Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal

Possui graduação em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário CESMAC (2010). Graduada no curso de Letras (Habilitação Inglês) na Universidade Federal de Alagoas. Foi instrutora do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus PROEST/PROEX por 2 anos e professora do Núcleo de Línguas da UFAL - NucLI UFAL. Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (2019).

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras e Lingüística

2017 - 2019

Universidade Federal de Alagoas
Título: Escrita em língua inglesa por meio da gamificação em uma plataforma virtual,Ano de Obtenção: 2019
Sérgio Ifa.Palavras-chave: gamificação; escrita; língua inglesa; Letramento Crítico; Autoetnografia.

Graduação em Letras - Inglês

2011 - 2017

Universidade Federal de Alagoas
Título: Gamificação para aprendizagem colaborativa significativa de língua inglesa no programa Idiomas sem Fronteiras
Orientador: Sérgio Ifa

Graduação em Análise de Sistemas

2007 - 2010

Centro Universitário CESMAC
Título: Engenharia Semiótica aplicada na análise das Interações Humano-Computador: O estudo do editor de imagens GIMP
Orientador: Angela Lima Peres

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2013

Japonês - Básico. , Instituto Brasileiro de Línguas, IBL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa - IV SEFELI.Regras, recompensas e narrativas: experiências e reflexões sobre o uso da gamificação para o ensino de língua inglesa no IFAL Maragogi. 2019. (Seminário).

IV Colóquio em Letras e Linguística do IFAL - IV COLLIN.Experiências com gamificação e letramento crítico no ensino de língua inglesa. 2018. (Outra).

IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (SEFELI).GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO PROGRAMA ISF: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2018. (Seminário).

III COLL - III Colóquio em Linguística e Literatura.Colaboração e motivação na aprendizagem de língua inglesa sob uma perspectiva gamificada significativa. 2017. (Outra).

III Colóquio em Letras e Linguística do IFAL (COLLIN). O Uso das TIC como uma nova visão sobre o ensino de línguas. 2017. (Congresso).

I InterNuci/NE.NucLi-UFAL: Actions, reflections and outcomes. 2017. (Encontro).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). Experimentando o inglês na UFAL: propostas e atividades para falar inglês nos cursos do ISF. 2016. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). Gamificação no Idiomas Sem Fronteiras: propostas e atividades na sala de aula do Núcleo de Línguas UFAL. 2016. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). Inglês na UFAL para internacionalização: novas propostas pedagógicas no Nucli e CCC. 2015. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite). Inglês e internacionalização na UFAL: desafios e propostas. 2015. (Congresso).

III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (SEFELI).Ensino da Língua Inglesa gamificado: descobertas e desafios nas aulas do Núcleo de Línguas - UFAL. 2015. (Seminário).

I simpósio de glotopolítica e integração regional.Motivando alunos e professores com aulas gamificadas no Núcleo de Línguas UFAL. 2015. (Outra).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite).Experienciando o inglês na UFAL. 2014. (Oficina).

I Encontro Nacional de Representantes do Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Encontro).

IV Congresso internacional ABRAPUI. Discussões críticas em sala de aula de língua inglesa e o constante combate contra a ansiedade. 2014. (Congresso).

Jornada Acadêmica da Faculdade de Letras.Análises de Identidades dos Alunos e de Professores em aulas de inglês do projeto Casas de Cultura no Campus. 2013. (Seminário).

Jornada Acadêmica da FALE.Análises de identidades dos alunos e de professores em aulas de inglês no projeto Casas de Cultura no Campus (Mesa Redonda). 2013. (Seminário).

I Seminário de Extensão: Ação em Foco.Projeto Casas de Cultura no Campus: A construção de identidades dos alunos de língua inglesa (Mesa Redonda). 2011. (Seminário).

Jornada de Estudos em Inglês. 2011. (Simpósio).

2º Ciclo de Palestras Análise de Sistemas. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Karina de Oliveira Nascimento

IFA, S.; LIMA, R. N.; MATIAS, M. V.;NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira. Escrita em língua inglesa por meio da gamificação em uma plataforma virtual. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Ana Karina de Oliveira Nascimento

NASCIMENTO, Ana Karina de Oliveira; STELLA, P. R.; IFA, S.. ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO EM UMA PLATAFORMA VIRTUAL. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Flavia Colen Meniconi

Sérgio Ifa; Tibana, Adriana;MENICONI, Flávia Colen. Gamificação para aprendizagem colaborativa significativa de língua inglesa no Programa de Idiomas sem Fronteiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Alagoas.

Sergio Ifa

IFA, S.; STELLA, P. R.; NASCIMENTO, A. K. O.. Escrita em língua inglesa por meio da gamificação em uma plataforma virtual. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Sergio Ifa

IFA, S.; MATIAS, M. V.; LIMA, R. N.; NASCIMENTO, A. K. O.. Escrita em língua inglesa por meio da gamificação em uma plataforma virtual. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal de Alagoas.

Sergio Ifa

IFA, S.; TIBANA, A. L. L.; MENICONI, F. C.. Gamificação para aprendizagem colaborativa significativa de língua inglesa no Programa Idiomas sem Fronteiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Alagoas.

Adriana Lopes Lisboa Tibana

Ifa, S.;Tibana, A. L. L.; Meniconi, F. C.. Gamificação para aprendizagem colaborativa significativa de língua inglesa no Programa Idioma sem Fronteiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Alagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sergio Ifa

Escrita em língua inglesa por meio da gamificação em uma plataforma virtual; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Sergio Ifa;

Sergio Ifa

Gamificação para aprendizagem colaborativa significativa de língua inglesa no Programa Idiomas sem Fronteiras; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sergio Ifa;

Sergio Ifa

Projeto de Extensão Casas de Cultura no Campus e Formação de Professores de língua inglesa; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Pro-Reitoria Estudantil da UFAL; Orientador: Sergio Ifa;

Sergio Ifa

Projeto de Extensão Casas de Cultura no Campus - língua inglesa; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Alagoas, Pro-Reitoria Estudantil da UFAL; Orientador: Sergio Ifa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PORTUGAL, R. C. C. M. ; CHAN, T. . O Mar. In: Tanko Chan. (Org.). Boy's Love em quadrinhos. 1ed.São Paulo: Editora Draco, 2015, v. 1, p. 5-24.

  • PORTUGAL, R. C. C. M. ; PORTUGAL, R. C. C. M. . GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO PROGRAMA ISF: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. In: IV Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa - IV SEFELI, 2018, Sergipe. Caderno de Resumos, 2018.

  • PORTUGAL, R. C. C. M. . Inglês na UFAL para internacionalização: novas propostas pedagógicas no Nucli e CCC. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), 2015, Maceió. Caderno de Resumos e Programação, 2015.

  • PORTUGAL, R. C. C. M. . Inglês e internacionalização na UFAL: desafios e propostas. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), 2015, Maceió. Caderno de Resumos e Programação, 2015.

  • PORTUGAL, R. C. C. M. . Experienciando o inglês na UFAL. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, 2014, Maceió. Caderno de Resumos e programação, 2014.

  • PORTUGAL, R. C. C. M. . Discussões críticas em sala de aula de língua inglesa e o constante combate contra a ansiedade. In: IV Congresso Internacional ABRAPUI, 2014, Maceió. Congresso Internacional da Abrapui - Caderno de Resumos, 2014.

  • PORTUGAL, R. C. C. M. . Projeto Casas de Cultura no Campus: A construção de identidades dos alunos de língua inglesa (Mesa Redonda). In: I seminário de Extensão: ação em foco, 2011, Maceió. Caderno de resumos e programação, 2011.

  • PORTUGAL, R. C. C. M. ; LACERDA, L. M. T. ; SILVA, R. P. B. ; TIBANA, A. ; IFA, S. ; SANTOS, B. M. ; CARVALHO, N. ; TELLES, F. . Inglês na UFAL para internacionalização: novas propostas pedagógicas no Nucli e CCC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PORTUGAL, R. C. C. M. ; LACERDA, L. M. T. ; SILVA, R. P. B. ; IFA, S. ; SILVA, J. F. ; TIBANA, A. ; CARVALHO, N. ; TELLES, F. ; SANTOS, B. M. . Inglês e internacionalização na Ufal: desafios e propostas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PORTUGAL, R. C. C. M. ; LACERDA, L. M. T. . Motivando alunos e professores com aulas gamificadas no Núcleo de Línguas UFAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PORTUGAL, R. C. C. M. . Ensino da Língua Inglesa gamificado: descobertas e desafios nas aulas do Núcleo de Línguas - UFAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PORTUGAL, R. C. C. M. ; IFA, S. ; SANTOS, B. M. ; LACERDA, L. M. T. ; SILVA, R. P. B. ; TIBANA, A. . Vencendo fronteiras com o inglês da Ufal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PORTUGAL, R. C. C. M. ; SILVA, R. P. B. ; LACERDA, L. M. T. ; SANTOS, B. M. ; IFA, S. . Experienciando o Inglês na UFAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PORTUGAL, R. C. C. M. . Discussões críticas em sala de aula de língua inglesa e o constante combate contra a ansiedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PORTUGAL, R. C. C. M. . Concurso Ateísmo: Marca da Fantasia. 2014. (Blog).

PORTUGAL, R. C. C. M. . É Yaoi ou BL?. 2014. (Blog).

PORTUGAL, R. C. C. M. ; MERGULHAO, S. . Artista, não desenhista!. 2014. (Blog).

CHAN, T. ; PORTUGAL, R. C. C. M. . O Mar. 2015. Desenho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    (Re)Construindo sentidos na formação continuada de professores de línguas adicionais em Alagoas: letramentos, agência e cidadania, Descrição: Sem dúvida vivemos neste mundo globalizado, complexo, confuso, rápido em que se proliferam uma multiplicidade de artefatos culturais: desde aparelhos eletrônicos, canais de tv a cabo, celulares até ideias, percepções de como concebemos o mundo, a educação, a política, a importância das línguas adicionais etc. No entanto, neste mesmo mundo, quando nos referimos à sala de aula ou à formação de professores, parece que vivemos em um mundo cuja lógica é a da certeza da forma ?correta? de ensino via livro didático e/ou pelas metodologias que oferecem receitas para o sucesso, revelando uma visão estruturada e linear do ensino e da aprendizagem. Convivendo nesses dois mundos, aparentemente opostos, o que podemos fazer na sala de aula ao ensinar uma língua adicional (inglês, espanhol, português)? Além do conflito vivenciado e revelado por parte dos professores entre o que fazer, o que são e como ensinar de forma mais interessante, há, no contexto em que atuo, em Alagoas, dados estarrecedores quando verificamos os índices de evasão de alunos do ensino básico e os números de analfabetos da população alagoana. São, infelizmente, grandes, desanimadores, preocupantes e, acima de tudo, inaceitáveis. Como educador e formador de futuros professores, minha indignação aumenta pois o ensino em todos os níveis requer atenção e ação dos órgãos públicos responsáveis bem como dos profissionais envolvidos e comprometidos para erradicar ou minimizar a situação caótica em que se encontra a educação de línguas no estado, a saber: falta de professores na rede estadual, carga horária mínima de 1 hora semanal no ensino médio, absenteísmo por parte dos professores, descrença na aprendizagem da língua adicional ou na validade de se aprendê-la tanto por parte dos alunos como de alguns professores, dentre outras crenças fortemente atreladas ao senso comum, contribuindo, portanto, para que a situação permaneça como está, para dizer o mínimo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (4) . , Integrantes: Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal - Integrante / Sérgio Ifa - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Um sistema tutor Inteligente para auxílio no ensino-aprendizagem de algoritmos, Descrição: O objetivo geral deste projeto é propor uma alternativa para a metodologia do ensino de algoritmos através do desenvolvimento de uma ferramenta aos moldes de um Sistema Tutor Inteligente que auxilie o processo de ensino-aprendizagem. (Atuação no projeto como voluntária). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal - Integrante / Alexandre Paes dos Santos - Coordenador / Irineu Maurício Vanderlei Tenório Filho - Integrante / Romine Rocha Gois Cavalcante - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2016

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora/Instrutora de Língua inglesa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Idiomas sem Fronteiras - ISF Inglês

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora/Instrutora de Língua inglesa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de Extensão Casas de Cultura no Campus

  • 2009 - 2010

    Centro Universitário CESMAC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador voluntário

  • 2017 - Atual

    INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Campus Maragogi

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do ens. básico, tecn., tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.