Marlen Navarro Boulandier

Marlen Navarro Boulandier concluiu o Curso de Agronomia na Universidade de Matanzas "Camilo Cienfuegos" (UMCC) em julho de 1997. Obteve o título de Master Science na especialidade de produção e tecnologia de sementes em junho de 2003 na Estación Experimental Indio Hatuey (EEPFIH) na UMCC e o de Doutor em Ciências Agrícolas em julho de 2009 pela Universidade Agraria de La Habana (UNAH). O título de Professor Titular, pelo Escola de Agricultura da UMCC foi obtido em janeiro de 2011 e o de Pesquisador Agregado em 2004, pelo EEPFIH, cargos que ocupa atualmente. A sua principal área de atuação como professora e pesquisadora da EEPFIH/UMCC, é a de Tecnologia de Sementes. Publicou 44 artigos completos em periódicos científicos e anais de reuniões científicas. Possui três capítulos de livros e um manual técnico publicados. Participou, com apresentação de trabalhos, de 48 eventos científicos em Cuba e no exterior. É líder científica do Grupo de Produção e Tecnologias de Sementes. Atualmente é coordenadora de dois projetos de pesquisa: "Efeito do manejo pré e pós-colheita de diferentes procedências de Moringa oleifera em a produção e qualidade de sementes e Estratégias para a produção de sementes de alta qualidade de novas variedades de forrageiras para sistemas de agricultura em Cuba . Entre 1997 e 2012 participou em 10 projetos de pesquisa. Em seu currículo os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: qualidade de sementes, tecnologia de sementes, qualidade fisiológica de sementes, análise de sementes, produção de sementes e vigor de sementes. Atualmente, além das atividades de ensino, pesquisa e prestação e serviços à comunidade, é Chefe do Departamento de Pesquisas Básicas da EEPFIH, membro do Comitê Editorial da Revista Pastos y Forrajes, membro do Conselho Técnico Assessor de sua Instituição, membro da Comissão de Variedades de Pastos e Forragem e sendo também membro da Seção Técnica de Sementes do Ministério da Agricultura de Cuba e membro da Equipe Técnica da Estratégia para Produção de Sementes de Pastos em Cuba.

Informações coletadas do Lattes em 01/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Fitotecnia

2006 - 2009

Universidad Agraria de La Habana
Título: Comportamiento interactivo de la germinación, la dormancia y la emergencia de plántulas como atributos biológicos para evaluar el vigor de las semillas de Albizia lebbeck (L.) Benth.
Orientador: Gustavo Febles Pérez
Coorientador: Verena Torres Cárdenas. Palavras-chave: germinación; dormancia; emergencia; vigor.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Master Science

2000 - 2002

Universidad de Matanzas "Camilo Cienfuegos"
Orientador: Anesio R. Mesa Sardiñas
Palavras-chave: vigor; germinación; emergencia; Albizia lebbeck.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Agronomía

1992 - 1997

Universidad de Matanzas "Camilo Cienfuegos"
Orientador: Osmel Alonso Amaro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. , Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Conservación de Recursos Genéticos Forestales. , Instituto Nacional de Investigatión y Tecnología Agraria y Alimentaria.

2000 - 2000

Seed Production and Seed Technology. , Wageningen University.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Produção e Beneficiamento de Sementes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

SILVIO MOURE CICERO

2013; Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Silvio Moure Cicero;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidad de Matanzas "Camilo Cienfuegos". , EEPF Indio Hatuey, Central Espana Republicana, 44280 - Matanzas, - Cuba, Telefone: (45) 571475

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional