Fabiana Nery de Lima Pessanha

Doutoranda em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Mestre em Educação (UERJ - 2017) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2003). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores e Diversidade Cultural (GIFORDIC). Atualmente, atua como Pedagoga - Supervisora Educacional - na Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ (FME) e como Professora Inspetora Escolar - na Secretaria de Estado de Educação/RJ (SEEDUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Planejamento e Avaliação Educacional.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

2015 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Sentidos de cidadania a partir do direito à Educação Infantil: com a palavra os familiares das crianças,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: PROF. Dra. MAIRCE DA SILVA ARAÚJO
Palavras-chave: Vozes das Famílias; Sentidos de Cidadania; Educação Infantil; Direito à Educação.

Especialização em PROFISSIONAIS DA ESCOLA E PRÁTICAS CURRICULARES

2004 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICA DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS DO MUNICÍPIO DE NITERÓI
Orientador: NORMA VILLA ÉBOLI

Graduação em Pedagogia

1998 - 2003

Universidade Federal Fluminense
Título: O SINAL ESTÁ FECHADO PARA NÓS: OS JOVENS QUE TRABALHAM NOS SINAIS
Orientador: ROBERTO SANTOS ALMEIDA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

O financiamento da educação brasileira: mitos, desafios e perspectivas. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.

2019 - 2019

Redes de Colectivos Argentinos que hacen investigación em las escuelas: a R. (Carga horária: 6h). , Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: Memória(s), História(s) e Formação de, VOZES DA EDUCAÇÃ, Brasil.

1992 - 1998

Inglês. (Carga horária: 741h). , Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PESSANHA, F. N. L. . Coordenador de Sessão de Comunicação: Eixo 2: Historia, Políticas e Direito à Educação. 2016. (Congresso).

PESSANHA, F. N. L. . Coordenador de Sessão de Comunicação: Eixo 2: Historia, Políticas e Direito à Educação. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2019. (Congresso).

Que Infância é essa? Debater e Construir a Política Pública de São Gonçalo. 2019. (Seminário).

VIII Congresso Paulista de Educação Infantil e VI Simpósio Internacional de Educação Infantil: Educação como prática de liberdade!. SENTIDOS SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES. 2019. (Congresso).

VII Seminário Vozes da Educação. Políticas, resistências e Poéticas: Regina Leite Garcia, presente!.DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL. 2019. (Seminário).

V SEMANA PEDAGÓGICA DO CURSO NORMAL.Dialogando com a Prática: Escola e famílias: Diálogos Necessários;. 2019. (Encontro).

V Seminário de Educação Infantil: A Cidade Pensa e Acolhe Suas Infâncias?.Oficina: Políticas e Poéticas na Educação da Criança como Sujeito de Direitos. 2019. (Seminário).

X Seminário Internacional - As Redes Educativas e as Tecnologias.Direito à Educação Infantil na Perspectiva de Escuta às Famílias das Camadas Populares. 2019. (Seminário).

XXXV Encontro Nacional do MIEIB. 2019. (Encontro).

Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infância. Familiares e Crianças das Camadas Populares: Enunciações Cotidianas na Educação da Infância. 2018. (Congresso).

IV Seminário Processos Formativos e Desigualdades Sociais e III Seminário de Egressos - PPGedu - FFP/UERJ: Pesquisas e Resistências em Educação.SENTIDOS E RESISTÊNCIAS: DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. (Seminário).

Mês da Infância.Filme: O menino dos cabelos verdes. 2018. (Encontro).

Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATENDIMENTO À PEQUENA INFÂNCIA: INTERSEÇÕES NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE. 2018. (Seminário).

V Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação.PELO DIREITO À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: DEMOCRATIZANDO SABERES. 2018. (Seminário).

IX Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário..DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE ENUNCIAM OS FAMILIARES DAS CRIANÇAS?. 2017. (Seminário).

XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação da ANFOPE.Enunciados das Famílias das camadas Populares no cotidiano da Educação Infantil. 2017. (Seminário).

12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED.EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Estudo Sobre a Garantia do Direito e os Sentidos da Cidadania na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.. 2016. (Encontro).

12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED.EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Estudo Sobre a Garantia do Direito e os Sentidos da Cidadania na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).

Seminário PFDS - PPGEdu UERJ - FFP.Sentidos de cidadania a partir do direito à educação infantil: com a palavra os familiares das crianças. 2016. (Seminário).

VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Políticas e Formação Docente.SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR DE MÃES DE CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES. 2016. (Seminário).

VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Políticas e Formação Docente.SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR DE MÃES DE CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES.. 2016. (Seminário).

Estudos de Legislações Educacionais. 2014. (Oficina).

Seminário de Práticas Pedagógicas. 2014. (Seminário).

Estudos de Legislações Educacionais. 2013. (Oficina).

Curso de Direito Educacional. 2012. (Seminário).

MEQ - Mobilização pela Escola de Qualidade. 2009. (Encontro).

CONFEMEN - Conferência Municipal de Educação de Niterói.Relato representativo de grupo de docentes. 2007. (Outra).

Fórum de Pedagogos. 2005. (Encontro).

Fórum de Pedagogos. 2005. (Encontro).

Plano Municipal de Educação de Niterói: Rumo à Cidade Educadora. 2004. (Outra).

3º Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marisol Barenco de Mello

Araujo, M; ALVARENGA, M. S.; Goudard, M;MELLO, MARISOL BARENCO DE. Sentidos de Cidadania a partir do direito à educação infantil: com a palavra, os familiares das crianças. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marisol Barenco de Mello

Araujo, M; Goudard, M; ALVARENGA, M. S.;MELLO, M. B.. Educação Infantil: um estudo sobre a garantia do direito e os sentidos da cidadania no município de Maricá RJ. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MÁRCIA SOARES DE ALVARENGA

ARAÚJO, Mairce;ALVARENGA, M. S.TAVARES, M. T. G.; BARENCO, M.. Educação Infantil: um estudo sobre a garantia do direito e os sentidos da cidadania no município de Maricá/RJ. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

Maria tereza Goudard Tavares

TAVARES, M. T. G.ARAÚJO, Mairce da Silva; MELLO, Marisol Barenco de;ALVARENGA, Marcia Soares de. "Sentidos de cidadania a partir do direito à Educação Infantil: com a palavra, os familiares das crianças". 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Proc. Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

Maria tereza Goudard Tavares

TAVARES, M. T. G.ARAÚJO, Mairce da SilvaALVARENGA, Marcia Soares de; MELLO, Marisol Barenco de. "Educação Infantil: um estudo sobre a garantia do direito e os sentidos da cidadania no município de Maricá. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Formativos e desigualdades sociais) - Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mairce da Silva Araújo

Sentidos de cidadania a partir do direito à educação infantil: com a palavra os familiares das crianças; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação: processos formativos e desig) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ,; Orientador: Mairce da Silva Araújo;

Maria tereza Goudard Tavares

Investigando o direito á Educação Infantil em Maricá sob a ótica de famílias das classes populares"; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação-PPGedu- Doutorado em Educação) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PESSANHA, F. N. L. . Sentidos construídos sobre o Direito à Educação Infantil: diálogos com famílias das camadas populares. REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA , v. 6, p. 66-84, 2019.

  • PESSANHA, FABIANA NERY DE LIMA . Resenha Filme Assunto de família de Hirokazu Kore-Eda. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 5, p. 360-364, 2019.

  • PESSANHA, FABIANA NERY DE LIMA . O QUE ESPERAMOS PARA A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS: diálogos com familiares dos meios populares no cotidiano da Educação Infantil. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996) , v. 22, p. 6-23, 2019.

  • PESSANHA, F. N. L. ; ARAÚJO, MAIRCE DA SILVA . INTERLOCUÇÕES FAMÍLIA-ESCOLA DAS CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES: Um Olhar Sobre os Sentidos do Direito à Educação Infantil. CONTEXTO & EDUCAÇÃO , v. 01, p. 198-214, 2018.

  • PESSANHA, F. N. L. . CIDADANIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS, LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. REVISTALEPH , v. 01, p. 237-262, 2016.

  • PESSANHA, F. N. L. . SENTIDOS E RESISTÊNCIAS: DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Helena Amaral da Fontoura. (Org.). SENTIDOS E RESISTÊNCIAS: DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL. 1ed.Niterói - RJ: Intertexto, 2018, v. 1, p. 183-190.

  • PESSANHA, F. N. L. . Resenha: Filme: Assunto de Família / Hirokazu Kore-eda (Diretor e Roteirista); Imovision (Distribuidora). Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, p. 360 - 364, 29 ago. 2019.

  • PESSANHA, F. N. L. . A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. In: VII Seminário Vozes da Educação. Resistências Políticas e Poéticas na vida e na educação: Regina Leite Garcia, presente!, 2019, SÃO GONÇALO. Resistências Políticas e Poética na vida e na educação: Regina Leite Garcia, Presente!. SÃO GONÇALO: UERJ, 2019. v. 1. p. 1211-1225.

  • PESSANHA, F. N. L. . DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE ENUNCIAM OS FAMILIARES DAS CRIANÇAS?. In: IX Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário., 2017, RIO DE JANEIRO. IX Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário., 2017.

  • ARAÚJO, M. S. ; PESSANHA, F. N. L. . CONSTRUINDO DIÁLOGOS, COMPARTILHANDO SENTIDOS: uma experiência com familiares de crianças das camadas populares. In: IV EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos Resistências à Escatologia Política: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra., 2017, Campinas. IV EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos - Das Resistências à Escatologia Política: narrativas, corpos e risos enunciando uma ciência outra.. São Carlos: Pedro e João editores, 2017. v. 1. p. 625-631.

  • PESSANHA, F. N. L. . Sentidos de cidadania a partir do direito à educação infantil: com a palavra os familiares das crianças. In: III SEMINÁRIO PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS, 2017, São Gonçalo. PARA QUEM PESQUISAMOS? EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA?. São Gonçalo: FFP/UERJ, 2017. v. 1. p. 89-102.

  • PESSANHA, F. N. L. ; ARAÚJO, M. S. . A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LIMITES E POSSIBILIDADES. In: III Seminário Luso Brasileiro de Educação Infantil: Políticas, Direitos e Pedagogias das Infâncias, 2017, Alagoas. III Seminário Luso Brasileiro de Educação Infantil: Políticas, Direitos e Pedagogias das Infâncias. Alagoas: UFAL, 2017. v. 01. p. 44.

  • PESSANHA, F. N. L. ; ARAÚJO, M. S. . EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Estudo Sobre a Garantia do Direito e os Sentidos da Cidadania na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. In: 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED, 2016, Vitória - ES. Diálogos entre a pesquisa e as políticas de educação na atualidade, 2016. v. 1. p. 1-4166.

  • PESSANHA, F. N. L. . SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR DE MÃES DE CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 Anos: Memórias, Políticas e Formação Docente, 2016, São Gonçalo - RJ. VI Seminário Vozes da Educação: Memórias, Políticas e Formação Docente. São Gonçalo - RJ, 2016. p. 1-3900.

  • PESSANHA, F. N. L. . DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE ESCUTA ÀS FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES. In: X Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias, 2019, Rio de Janeiro. X Seminário Internacional: As Redes Educativas e as Tecnologias. Rio da Janeiro: UERJ, 2019. v. 1. p. 01-05.

  • PESSANHA, F. N. L. ; ARAÚJO, M. S. ; MENDES, J. S. . FAMILIARES E CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES: ENUNCIAÇÕES COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. In: Crianças e Territórios de Infância, 2018, Brasília. Colóquio Crianças e Territórios de Infância. Brasília: Even3, 2018. v. 1.

  • PESSANHA, F. N. L. . POLÍTICAS PARA ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: RECONFIGURAÇÕES. In: XI -SEMINÁRIO REGIONAL SUDESTE DA ANPAE XI - ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DA ANFOPE VII - SEMINÁRIO ESTADUAL DA ANPAE - RJ XIV- ENCONTRO ESTADUAL DA ANFOPE, 2018, Niteroi - RJ. ?Política, gestão e formação de professores: (contra)reformas e resistências?. Niterói - RJ: Niterói - UFF, 2018. v. 1. p. 208-213.

  • PESSANHA, F. N. L. . ENUNCIADOS DAS FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação da ANFOPE, 2017, RIO DE JANEIRO. Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil, 2017.

  • PESSANHA, F. N. L. . SENTIDOS SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. . DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE ESCUTA ÀS FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. . DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. ; ARAÚJO, M. S. . FAMILIARES E CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES: ENUNCIAÇÕES COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PESSANHA, F. N. L. ; ARAÚJO, M. S. ; MENDES, J. S. . FAMILIARES E CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES: ENUNCIAÇÕES COTIDIANAS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PESSANHA, F. N. L. . PELO DIREITO À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: DEMOCRATIZANDO SABERES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. . SENTIDOS E RESISTÊNCIAS: DIÁLOGOS COM FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATENDIMENTO À PEQUENA INFÂNCIA: INTERSEÇÕES NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. ; Araújo, A. C. ; ASSUMPCAO, D. ; MOTTA, M. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATENDIMENTO À PEQUENA INFÂNCIA: INTERSEÇÕES NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. . DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE ENUNCIAM OS FAMILIARES DAS CRIANÇAS?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. . ENUNCIADOS DAS FAMÍLIAS DAS CAMADAS POPULARES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. . SENTIDOS DE CIDADANIA A PARTIR DO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: COM A PALAVRA OS FAMILIARES DAS CRIANÇAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. ; ARAÚJO, M. S. . EDUCAÇÃO INFANTIL: Um Estudo Sobre a Garantia do Direito e os Sentidos da Cidadania na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PESSANHA, F. N. L. . SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR DE MÃES DE CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: INVESTIGANDO (DES)CAMINHOS DO DIREITO DAS FAMÍLIAS À EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: OBJETIVOS Geral: 1- Compreender os sentidos construídos pelos familiares das crianças das camadas populares sobre o direito à Educação Infantil como possibilidade de rupturas e alargamentos nos sentidos hegemônicos. Específicos: 1- investigar sentidos construídos por familiares de crianças das camadas populares sobre o direito e a oferta de Educação Infantil aos filhos, pelo poder público municipal. 2- fortalecer processos mais democráticos de escuta às famílias das camadas populares no cotidiano das instituições destinadas à educação da pequena infância; 3- democratizar os sentidos construídos pelos familiares das crianças das camadas populares sobre o direito à educação de seus filhos no planejamento e implementação de políticas públicas para a Educação Infantil; 4- potencializar o reconhecimento das famílias das camadas populares como grupo social de direito à educação da pequena infância;. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiana Nery de Lima Pessanha - Coordenador / Maria Tereza Goudard Tavares - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional