NPK em solo podzólico vermelho amarelo. 1999. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

CARLOS ALBERTO BARBOSA MEDEIROS

ANDRIOLO, J. L.; MEDEIROS, S. L. P.; STRECK, N. A.; MANDELLI, F.;MEDEIROS, C. A. B.. Manejo do nitrogênio para a cultura do melão. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

CARLOS ALBERTO BARBOSA MEDEIROS

ANDRIOLO, J. L.; CALVETE, E. O.; MEDEIROS, S. L. P.; BISOGNIN, D. A.;MEDEIROS, C. A. B.. Curva crítica de diluição no nitrogênio para a cultura do melão. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Alberto Ramos Luz

FICAGNA, E.; MENEGUZZO, J.;LUZ, A. R.. Produtividade e qualidade da variedade Isabel (Vitis labrusca) cultivada em espaldeira poda curta e mista e sistema em Y poda mista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Nereu Augusto Streck

ANDRIOLO, J.L.MEDEIROS, Sandro Luis PetterSTRECK, N. A.; MANDELLI, Francisco; MEDEIROS, C. A.. Manejo do nitrogênio para a cultura do melão. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Dilson Antônio Bisognin

ANDRIOLO, Jerônimo LuizBISOGNIN, D. A.; CALVETE, Eunice Oliveira; MEDEIROS, Sandro Luis Petter; MEDEIROS, Carlos Alberto. Curva crítica de diluição do nitrogênio para a cultura do melão. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Sandro Luis Petter Medeiros

ANDRIOLO, J.MEDEIROS, S. L. P.STRECK, N. A.; MANDELLI, F.; MEDEIROS, Carlos Alberto. Manejo do nitrogênio para a cultura do melão. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Sandro Luis Petter Medeiros

ANDRIOLO, J.; CALVETE, Eunice Oliveira;MEDEIROS, S. L. P.; BISOGNIN, Dilson Antonio; MEDEIROS, Carlos Alberto. Curva crítica de diluição no nitrogênio para a cultura do melão. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Evandro Ficagna

FICAGNA, E.; MENEGUZZO, Julio; LUZ, A. R.. Produtividade e qualidade da variedade isabel (Vitis labrusca) cultivada em espaldeira poda curta e mista e sistemas em Y poda mista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cristina Valéria Souza Cantanhede

Utilização de filtros na produção de mudas de videira pelo processo de enxertia de mesa; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Marcio Nilton Maltone

Efeitos de diferentes substratos utilizados na câmara de forçagem sobre da qualidade da muda de videira produzida por enxertia de mesa; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em viticultura) - intituto federal do rio grande do sul campus bento gonçalves; (Orientador);

Rodrigo Merico

Desponta de cacho na qualidade e produtividade da variedade de videira Itália cultivada em ambiente protegido; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Ivanio Meazza

Manejo orgânico da produção das cultivares de Videira Bordô, Couderc e Isabel; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Rodrigo Merico

Dupla poda na cultivar Itália cultivada em ambiente protegido; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Marcio Newton Mautone

Quebra da dormencia de gemas da variedade Vintis vinifera Itália produzida pela técnica de enxertia de mesa; Início: 2019 - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RS Campus Bento Gonçalves; (Orientador);

Marcio Nilton Mautone

Diferentes materiais utilizados na cobertura de enxertos durante a forçagem de mudas de videira; Início: 2018 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Cassandro Davi Emer

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA UVA CHARDONNAY CONDUZIDO EM SISTEMA DE ESPALDEIRA SUBMETIDO A TRÊS TIPOS DE PODA SECA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Marcio Nilton Lima Mautone

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA VARIEDADE ISABEL (Vitis labrusca L; ) CULTIVADA EM ESPALDEIRA PODA CURTA E MISTA E SISTEMAS EM Y PODA MISTA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Cristina Valeria Souza Cantanheda

CALOGÊNESE NA UTILIZAÇÃO DE FILTRO EM ENXERTOS DE VIDEIRA PRODUZIDOS POR ENXERTIA DE MESA; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Adelar Capovila

Aplicação de Ethefon na fixação de bagas da cultivar Bordô; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Izaías Boff

DESPONTE DE CACHOS NA UVA ?RAINHA ITÁLIA? PRODUZIDA EM AMBIENTE PROTEGIDO NA SERRA GAÚCHA; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

EDMAR SGANZERLA

EFEITO DA REDUÇÃO DE ÁREA FOLIAR POR DESPONTA NA QUALIDADE DE UVA ISABEL SOB SISTEMA DE CONDUÇÃO EM Y; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Lucas Dal MAgro

Diferentes tipos de poda seca sobre a produção e a qualidade da uva cabernet sauvingon; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do RS; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Vitor Baldasso

EFEITO DE PREPARADOS HOMEOPATICOS SOBRE O CRESCIMENTO DE MUDAS DE BORDÔ (VITIS LABRUSCA) EM SOLOS COM ALTO TEOR DE COBRE NA SERRA GAÚCHA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Fernando Andreazza

Cultivo da videira em ambiente protegido; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Ricardo Morari

Alterações microclimáticas causada pela cobertura plástica em vinhedos e sua influência sobre os aspectos fisiológicos da videira; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Viticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Silvio Marostica

Aplicação de Cianamida Hidrogenada na Quebra de Dormencia de Gemas de Videira Variedade Merlot; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Horticultura) - IFRS - Campus Bento Gonçalves; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Cleiton Calabria

NÁLISE DA ENXERTIA DE CAMPO DE VIDEIRA SEGUNDO O MATERIAL UTILIZADO NA AMARRAÇÃO E PROTEÇÃO DOS ENXERTOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Rogrigo Piilotti

Aplicação de Dormex na quebra da dormência da variedade de videira Torrontés; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Lucas Antônio Bortoncello

PODA ANTECIPADA NAS VARIEDADES NIÁGARA ROSA E NIÁGARA BRANCA (Vitis labrusca L; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Edegar De Barba

Relatório de Estágio Realizado nos Vinhedos da Vinícola Chandon; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Assis Tedesco

EMPREGO DE CIANAMIDA HIDROGENADA NO RALEIO QUÍMICO DE FLORES E FRUTOS DE PESSEGUEIROS (Prunus persica, L; Batsch) CV; CORAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Igor Bertolini

APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES FOLIARES POTÁSSICOS NA QUALIDADE DE PÊSSEGOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Lucas Antônio Bortoncello

Efeito da poda antecipada sobre a variedade de videira Niágara Rosa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Daian Tres

Projeto de Implantação de 0,7 ha de vinhedos da Variedade Bordô em Garibaldi; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Felício Felline

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO MERLOT E CABERNET FRANC CULTIVADAS EM AMBIENTE PROTEGIDO NO SISTEMA DE CONDUÇÃO TE KAUWHATA TWO TIER; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Antônio Felipe Fagherazzi

Sistemas de condução em macieiras: um estudo das práticas adotadas na Itália; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Genor Menegotto

Melhoramento Genético do Pêssegueiro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Thompsson Benhur Didoné

Acompanhamento na tecnologia da poda de frutas de caroço aos produtores de Bento Gonçalves, RS; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Anderson Bertolini

Poda e condução da videira na região de Bragança - Portugal; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Ariel Antonio Mello

Produção e comercialização de Hortifrutigranjeiros e Agroindústria de mandioca congelada na empresa Mello; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Maurício Klauck

Relatório de Estágio -Cooperativa viníicola Aurora-; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Mateus Rossatto

Relatório de Estágio - Empresa Moet Hennessy do Brasil vinhos e destilados; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Cleiton Calabria

Custos e Viabilidade da Implantação de um vinhedo de NIágara Rosa em Farroupilha; 2014; Orientação de outra natureza; (Horticultura) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Marco Aurelio de Freitas Fogaça;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jerônimo Luiz Andriolo

Manejo da nitrogênio para a cultura do melão; 2007; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Jeronimo Luiz Andriolo;

Fernando Teixeira Nicoloso

Nutrição mineral da grápia (Apuleia leiocarpa Vog; Macbride) - resposta a fertilização NPK em solo Podzólico vermelho amarelo; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Teixeira Nicoloso;

Evandro Ficagna

Produtividade e qualidade da variedade Isabel (vitis labrusca) cultivada em espaldeira poda curta e mista e sistemas em Y poda mista; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Viticultura e Enologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Evandro Ficagna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERTOLINI, I. ; FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas ; DAL MAGRO, L. . Aplicação de fertilizantes foliares potássicos na produção e qualidade de pêssego.. Revista Agrária Acadêmica , v. 1, p. 35-46, 2018.

  • Baladasso, Vitor ; FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas ; dal magro. L . Efeitos da aplicação foliar de preparados homeopáticos no crescimento de mudas de videira cv. Bordô em solos com elevados níveis de cobre. REVISTA BRASILEIRA DE VITICULTURA E ENOLOGIA , v. 9, p. 48-56, 2017.

  • dal magro. L ; FOGACA, M. A. F. ; FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . Efeito dos diferentes tipos de poda seca na produção e na qualidade da uva Cabernet Sauvignon. Revista Brasileira de Viticultura e Enologia , v. 7, p. 24-30-30, 2015.

  • FOGAÇA, MARCO AURÉLIO DE FREITAS ; ANDRIOLO, JERÔNIMO LUIZ ; GODOI, RODRIGO DOS SANTOS ; BARROS, CLÁUDIA ALESSANDRA PEIXOTO DE ; JANISCH, DJEIMI ISABEL ; VAZ, MARCOS ANDRÉ BRAZ . Curva crítica de diluição do nitrogênio para a cultura do melão. CIENCIA RURAL , v. 38, p. 345-350, 2008.

  • FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas ; Jerônimo L. Andriolo . Produtividade e qualidade de frutos de melão cultivado em substrato com diferentes concentrações de Nitrogênio na solução nutritiva.. Ciência Rural , v. 37, p. 72-78, 2007.

  • FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas ; NICOLOSO, Fernando Teixeira ; ZANCHETTI, Flavio ; MISSIO, Evandro . nutriçao meneral de mudas de grapia (Apuleia leiocarpa) em argissolo vermelho distrófico arênico: (i) Efeito da adubação NPK no crescimento. Ciência Rural , santa maria, v. 31, n.6, p. 991-998, 2001.

  • FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas ; NICOLOSO, Fernando Teixeira ; GARLET, Alencar ; ZANCHETTI, Flavio ; FOGAÇA, Marco Aurelide Freitas . Exigencias nutricionais da Grápia (Apuleia leiocarpa Vog. Macbride) em solo Podzolico vermelho. Ciência Rural , santa maria, v. 29, n.2, p. 225-231, 1999.

  • FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas ; NICOLOSO, Fernando Teixeira ; FORTUNATO, Roni Paulo . influencia da posição da estaca no ramo sobre o enraizamento de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen em dois substratos. Ciência Rural , santa maria, v. 29, n.2, p. 277-283, 1999.

  • FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . Produção de melão em estufa em sistema de fertirrigação. jornal o semanário, Bento Gonçalves, p. 8 - 8, 17 jan. 2007.

  • FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas ; Jerônimo L. Andriolo ; Rodrigo dos Santos Godoi . Curva crítrica de diluição do Nitrogênio para a cultura do melão, hibrido magelam. Pesquisa Agropecuária Brasileira , 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FOGAÇA, Marco Aurelio de Freitas . Tecnologia da poda adaptado a pessoas de baixa visão. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Diferentes Níveis de Hidratação e Luminosidade Durante a Forçagem dos Enxertos de Videira Produzidas por Enxertia de Mesa., Descrição: A viabilização da produção de mudas de qualidade a baixo custo no setor de fruticultura é com certeza um desafio para muitos órgãos públicos que trabalham em pesquisa nesta área, bem como para os viveiristas. A enxertia de mesa é recente no Brasil, iniciou nos anos 90, na Europa existe desde a década de 40. Esta tem sofrido mudanças tanto no manejo como nos insumos utilizados na produção das mudas. Nesta técnica, a formação do calo que é obtida na câmara forçagem, etapa mais importante do processo de enxertia. Este trabalho foi desenvolvido no viveiro de mudas de videira Sinigaglia, localizado no município de Bento Gonçalves/RS. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de hidratação das estacas enxertadas e da luminosidade durante a etapa da forçagem dos enxertos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente causalizado em arranjo bifatorial 8x2, com duas repetições por tratamento e 20 estacas por repetição. As estacas foram acondicionadas em recipiente plástico de 1 litro, onde foram aplicados os 8 períodos de hidratação com água. Os 2 níveis de luminosidade foram obtidos com a utilização do tule transparente e filme plástico escuro, o período de forçagem foi de 15 dias. Foram utilizados na enxertia o porta enxerto Paulsen 1103 e como variedade copa a Alicante Bouschet. Os tratamentos de hidratação foram: utilização da água do inicio ao fim da forçagem, utilização da água no segundo dia do início da forçagem ficando até o final da retirada das mudas da câmera, utilização da água no quarto dia do início da forçagem ficando até o final, utilização de água no inicio da forçagem ficando até dois antes da retirada das mudas, utilização de água no quinto dia do início da forçagem ficando até o final, utilização de água no segundo dia do início da forçagem ficando até dois antes da retirada, utilização de água no quarto dia do início da forçagem ficando até dois antes da retirada e utilização de água no sexto dia do início da forçagem ficando até dois antes da retirada das mudas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marco Aurelio de Freitas Fogaça - Coordenador / Marcio NIlton Mautone - Integrante.

  • 2017 - Atual

    UTILIZAÇÃO DE FILTRO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE VIDEIRA NO PROCESSO DE ENXERTIA DE MESA, Descrição: A muda de videira é um dos insumos mais caros e importantes no processo de implantação de parreiras, sendo que hoje basicamente na Serra Gaúcha é principal porta enxerto é Paulsen 1103, que apresenta vigor elevado, muitas vezes indesejado conforme o tipo de variedade e objetivo da produção. O objetivo do projeto é viabilizar a utilização de filtros, pela técnica de dupla enxertia, usando a técnica de enxertia de mesa, e usando um filtro um cultivar de menor vigor reduzir o vigor da variedade copa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Marco Aurelio de Freitas Fogaça - Coordenador / Marcio NIlton Mautone - Integrante / Cristina Valeria Souza Cantanhede - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

TECNÓLOGO EM VITICULTURA E ENOLOGIA, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS BENTO GONÇALVES.

2007

DOUTOR EM AGRONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

2002

ESPECIALIZAÇÃO EM FRUTICULTURA, UFLA.

1999

MESTRE EM AGRONOMIA, UFSM.

1989

GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, UFSM.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves. , Av. Osvaldo Aranha, 540, JUVENTUDE, 95700-000 - Bento Goncalves, RS - Brasil - Caixa-postal: 135, Telefone: (54) 34553207, Ramal: 3207, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves - CEFET BG

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Pesquisador na área de sistemas de condução, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - Atual

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves - CEFET BG

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisas sobre utilização de Thidiazuron na produção e qualidade da cultivar Bordô na Serra Gaúcha

  • 2015 - 2016

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves - CEFET BG

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Épocas de desponta de cachos na cultivar Itália cultivada em ambiente protegido

  • 2014 - 2015

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves - CEFET BG

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Produção de Merlot e Cabernet em ambiente protegido em Sistema

  • 2007 - Atual

    Cento federal de Educação tecnológica de Bento Gonçalves

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador do setor de viticultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    CIBA-GEIGY

    Vínculo: Representante comercial, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    Max- máquinas agricolas

    Vínculo: representante comercial, Enquadramento Funcional: prestador de serviço, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    Sementes Fartura

    Vínculo: Representante comercial, Enquadramento Funcional: prestador de serviço, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - Atual

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves - CEFET BG

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do curso tecnólogo de viticultura, curso técnico de viticultura e curso técnico de agricultura

  • 2006 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor do quadro permente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor dos cursos: Técnico em viticultura e enologia, Técnologo em viticultura e enologia, técnologo em Horticultura e especialização em viticultura e enologia. Disciplians cursadas: Ecofisiologia da videira, propagação da videira, implantação de pomar e manejo da videira, maturação e gestão da qualidade em viticultura, manejo do pomares e tecnologia da poda

    Atividades

    • 09/2010 - 09/2010

      Outras atividades técnico-científicas , campus Bento Gonçalves, campus Bento Gonçalves.,Atividade realizada, Avaliação dos Relatórios de Estágio e Entrevista de estagio dos alunos do curso técnico em viticultura e enologia, alunos: Djonathan I Gandini, Eduardo W Benini, Régis J Nodari.

    • 09/2010 - 09/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIPAMPA Universidade do Pampa, .,Cargo ou função, Participação em Banca examinadora para professor adjunto na área de Fitotecnia, de 21 a 25 de setembro, portaria N.1493 de 06 de setembro de 2010.

    • 09/2010 - 09/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, campus Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Comissão da elaboração do regulamento do colegiado dos cursos superiores do Campus Bento Gonçalves-IFRS.

    • 03/2009 - 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, campus Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Represetante dos professores da área técnia na Comissão Permanente de Avaliação Intitucional.

    • 02/2010 - 02/2010

      Outras atividades técnico-científicas , campus Bento Gonçalves, campus Bento Gonçalves.,Atividade realizada, Avaliação dos relatórios de estágio e Entrevista de estagio dos alunos do curso Técnico em Viticultura Enologia: Amanda M Cattani, Rena Loss, Juliana Milan, Rodrigo H Leite Lorenzi.

    • 09/2009 - 10/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, campus Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Comissaão de Regulamento de Seleção e Avaliação dos Trabalhos do I Salão de Iniciação cientifica e da V amostra técnica do IFRS campus Bento Gonçalves, Rs, Brasil, 21 e 22.

    • 05/2009 - 05/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, campus Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Comissão de seleção dos candidatos escritos para preenchimento das vagas no curso Superior em Horticultura - edital N.16/2009.

    • 03/2007 - 03/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CEFET - Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Representante dos professores da área técnica No conselho diretor do CEFET de Bento Gonçaves.

    • 03/2008 - 03/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, campus Bento Gonçalves, .,Cargo ou função, Comissão de analise da grade curricular do curso Superior em Horticultura.

  • 2003 - 2006

    Escola Agrotécnica Federal de Alegrete

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: funcionio público, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    professor dos cursos técnicos de agricultura e agrópecuária na área de fruticultura e silvicultura

  • 1999 - 2004

    Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

    Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço

  • 1990 - 1995

    Vinícola Almadén

    Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: gerente de vinhedo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gerente de vinhedos

  • 1999 - 2003

    Universidade de Cruz Alta

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Fruticultura I e II do Curso de Agrônomia