Maria Fernandina da Silva Cruz Batista

Possui graduação em letras - licenciatura em português e francês - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou do intercâmbio cultural Minas Mundi (2010/2011), promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais, no qual cursou disciplinas concentradas nas áreas de "Estudos Portugueses e Lusófonos" e de "Línguas, Literaturas e Culturas", na Universidade do Porto, Portugal. É mestre em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, tendo dedicado-se a investigação do encontro do nativo com o estrangeiro em contos do escritor João Guimarães Rosa. Como bolsista, durante os 4 semestres do mestrado, atuou como professora da disciplina Teoria da Literatura 2 nas turmas de graduação da Faculdade de Letras (UFMG). Atualmente é doutoranda em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG e dedica-se ao estudo das obras do escritor Cornélio Pena e do filósofo franco-argelino Jacques Derrida.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras: estudos literários

2014 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O pranto dissimulado: a disseminação do luto e a dissolução da verdade em A menina morta, de Cornélio Pena.,
Claudia Campos Soares. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria da literatura.

Mestrado em Estudos Literários

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Entre o fascínio e a repulsa, entre a hospitalidade e a hostilidade: a relação do nativo com o estrangeiro nos contos de João Guimarães Rosa.,Ano de Obtenção: 2014
Claudia Campos Soares.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Guimarães Rosa; Estrangeiro; Hospitalidade; Hostilidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Graduação em Letras

2007 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2011

Extensão universitária em Línguas, Literaturas e Culturas. , Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

lasemaine.fr 2011: Semana da francofonia da Cidade do Porto. 2011. (Seminário).

O Sal de Glauber ? Tertúlia em homenagem ao realizador brasileiro.30 anos sem Glauber Rocha. 2011. (Encontro).

2ª sessão de poesia rumo ao projecto CIDADE POÉTICA : "Ferreira Gullar à lupa".. 2010. (Encontro).

II Colóquio Mulheres em Letras: Poesia, Ficção, Critica. 2010. (Seminário).

III Seminário de Pesquisa em Literatura Brasileira: A Critica Literária Brasileira. 2010. (Seminário).

40º Festival de Inverno da UFMG em Diamantina. 2008. (Oficina).

XVI Semana de Iniciação Científica da UFMG.Influência da produção de fator inibidor da migração de macrófagos (MIF) na evolução da infecção por Schistosoma mansoni em camundongos. 2007. (Outra).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Influência da produção de fator inibidor da migração de macrófagos (MIF) na evolução da infecção por Schistosoma mansoni em camundongos. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Cláudia Dias Rufino

SOARES, Claudia Campos; DUARTE, Constâcia L.;BATISTA, M. F. S. C.. Crescer doí: uma leitura do (Fita) Verde ao (Chapeuzinho) Vermelho.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ram Avraham Mandil

Soares, C.C.; Queiroz, L.G.M.;MANDIL, R. A.; Santiago Sobrinho, J.B.. Hospitalidade e hostilidade no sertão: a relação do nativo com o estrangeiro em contos de Guimarães Rosa. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Liter) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Josué Borges de Araújo Godinho

SCARPELLI, M. O. F.; SAID, R. A. C.; CARMONA, K. C.; SILVA, T. B.;GODINHO, J. B. A.. O vôo cósmico: traços da modernidade no romance A menina morta, de Cornélio Penna. 2019. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marli de Oliveira Fantini Scarpelli

FANTINI, Marli. O voo cósmico : traços da modernidade no romance A menina morta, de Cornélio Penna. 2019. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Giovanna Soalheiro Pinheiro

SCARPELLI, M. O. F.; SAID, R. A. C.; CARMONA, K. C.; SILVA, T. B.; GODINHO, J. B. A.; QUEIROZ, L. G. M.;PINHEIRO, G. S.. O vôo cósmico: traços da modernidade no romance "A menina morta", de Cornélio Penna.. 2019. Tese (Doutorado em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

João Batista Santiago Sobrinho

QUEIROZ, L. G. M.; MANDIL, R. A.; SOARES, C. C.;SANTIAGO SOBRINHO, João Batista. Hospitalidade e hostilidade no sertão: a relação do nativo com o estrangeiro em contos de Guimarães Rosa. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Márcia Regina Jaschke Machado

MACHADO, Marcia Regina Jaschke; MANDIL, R. A.; SOARES, C. C.. O pranto dissimulado: a disseminação do luto e a dissolução da verdade em A menina morta de Cornélio Penna. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Gonzaga Morando Queiroz

MANDIL, R. A.; SANTIAGO SOBRINHO, J. B.;MORANDO, Luiz. Hospitalidade e hostilidade no sertão: a relação do nativo com o estrangeiro em contos de Guimarães Rosa. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Kaio Carvalho Carmona

SCARPELLI, M. O. F.; SAID, R. A. C.;CARMONA, K. C.; SILVA, T. B.; GODINHO, J. B. A.. O voo cósmico: traços da modernidade no romance A menina morta de Cornélio Penna. 2019. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Eliana Bassi

Prática de ensino de Francês; 2011; Orientação de outra natureza; (Prática de Ensino de Francês) - Faculdade de Educação; Orientador: Cláudia Eliana Bassi;

Evaldo Balbino da Silva

Análise Prática de Estágio - Português I; 2011; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Evaldo Balbino da Silva;

Marli de Oliveira Fantini Scarpelli

O voo cósmico : traços da modernidade no romance A menina morta, de Cornélio Penna; 2019; Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marli de Oliveira Fantini Scarpelli;

CLÁUDIA CAMPOS SOARES

Hospitalidade e hostilidade no sertão: a relação do nativo com o estrangeiro em contos de Guimarães Rosa; 2014; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Campos Soares;

CLÁUDIA CAMPOS SOARES

Entre o fascinio e a repulsa: o olhar do nativo sobre o estrangeiro em O cavalo que bebia cerveja, de Guimaraes Rosa, e A princesa russa, de Mia Couto; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Claudia Campos Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BATISTA, M. F. S. C. . Entre o fascínio e a repulsa, entre a hospitalidade e a hostilidade: a relação do nativo com o estrangeiro em contos de Guimarães Rosa.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Revista Versalete, Descrição: O projeto propõe a criação de uma revista acadêmica, ligada ao Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, que pretende criar um espaço de divulgação de trabalhos de alunos de Graduação e Pós-graduação do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, mas aberta também a outros intercâmbios possíveis, entre Cursos e Universidades, e considerando as grandes ênfases de formação do Curso de Letras da UFPR: Linguística/Linguística aplicada, Literatura e Tradução. Apresentado ao Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas e ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Como uma forma de apresentar working papers, trabalhos completos, resenhas e ensaios, a revista cria um espaço de reconhecimento do processo de formação desses alunos e uma oportunidade para sua aprendizagem de pesquisa e dos processos de publicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (33) / Doutorado: (65) . , Integrantes: Maria Fernandina da Silva Cruz Batista - Integrante / Sandra Mara Stroparo - Coordenador / Janice Inês Nodari - Integrante / Ruth Bohunovsky - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. , Av. Antonio Carlos, 6.627, Campus Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista mestrado - CAPES\REUNI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista CAPES/REUNI, Enquadramento Funcional: Professora (Estágio de docência REUNI), Carga horária: 8

    Outras informações:
    Como bolsista, durante os 4 semestres do mestrado, atuou como professora da disciplina Teoria da Literatura 2 nas turmas de graduação da Faculdade de Letras (UFMG).

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Não bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Entre o fascínio e a repulsa: o olhar do nativo sobre o estrangeiro em O cavalo que bebia cerveja, de Guimarães Rosa, e A princesa russa, de Mia Couto.", orientado pela professora Claudia Campos Soares.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista de monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora da graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoria de graduação das disciplinas "Teoria da Literatura 1" e "Teoria da Literatura 2", sob a supervisão do professor Marcelino Rodrigues da Silva

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Instrutora de Comunicação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Como instrutora da disciplina "Comunicação e Relações Humanas" desenvolveu atividades que incluem a preparação de aulas, confecção de apostilas, elaboração e correção de provas e trabalhos, elaboração de relatórios bimestrais e participação no processo seletivo de alunos e instrutores.

  • 2009 - 2011

    Sociedade Pré-Vestibular

    Vínculo: Monitora de literatura, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Atendimento individualizado aos alunos para resolução de exercícios. Exposição de conteúdos e acompanhamento das atividades docentes.

  • 2008 - 2008

    Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxilio a Superintendência de Publicação e do Suplemento Literário nas seguintes atividades: colaboração na pesquisa de conteúdo do Suplemento Literário; seleção de textos relacionados aos assuntos: artes, filosofia e literatura; pesquisa de conteúdo e iconografia para as matérias de artes-plásticas, literatura, musica, dança, teatro e vídeo.