Tiago Nogueira Ribeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da UFBA. Graduado em dança pela UFBA (2009). Membro dos grupos de pesquisa LABZAT (PPG-DANCA) e PRONEM (PPGAU-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-UFBA). Diretor, fundador, pesquisador e performer do Projétil Billy the Kid (projeto em andamento desde 2012). Diretor, fundador, pesquisador e performer do grupo de estudos em performance GO. Tem experiência nas áreas de performance, intervenção urbana, ações colaborativas e dança. Foco de estudo em processos de criação, composição coreográfica, performance, política, precariedade, cidade e procedimentos de colaboração.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes Cênicas

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Gilsamara Moura.

Mestrado em Dança

2011 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: Dança e Intervenção Urbana: a contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporânea,Ano de Obtenção: 2014
Fabiana Dultra Britto.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: dança; política; intervenção urbana; processos de criação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: urbanismo. Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Graduação em danca

2006 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Performatividade e intervenção urbana prostitutiva: a ocupação de travestis no centro de Salvador
Orientador: Jussara Sobreira Setenta
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

B. with people com Marcelo Evelin. (Carga horária: 6h). , Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, FIAC, Brasil.

2013 - 2013

In-sistir_Ensaio de Insistência Urbana #1 Salvador_Bahia. (Carga horária: 20h). , UFBA-ARQUITETURA E URBANISMO, PPGAU, Brasil.

2012 - 2012

Handling Tools. (Carga horária: 144h). , ATELIER RE.AL, RE.AL, Portugal.

2010 - 2010

Butoh-Ma. (Carga horária: 16h). , Santa Ignorância-Cia de Arte, SICA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em CARTOGRAFIAS URBANAS SENSORIAIS. (Carga horária: 24h). , UFBA-ARQUITETURA E URBANISMO, PPGAU, Brasil.

2009 - 2009

composição em tempo real. (Carga horária: 40h). , Bienal de Dança do ceará, BDC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em CORPOCIDADE: debates em estética urbana 1. (Carga horária: 50h). , UFBA-Escola de Dança, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

Técnica de Cunningham. (Carga horária: 40h). , UFBA-Escola de Dança, UFBA, Brasil.

2008 - 2008

Técnica de BMC. (Carga horária: 40h). , UFBA-Escola de Dança, UFBA, Brasil.

2006 - 2006

oficina com o Núcleo de Dança do Alpendre. (Carga horária: 8h). , alpendre, ALPENDRE, Brasil.

2005 - 2005

Poética Cotidiana do Corpo. (Carga horária: 4h). , SESC-Palco Giratório, SESC, Brasil.

2003 - 2003

Fundamentos da Dança Contemporânea. (Carga horária: 120h). , Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, CDM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: interprete-criador em dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: performance.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: intervenção urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RIBEIRO, T. N. ; SABOIA, D. ; THOMAS, A.(THOMAS, Angelo) ; ALMEIDA, P. . Bienal Inverso. 2014. (Outro).

RIBEIRO, T. N. ; BRITTO, F. D. ; BERENSTEIN, P. J. . CORPOCIDADE: debates em estética urbana I. 2008. (Outro).

RIBEIRO, T. N. ; MACEDO, A. ; AMORIN, G. ; ENOQUE, T. ; LINCOLN, A. . Seminário de Performance. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Dança.Dança como dispositivo. 2011. (Seminário).

Ciações compartilhadas.CriaçÕes compartilhadas. 2010. (Encontro).

Hemisferic Institute. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jussara Sobreira Setenta

SETENTA, J. S.; BRITTO, F. D.; JACQUES, P. B.. Dança e Intervenção Urbana : a contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Paola Berenstein Jacques

JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.JACQUES, P. B.; SETENTA, J.;Britto, F.D.. Dança e Intervenção Urbana: A contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporânea. 2014. Dissertação (Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jussara Sobreira Setenta

Performatividade e intervenção urbana prostitutiva: a ocupação de travestis no centro de Salvador; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DANCA) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Tiago Nogueira Ribeiro;

Jussara Sobreira Setenta

A ocupaçao urbana de travestis no centro de Salvador; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em DANCA) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tiago Nogueira Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jussara Sobreira Setenta

Performatividade na Dança e Performance: teoria Queer e NID (Non Intentional Design) em processos investigativos do cotidiano; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jussara Sobreira Setenta;

Jussara Sobreira Setenta

Processos Peformativos de Dança e performance: investigação do cotidiano e desejo; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jussara Sobreira Setenta;

Ivani Lucia Oliveira de Santana

Dialogos entre corpo, tecnologia e interação/imersão na obra - BURACO, aluno do Laboratorio de Criação Coreográfica, projeto realizado com Ana Macedo Avelar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ivani Lúcia Oliveira de Santana;

Fabiana Dultra Britto

Dança e intervenção urbana: a contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporâneas; 2013; Dissertação (Mestrado em Dança) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Fabiana Dultra Britto;

Gilsamara Moura

Fortaleza 2000: uma cartografia desviante; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, T. N. . Dança e intervenção urbana: a contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporânea. ReDObRa , v. 14, p. 164, 2014.

  • RIBEIRO, T. N. . Dança e Intervenção Urbana: a contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporânea. Revista Científica/FAP (Curitiba. Impresso) , v. 11, p. 113-121, 2014.

  • RIBEIRO, T. N. ; MOREIRA, J. . Dois dias e três tempos. ReDObRa , v. 12, p. 97, 2013.

  • BRITTO, F. D. ; RIBEIRO, T. N. . Composição do comum. ReDObRa , v. 10, p. 110-116, 2012.

  • MOURA, G. ; EMILIO, D. C. ; RIBEIRO, T. N. . Ágora: modos de ser em dança. 1. ed. Alumínio: Jogo de Palavras, 2018. v. 01. 180p .

  • RIBEIRO, T. N. . Corpo, precariedade e composição. In: Paola Berenstein Jacques; Fabiana Dultra Britto; Washington Drummond. (Org.). Experiências Metodológicas para a Compreensão da Complexidade da Cidade Contemporânea. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 2, p. 109-116.

  • BARBOSA, L. S. ; MARQUES, S. ; GUZMAN, T. ; RIBEIRO, T. N. . A forma como processo: espacialidade, participação e precariedade em caminhando (1963) de Lygia Clark. In: Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, 2018, Manaus. ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, 2018. v. 5. p. 877-887.

  • RIBEIRO, T. N. . Dança e precariedade. In: Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, 2017, João Pessoa. Anais da VIII Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas | DAC | UFPB, 2017. v. VIII. p. 321-330.

  • RIBEIRO, T. N. . DANÇA, CIDADE E EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA: PROPOSIÇÕES, CONFIGURAÇÕES E IMPLICAÇÕES. In: II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA ? ANDA, 2012, São Paulo. Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), 2012. v. II. p. 1-13.

  • RIBEIRO, T. N. . EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA NA ARTE: CORPO E CIDADE. In: Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas, 2012, Rosário. Actas del I Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas, 2012. v. 1.

  • RIBEIRO, T. N. . Precariedade como estratégia de composição colaborativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. N. ; AQUINO, R. ; MARIGUELA, M. ; MELLO, E. . Terreiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. N. ; SABOIA, D. ; ALMEIDA, P. ; COSTA, P. A. B. . Compartihamento do processo criação do 'Projétil Billy the Kid'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, T. N. . Composição do comum. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. N. . EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA NA ARTE: CORPO E CIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. N. ; BRITTO, F. D. ; BERENSTEIN, P. J. . Composição do comum - relato de experiência corpocidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, T. N. ; MATOS, L. . Ações colaborativas ? gestão e criação artística. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, T. N. ; BERENSTEIN, P. J. ; BRITTO, F. D. . Onde, quando e como a intervenção urbana colabora com a manutenção da 'cidade contemporânea?'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, T. N. ; SETENTA, Jussara S. . Performatividade e intervenção prostitutiva - a ocupação de travestis no centro de Salvador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, T. N. ; ANANIAS, B. B. . Similitudes e Diferenças entre Dança de Rua e Intervenção Urbana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RIBEIRO, T. N. ; RODRIGUES, L. ; COSTA, T. . Por um exercício político em tempo real. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RIBEIRO, T. N. . Composição do comum. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, T. N. . Composição do comum. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RIBEIRO, T. N. ; BRITTO, F. D. . composição do comum. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

RIBEIRO, T. N. ; MARQUES, F. ; HARDMAN, L. ; SANTANA, M. ; SIMOEAlex SimõesS, A. ; ANDRADE, D. ; ALMEIDA, P. ; SABOIA, D. . Projétil Billy the Kid - Expedição III - Acupe. 2018. Diversas.

RIEPE, B. ; PIMENTA, E. ; RODRIGUES, F. ; KLEBER, J. ; MACHADO, L. ; COSTA, S. ; LIMA, S. ; COHEN, T. ; RIBEIRO, T. N. . Residência artística com Bem Riep. 2017. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . Projétil Billy the Kid. 2017. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . Projétil Billy the Kid. 2015. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . Projétil Billy the Kid. 2014. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . cururú. 2011. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . PARADOX. 2011. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . Dois pontos e vírgula (: , ). 2011. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . tchau wanderley. 2009. Coreográfica.

ALENCAR, J. ; RIBEIRO, T. N. . A mulher-gorila. 2009. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . Ressuscitando Joane. 2009. Coreográfica.

SUAREZ, Fatima ; ALENCAR, J. ; RIBEIRO, T. N. . O Carvalho. 2008. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . Dois pontos e vírgula (: , ). 2008. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . Ressuscitando Joane. 2008. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. . o tempo da paixão ou o desejo é um lago azul. 2004. Coreográfica.

RIBEIRO, T. N. ; THOMAS, A.(THOMAS, Angelo) ; SABOIA, D. . De longe, tudo é silêncio e poeira. 2015. Instalação.

RIBEIRO, T. N. ; SABOIA, Daniel ; THOMAS, A.(THOMAS, Angelo) . de longe, tudo é silêncio e poeira. 2015. Instalação.

RIBEIRO, T. N. ; MACEDO, A. . BURACO. 2008. Instalação.

ALENCAR, J. ; RIBEIRO, T. N. . Sensações Contrárias. 2007. Vídeo.

LICE, P. ; CASTRO, F. ; CUNHA, L. ; RIBEIRO, T. N. . Santa Maravilha Recebe. 2018 (teatro).

BUSTANI, V. ; LICE, P. ; CUNHA, L. ; RIBEIRO, T. N. . Criança Viada. 2018 (direção de arte/arte gráfica).

RIBEIRO, T. N. ; MARQUES, F. . Do Divino. 2016 (Escola Livre de Artes).

LAMAS, Olga ; RIBEIRO, T. N. . Nó. 2012 (composição).

LE?AO, Maicyra ; RIBEIRO, T. N. . cambana. 2012.

RIBEIRO, T. N. ; LISBOA, Daniel ; TUPINIQUIN, Isaura . comborami. 2011.

ANDRADE, Sergio ; RIBEIRO, T. N. . Zonas de ocupação urbana. 2011.

QUEIROZ, João ; RIBEIRO, T. N. . cinco.sobre.o.mesmo. 2010.

FILHO, pedro ; RIBEIRO, T. N. . Psiu. 2010.

RIBEIRO, T. N. ; AVELAR, W. . Razão de dois-Saltos nas Divisas. 2010 (Intromissões poéticas).

RIBEIRO, T. N. . Processos Criativos na Performance. 2008 (Oficina) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    A OCUPAÇÃO URBANA DE TRAVESTIS NO CENTRO DE SALVADOR, Descrição: NO FORMATO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM CARÁTER ETNOGRAFICO, DESENVOLVO UMA PESQUISA JUNTO A TRAVESTIS DO CENTRO DE SALVADOR BUSCANDO QUESTIONAMENTOS PERFORMATIVOS QUE INSTABILIZEM PRATICAS HETERORMATIVAS DOMINANTES E REGULADORAS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2008 - 2009

    A OCUPAÇÃO URBANA DE TRAVESTIS NO CENTRO DE SALVADOR, Descrição: NO FORMATO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM CARÁTER ETNOGRAFICO, DESENVOLVO UMA PESQUISA JUNTO A TRAVESTIS DO CENTRO DE SALVADOR BUSCANDO QUESTIONAMENTOS PERFORMATIVOS QUE INSTABILIZEM PRATICAS HETERORMATIVAS DOMINANTES E REGULADORAS. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Tiago Nogueira Ribeiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

edital de danca em intervencao urbana, FUNCEB.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional