Fabiana Carneiro da Silva

Professora Adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e vice-coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2017), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2012) e bacharel e licenciada em Letras (Português e Espanhol) também pela Universidade de São Paulo (respectivamente 2008, 2012). Tem experiência de pesquisa e ensino nas seguintes áreas: Arte e educação; Estéticas negro-brasileiras; Memória, narrativa e comunidades quilombolas; Teoria Literária e Crítica Cultural; Literaturas de Língua Portuguesa e suas teorias; Literatura brasileira;Leitura e Produção de textos. Atuou como professora na rede básica de ensino e em projetos sociais, âmbito no qual destaca a proposição de oficinas de escrita autobiográfica para/com mulheres quilombolas. Desenvolve pesquisa sobre a produção artística negro-brasileira,sobretudo literária, com ênfase na correlação entre representações da escravidão e poéticas da resistência. É integrante do grupo de pesquisa Sobre o corpo feminino - Literaturas africanas e afro-brasileira (UNILAB-CE). Ademais de suas práticas como crítica, educadora e pesquisadora, possui produção artística de escrita, video, dança e performance.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Maternidade negra em Um defeito de cor: história, corpo e nacionalismo como questões literárias
Marcos Piason Natali. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Um defeito de cor; Literatura negra/afro-brasileira; Literatura contemporânea e Teoria Literária; Representação da escravidão no Brasil; Literatura e História; Corpo negro e representação literária.

Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

2009 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Tensões do pensamento nacional no diálogo crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago,Ano de Obtenção: 2012
Marcos Piason Natali.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: teoria, Roberto Schwarz, Silviano Santiago; Teoria Literária e Crítica Cultural.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Dupla licenciatura em Letras - Português e Espanhol

2009 - 2012

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras

2005 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: Figurações da literatura em dois críticos contemporâneos
Orientador: Marcos Piason Natali
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Performances contemporâneas: poiesis, corpus, conceitos e metodologias. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2015 - 2015

Grupo de Estudos - Escravidão e invenção da liberdade. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2005 - 2015

Grupo de Estudos - Teoria e Narrativas contemporâneas. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

O ingresso nas culturas do escrito: o papel da escola no século XXI. (Carga horária: 4h). , Centro de Formação Escola da Vila, CFEV, Brasil.

2013 - 2013

O trabalho com percursos de revisão e com o uso de ambientes virtuais. (Carga horária: 18h). , Centro de Formação Escola da Vila, CFEV, Brasil.

2013 - 2013

O papel educacional do professor: o que ele precisa saber além das letras?. (Carga horária: 6h). , Centro de Formação Escola da Vila, CFEV, Brasil.

2011 - 2011

Elementos dos Orixás - Música e Corpo. (Carga horária: 24h). , Centro Cultural São Paulo, CCSP, Brasil.

2011 - 2011

Os elementos dos orixás: aspectos musicais e qualidades corporais. (Carga horária: 24h). , Ponto de Cultura Piá, PIÁ, Brasil.

2010 - 2010

Preparação pedagógica para o ensino superior. (Carga horária: 18h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2007

O papel da escola na formação do leitor literário no ensino fundamental II. (Carga horária: 18h). , Centro de Formação Escola da Vila, CFEV, Brasil.

2005 - 2005

O samba de roda. (Carga horária: 4h). , Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, AE, Brasil.

2004 - 2004

Conversando sobre educação. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes e educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estéticas negras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria literária e crítica cultural.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literaturas em língua portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise e produção textual.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, F. C. ; FERREIRA, A. L. ; GONZAGA, P. R. B. ; PRAZERES, R. A. G. . Marielle, Claúdia, Edméia, Luana: ato em memória das mulheres negras vítimas do racismo genocida brasileiro. 2019. (Outro).

SILVA, F. C. . Literatura, zines e (re)existência. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Fórum de Pesquisa dos Contemporâneos - Literatura Baiana em Destaque. 2017. (Outra).

IV Seminário Produção Científica Feminina na Bahia: pesquisas e pesquisadoras.Maternidade negra em Um defeito de cor: a representação literária como disrupção do nacionalismo. 2017. (Seminário).

Representations des Africains et Personnes D'Ascendance Africaine Dans Les Manuels Scolaires. "Mães-pretas": o signo de uma interdição na literatura canônica brasileira. 2017. (Congresso).

VIII Seminário Internacional e XVII Seminário Nacional Mulher e Literatutra.Procura-se, desde África, um filho desaparecido : o Brasil como pergunta na/da literatura negra. 2017. (Seminário).

Exodus: migrações e fronteiras. Mulher negra entre a maternidade e a violência: a representação rasurada na literatura brasileira. 2016. (Congresso).

III Colóquio Internacional: literatura e gênero. Por uma fala: a negra cor do discurso. 2016. (Congresso).

Grupo de Trabalho Alfabetização e elevação de escolaridade de pessoas jovens, adultas e idosas na Bahia: experiências exitosas. Intervenção. 2015. (Congresso).

II Ciclo de Palestras Sobre África e Diáspora.Luiza Mahin na literatura e na história: mulher negra, mãe princesa, rebelde. 2015. (Outra).

II Simpósio Internacional de Baianidade e II Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-brasilidades. ?Quando o que se discute é a realidade: Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, como provocação à História. 2015. (Congresso).

XIV Congresso Internacional da ABRALIC. Do Tumbeiro ao Romance Contemporâneo: uma leitura de ?Um Defeito de Cor?, de Ana Maria Gonçalves, como desafio à crítica brasileira. 2015. (Congresso).

Festival Latinidades: Griôs da diáspora negra.Intervenção. 2014. (Outra).

A crítica feminista no Brasil de hoje.Intervenção. 2012. (Seminário).

Veneno Remédio e a tradição ensaística brasileira.Intervenção. 2012. (Seminário).

Simpósio Margens da democracia.Intervenção. 2011. (Simpósio).

EPOG -Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.Disputando o modernismo: uma peleja da teoria literária. 2010. (Encontro).

JALLA -Jornadas Andinas de Liteatura Latino Americana. Eles eram muitos cavalos: especulações teóricas. 2010. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, sociedade: crises. Ainda o Brasil: considerações sobre algumas idéias de Roberto Schwarz e Silviano Santiago. 2010. (Congresso).

15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo..Figurações da literatura em dois críticos literários. 2008. (Simpósio).

XV Encontro Conversando sobre Educação.Intervenção. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Agnaldo Neiva Silva

SILVA, F. C.; Ribeiro, Fábia Barbosa. A Aplicação da lei 10.639/2003 nas escolas públicas estaduais do município de Porto Seguro-BA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Petrina Moreira Nunes

SILVA, F. C.; FERREGUETT, C.. Empoderamento da mulher negra: análise discursiva crítica de entrevistas com mulheres de Teixeira de Freitas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Ananda da Luz Ferreira

SILVA, F. C.; GUND, I. T. F.. Karingana wa Karingana: a lei n.10.639/03 na Educação Infantil por entre histórias africanas e afro-brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jefferson Agostini Mello

MELLO, J. A.; GINZBURG, J.; NATALI, M. P.. Tensões do pensamento nacional do diálogo crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago. 2012. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Universidade de São Paulo.

Maria Aparecida de Oliveira Lopes

LOPES, Maria Oliveira; NATALI, M. P.; FONSECA, M. N. S.; DUARTE, E. A.; FERREIRA, L.. Maternidade negra em Um defeito de cor: história, corpo e nacionalismo como questões literárias. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Ligia Fonseca Ferreira

FERREIRA, Ligia Fonseca; DUARTE, E. A.; FONSECA, M. N. S.; LOPES, M. A. O.; NATALI, M. P.. Maternidade negra em Um defeito de Cor: história corpo e nacionalismo como questões literárias. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Departamento de Teoria Literária FFLCH USP.

Ligia Fonseca Ferreira

FERREIRA, Ligia Fonseca; NATALI, M. P.; DUARTE, E. A.. Do tumbeiro ao romance contermporâneo: uma leitura de Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras - Teoria literária) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, E. A.; NATALI, Marcos Piason; FONSECA, Maria Nazareth Soares; FERREIRA, L. F.; LOPES, Maria A. O.. Maternidade Negra em Um defeito de cor:história, corpo e nacionalismo como questões literárias. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, Eduardo Assis; FERREIRA, L. F.; NATALI, Marcos Piason. Do tumbeiro ao romance contemporâneo: uma leitura de "Um defeito de cor", de Ana Maria Gonçalves, como desafio à crítica brasileira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Marcos Piason Natali

NATALI, Marcos P.; GINZBURG, J.; MELLO, J. A.. "Tensões do pensamento nacional no diálogo crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago". 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Marcos Piason Natali

LOPES, M. A. O.; FONSECA, M. N. S.; DUARTE, E. A.; FERREIRA, L. F.;Natali, Marcos. "Maternidade negra em Um defeito de cor: história, corpo e nacionalismo como questões literárias". 2017. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Jaime Ginzburg

MELLO, J. A.; NATALI, M. P.;GINZBURG, Jaime. Tensões do pensamento nacional no diálogo crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Jaime Ginzburg

GINZBURG, Jaime; MELLO, J. A.; NATALI, M. P.. Exame de qualificação - Olhares sobre a cultura brasileira desde a teoria literária: Roberto Schwarz e Silviano Santiago, a construção de um diálogo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ananda da Luz Ferreira

Karingana wa Karingana: a lei n; 10; 639/03 na Educação Infantil por entre histórias africanas e afro-brasileiras; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cátia Oliveira Macedo

Agricultura camponesa e agronegocio do dende no nordeste paraense; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em LIcenciatura em Geografia) - UNiversidade do Estado do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cátia Oliveira Macedo;

Marcos Piason Natali

Tensões do pensamento nacional no diálogo crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago; 2012; Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Piason Natali;

Marcos Piason Natali

"Maternidade negra em 'Um defeito de cor': história, corpo e nacionalismo como questões literárias"; 2017; Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Piason Natali;

Marcos Piason Natali

Figurações da literatura em dois críticos contemporâneos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Fac; de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas; Orientador: Marcos Piason Natali;

Marcos Piason Natali

Estágio supvervisionado PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino); 2010; Orientação de outra natureza; (Teoria Literária e Literatura Comparada) - Universidade de São Paulo; Orientador: Marcos Piason Natali;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, F. C. . Mães negras em luto: configurações da literatura e da crítica literária diante da violência racista. REVISTA ESTUDOS CULTURAIS , v. 04, p. 07-22, 2019.

  • 2018 SILVA, F. C. . Maternidade negra em Um defeito de cor: a representação literária como disrupção do nacionalismo. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. Maio-Ago, p. 245-275, 2018.

  • 2018 SILVA, F. C. . Luíza Mahin e Luiz Gama: escravidão e (auto)ficção numa correspondência interceptada. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas , v. 28, p. 123-143, 2018.

  • 2018 SILVA, F. C. . Mulher negra entre a maternidade e a violência: a representação rasurada na literatura canônica brasileira. FORMA BREVE , v. 13, p. 451-466, 2018.

  • 2017 SILVA, F. C. . Por uma fala: o negro corpo do discurso. Revista Opiniães , v. 01, p. 58-70, 2017.

  • 2017 SILVA, F. C. . Quando o que se discute é a realidade: Um defeito de cor como provocação à História. AFROASIA , v. 2016, p. 71-109, 2017.

  • 2017 SILVA, F. C. . As ideias de Brasil: fundamentos de um debate crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago. Brasiliana: Journal for Bazilian Studies , v. 06, p. 210-228, 2017.

  • 2011 SILVA, F. C. . Ainda o Brasil: disputando o Modernismo. Nostromo - Revista Crítica Latinoamericana , v. 04, p. 10, 2011.

  • 2010 SILVA, F. C. . Estudos Culturais: tensões críticas. REVISTA LETRAS (CURITIBA) , v. 70, p. 49-61, 2010.

  • 2009 SILVA, F. C. . Eles eram muitos cavalos:leituras. Breves considerações estéticas e políticas.. REVISTA CRIOULA (USP) , v. 06, p. 01-15, 2009.

  • SILVA, F. C. . Representação negra e âmbito escolar: a literatura infanto-juvenil sob análise. Geraha - Gradis , 2018.

  • SILVA, F. C. . Artes negras da palavra: passado-presente em perspectiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. C. . Luíza Mahin e Luiz Gama: escravidão e (auto)ficção numa correspondência interceptada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Maternidade negra em Um defeito de cor: a representação literária como disrupção do nacionalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. C. . 'Mães-pretas': o signo de uma interdição na literatura canônica brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Procura-se, desde África, um filho desaparecido : o Brasil como pergunta na/da literatura negra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . A crítica literária como uma escrita, cifrada, de si. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. C. . Mulher negra entre a maternidade e a violência: a representação rasurada na literatura brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Por uma fala: a negra cor do discurso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Do Tumbeiro ao Romance Contemporâneo: uma leitura de Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, como desafio à crítica brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito De Cor, de Ana Maria Gonçalves, como provocação à História'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Luiza Mahin na literatura e na história: mulher negra, mãe princesa, rebelde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, F. C. . Eles eram muitos cavalos: especulações teóricas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Ainda o Brasil: considerações sobre algumas idéias de Roberto Schwarz e Silviano Santiago. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Disputando o modernismo: uma peleja da teoria literária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Figurações da literatura e da teoria literária em dois críticos contemporâneos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, F. C. . Olhos D'agua, pés na terra: nota de uma experiência de escrita com mulheres negras, inscrições de si no corpo sensível da palavra. Salvador: SECULT -BA, 2017 (Capítulo do ebook : Escritoras Negras da Bahia).

  • SILVA, F. C. . Águas da cabaça: escrita de mulher-rio que não corre sozinha. Belo Horizonte: Portal Literafro, 2017 (Resenha).

  • SILVA, F. C. . Giorgio Agamben: sujeito, tempo e relações políticas na contemporaneidade.. São Paulo: Revista Opiniães, 2010 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, F. C. . Parecer para Revista Olhares (UNIFESP). 2019.

SILVA, F. C. . Parecer para Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (UNB). 2019.

SILVA, F. C. . Parecer para Aletria: Revista de Estudos de Literatura (UFMG). 2018.

SILVA, F. C. . Global Feminisms Project. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, F. C. . Literatura Inteira: Um defeito de cor. 2017.

SILVA, F. C. . Mulher meio-fio. 2018; Tema: Projeto de escrita literária. (Blog).

SILVA, F. C. . Maternidade negra em Um defeito de cor: história, corpo e nacionalismo como questões literárias. 2017. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. C. . Tensões do pensamento nacional no diálogo crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. C. . Figurações da literatura e da teoria literária em dois críticos contemporâneos. 2008. (Relatório de pesquisa).

SILVA, F. C. ; SANTANA JUNIOR, J. B. ; ALMEIDA, J. . Mulher meio-fio III. 2018 (Vídeo-arte).

SILVA, F. C. ; SANTOS, R. A. ; SANTANA JUNIOR, J. B. . Literatura Inteira. 2017 (Série audiovisual).

SILVA, F. C. ; SANTANA JUNIOR, J. B. . Mulher meio-fio I. 2016 (Vídeo-poema).

SILVA, F. C. ; SANTANA JUNIOR, J. B. . Mulher meio-fio II. 2016 (Vídeo-poema).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Imagens da escravidão,poéticas da resistência: arte, narrativa e memória, Descrição: O projeto é disparado pela proposição de que contemporaneamente parte significativa da arte contemporânea de autoria negra, com ênfase na literatura, artes visuais e performance, tem realizado uma revisitação da História e configurado representações singulares do período escravista no Brasil. Simultaneamente, nas comunidade quilombolas - que descendem diretamente dessa experiência histórica-social - é crescente o esforço de produção e registro de relatos sobre esse passado, enunciado agora desde a perspectiva daqueles que foram subalternizados. Considerando as correspondências entre tais gestos potencialmente prenhe de sentidos, propõe-se o mapeamento, fomento, registro e análise dessas produções, de modo a refletir sobre suas composições e vinculá-las à problemática da construção da memória sobre escravidão no Brasil. Retendo as rupturas e continuidades entre os projetos estético-políticos que as imagens configuram, pretende-se constituir uma genealogia dessa tópica de representação, sublinhar os questionamentos que ela suscita e torná-la publicamente acessível por meio da publicação de um suplemento didático.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Carneiro da Silva - Coordenador.

  • 2013 - 2017

    Maternidade negra em Um defeito de cor: história, corpo e nacionalismo como questões literárias (tese de doutorado), Descrição: A tese realiza uma análise do romance Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves, sublinhando os aspectos formais do texto e indicando como eles acionam problematizações urgentes para a crítica literária produzida no Brasil. Os procedimentos estéticos com que a representação em primeira pessoa é realizada na obra são concebidos como chave para vincular a literatura às narrativas historiográficas, sobretudo aquelas produzidas pela História Social da Escravidão, dando a ver como a obra de Gonçalves se vale da encruzilhada epistêmica entre ficção e realidade. Propõe-se, assim, que a carta configurada na obra, por meio da qual se constrói a enunciação de uma mãe africana que relata sua trajetória de vida, e nela as constrições ao exercício da maternidade ao longo do século XIX no Brasil e na África, performatiza uma corporalidade negra, convocando a crítica contemporânea a realizar o desrecalque do corpo negro de sua discursividade. Como desdobramento dessa proposição, o trabalho contrapõe a narradora Kehinde, elaborada a partir de um foco narrativo complexo, à figura estereotipada da ?mãe preta?, presente de reiteradas maneiras no cânone literário nacional. Visibilizam-se com essa estratégia os mecanismos simbólicos de interdição do reconhecimento da ascendência africana no/do Brasil pelo discurso nacionalista, ao mesmo tempo em que se reflete sobre as possibilidades de encenação e disrupção desse construto ideológico pelo romance de Gonçalves.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Carneiro da Silva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Seleção do texto literário "Terra Vermelha" para exibição na TVE-Bahia - Edital Grafias Eletrônicas, Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire. , Praça Joana Angélica, São José, 45988058 - Teixeira de Freitas, BA - Brasil, Telefone: (73) 32912089, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Sul da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2019

      Extensão universitária , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, .,Atividade de extensão realizada, Minicurso Introdução à Teoria da Literatura: a produção negro-brasileira em foco.

    • 02/2019

      Ensino, Interdisciplinar em Artes e Suas Tecnologias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Artes, gênero e sexualidade , Estágio supervisionado, Ateliê em Projetos, Imagens da escravidão: literatura, fotografia e memória

    • 02/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, .,Cargo ou função, Presidente Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes.

    • 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Linguagens..

    • 10/2018

      Direção e administração, Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias - UFSB, .,Cargo ou função, Vice-coordenação.

    • 09/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias..

    • 09/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Artes e suas Tecnologias.

    • 08/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2018 - 12/2018

      Ensino, Interdisciplinar em Artes e Suas Tecnologias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Artes da grafia, escrevivências, inscrições de si e do outro, Teorias e práticas da Tradução

  • 2009 - 2017

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Monitoria docente, Enquadramento Funcional: Monitora

    Outras informações:
    Monitoria com regência da disciplina Introdução aos Estudos Literários

  • 2007 - 2008

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Centro de Estudos Afro-Orientais - UFBA

    Vínculo: Aula-convite, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Ministrou aula intitulada "História, literatura e narrativa" no curso História Cultural e Antropologia, do Programas de Pós Graduação em Antropologia, em História e em Estudos Étnicos e Africanos, oferecido pelo professor Luís Nicolau Parés.

  • 2017 - 2017

    Caravana Mulheres nas Artes

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Curso de produção autobiográfica para/com mulheres quilombolas do baixo sul da Bahia.

  • 2015 - 2015

    Casa do Samba

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Escrita de mulher: tramas e memórias do feminino.Oficina de leitura e produção autobiográfica no Recôncavo baiano.

  • 2013 - 2013

    Fábrica de Cultura

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Trilhas de produção: literatura e oralidade

  • 2012 - 2014

    Escola da Vila

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

  • 2012 - 2012

    Escola Móbile

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor-corretor, Carga horária: 34

  • 2007 - 2008

    Projeto Um milhão de rodas

    Vínculo: Educadora, Enquadramento Funcional: Educadora

    Outras informações:
    O projeto tinha como objetivo a formação crítica e autônoma do sujeito através da literatura. Atuei nas escolas públicas do Jd. São Luís, zona sul de São Paulo, com jovens e crianças. Além da leitura compartilhada e produção escrita, integravam o trabalho outras propostas artisticas e atividades corporais e lúdicas.

  • 2019 - Atual

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Vínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Membro do Grupo de Pesquisa Sobre o corpo feminino: Literaturas Africanas e Afro-brasileira.

    Atividades

    • 04/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Linguagens e Letras, .,Linhas de pesquisa