Talles Luiz de Faria e Sales

Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Graduação em Filosofia - Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG e professor de Filosofia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estudos Literários

2015 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Mundos coagulados: uma leitura de A menina morta e de Pedro Páramo,
Graciela Inés Ravetti de Gómez. Palavras-chave: Onírico; América Latina; Teoria da Literatura; Literatura Comparada.

Mestrado em Estudos Literários

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: As voltas do círculo mágico: uma leitura de "Fronteira", de Cornélio Penna,Ano de Obtenção: 2014
Myriam Corrêa de Araújo Ávila.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Graduação em Filosofia

2008 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O diário de escritor nos acervos
Orientador: Myriam Corrêa de Araújo Ávila
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Formação continuada: IV Feira de Ciências de Sinop - MT. (Carga horária: 20h). , Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, CEFAPRO, Brasil.

2010 - 2010

Minicurso de Literatura Afro-brasileira. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Fundamentos de Literatura Grega II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Grego Clássico I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FARIA, T. L. . I Feira de Ciência e Cultura do IFMT Campus Avançado Sinop. 2016. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV WORKIF: Workshop de Pesquisa, Ensino e Inovação do IFMT. 2016. (Outra).

IV Colóquio Mulheres em Letras. 2012. (Outra).

Jornada Crime e Literatura. 2012. (Outra).

XII Semana de Letras da UFOP - Pluralidade da Memória: leitura, tradução e práticas discursivas. 2012. (Outra).

IV Jornada Guimarães Rosa. 2011. (Outra).

IV Seminário de Pesquisas em Literatura Brasileira - Leituras do Romance Brasileiro. 2011. (Seminário).

Simpósio Internacional Marcas da Violência na Literatura. 2011. (Simpósio).

III Colóquio do NEIA. 2010. (Outra).

Jornadas Michel Foucault. 2010. (Outra).

II Simpósio Internacional de Estudos Antigos. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Myriam Correa de Araujo Avila

AVILA, M. C. A.; RODRIGUES, A. L.; SOARES, Claudia C.. As voltas do círculo mágico: uma leitura de Fronteira, de Cornélio Penna. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

CLÁUDIA CAMPOS SOARES

ÁVILA, Myriam C. de A,; RODRIGUES, André Luis;SOARES, Claudia Campos; MACIEL, Emílio C. R.. As voltas do círculo mágico: Uma leitura de "Fronteira", de Cornélio Penna. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Myriam Correa de Araujo Avila

O diário de escritor nos acervos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Myriam Correa de Araujo Avila;

Graciela Inés Ravetti de Gómez

Cornelio Penna: Fronteira e A Menina morta; Início: 2015; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FARIA, T. L. . O estádio estético e o seu lugar na teoria kierkegaardiana dos Stadier. Filogênese (Marília) , v. 5, p. 106-120, 2012.

  • FARIA, T. L. . Aspectos filosóficos de 'Campo geral' a 'Mutum', de Sandra Kogut. Pense, Revista Mineira de Filosofia e Cultura , v. 3, p. 29-33, 2012.

  • FARIA, T. L. . O romance fronteiriço de Cornélio Penna: a ficção do manuscrito. In: XII Semana de Letras da UFOP, 2012, Mariana. Pluralidade da Memória: literatura, tradução e práticas discursivas, 2012. p. 60-60.

  • FARIA, T. L. . Eduardo Frieiro: as querelas de um "rabugento cético". In: VI Seminário de Literatura Brasileira - Minas e o Modernismo, 2012, Montes Claros - MG. VI Seminário de Literatura Brasileira - Minas e o Modernismo: memórias, subjetividades e ruínas. Montes Claros - MG: Grupo de Pesquisas em Estudos Literários da UNIMONTES, 2012. v. único. p. 50-50.

  • FARIA, T. L. . Kierkegaard e Cornélio Penna: a transgressão do interdito. In: IX Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG, 2011, Belo Horizonte. IX Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG. Belo Horizonte: PET Filosofia UFMG, 2011. v. único.

  • FARIA, T. L. . O estádio estético e o seu lugar na teoria kierkegaardiana dos Stadier. In: 6º Encontro de Pesquisa na Graduação de Filosofia da Unesp, 2011, Marília. Caderno de Resumos: 6º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unesp, 2011. p. 46-47.

  • FARIA, T. L. . Eduardo Frieiro: as querelas de um "rabugento cético". 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, T. L. . O romance fronteiriço de Cornélio Penna: a ficção do manuscrito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, T. L. . O estádio estético e o seu lugar na teoria kierkegaardiana dos Stadier. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, T. L. . Kierkegaard e Cornélio Penna: a transgressão do interdito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARIA, T. L. . Diário e indeterminação em "Fronteira", de Cornélio Penna. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Jogo didático e ensino de Filosofia, Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de jogo didático como complemento de ensino do componente curricular de Filosofia, no âmibito de Nível Médio, pautado na interação entre os conteúdos tradicionais norteadores do disposto pelo Currículo Básico Comum e a dimensão lúdica integradora da vivência dos discentes, de modo a flexibilizar o teor abstrato da reflexão filosófica em função da prática interativa mediante tais conteúdos. Para tanto, se procederá à criação de jogo didático inspirado na história da Filosofia, por meio de leitura e seleção de autores e textos canônicos constituintes do currículo básico do referido componente curricular. A seleção de autores terá como critério a reiteração de sua presença ao longo da tradição filosófica, servindo aqui como parâmetro sua inserção nos principais livros didáticos nacionais. A pretensão do projeto é a de buscar maior integração e significado por parte dos discentes com relação ao processo de ensino-aprendizagem referente aos conteúdos trabalhados em sala de aula, de modo a constituir prática didática dialógica com a vivência lúdica dos discentes, contribuindo para sua formação, não apenas no âmbito da apreensão dos conteúdos e conceitos filosóficos, mas também como complemento de práticas de integração social e de formação artística geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talles Luiz de Faria e Sales - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Recolhendo as cinzas: metas e meandros do diário do escritor, Descrição: O projeto pretende chegar a um levantamento o mais completo possível de diários de escritores modernos brasileiros. A partir daí, espera-se que o estudo detalhado desses escritos forneçam dados interessantes sobre a sociabilidade literária praticada no país, a maior ou menor dependência de modelos externos (até nos casos em que se escreve contra uma determinada tradição) e a própria auto-compreensão de si como escritor. Na tentativa de evitar um estudo meramente classificatório, propõe-se aqui rastrear os sintomas da nova sensibilidade nos diários a partir de um conceito-chave que permita distinguir o olhar da tradição e o da modernidade. Os resultados obtidos na pesquisa que se encerra este ano levam-me a colocar o deslocamento como conceito-chave para o exame da escrita diarística. Acionando de imediato o topos da viagem, em todo seu espectro metafórico, sem esquecer sua dimensão literal, também decisiva para o desenvolvimento do gênero, o deslocamento será entendido aqui como transitando entre duas acepções conflitantes: a de direcionamento a uma meta e a de desvio de rota. Em que medida, e com que ancoragem na imagem ideal do escritor moderno, a meta do diário de escritor brasileiro foi perseguida e atingida, é o que se pretende constatar com este projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Talles Luiz de Faria e Sales - Integrante / Myriam Corrêa de Araújo Ávila - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Mato Grosso, Reitoria. , Avenida Senador Filinto Müller, 953, Duque de Caxias II, 78043400 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 99520013

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica - CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica - CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2015

    Secretaria de Estado de Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor de Filosofia na Escola Estadual Santos Dumont.

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ética e responsabilidade social

    • 02/2016

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia