Ana Beatriz Ferreira Pinheiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública.Possui também: Pós-Graduação: Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Pós-Graduação: Especialização em Enfermagem Cardiovascular - Universidade Estadual do Ceará - UECE; Pós-Graduação: Especialização em Saúde da Família - Universidade Federal do Ceará - UFC; Pós-Graduação: Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente - Universidade Estadual do Ceará - UECE; Monitoria em Unidade Básica de Saúde da Família a Alunos do Curso de Graduação da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO); Preceptoria do "Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET - Saúde/Vigilância em Saúde" - Universidade Estadual do Ceará (UECE); Assistência na Estratégia Saúde da Família; Técnica em Vigilância Epidemiológica; Assistência em Unidade de terapia Intensiva Neonatal; Preceptoria em Saúde Coletiva.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Enfermagem

1996 - 2001

Universidade Estadual do Ceará
Título: Motivos Para o Aleitamento Materno Exclusivo
Orientador: Maria Vilani Cavalcante Guedes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. (Carga horária: 690h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2010 - 2011

SAÚDE DA FAMÍLIA. (Carga horária: 384h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2002 - 2003

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: ENFERMAGEM. (Carga horária: 660h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2002 - 2003

ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR. (Carga horária: 555h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM PEDAGÓGICA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. ATENDIMENTOS ANTIRRÁBICOS HUMANOS NO CEARÁ: ANÁLISE DA INCIDÊNCIA, 2007-2015. 2017. (Congresso).

X CONGRESSO BRASILEIRO DE PIDEMIOLOGIA. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ATENDIMENTOS ANTIRRÁBICOS PÓS-EXPOSIÇÃO NO CEARÁ, 2007-2015. 2017. (Congresso).

XXXII CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAúde. FROMANDO MULTIPLICADORES DA SAÚDE NO COMBATE À DENGUE ATRAVÉS DO "CAFÉ SEM DENGUE" NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ. 2016. (Congresso).

11 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. TUBERCULOSE E INFECÇÃO PELO HIV NO MUNICIPIO DE MARACANAÚ/CE:AVALIÇÃO E MONITORAMENTO DA SITUAÇÃO. 2015. (Congresso).

11 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. FORMANDO MULTIPLICADORES DA SAÚDE NO COMBATE À DENGUE ATRAVÉS DO "CAFÉ SEM DENGUE" NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ. 2015. (Congresso).

42 CONBRAVET E I CONGRESSO SUL-BRASILEIRO. ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS ATENDIMENTOS ANTIRRÁBICOS NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ/CE. 2015. (Congresso).

42 CONBRAVET E I CONGRESSO SUL-BRASILEIRO. FORMANDO MULTIPLICADORES DA SAÚDE NO COMBATE À DENGUE ATRAVÉS DO "CAFÉ SEM DENGUE" NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ. 2015. (Congresso).

CURSO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DAS AÇÕES DE TUBERCULOSE.CURSO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DAS AÇÕES DE TUBERCULOSE. 2015. (Seminário).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. ASPECTOS EPIDEMIOLÒGICOS DA CO-INFECÇÃO TUBERCULOSE E VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMAA EM MARACANAÚ. 2014. (Congresso).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. JOGO EDUCATIVO PARA PREVENÇÃO DA HANSENÍASE: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. 2014. (Congresso).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. PRINCIPAIS UNIDADES NOTIFICADORAS DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ. 2014. (Congresso).

IX CONGRESSO CEARENSE DE PEDIATRIA. ASPECTOS EPIDEMIOLÒGICOS DA HANSENÍASE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ. 2014. (Congresso).

ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES DE TUBERCULOSE. 2013. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sueli Fernandes Carneiro Marinho Ferreira

FERREIRA, S. F. C. M.. PORTIFÍLIO: INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA) - FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Dafne Paiva Rodrigues

RODRIGUES, D. P.. Determinantes do Aleitamento Materno Exclusivo. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Ceará.

Emanuella Silva Joventino

CARVALHO, R. E. F. L.;Silva Joventino, Emanuella; VASCONCELOS, M. G. F.; CHAVES, E. M. C.. Criação e validação de tecnologia educativa para adolescentes sobre arboviroses. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual do Ceará.

Mardênia Gomes Ferreira Vasconcelos

CARVALHO, R. E. F. L.; JOVENTINO, E. S.;VASCONCELOS, Mardenia Gomes Ferreira; CHAVES, E. M. C.. Criança e validação de tecnologia educativa para adolescentes sobre arboviroses. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual do Ceará.

Shérida Karanini Paz de Oliveira

CARVALHO, R. E. F. L.; GOMES, I. L. V.; CHAVES, E. M. C.;OLIVEIRA, SHÉRIDA KARANINI PAZ DE. Construção validação de tecnologia educativa para adolescentes sobre arbovirose. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual do Ceará.

Fabiane do Amaral Gubert

Ferreira S.F.C.M.; CAMURCA, V. V.;GUBERT, Fabiane do Amaral. Portfólio: instrumento de sensibilização para profissionais da estratégia saúde da família. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará.

Ilvana Lima Verde Gomes

CARVALHO, R. E. F. L.;GOMES, I. L. V.; CHAVES, Edna Maria Camelo; OLIVEIRA, S. K. P.. Construção e validação de tecnologia educativa para adolescentes sobre arbovirose. 2019. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança) - Universidade Estadual do Ceará.

Maria Célia de Freitas

GUEDE, Maria Vilani Cavalcante;FREITAS, Maria Célia de; GUERRA, Edna Maria Dantas. Adesão do hipertenso à terapeutica não-medicamentosa. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em Cardiologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Maria Vilani Cavalcante Guedes

GUEDES, M. V. C.FREITAS, Maria Célia de; GUERRA, Edna Maria Dantas. Adesão do hipertenso à terapêutica não-medicamentosa. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Cardiovascular) - Universidade Estadual do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fabiane do Amaral Gubert

Portfólio: instrumento de sensibilização para profissionais da Estratégia de Saúde da Família; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fabiane do Amaral Gubert;

Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA ADOLESCENTES SOBRE ARBOVIROSES; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho;

Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho

Construção e validação de tecnologia educativa para adolescentes sobre arboviroses; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional de Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho;

Maria Vilani Cavalcante Guedes

Adesão do hipertenso à terapêutica não medicamentosa; 2003; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Cardiovascular) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Vilaní Cavalcante Guedes;

Maria Vilani Cavalcante Guedes

Determinantes do aleitamento materno exclusivo; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Vilaní Cavalcante Guedes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, CARMEM RITA SAMPAIO DE ; FEITOSA, MARIANA CAMPOS DA ROCHA ; PINHEIRO, ANA BEATRIZ FERREIRA ; CAVALCANTE, KELLYN KESSIENE DE SOUSA . Aspectos epidemiológicos da hanseníase em um município nordestino do Brasil. REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE) , v. 32, p. 1-10, 2019.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2001 - 2002

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutora / Supervisora do Curso PROFAE, Carga horária: 20

2001 - 2003

Secretaria Municipal de Saúde de Brejo santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Programa Saúde da Família, Carga horária: 40

2010 - 2019

Secretaria Municipal de Saúde de Maracanaú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerência da Vigilância Epidemiológica, Carga horária: 40

2003 - 2010

Secretaria Municipal de Saúde de Maracanaú

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira do Programa Saúde da Família, Carga horária: 40

2004 - 2004

Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântar

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA ASSISTENCIAL

2010 - 2010

Centro Universitário Fametro, Unifametro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: preceptoria em campo de estágio, Carga horária: 20

2010 - 2012

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptoria PET - Saúde, Carga horária: 20

2017 - 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Plantonista, Carga horária: 30

2019 - Atual

Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PRECEPTORIA, Carga horária: 40