Rodrigo Gusmão de Lima
Qualificações:
Formado em administração pela Faculdade Maurício de Nassau/Juvêncio Terra.
Pós graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.
Curso de Inglês básico - YES curso de idiomas.
Curso de Word e Excel avançado.
Experiências profissionais:
Gerente Administrativo - Empresa: Gbom Supermercado.
Supervisor de Telemarketing e Gerente de Relacionamento - Empresa: Hipercred/Cobresp Recuperadora de Créditos e Telemarketing.
Professor no Mundi - Centro de Ensino Técnico. Disciplinas ministradas: empreendedorismo e noções de Administração e Contabilidade
Empreendedor individual de uma escola de cursos profissionalizantes - PROGREDIR CURSOS PROFISSIONALIZANTES - Cursos: assistente administrativo, assistente contábil, logística, planejamento e controle da produção, vendas e atendimento e redação.
Professor na Instituição de ensino PC Data (cursos profissionalizantes). Disciplinas: auxiliar administrativo, marketing e vendas, técnicas de secretariado, contabilidade básica, telemarketing, operador de caixa, turismo, gestão financeira e contábil e segurança no trabalho.
Professor em escolas do município: Escola Municipal Fidelcina Carvalho e Escola Municipal da Cabeceira (professor substituto). Disciplinas lecionadas: matemática, geometria e religião, para turmas do Ensino Fundamental.
Professor no Educandário Pequeno Príncipe. Disciplinas: matemática, geometria e sociologia para alunos do Ensino Fundamental.
Professor no Centro Educacional Gilberto de Assis. Disciplinas: língua portuguesa e língua inglesa para alunos do Ensino Fundamental.
Professor no programa do Governo Federal "Mais educação". Disciplina: técnicas de laboratório.
Monitor de turma na faculdade Maurício de Nassau/Juvêncio Terra. Disciplina: consultoria empresarial.
Professor de reforço para alunos de Administração (Faculdade Maurício de Nassau/Juvêncio Terra e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), além de alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas como Colégio Juvêncio, Paulo VI, Colégio Militar e Colégio Opção.
Professor em uma escola de reforço escolar: Instituição "Salva vidas".
Palestrante na área de administração - palestras ministradas "Como se preparar para uma entrevista de emprego". "Pessoas como diferencial competitivo para as organizações". "Fidelização de clientes".
Escritor de artigos científicos na área de administração, com publicações no site administradores.com
Escritor do blog Tendências da Administração
Informações coletadas do Lattes em 19/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Pós ADM
2014 - 2016
Fundação Getúlio Vargas
Título: Plano de negócios do Setor de Produção da Empresa Orange S/A
Orientador: Letícia Andrade
Graduação em Administração
2010 - 2014
Faculdade Juvêncio Terra
Título: Fatores de Motivação
Orientador: Nadir Blatt
Formação complementar
2014 - 2016
Pós ADM. (Carga horária: 360h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
Grupo Ação Universitária em conjunto com a Cooperativa de Trabalho em Serviços Múltiplos.Fidelização de clientes. 2017. (Seminário).
Outras produções
LIMA, R. G. . Os perigos da Departamentalização. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, R. G. . Seminário de Adminstração: Em tempos de Crise, Crie.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, R. G. . Seminário de Administração: Os desafios da Administração Contemporânea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, R. G. ; LIMA, R. G. . Pessoas como diferencial competitivo para as organizações.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, R. G. . Como se comportar em uma entrevista de emprego. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, R. G. ; GONDIM, P. S. C. ; ASSUNCAO, E. . 'Painel de Talentos Criativos'. 2014. .
LIMA, R. G. ; GONDIM, P. S. C. ; BLATT, N. . 'Oficina Profissionalizante - Elaboração de Projetos para instituições sociais'.. 2014. .
LIMA, R. G. ; GONDIM, P. S. C. ; BLATT, N. . Visitas técnicas às Instituições Sociais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LIMA, R. G. . Importância do Marketing para as organizações. 2014. (Científica).
LIMA, R. G. . Gestão da Cadeia de Suprimentos. 2014. (Científico).
LIMA, R. G. . Treinamento e desenvolvimento de pessoas. 2014. (Científico).
LIMA, R. G. . Comunicação Empresarial. 2014. (Científico).
LIMA, R. G. . Just-in-time. 2014. (Científica).
LIMA, R. G. ; BARRETO FILHO, L. E. P. . Sei Unir Forças para Melhorar. 2013. .
LIMA, R. G. ; NOVA, P. R. J. O. . A Gestão e o Sucesso - o desafio de administrar. 2013. .
LIMA, R. G. . Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental.. 2012. .
LIMA, R. G. . Sustentabilidade no dia-a-dia: orientações para o cidadão.. 2012. .
LIMA, R. G. ; BARRETO FILHO, L. E. P. . GQVE - Gestao da Qualidade: Visão Estratégica. 2012. .
LIMA, R. G. ; SANTOS, M. O. ; MENDES, M. L. C. . Memória do Direito Previdenciário assegurado ao Trabalhador e suas implicações na esfera do Administrativa. 2012. .
LIMA, R. G. . XVI Semana do Administrador. 2012. .
LIMA, R. G. ; SANTOS, M. T. ; MENDES, M. L. C. . 'A Arte da Escrita'.. 2011. .
LIMA, R. G. ; COSTA NETO, A. . IV Feira de Estágio. 2011. .
LIMA, R. G. ; SALGADO, E. S. . Ecologia e Desafios Éticos. 2011. .
LIMA, R. G. ; MENDES, M. L. C. ; SANTOS, M. O. . Projeto Encontro Marcado com a Profissão. 2011. .
LIMA, R. G. ; COSTA NETO, A. . Planejamento de Carreira. 2011. .
LIMA, R. G. ; MENDES, M. L. C. ; SANTOS, M. O. . O empresário e a defesa do Consumidor. 2011. .
LIMA, R. G. ; SANTOS, M. O. ; MENDES, M. L. C. . Projeto conversando com gestrores. 2011. .
LIMA, R. G. ; SANTOS, M. O. ; MENDES, M. L. C. . Projeto conversando com gestores - 2ªedição. 2011. .
LIMA, R. G. . Administração Pública. 2010. .
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2015
Empresa Orange, Descrição: A partir de um jogo de negócios, disputar com várias empresas atuação em um mercado industrial, de modo a garantir a perpetuação da organização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2012 - 2014
Fatores de Motivação - Educandário Pequeno Príncipe, Descrição: Analisar por meio de um projeto de pesquisa os fatores de motivação utilizados pela empresa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Gusmão de Lima - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Cobresp. , Rua I (Urbis VI), Espírito Santo, 45037404 - Vitória da Conquista, BA - Brasil, Telefone: (77) 34230989
Experiência profissional
2017 - Atual
Ippon Veículos LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Administrativo, Carga horária: 44
2017 - 2017
Gbom Supermercado Comércio Alimentício LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Cargo: Gerente Administrativo Atribuições: gerenciar em conjunto com os sócios os diversos setores do negócio, tendo atenção especial com o Financeiro, Compras e Comercial. Cuidar da área de Recursos Humanos, a partir de treinamentos e busca constante pela valorização do colaborador.
2015 - 2016
COBRESPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Telemarketing, Carga horária: 40
Outras informações:
Supervisionar uma equipe com 5 colaboradores, de modo a elaborar processos de trablaho, visando a otimização de tempo para ganhos de eficiência e eficácia. Trata-se de um projeto novo, que requer conhecimentos amplos em planejamento e implementação de estratégias e ações, assim como monitoramento constante dos resultados.
2016 - Atual
MUNDI Centro de Ensino TécnicoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor. Disciplinas ministradas: -empreendedorismo -noções de Administração e Contabilidade
2014 - 2016
Pc Data Capacitação ProfissionalVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor na Instituição de Ensino PC Data Capacitação Profissional. Disciplinas: Auxiliar Administrativo, Marketing e Vendas, Técnicas de Secretariado, Contabilidade Básica, Telemarketing, Operador de Caixa, Hotelaria e Turismo e Gestão Financeira e Contábil.
2014 - 2015
Progredir Cursos ProfissionalizantesVínculo: Propietário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Proprietário de uma escola de cursos profissionalizantes ? PROGREDIR Humanos, Departamento De Pessoal, Logística, Planejamento e Controle da Produção. CURSOS PROFISSIONALIZANTES. Cursos na área de Gestão: Assistente Administrativo, Assistente Contábil, Vendas e Atendimento, Marketing e Telemarketing, Recursos.
2015 - 2015
Escola Municipal de CabeceiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor substituto na Escola Municipal de Cabeceira (Disciplinas: Matemática e Desenho Geométrico ? 5º, 6º e 7º séries).
2014 - 2014
ESCOLA MUNICIPAL FIDELCINA CARVALHO SANTOSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor substituto na Escola Municipal Fidelcina Carvalho Santos (Disciplinas: Matemática ? 6º série e Religião ? 8º série).
2011 - 2013
Educandário Pequeno PríncipeVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor no Educandário Pequeno Príncipe (Disciplinas: Matemática, Geometria e Sociologia, turmas de 5º e 6º séries). Período: 2011.2 ? 2013.1
2013 - 2015
Escola Gilberto de AssisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor na Escola Gilberto de Assis (Disciplinas: Língua portuguesa e Inglês, turmas de 5º e 6º séries).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Gusmão de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?