Guilherme Felipe Lenz

Tecnólogo em Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), Campus Toledo. Mestre em Processos Químicos e Biotecnológicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017), Campus Toledo. Especialista MBA em Gestão Ambiental (2016). Atualmente é Técnico de Laboratório - Área Química, na Universidade Federal do Paraná Setor Palotina. Técnico responsável pelo laboratório de Análise Instrumental e Controle de Qualidade, onde trabalha com as técnicas de cromatografia a líquido de alta eficiência (HPLC), cromatografia em fase gasosa (CG) e espectrometria de emissão óptica por plasma acoplado indutivamente (ICP-OES). Possui experiência na elaboração de métodos de equivalência farmacêutica, validação de metodologias analíticas (métodos cromatográficos e espectrométricos), análises físico-químicas em variadas matrizes e tratamento de água. Atualmente, tem atuado na produção e caracterização de vidros borofosfato dopados com diferentes metais de transição, que atuam como substratos ativos para a obtenção de nanopartículas metálicas auto-suportadas e a aplicação destes materiais em catálise.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos

2015 - 2017

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Substratos vítreos ativos baseados em vidros borofosfato para o crescimento de nanopartículas de metais de transição,Ano de Obtenção: 2017
Ricardo Schneider.Coorientador: Rodrigo Sequinel.

Especialização em MBA em Gestão Ambiental

2014 - 2015

Universidade Norte do Parana
Título: Proposta para o gerenciamento de resíduos químicos em Instituições de Ensino e Pesquisa

Graduação em Tecnologia de Processos Químicos

2009 - 2012

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Estudo da eficiência de polímero natural obtido do cacto Mandacaru (Cereus jamacaru) como auxiliar de floculação no tratamento de água
Orientador: Ricardo Fiori Zara

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2015

Formação de Tutores para EaD. (Carga horária: 180h). , Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância - UFPR, CIPEAD - UFPR, Brasil.

2014 - 2015

Mobilidade Técnica - Capacitação em serviço. (Carga horária: 72h). , Instituto de Tecnologia do Paraná, TECPAR, Brasil.

2014 - 2014

Análise Instrumental - HPLC. (Carga horária: 20h). , Prati-Donaduzzi, PRATI-DONADUZZI, Brasil.

2012 - 2012

Aplicações e Introdução a UPLC-MS/MS. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2011 - 2011

Antioxidantes em alimentos. (Carga horária: 5h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Cromatografia. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo, UTFPR, Brasil.

2010 - 2010

Análise Térmica. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo, UTFPR, Brasil.

2006 - 2006

Monitoramento Biológico da Água de Rios. , FIOCRUZ / ITAIPU Binacional, FIOCRUZ / ITAIPU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio Paranaense de Hidrogênio (SIMPHI).Desenvolvimento de método analítico por CLAE-DAD para identificação de AOVs em biorreatores de produção de hidrogênio. 2017. (Simpósio).

5th Meeting on Self-assembly in Solutions and at Interfaces - AutoOrg 2016.Nanoestruturas baseadas em Ni obtidas pelo processo bottom-up em vidros: oxidação do álcool benzílico. 2016. (Encontro).

III Encontro de Ciência e Tecnologias Químicas.Tratamento de resíduos de permanganato de potássio usando decomposição com peróxido de hidrogênio. 2012. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Química Ambiental.Proposta para o tratamento de resíduos em Universidades multi câmpus. 2012. (Encontro).

XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Perspectivas da aplicação de polímero obtido do cacto Mandacaru (Cereus jamacaru) como floculante no tratamento de água. 2012. (Seminário).

4 Encontro Nacional de Tecnologias Químicas.Desenvolvimento de polieletrólito natural a partir do cacto Mandacaru (Cereus jamacaru) para tratamento de água. 2011. (Simpósio).

I Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis.Estudo da eficiência de polímero natural extraído do cacto Mandacaru (Cereus jamacaru) como auxiliar de coagulação e floculação no tratamento de água. 2011. (Simpósio).

Expo UT.. 2010. (Encontro).

I Encontro de Ciência e Tecnologias Químicas: XVI Semana Acadêmica de Química e II Semana Acadêmica de Tecnologia em Processos Químicos.. 2010. (Encontro).

EXPO UT. II Jornada Acadêmica de Tecnologia em Processos Químicos. 2009. (Encontro).

III Encontro Cultivando Água Boa. Pactos Pela Vida Sustentável.. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cláudia Regina Pazini

Pazini, C. R.; AGUIAR, C. M.; LOBO, V.S.;LENZ, GUILHERME F.. Adequabilidade de método analítico para identificação e doseamento de Aciclovir 50 mg/g Creme Dermatológico. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Instrumental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo.

Aluno: Juliana Rocha Ribeiro

RIBEIRO, J. R.; SCHNEIDER, R.; BINI, RAFAEL A.;LENZ, GUILHERME F.. Avaliação da estabilidade de soluções padrões de amoxicilina e clavulanato de potássio utilizados na rotina do controle de qualidade. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Instrumental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo.

Aluno: Márcia Nunes da Silva

SILVA, M. N.; FIAMETTI, K.; VELEZ, A.;LENZ, GUILHERME F.. Validação de método de teste de dissolução de cápsulas de tramadol por HPLC. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Instrumental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Michelle Maria Detoni Zanette

DETONI, M. M.; ZARA, R. F.. Estudo da eficiência de polímero natural obtido do cacto mandacaru (Cereus jamacaru) como auxiliar de floculação no tratamento de água.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Helton José Alves

SCHNEIDER, R.; SEQUINEL, R.; BINI, R. A.;Alves, H.J.; CAMPOS, E. A.. Substratos vítreos ativos baseados em vidros borofosfato para o crescimento de nanopartículas de metais de transição. 2017. Dissertação (Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Isac George Rosset

ROSSET, I. G.; SCHNEIDER, R.; SEQUINEL, R.. Desenvolvimento, caracterização e aplicação de vidro borofosfato como substrato vítreo ativo para nanopartículas de cobre, prata e níquel-cobalto. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Karina Graziella Fiametti Colombo

FIAMETTI, K. G.; GONCALVES, G. C.. Estudo de eficiência de polímero natural obtido do cacto mandacaru (Cereus jamacaru) como auxiliar de floculação no tratamento de água. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Joseane Debora Peruço Theodoro

THEODORO PERUÇO J. D.. Polímero Natural Obtido Do Cacto Mandacaru (Cereus Jamacaru) Como Auxiliar De Coagulação E Floculação No Tratamento De Água. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Letícia Cristina Fiebig

Aspectos históricos e técnicos da aplicação das técnicas de espectrometria atômica na análise de impurezas inorgânicas elementares em insumos e produtos da indústria farmacêutica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Instrumental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo; Orientador: Guilherme Felipe Lenz;

Édina Liara Schons

Validação de método analítico para impurezas elementares em comprimido revestido de riluzol 50 mg; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análise Instrumental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo; Orientador: Guilherme Felipe Lenz;

Ivan Luis Albrecht

HIDROXILAÇÃO HETEROGÊNEA DO FENOL POR MEIO DE NANOPARTÍCULAS CATALÍTICAS DE COBRE AUTO-SUPORTADAS EM VIDROS BOROFOSFATO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia de Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Guilherme Felipe Lenz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvana Fernandes Montanher

Estágio Curricular Obrigatório; 2012; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Silvana Fernandes Montanher;

Ricardo Schneider

Síntese de nanopartículas de metais de transição através do processo bottom-up para catálise; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Orientador: Ricardo Schneider;

Rodrigo Sequinel

Desenvolvimento, caracterização e aplicações de vidro borofosfato como substratro vítreo ativo para nanopartículas de cobre, níquel e prata; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná,; Coorientador: Rodrigo Sequinel;

Joseane Debora Peruço Theodoro

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE POLÍMERO NATURAL OBTIDO DO CACTO MANDACARU (Cereus jamacaru) COMO AUXILIAR DE COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUA; 2012; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Joseane Debora Peruço Theodoro;

Joseane Debora Peruço Theodoro

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE POLÍMERO NATURAL OBTIDO DO CACTO MANDACARU; 2011; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Joseane Debora Peruço Theodoro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LENZ, GUILHERME FELIPE ; SCHNEIDER, RODRIGO ; ROSSI DE AGUIAR, KELEN M. F. ; BINI, RAFAEL A. ; CHAKER, JULIANO ALEXANDRE ; HAMMER, PETER ; BOTTESELLE, GIANCARLO V. ; FELIX, JORLANDIO F. ; SCHNEIDER, RICARDO . Self-supported nickel nanoparticles on germanophosphate glasses: synthesis and applications in catalysis. RSC Advances , v. 9, p. 17157-17164, 2019.

  • BELUSSO, LAÍSA C.S. ; LENZ, GUILHERME F. ; FIORINI, EVANDIR E. ; PEREIRA, ANDERSON J. ; SEQUINEL, RODRIGO ; BINI, RAFAEL A. ; FELIX, JORLANDIO F. ; SCHNEIDER, RICARDO . Synthesis of Silver Nanoparticles from bottom up approach on Borophosphate Glass and their applications as SERS, Antibacterial and glass-based Catalyst. APPLIED SURFACE SCIENCE , v. 473, p. 303-312, 2018.

  • LENZ, GUILHERME F. ; BINI, RAFAEL A. ; BUENO, THIAGO P. ; DE OLIVEIRA, RODRIGO J. ; FELIX, JORLANDIO F. ; SCHNEIDER, RICARDO . Self-supported copper (Cu) and Cu-based nanoparticle growth by bottom-up process onto borophosphate glasses. Journal of Materials Science , v. 01, p. 01, 2017.

  • PEREIRA, A. J. ; GOMES, J. P. ; LENZ, G. F. ; SCHNEIDER, R. ; CHACKER, J. A. ; SOUZA, P. E. N. ; FELIX, J. F. . Facile Shape-Controlled Fabrication of Copper Nanostructures on Borophosphate Glasses: Synthesis, Characterization, and Their Highly Sensitive Surface-Enhanced Raman Scattering (SERS) Properties. Journal of Physical Chemistry C , p. 12265?12272, 2016.

  • LENZ, G. F. ; PERUÇO, J. D. T. ; ZARA, R.F. ; BERGAMASCO, R. . Coagulants and Natural Polymers: Perspectives for the Treatment of Water. Plastic and Polymer Technology , v. 2, p. 55-62, 2013.

  • LENZ, G. F. ; ZARA, R.F. ; THOMAZINI, M.H. . Estudo da eficiência de polímero natural obtido do cacto Mandacaru (Cereus jamacaru) como auxiliar nos processos de coagulação e floculação no tratamento de água. REVISTA DE ESTUDOS AMBIENTAIS (ONLINE) , v. 14, p. 75-83, 2012.

  • THOMAZINI, M.H. ; LENZ, G. F. ; ZARA, R.F. . Oxidação Lipídica e Utilização de Resíduos como Fonte de Antioxidantes Naturais. Revista de Química Industrial , v. 735, p. 19-24, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LENZ, G. F. ; DAVIS, R. . Manual do Usuário dos Laboratórios de Química e Processos Químicos da UTFPR - Câmpus Toledo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

LENZ, G. F. ; NASCIMENTO, C. T. . MANIPULAÇÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ? CÂMPUS TOLEDO. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Desenvolvimento de polieletrólito natural a partir do cacto Mandacaru (Cereus jamacaru) para tratamento de água, Descrição: Desenvolvimento de polímero natural e baixo custo, obtido do cacto Mandacaru (Cereus jamacaru), como auxiliar de coagulação e floculação no tratamento de água, e estudo da eficiência do mesmo em termos de remoção de turbidez da água bruta e influência sobre parâmetros físico-químicos da água.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Felipe Lenz - Integrante / Ricardo Fiori Zara - Coordenador., Financiador(es): Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Agente das Águas, Descrição: Biomonitoramento da qualidade da água dos rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3, de modo específico sobre a Microbacia do Rio Toledo, município de Toledo, PR. Monitoramento da qualidade da água de rios através de análises Biológicas de macroinvertebrados, Físico-Química, Microbiológica e Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Felipe Lenz - Integrante / Daniel Forsin Buss - Coordenador / Juliana Silva de Oliveira - Integrante., Financiador(es): ITAIPU BINACIONAL - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina. , Rua Pioneiro, 2153, Jardim Dallas, 85950000 - Palotina, PR - Brasil, Telefone: (44) 32111344

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório - Área Química, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnico de Laboratório - Área Química na Universidade Federal do Paraná Setor Palotina. Técnico responsável pelo laboratório de Análise Instrumental e Controle de Qualidade. Trabalha com as técnicas de cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia à gás e espectrometria de emissão ótica por plasma acoplado indutivamente.

2013 - 2014

Prati-Donaduzzi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de PD&I - Analítico, Carga horária: 44

Outras informações:
Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - Área Analítica - Célula de Desenvolvimento Analítico. Desenvolvimento de metodologias analíticas de dissolução de formas farmacêuticas orais e solubilidade de fármacos, quantificação de fármacos através de espectrofotometria no ultravioleta-visível, elaboração de relatórios de desenvolvimento de metodologias, validação de metodologias analíticas de dissolução com quantificação por espectrofotometria UV-VIS e HPLC-UPLC, acompanhamento de análises de dissolução, interpretação e liberação de resultados de análises. Análises espectroscópicas e cromatográficas.

2013 - 2013

Prati-Donaduzzi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de P&D - Analítico, Carga horária: 44

Outras informações:
Analista de Pesquisa e Desenvolvimento - Área Analítico - Dissolução/PD 3 Turno - acompanhamento e supervisão de análises, resultados analíticos.

2012 - 2012

Prati-Donaduzzi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório, Carga horária: 44

Outras informações:
Auxiliar de laboratório - Pesquisa e Desenvolvimento Analítico - Dissolução.

2018 - 2018

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Especialização

Outras informações:
Ministrou disciplina de Espectrometria Atômica do curso de Especialização Latu Senso em Análise Instrumental.

2012 - 2012

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 15

2011 - 2012

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista PIBITI voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2011 - 2011

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 15

Outras informações:
Monitoria de Química Geral e Experimental e Química Inorgânica

Atividades

  • 10/2011 - 05/2012

    Estágios , Campus Toledo, .,Estágio realizado, Laboratórios de Química e Processos Químicos, do Curso de Graduação em Tecnologia em Processos Químicos.

2006 - 2007

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário